Toda a verdade sobre a legionella - doença dos legionários (legionelose)



A doença dos legionários ou legionelose é uma doença pulmonar causada pela bactéria Leigionella pneumophila, que habitualmente se instala em canos, canalizações e depósitos de água ou vapor (ar condicionado).
Toda a verdade sobre a legionella - doença dos legionários (legionelose)

A doença dos legionários foi descrita pela primeira vez em 1976, nos EUA, onde se verificou um surto de uma pneumonia atípica, que causou algumas dezenas de mortes, numa convenção de veteranos de guerra (legionários). Os estudos após este surto detectaram a contaminação dos sistemas de ar condicionado pela bactéria Leigionella pneumophila.

Como se transmite a doença dos legionários

A transmissão da bactéria Leigionella pneumophila, ocorre através da inalação de partículas de água contaminada. A contaminação não ocorre de pessoa para pessoa e nem todos os seres humanos expostos desenvolvem a doença. Os grupos mais vulneráveis são pessoas com mais de 50 anos, fumadores, alcoólicos e com doenças cronicas.

Precauções e riscos

Como a contaminação ocorre pela dispersão da bactéria através de partículas de água, devemos ter especial cuidado com os sistemas de refrigeração, ar condicionado, fontes (libertação água por aerossol), lagos, lagoas e outros reservatórios de água. Para diminuir estes riscos devemos ter planos de manutenção e higiene bem rigorosos.


O período de incubação da doença dos legionários varia entre dois a dez dias após o contacto, e caracteriza-se por um quadro de pneumonia grave que requer normalmente internamento, os sintomas descritos podem ser febre, arrepios, tosse seca, dores de cabeça, dores musculares, falta de ar, diarreia e alterações da consciência.
Toda a verdade sobre a legionella - doença dos legionários (legionelose)

Diagnostico e tratamento da doença dos legionários

As formas mais comuns para detetar a presença da bactéria Leigionella pneumophila é através das secreções respiratórias e urina, o tratamento é feito com recurso a antibióticos e acompanhamento médico, a FDA - Food and Drug Administration (EUA) sugere o uso da azitromicina e a levofloxacina como medicamentos de eleição no tratamento da doença dos legionários.

Descubra alguns posts relacionados