Substituir o açúcar nas compotas



Gosta de compotas? E sabe quais são os principais ingredientes? Pois é simples os ingredientes base para uma compota é a fruta e claro o açúcar... como temos visto o consumo excessivo de açúcar está associado ao diversos problemas de saúde... é urgente diminuirmos a sua presença em nossa dieta...
Substituir o açúcar nas compotas

Para continuarmos a falar de compota temos que falar num preparado de fruta bem doce... no post - 12 substitutos do açúcar na cozinha - já tínhamos visto que podíamos usar alguns ingredientes para diminuir a presença do açúcar, embora os substitutos mais comuns sejam os adoçantes, podemos usar outros ingredientes, mais saudáveis... como vai acabar por descobrir...

Substituir o açúcar nas compotas

Como primeira dica posso lembra que para diminuir a presença de açúcar em sua compota pode optar por escolher a fruta mais madura que vai ter maior teor de açúcar natural - frutose - desta forma vai precisar de menor açúcar para sua compota ficar como todos gostamos.
Substituir o açúcar nas compotas

Como segunda dica vou falar na canela, a canela combina muito bem com alguns tipos de compota, dando-lhe um sabor mais agradável e até prevenindo a proliferação dos fungos (pode cobrir o topo de sua compota com canela para que os fungos não apareçam tão rapidamente).

A terceira dica são as tâmaras frescas e sem caroço, que podem ser associadas a algumas frutas para dar um sabor mais doce, por exemplo nas compotas de frutos silvestres, mirtilos ou mesmo framboesa.
Bonne Maman de framboesa

A quarta dica são os sumos de fruta, os sumos de fruta sem adição de açúcar podem ser uma excelente ajuda para dar maior textura e doçura à compota.

Como quinta dica falo nos alperces secos, que podem ser usado nas compotas de abóbora, tomate, pêra, entre outras.

A sexta dica é o amido de araruta um espessante de origem japonesa que também pode usar em sopas e molhos.
Amido de araruta
Na sétima dica vai encontrar leite de coco, o doce sabor do coco vai atenuar a falta do açúcar. Pode ser usado em compotas com frutos mais quentes e tropicais.

E a oitava dica é o mel. Apesar do mel ser bastante doce, algumas colheres podem ser o suficiente para que consigamos uma compota doce.

Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo e não se esqueça de deixar suas dicas nos comentários... 😊

Descubra alguns posts relacionados