Avançar para o conteúdo principal

Alimentação do bebé

Que leite deve mamar um recém-nascido?

Um recém-nascido deve mamar leite materno. O leite artificial deve ser uma opção de recurso quando não estão reunidas as condições para o bebé mamar leite materno.

Como devo preparar o leite de lata?

Antes de qualquer procedimento deve lavar as mãos. Ferva (durante 10 minutos) ou esterilize todos os acessórios que utiliza na preparação da mamada.

Ferva água durante 5 minutos, deixe arrefecer, coloque a água no biberão e acrescente as medidas rasas de leite (lembre-se que por cada 30 ml de água deve acrescentar 1 medida rasa de leite), feche o biberão e agite, controle a temperatura antes de dar ao bebé. Não guarde restos de leite e lave logo os utensílios após a mamada.

O meu bebé parece não estar saciado com o meu leite, posso dar um suplemento? Quanto devo dar?

Não deve introduzir o suplemento sem confirmar se o bebé está a aumentar bem de peso, deve falar com a equipa que segue o seu bebé. O bebé deve iniciar a mamada no seu peito e no final mama o suplemento (inicie com 30 ml - 30 ml de água fervida + 1 medida de leite rasa).

Se o bebé não mamar não estimula a mama que passará a ter menos leite. O intestino pode ficar mais preso com a introdução do leite artificial.

Os bebés devem mamar leite antialergias?

O leite hipoalergénico só deve ser dado mediante indicação médica, algumas situações que podem estar indicadas para fazer leite HA: bebés prematuros, de baixo peso ( >2,5 kg) ou com história de alergias na família.

Estes bebés devem adiar a introdução de alguns alimentos, como leite de vaca (introduzir aos 3 anos), trigo (15 meses), ovo inteiro (15 meses), peixe (10 meses), marisco (15 meses), citrinos (15 meses), frutos vermelhos (15 meses) e frutos tropicais (2 anos). Estas medidas têm como objetivo diminuir o risco de alergias.

O pediatra aconselhou leite de soja ao meu filho de 3 meses, posso dar? Há algum leite indicado?

Pode dar leite de soja que é isento de lactose (açúcar do leite), no mercado já existe leite de soja para os recém-nascidos, a sua preparação é semelhante aos outros leites artificiais: 1 medida (4,25 gr de pó) para cada 30 ml de água fervida.

Que leite deve mamar o bebé com mais de 1 ano? E a partir dos 3 anos?

O bebé a partir de 1 ano pode mamar leite de vaca, os pais podem optar por leite especial crescimento ou somente leite gordo, mas a melhor opção são os leites de transição (de lata), pois garantem quantidades corretas de gorduras, proteínas e ferro. O preço dos leites de transição é semelhante aos leites especiais de crescimento.

A partir dos 3 anos o bebé deve mamar leite de vaca meio-gordo. Não adicione chocolate.

Quando devo introduzir novos alimentos?

A introdução de novos alimentos pode ser feita a partir dos 4 meses, se o bebé mamar leite materno podem ser introduzidos somente a partir dos 6 meses.

Quando devo iniciar a sopa? Como devo fazer a sopa?

A sopa deve ser introduzida na alimentação do bebé por volta dos 6 meses. A refeição da sopa deverá substituir uma refeição de leite, de preferência a refeição do almoço. A sopa deverá ser feita a partir da seguinte base: batata (1 batata pequena), 1 cenoura ou porção de abóbora, 1 cebola e 1 colher de azeite em cru (sem sal). A esta base pode acrescentar os legumes, fazendo um intervalo de 3 dias na introdução de cada novo legume. Alguns legumes sugeridos: alho francês, alface, agrião, nabiça, repolho branco, entre outros. Os alimentos devem ser triturados com a varinha mágica. Faça porções pequenas de sopa.

Posso por carne na sopa?

A carne deve ser triturada com os outros legumes e a sua introdução deve ser feita por volta dos 6 meses e meio, inicialmente deve introduzir as carnes brancas (peru, frango ou coelho) e as carnes vermelhas pode introduzir aos 7 meses (cabrito, borrego, vitela e porco).

Posso dar a papa aos 3 meses?

Não, a papa só deve ser dada a partir dos 4 meses, devendo ser uma papá sem glúten. A papá substituí uma refeição de leite.

Que alimentos devem ser dados a um bebé com 6 meses?

Aos 6 meses o bebé já pode comer papa com ou sem glúten, sopa com legumes e carnes brancas, iogurtes com leite adaptado, fruta (maçã, pera e banana), e bolacha maria. O bebé com 6 meses faz, por dia, 4 refeições de leite, 1 sopa de carne e legumes, 1 refeição de papa e iogurte com bolacha e fruta (confira a pergunta Como devo iniciar a sopa? - em cima).

Posso dar boiões ao meu menino?

Sim, mas em situações excecionais (viagem ou férias), os pais devem optar por confecionar as refeições para que o bebé tenha uma alimentação mais rica em nutrientes.

Que fruta o bebé pode comer no primeiro ano de vida?

O bebé no primeiro ano pode comer a pera, a maçã e banana (a partir dos 4 meses) e a meloa, melão e uva (a partir dos 6 meses). A laranja, o pêssego, os kiwis, as nêsperas, as cerejas, melancia e os morangos só devem ser dados depois dos 12 meses. Os frutos secos só a partir dos 15 meses e os frutos tropicais a partir dos 2 anos.

Com que idade o bebé pode comer peixe?

O bebé pode iniciar o peixe aos 8 meses, o peixe deve ser triturado com os outros legumes na sopa. Algumas sugestões de peixe: pescada, linguado, faneca e maruca. Se o bebé nasceu com baixo peso, prematuro ou tiver história familiar de alergias a introdução deve ser adiada para os 10 meses.

O meu bebé depois de comer a sopa com peixe ficou com uma borbulhas no corpo. Será que é alérgico?

Pode ser, nesta situação não deve dar mais peixe, deve falar com o seu médico.

O bebé pode comer chocolate?

Os bebés só devem comer chocolate a partir dos 15 meses.

E o iogurte quando deve ser dado?

O iogurte pode ser dado a partir dos 6 meses, o iogurte terá que ser de leite adaptado e natural para poder acrescentar fruta ou bolacha maria. Os iogurtes de leite de vaca só devem ser dados a partir dos 12 meses, não dê iogurtes de fruta que o bebé ainda não deva comer, por exemplo: o bebé tem 12 meses, se ainda não comeu morangos, não deve dar iogurtes de morango.

Tenho um suplemento de ferro para dar ao meu bebé, quando devo dar?

Os suplementos de ferro não devem ser dados em refeições de leite ou lácteas, deve dar nas refeições da sopa. O bebé que faz este suplemento pode ficar com o intestino mais preso e com as fezes mais escuras.

A minha prima introduziu a sopa e a papa aos 3 meses, é grave esta situação?

Sim é, a introdução precoce da sopa e papa pode aumentar o risco de alergias, problemas intestinais, atrasos e problemas no desenvolvimento, entre outros. A introdução gradual dos alimentos contribui para melhor desenvolvimento do bebé.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar

Comentários

  1. O meu bebé tem 1 semana de vida ainda lhe dou leite materno, introduzi o suplemento Milkia AR, uma vez que bolsa muito, gostaria de saber quando lhe devo introduzir água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os bebés com aleitamento materno até aos 6 meses não têm necessidade e água suplementar, desde que a mãe beba cerca de 2 litros de água por dia, no seu caso é diferente e pode começar a dar a água aos 4 meses, visto que será nesta altura que as temperaturas irão aumentar. Até lá deve dar o leite artificial preparando com medidas rasas seguindo as indicações da lata... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Posso dar ao meu bébé refeições de boião ao almoço e ao jantar?
    a minha Gabriela tem 15 meses e não a faço comer sopa caseira.
    Faz mal 2 boiões no mesmo dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve optar por fazer sopa, pois pode acrescentar diferentes legumes ao gosto dela, sem conservantes e mais rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais...
      Os boiões devem ser uma solução de recurso, até porque são mais caros. Os bebés devem ser preparados para iniciarem a nossa alimentação.
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Sei que é mais saudável a comida caseira, mas o meu bébé não gosta.. Qual as consequências da comida dos boiões??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o bebé deve ser preparado para a alimentação do adulto, deve ensiná-lo a apreciar o sabor dos alimentos como fruta, legumes, carne, peixe, que consumidos frescos têm mais nutrientes, vitaminas, ajudam a desenvolver melhor o bebé, têm quantidades de sal pequenas (os boiões têm grandes quantidades de sal, açúcar, corantes, conservantes).

      Por estes motivos penso que deve lutar para introduzir a sopa caseira, claro que o bebé que está habituado aos boiões não aceitará facilmente a mudança vai ser uma luta com benefícios claros para a sua saúde. Os boiões devem ser utilizados esporadicamente. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Sim eu sei disso, mas gostava que me esclarecessem no que faz mal à saúde a comida dos boiões.

      Eliminar
    3. Oi,
      pode ter maior presença de sal ou açúcar em grandes quantidades, maior risco de obesidade, diminuição da imunidade, mais caro, entre outros.
      A criança que só é alimentada com boiões tem maior risco de infecções, diarreias e vómitos. A alimentação caseira só dá vantagens à criança. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Oi , o medico do meu filho falou que ele está muito gordo tem 3 meses e 1 semana e meia e pesa 8kg150g falou para dar mais chá e água para cortar o apetite dele mas não corta ele quando bebe chá vomita tudo e água não lhe corta a fome, será que poderei começar com uma sopa só de batata e cenoura ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só lhe da leite? É o seu leite? E papa também da? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa noite o meu filho começou a comer sopa ao almoço,e o resto bebe biberon 180,mas bebe 3 biberons e 1 sopa ao almoço ele t 4 meses e 1 semana tenho medo que seja pouco obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, me parece pouco... ele bebe um biberão de manha, outro ao final da tarde e outro antes de dormir? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Este artigo reflete informação educativa e opinião pessoal, não substituindo aconselhamento médico, nutricional ou profissional de saúde.

🔒 Privacidade:
Evite partilhar nos comentários dados pessoais ou situações íntimas — a sua privacidade é importante.

👉 Descubra os suplementos Soldiers Nutrition e ajude a manter este projeto independente.

Obrigado pela confiança 💙

Posts Mais Lidos

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg)

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg) A pilula sibilla® é um anticoncecional hormonal combinado que tem na sua composição hormonas estrogénicas (etinilestradiol) e progestagénicas (dienogest). A pilula sibilla® tem como função a prevenção da gravidez através da ação das suas hormonas levando o corpo a impedir a libertação do óvulo todos os meses, torna o muco cervical mais espesso e impedem a instalação do ovo no interior do útero. Composição de sibilla® A pilula sibilla® tem a seguinte composição:  dienogest 2 mg e etinilestradiol 0,030 mg. Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, amido de milho, talco, hipromelose tipo 2910, polacrilina potassica e estearato de magnésio. Revestimento do comprimido: álcool polivinilico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350 e talco. Como tomar a pilula sibilla® A pilula sibilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora durante 21 comprimidos, seguindo-se uma pausa de 7 dias, durante a semana de de...

Nomes das pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas

Neste post dividi as pílulas que estão neste momento a ser comercializadas em Portugal por grupos, por composição e dosagem. Para cada grupo coloquei a pílula de marca, a que tem o primeiro registo no Infarmed e à frente as genéricas. Espero ajudar... Marcas de pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas Pílulas hormonais combinadas Pílulas triciclicas triquilar , tri-gynera , trinordiol e tri-minulet   (sem genérico) Pílulas com drospirenona Composição etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg yasmin - aranka , drosure , drosianne , drospirenona + etinilestradiol aurovitas, drospirenona + etinilestradiol mylan e drospirenona + etinilestradiol generis, drosurall e sidreta . Composição etinilestradiol 0,02 mg + drospirenona 3 mg yaz - betroa , daylette , dioz , drosdiol , droseffik e drospirenona + etinilestradiol generis. yasminelle - arankelle , drosianelle e sidretella . Pílulas com desogestrel Comp...

Porque os Meus Avós Estão a Tomar Creatina? Benefícios Reais da Creatina na Saúde

Descubra a Creatina Soldiers e apoie o Blog Sim é verdade, no fim de semana descobri que os meus avós estão tomando creatina, estão usando suplementos de creatina porque nas tele vendas falaram que era o ultimo grito para melhorar a memória, força muscular e apoiar seu envelhecimento. Da força muscular à memória : como um suplemento simples pode apoiar um envelhecimento mais saudável, foi o que fui pesquisar... vejam o que apurei... Introdução – O Problema Silencioso do Envelhecimento Ativo Quando se fala em creatina, muitas pessoas pensam imediatamente em ginásios, culturismo ou atletas profissionais. Por isso, causa estranheza quando alguém diz:           - “A minha avó começou a tomar creatina.” A reação é quase sempre a mesma: surpresa, desconfiança e até algum receio. No entanto, o envelhecimento traz desafios reais e progressivos: perda de força muscular; fadiga mais frequente; maior risco de quedas; recuperação mais lenta; declínio cognitivo gradual...

Magnésio Glicinato: O Guia Completo para Vencer a Ansiedade e a Insónia

Pois é as pergunta para o meu email continuam chegando, sabia que há muitos tipos de magnésio? Me diga Carlos o que devo tomar? Para a Ansiedade ? No mercado fomos inundados por diferentes tipos de magnésio, como: glicinato citrato óxido dimalato treonato Como viu há muitas variedade, cada um com sua apresentação e com suas indicações, no quadro em baixo irei fazer um resumo e brevemente, no blog, publicarei mais posts... :) v amos falar no primeiro - magnésio glicinato Magnésio Glicinato: O Segredo da Calma e do Sono Profundo que o seu Corpo Pede Sente-se constantemente cansado, com dificuldade em relaxar ao final do dia ou a lutar contra uma ansiedade que parece não ter fim? Se a resposta for sim, talvez o problema não esteja na sua rotina, mas sim num mineral essencial que o seu corpo pode estar a negligenciar: o magnésio . O magnésio é um dos minerais mais cruciais para a nossa saúde, participando em mais de 300 reações bioquímicas no organismo. No entanto, a deficiência é comum...

Ômega 3: Os Melhores Peixes para Proteger o Coração e o Cérebro

  Sabia que pequenos hábitos alimentares podem proteger o coração, o cérebro e o bem-estar emocional? Introdução – O problema silencioso da alimentação moderna Vivemos numa era em que a alimentação é rápida, prática… e na maioria das vezes pobre em nutrientes essenciais. O stress, a ansiedade, a inflamação crónica e as doenças cardiovasculares tornaram-se comuns, não por falta de medicamentos, mas muitas vezes por desequilíbrios alimentares prolongados. Um dos nutrientes mais negligenciados é o ômega 3 . Apesar de amplamente estudado e recomendado, continua ausente da alimentação de muitas pessoas. A boa notícia? A solução é simples, natural e acessível: incluir peixe rico em ômega 3 na alimentação semanal. Neste post explico, de forma clara e prática, porque o ômega 3 é essencial, quais os peixes que mais o fornecem e como os integrar no dia a dia, com receitas simples e saudáveis. O que é o ômega 3 e porque é essencial para o organismo O ômega 3 é um tipo de gordura saudável...