-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Como surge um vómito? O que pode causar os vómitos?
O vómito surge como resposta do organismo para se livrar de alguma substância irritante, alimentos em mau estado ou somente após a sua ingestão. As causas dos vómitos podem ser: gravidez, alguns medicamentos, enfarte do miocárdio, vertigens, alterações no equilíbrio, viagens, doença do ouvido, enxaquecas, indigestão, gastroenterite, alergia aos alimentos, alergia à lactose ou ao leite de vaca, consumo de bebidas alcoólicas, outras drogas, ansiedade, stresse, entre outras.

Como posso prevenir os vómitos?
Para prevenir que os vómitos ocorram devemos manter os alimentos em boas condições de conservação, cozinhá-los bem, usar facas diferentes na confeção dos alimentos crus e cozinhados, lavar a louça e a banca da cozinha, não permitir a entrada de animais na cozinha, colocar o esfregão da lavar a loiça uma vez por semana envolto num guardanapo húmido dentro do micro-ondas durante 3 a 4 minutos e fazer medicação antes das viagens (antieméticos).

Como devo tratar um vómito?
A primeira atitude após um vómito é fazer uma pausa alimentar. Depois de uma pausa alimentar de 40 minutos deve dar água gelada com açúcar à colher. Depois da água deve fazer nova pausa alimentar e, se não vomitar, introduzir a alimentação de forma progressiva evitando os laticínios e as gorduras.

O meu filho está com vómitos, tenho que ir ao hospital?
Deve levar o seu filho ao hospital se tiver febre (+38,5ºC), diarreia, sinais de desidratação (olhos encovados ou fundos, pele seca, boca seca e nas crianças - fralda seca por mais de três horas, seis horas sem urinar, fraqueza, choro fraco, temperatura superior a 38ºC, sonolência, irritabilidade e indisposição para brincar) ou vómitos à mais de dois dias. Estas indicações são válidas para as grávidas, diabéticos e idosos.

É normal os bebés vomitarem?
Não, a maioria dos bebés deita leite fora após as mamadas ou sempre que mudam de posição, bolçam. O vómito no bebé é a saída de conteúdo em jato (projetado).
A regurgitação ou bolçar é a subida do conteúdo do estômago para o esófago e para a boca, devido ao mau funcionamento da válvula entre estômago e o esófago. Se o bebé aumentar de peso não há motivos para preocupação.

Quando uma criança tem vómitos constantes, o que devemos fazer?
Após tentar tratar os vómitos (pergunta “Como devo tratar um vómito?”), se a criança continuar com vómitos, deve fazer uma pausa alimentar 1 hora, e depois deve dar com uma colher ou palhinha uma água isotónica (água para desportistas) rica em potássio. Depois da água deve fazer nova pausa alimentar e introduzir a alimentação de forma progressiva evitando os laticínios e as gorduras.

Vomitei um conteúdo esverdeado, devo ir ao hospital?
Um vómito esverdeado ou amarelado deve-se à presença de bílis, descarga da vesícula, deve falar com o seu médico.

É grave vomitar sangue?
Sim, os vómitos com sangue ou acastanhados podem surgir devido às varizes no esófago, gastrite, tumores, hemorragia nasal, ferida na boca e ulceras. Deve recorrer aos serviços de saúde.

Estou indisposta, como posso provocar um vómito? Como faço?
Não, os vómitos não devem ser provocados. Deve recorrer aos serviços de saúde. Nalgumas situações pode-se provocar o vómito para tratar uma intoxicação, mas sempre com vigilância médica. O produto utilizado é o xarope de ipeca.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar