-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
Como funciona um teste de urina de gravidez?
Um teste de gravidez deteta na urina a presença de uma hormona, a hormona hCG - gonadotropina coriónica da gravidez que é produzida pela mulher somente se estiver grávida. O teste reage à sua presença, se reagir a mulher está grávida.

Que tipos de teste de gravidez posso fazer?
Um teste de gravidez tentar identificar a presença da hormona da gravidez (hCG), pode ser feito com urina ou através do sangue.

Ouvi falar de teste de gravidez com urina ou com o sangue qual o mais fiável?
Ambos os testes têm uma elevada fiabilidade, no entanto o teste através do sangue permite-nos saber se a mulher está grávida mais cedo, antes mesmo de haver um atraso menstrual. A partir do 7º dia após a fecundação.

Como devo fazer o teste de urina?
O teste de gravidez pode ser adquirido numa farmácia ou parafarmácia. O dispositivo contém um cartão teste (inserido ou na extremidade) onde deve ser colocada a urina (preferencialmente a urina da manhã), após 1 a 3 minuto já são visíveis os resultados. Caso a mulher esteja grávida surgem dois traços (azul - traço controlo que aparece sempre e vermelho - traço teste que só surge se for detetada a presença da hormona gonadotropina coriónica). O dispositivo deve ser mantido longe de fontes de calor, dentro do prazo de validade e deve colocar quantidade suficiente de urina. Para facilitar urine num copo.

O teste de urina pode ser feito no primeiro dia do atraso da menstruação de preferência com a primeira urina da manhã (maior concentração hormonal), se der negativo deverá repetir o teste uma semana depois, se mantiver o atraso menstrual.

Como sei se fiz bem o teste?
Para ter a certeza se fez bem o teste deve surgir na janela do dispositivo a tira controlo (tira azul ou marcada com a letra C).
Teste de gravidez predictor
Exemplo de teste
Como sei se o teste deu positivo?
Após colocar a urina no cartão absorvente deve aguardar 1 a 3 minuto. O teste de urina revela duas tiras, uma azul ou marcada com a letra C, que surge sempre e revela se o teste está a funcionar e outra tira rosa ou marcada com a letra T, que só surge se a mulher tiver na urina a hormona da gravidez - está grávida.
Teste de gravidez positivo
Teste de gravidez positivo
Medicamentos que interferem com o teste de gravidez:

Pregnyl, profasi, pergonal, apl – medicamentos que que contêm hCG – hormona gonadotropina coriónica humana e que podem desencadear falsos positivos.

O álcool, os antibióticos, os contraceptivos, analgésicos e terapias hormonas não interferem com o resultado do teste desde que não tenham na sua composição a hormona hCG.

Grelha dos valores da hCB

NEGATIVO - ate 4.9 mUI/mL
INCONCLUSIVO - 5.0 a 49.9 mUI/mL
POSITIVO - Superior a 50.0 mUI/mL

    • 01 a 02 semanas - 50 a 500 mUI/mL
    • 02 a 03 semanas - 100 a 5000 mUI/mL
    • 03 a 04 semanas - 500 a 10000 mUI/mL
    • 04 a 05 semanas - 1000 a 50000 mUI/mL
    • 05 a 06 semanas - 10000 a 100000 mUI/mL
    • 06 a 08 semanas - 15000 a 200000 mUI/mL
    • 02 a 03 meses - 10000 a 100000 mUI/mL

Resultado de teste de gravidez inconclusivo - 5.0 a 49.9 mUI/mL

Os resultados entre os 5 e 49 mUI/ml, podem indicar o inicio de uma gravidez ou perda ou abortamento, devendo ser repetido o teste 4 a 5 dias depois ou a execução de uma ecografia ou ultrassom.

Fontes bibliográficas:
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar

infarmed.pt