-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
É possível menstruar estando grávida?

Não, há relatos de grávidas que tem menstruação, que na prática são hemorragias vaginais, as hemorragias no 1º trimestre podem surgir devido a um aborto espontâneo, infeções, gravidez ectópica (fora do útero), alterações no colo do útero e implantação do embrião na parede do útero. Nesta situação a grávida deve recorrer ao seu médico.


Estou no início da minha gravidez e tenho uma pequena hemorragia o que devo fazer?

Deve recorrer à maternidade ou hospital da sua residência para ser observada pois pode estar com alguma alteração na gravidez. Fale com o seu médico.

A grávida pode ter corrimento? Qual a cor normal?

Sim tem, durante a gravidez a grávida tem um aumento do corrimento vaginal. O corrimento vaginal normal não tem cor e cheiro, tem um aspeto de clara de ovo. O corrimento em contacto com o penso diário ou com a cueca fica amarelado.

Tenho corrimento tipo leite, o que devo fazer?

Se tem corrimento leitoso deve recorrer ao seu médico ou maternidade para fazer tratamento pois está com uma candidíase. A grávida está mais suscetível às infeções vaginais (alterações hormonais).

O que posso fazer para melhorar os enjoos e náuseas na gravidez?

Os enjoos e as náuseas na gravidez aparecem devido aos elevados níveis de hormonas, para melhorar deve comer de 2 em 2 horas, evitar comidas picantes e muito condimentadas, chupar um rebuçado de menta, ingerir mais líquidos (sopa, chá, tisanas e sumos naturais), comer uma colher de mel, comer pequenas porções, evitar viagem longas de carro (não coloque o cinto de segurança por cima da barriga). Algumas plantas que aliviam as náuseas: gengibre e hortelã-pimenta.

Durante a gravidez posso prevenir a estrias? Que cuidados devo ter?

Sim pode, para prevenir deve ingerir 2 litros de água por dia, praticar exercício físico regularmente e hidratar a pele com um creme emoliente (mamas, barriga e cochas).

Quais são os sinais de gravidez nos seios?

Na gravidez as mamas ficam maiores, mais sensíveis (doridas), endurecidas, os mamilos ficam mais escuros, eretos e as veias da pele ficam mais dilatadas e salientes.

Porque é que a grávida sofre muito de azia?

A azia é um desconforto mais comum no 2º trimestre de gravidez e deve-se às alterações hormonais e ao aumento do tamanho do útero. Para melhorar pode ter alguns cuidados como fazer refeições leves (cozidos, grelhados e sem gorduras), evitar alimentos ácidos, dormir para o lado esquerdo, permanecer sentada, pelo menos 30 minutos após as refeições, evitar as bebidas com cafeína, mastigar uma pastilha elástica, sem açúcar, depois das refeições, acompanhar a carne ou peixe com limão, laranja ou ananás e evitar bebidas gasosas.

As infeções urinárias são frequentes durante a gravidez?

Sim, durante a gravidez a grávida fica com a urina mais doce, o canal urinário dilata, a bexiga fica mais pequena e como a distância ao exterior é pequena (cerca de 7 cm), leva a que a grávida tenha mais infeções urinárias.

É grave uma grávida sofrer de hipertensão? Qual é a sua tensão normal?

Sim é grave, a tensão arterial deve ser avaliada em todas as consultas para excluir situações de pré-eclampsia (quadro grave que se caracteriza pela tensão arterial elevada, retenção de líquidos e perda de proteínas pela urina). A tensão arterial normal na grávida deve ser de 100/ 60 mmHg.

Numa gravidez quanto deve ser o aumento de peso?

O aumento normal durante a gravidez deve estar entre os 10 e os 12 Kg, em relação ao seu peso habitual. Se pesava 60 Kg é desejável que no final da gravidez tenha entre 70 e 72 Kg.

O que deve fazer uma grávida com diarreia?

Deve recorrer aos serviços de saúde pois corre o risco de ficar desidratada. Beba muitos líquidos.

Que cuidados deve ter uma grávida para evitar a anemia?

A grávida deve ter uma dieta rica nos seguintes alimentos: nozes, carnes vermelhas, fígado, leguminosas, cereais integrais, castanhas e hortaliças e fazer os suplementos prescritos pelo médico (ácido fólico e ferro). 

A grávida pode apanhar uma gripe? Como deve tratá-la?

Sim pode. As grávidas devem fazer a vacina da gripe. Para tratar a gripe a grávida deve ter alguns cuidados para melhorar os sintomas da gripe tais como: reforçar a alimentação com fruta e vegetais, beber mais líquidos (sopas e chá de limão com mel), proteger o nariz com vaselina (irritação causada por repetido assoar), comer canja de galinha quente, e controlar as dores e febre com paracetamol (1 gr de 8 em 8 horas).

Como sei se tenho diabetes? Depois da gravidez fico sem diabetes?

Durante a gravidez faz análises ao sangue onde é avaliada a possibilidade de ter diabetes, no caso da diabetes gestacional (gravidez) após o parto a grávida fica sem diabetes. Após algumas semanas do parto deve fazer novamente análises para confirmar que não tem diabetes.

Desde que fiquei grávida notei a pele mais manchada, as manchas na cara irão desaparecer?

As manchas que refere são normais, é uma alteração relacionada com a gravidez a que chamamos cloasma. Cloasma são zonas escuras que afetam algumas partes da face e que desaparecem após a gravidez. Evite exposição solar e utilize creme hidratante e protetor solar.

Estou no final da gravidez, sinto a barriga muito dura, o que devo fazer?

Deve ficar descansada é normal sentir a barriga dura, está relacionado com as contrações do útero.

Como são as contrações durante o trabalho de parto?

As contrações durante o parto tem um ritmo constante que vai diminuindo, são muito intensas, podem irradiar para as costas e quando muda de posição não sente alívio.

A grávida tem mais sono?

Sim especialmente no 1º trimestre. A sonolência nas primeiras semanas deve-se ao elevado número de hormonas e às inúmeras atividades suplementares que o organismo terá que passar a fazer.

A gravidez pode causar hemorroidas?

Sim durante a gravidez pode ter hemorroidas, pois as paredes e as veias na região anal incham, ficam mais relaxadas e o sangue circula de forma mais lenta. Para prevenir o aparecimento das hemorroidas deve ter uma alimentação rica em fibras (fruta, legumes, cereais), beber 2 litros de água por dia, beber em jejum sumo de fruta fresca ou chá de ameixa seca, fazer exercício físico diário (andar cerca de 30 minutos todos os dias), usar papel higiénico humedecido, aplicar saco de gelo antes de defecar e evitar bebidas com cafeína.

Que cuidados devo ter com a minha pele durante a gravidez?

Durante a gravidez deve efetuar a higiene diariamente, aplicar creme ou loção hidratante e beber 2 litros de água por dia.

Desde que engravidei tenho muita comichão no umbigo, é sujidade?

Não, a comichão no umbigo é comum deve-se ao esticar e crescimento da pele da barriga. Aplique creme hidratante e se não melhorar fale com o seu médico.

A grávida pode beber bebidas alcoólicas?

Não, pois o álcool pode causar alterações e atrasos no desenvolvimento do bebé.

O que é o citomegalovírus?

O citomegalovírus (CMV) é um vírus da família dos herpes, a sua transmissão ocorre através de contacto físico com indivíduos infetados, transfusões sanguíneas e contacto sexual. A maioria dos indivíduos infetados desenvolve anticorpos e não desenvolve sintomas, na gravidez o vírus, como atravessa a placenta, pode causar malformações no bebé, a grávida deve por isso ter uma higiene mais cuidada durante a gravidez (lavar cuidadosamente as mãos).

Posso fazer a depilação durante a gravidez? E pintar o cabelo? E por verniz nas unhas?

Sim pode fazer a depilação, a grávida passará a ter mais pelos, devido às alterações hormonais. Sim pode pintar o cabelo, a partir do 2º trimestre, mas somente com produtos que tenham pigmentos naturais e sem amoníaco. Sim pode aplicar verniz nas unhas.

As minhas unhas estão demasiado quebradiças. É normal?

Sim é normal, durante a gravidez as unhas crescem mais rapidamente, ficam mais finas, quebradiças e lascam com maior facilidade. Deve manter as unhas curtas e usar luvas quando lavar a louça ou jardinar. 

Que remédio devo tomar para melhorar a tosse?

Para melhorar a tosse beba sumo ou chá de limão com mel, faça um xarope de cebola (ferva várias cebolas cortadas às rodelas, depois esmague-as até formarem uma pasta, acrescente umas colheres de mel ou açúcar amarelo), beba água de cebola (coloque pedaços de cebola em água e açúcar durante algumas horas) e faça um xarope de cenoura (descasque uma cenoura, parta-a aos bocadinhos, coloque os bocados numa taça com açúcar e um pouco de água, deixe reservar durante duas a três horas).

O que deve fazer a grávida para parar os vómitos?

A primeira medida é fazer pausa alimentar, após deixar de ingerir alimentos deve recorrer ao seu médico ou maternidade para ser observada pois pode ficar desidratada.

As varizes na gravidez podem ser evitadas?

Sim, na gravidez há maior debilidade dos vasos sanguíneos e as válvulas das veias funcionam mal, o que leva a maior concentração de líquidos e sangue nas pernas. Para prevenir as varizes use meias de descanso, não use calçado apertado, evite estar de pé muito tempo, coloque as pernas elevadas e evite bebidas com cafeína.

Que cuidados deve ter a grávida que tenha estado ao pé de uma criança com varicela?

Se já teve varicela não há problema, pois já tem defesas e se for vacinada também não é grave - a mulher em idade fértil que faz a vacina da varicela rubéola não deve estar grávida, nem engravidar nos 4 a 6 meses seguintes.

Se nunca teve varicela, aos primeiros sintomas como febre (febrícula) e erupções na pele deve contactar o seu médico para fazer a profilaxia e minorar os efeitos da varicela.

Porque é que tenho muitas cãibras, desde que engravidei?

As cãibras são comuns na gravidez e surgem devido a falta de minerais e pressão do útero nos vasos sanguíneos.

Desde que engravidei passei a ter mais saliva, é normal?

Sim é, acontece a algumas grávidas, para melhorar deve ter uma higiene da boca mais cuidada, fazer refeições pequenas, beber mais água (2 litros por dia) e chupar rebuçados sem açúcar. 

Eu nunca tive tantos gases. A grávida passa a ter mais gases? O que devo fazer para melhorar a prisão de ventre?

Sim, com o aumento dos níveis de hormonas os músculos ficam mais relaxados e o intestino fica mais lento, como resultado há maior acumulação de fezes e mais gases. Para melhorar a prisão de ventre deve enriquecer a alimentação com alimentos ricos em fibras (frutas, legumes e cereais), aumentar a ingestão de água, beber sumo de fruta fresca ou chá de ameixa seca e caminhar diariamente 30 minutos. Não tome laxantes sem indicação médica.

É normal ter mais dores de costas na gravidez?

Sim é, na gravidez há uma ligeira curvatura da coluna vertebral e menor firmeza nas articulações da anca, para compensar o aumento de volume da barriga, estas alterações levam a maior esforço da coluna.

As minhas gengivas sangram mais desde que engravidei, o que posso fazer?

Para evitar o sangramento deve fazer a higiene oral com escova de dentes macia, fazer visita ao dentista (aproveite os cheques dentista) e ter uma alimentação rica em ferro, vitamina C e cálcio.

A grávida tem direito a quantos cheques dentista?

A grávida tem direito a 3 cheques dentista que podem ser utilizados até aos 2 meses após o parto.

Tenho os pés muito inchados o que devo fazer para melhorar?

Para melhorar deve repousar os membros elevados e bem apoiados, elevar os pés durante 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia, evitar estar muito tempo sentada ou de pé e usar meias de descanso.

É normal a grávida ter falta de ar?

A falta de ar e cansaço na gravidez é normal, devido ao menor espaço que os pulmões dispõem.

Fontes bibliográficas
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar