-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
Quero engravidar o que devo fazer?

Se toma a pílula ou usa outro método deve pará-lo, iniciar o ácido fólico e ter uma consulta de preconceção com o seu médico.

Que vacinas devo ter em dia antes de engravidar?

A grávida deve ter a vacina contra o tétano (ter feito vacina a menos de 10 anos) e a vacina da rubéola (2 vacinas) em dia. A mulher em idade fértil que faz a vacina da rubéola não deve estar grávida, nem engravidar nos 4 meses seguintes.

Devo fazer o ácido fólico? Que quantidade devo tomar?

A mulher deve iniciar o ácido fólico 3 meses antes da conceção e a quantidade diária são 400 mg por dia. A importância deste suplemento reside no facto de prevenir a ocorrência de malformações no bebé.

Como sei qual é o meu período fértil? E se não vier a menstruação posso engravidar? Estar tensa e nervosa pode estorvar a minha tentativa de engravidar?

O período fértil marca a altura em que ocorre a ovulação, normalmente ocorre a meio do ciclo menstrual, por exemplo se a diferença entre as duas menstruações for de 28 dias o seu período fértil é entre o 10º e 16º dia. No período fértil a mulher tem um ligeiro aumento da temperatura (0,5ºC) e maior quantidade de muco cervical (tipo clara de ovo). A mulher sem menstruações regulares tem mais dificuldade em saber quando é o seu período fértil, para engravidar terá que ser por tentativas.

Sim, a mulher ansiosa e tensa tem maiores dificuldades em engravidar, apesar de por vezes ter sinais e sintomas de gravidez, a verdade é que o stresse tem influência na produção de hormonas alterando o ciclo menstrual e a ovulação.


Posso fazer um teste de ovulação? Como ler o resultado do teste ovulação? A que horas deverei fazer o teste? O teste deu positivo, quando posso tentar engravidar?

Sim pode, os testes de ovulação são novos e reagem de forma semelhante aos teste de gravidez, detetando a concentração de uma hormona na urina característica do período fértil (LH). Ao fim de 3 a 5 minutos, surgirão 1 ou 2 linhas coloridas rosas. Se aparecer somente a linha controlo ("C"), não vai ovular, se aparecerem as duas linhas ("C") e ("T") é sinal que está com um nível elevado de LH indica que terá provavelmente uma ovulação nas próximas 24 a 48h. A sensibilidade do teste é de 20mIU/ml e a precisão é superior a 99%. O teste deve ser feito com a primeira urina da manhã. Logo que obtenha o teste positivo pode engravidar.
Teste de gravidez positivo
Teste de gravidez positivo
Parei a pílula no mês passado será que vou engravidar este mês?

Pode engravidar, mas somente 25% dos casais engravidam logo no primeiro mês a seguir à paragem da pílula. Deve por isso manter a calma e esperar que o seu organismo reponha os valores de hormonas para que aconteça uma ovulação.

Eu e o meu marido estamos a tentar engravidar à um ano seremos inférteis?

A infertilidade é definida como a ausência de uma gravidez, num casal em idade fértil, após 2 anos de relações sexuais regulares e sem uso de métodos contracetivos. Como estão a tentar à 1 ano e não conseguiram deve falar com o seu médico para fazer o doseamento hormonal e saber se há alguma alteração. Nos estudos da fertilidade é comum a mulher fazer os seguintes exames: registo da temperatura basal, FSH, LH, estradiol, progesterona, prolatina, eco vaginal, entre outros a sugerir pelo médico e o homem o espermograma.

Quais são os sintomas da gravidez?

Os sinais e sintomas associados a uma gravidez são as náuseas, vómitos, ardor de estômago, acidez, prisão de ventre, falta de menstruação, cansaço, sonolência, aumento das mamas (as mamas ficam maiores, endurecidas, com veias salientes e as auréolas e mamilos mais escuros e inchados), insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.

Quando devo fazer o teste de gravidez? Como devo fazer?

O teste deve ser feito quando tiver alguns de sinais de gravidez, sendo o atraso na menstruação o mais precoce. Os testes de urina de gravidez detetam a presença da hormona gonadotropina coriónica (hCG) que é uma hormona produzida pela placenta e pode ser detetada 7 a 10 dias após a conceção. O teste de gravidez contém um cartão teste (inserido ou na extremidade) onde deve ser colocada a urina (preferencialmente a urina da manhã), após 1 a 3 minuto já são visíveis os resultados. Caso a mulher esteja grávida surgem dois traços (azul - traço controlo que aparece sempre e vermelho - traço teste que só aparece se a mulher estiver grávida).

Fiz o teste de gravidez e deu positivo, quando devo ir à consulta médica?

A consulta de vigilância deve ser logo que tenha a certeza que está grávida, idealmente deve ocorrer entre a 6ª e a 8ª semana de gravidez.

Quantas consultas deve ter a grávida durante a gravidez?

A grávida deve ter pelo menos 6 consultas de vigilância durante a gravidez.

Quando vou fazer a primeira ecografia? Quantas irei fazer?

A primeira ecografia é realizada por volta das 11 - 12 semanas de gravidez, no entanto podem ser realizadas antes, se tiver hemorragias, história de aborto, partos múltiplos (tratamento de fertilidade) ou por opção médica. Durante a gravidez irá fazer pelo menos 3 ecografias (11 - 12, 20 - 22 e 30 - 32 semanas).

Quando saberei o sexo do meu bebé?

Por volta das 20 semanas (5 meses), quando for fazer a segunda ecografia.

A partir de que altura ouvirei o coração do meu bebé? Quando devo começar a sentir o meu bebé?

Irá conseguir ouvir o coração a partir dos 3 meses de gravidez. Os primeiros movimentos do bebé sentem-se por volta das 20 semanas (5 meses), que se traduz numa sensação de ter borboletas a esvoaçar na barriga.

Na gravidez que cuidados devo ter com a alimentação?

É através da mãe que o bebé recebe os alimentos, a grávida deverá ter uma alimentação equilibrada, com um aumento de peso progressivo, cerca de 250 a 300 gr por semana, que se traduz num aumento total de 10 a 12 kg em relação ao peso inicial antes de ficar grávida. A grávida deve comer com regularidade carne, peixe, ovos (2 vezes por semana), iogurtes, queijo, legumes, fruta, leguminosas, pão, massa, batatas e arroz. Deve beber 1,5 l de água por dia, 2 a 3 copos de leite por dia e pode beber sumos naturais (não adicionar açúcar). Deve evitar alguns alimentos como: doces, bolos, mariscos, carne e ovos mal passados, queijo fresco, enlatados, café, bebidas com gás e bebidas alcoólicas. A grávida deve fazer refeições pequenas, cerca de 6 a 7 refeições por dia.

Que tipo de roupa deve usar a grávida?

Com o crescimento da barriga, alargamento das cochas e aumento das mamas a grávida terá necessidade de usar roupa mais larga para se sentir mais confortável, alguns conselhos: use um sutiã próprio para grávidas ou em alternativa use um extensor de sutiã (aumenta o tamanho do seu sutiã habitual) e use calças próprias de grávida que se adaptam e regulam. Fale com as suas amigas e use roupa emprestada.

Que sinais devem-me levar à maternidade?

Os sinais de alerta são: vómitos ou diarreia repetida (risco de desidratação), sintomas de pré-eclampsia (tensão elevada (140/90 mmHg), dores de cabeça, inchaço ou edemas na face e membros superiores, dores de estômago), queixas urinárias (dor, ardor ou urinar muitas vezes), diminuição dos movimentos de bebé, rutura da bolsa de águas, perdas de sangue, febre (temperatura superior a 38ºC) e contrações dolorosas que não cedem após mudar de posição.

Posso ter relações sexuais durante a gravidez?

Sim, pode ter relações sexuais durante a gravidez, deverá variar as posições, para evitar desconforto, no entanto nalgumas situações devem ser evitadas as relações sexuais tais como: risco de aborto espontâneo, hemorragias, gravidez de gémeos (desaconselhadas no último trimestre), se rebentarem as águas, se tiver gravidez de risco (problema na placenta ou outro) ou por conselho médico. As melhores posições são as que permitem a penetração por trás ou lateralmente. Pode ainda experimentar uma vida sexual mais erótica, dado que o volume da barriga pode levar a uma alteração dos hábitos sexuais.

Se durante a gravidez tiver rubéola o que pode acontecer?

A rubéola é uma doença que pode causar deformações ao bebé, é importante que todas as grávidas sejam vacinadas contra a rubéola (2 inoculações ou vacinas), como é uma vacina viva não pode ser feita antes ou durante a gravidez - a mulher em idade fértil que faz a vacina da rubéola não deve estar grávida, nem engravidar nos 4 meses seguintes - a imunidade da grávida contra a rubéola é verificada na gravidez através das análises.

Que tipos de chá pode beber uma grávida?

Pode consumir chás sem cafeína, como chá de gengibre (alivia as náuseas), hortelã-pimenta, camomila, tília e cidreira. O chá de folha de framboeseiro e verbena devem ser evitados pois estimulam o útero. O chá preto e o verde têm cafeína. Deve beber 2 litros de água por dia.

Ao fazer a minha higiene senti dois caroços na mama esquerda, estou grávida de 8 meses, é normal?

Os caroços na gravidez, especialmente no último trimestre, são normais e estão ligados à amamentação, os nódulos na gravidez são moles e podem mover-se. Como são sempre sinal de preocupação deve relatá-los ao seu médico.

Estou grávida de 8 meses e meio, ontem notei que estou a perder leite pelos mamilos é normal, o que devo fazer?

Algumas grávidas têm fugas de leite materno, muitas vezes ligado a massagens aos seios ou estimulação sexual. Este facto não deve preocupar a grávida, não deve estimular as mamas. Este sinal revela que a mulher vai ser capaz de produzir leite e amamentar.

Posso fumar durante a gravidez?

Não, o tabaco tem substâncias nocivas para o bebé que interferem com o seu desenvolvimento.

A grávida pode fazer exercício físico?

Sim pode, embora deva optar por exercício físico ligeiro e moderado. A atividade física melhora a circulação sanguínea, a prisão de ventre, o sono e diminui o stresse e as alterações emocionais.

Como posso saber data provável do parto?

A data prevista do parto é inicialmente calculada com base na data da última menstruação, no entanto após a primeira ecografia há uma correção e obtemos a data prevista do parto corrigida (DPPC). A correção é feita com base nas medidas do bebé, nomeadamente o comprimento do fémur (osso da cocha).

Uma amiga que teve o parto recentemente falou-me que é normal fazerem um corte na vagina para o bebé nascer mais facilmente, este tipo de situação é feito a todas as mulheres?

O corte que fala é comum nos países ocidentais e chama-se a episiotomia. A episiotomia é um corte que é efetuado na região vaginal para aumentar a abertura da vagina com o objetivo de facilitar a saída do bebé. Este procedimento tem como objetivo prevenir rasgões e melhorar a recuperação no pós-parto. É comum a mulher ser suturada após o parto para corrigir este corte. Deve recorrer à sua unidade de saúde para ser avaliada.

Quanto tempo dura um parto?

O trabalho de parto numa primípara (primeiro filho) dura entre 12 e 14 horas, numa multípara (segundo ou mais filhos) dura cerca de 4 a 6 horas.

Como é cortado o cordão umbilical?

O cordão umbilical é apertado com duas molas, uma junto ao umbigo e outra a 2,5 cm de distância. Deve ser cortado entre as duas molas. O corte não causa dor ao recém-nascido, pois não tem terminações nervosas, e as molas são usadas para prevenir hemorragias.

Depois do parto, quando posso reiniciar a minha vida sexual? Que contracetivo devo fazer?

Deve aguardar pela consulta de revisão de parto para reiniciar a vida sexual. Depois do parto deve usar um contracetivo progestagénico, constituído pela hormona progesterona, existem três apresentações deste contracetivo, a pílula dos 28 dias (pílula da amamentação), o diu hormonal e o implante contracetivo. O contracetivo deve ser iniciado por volta do 21º dia após o parto.

Quando devo ter uma consulta de revisão depois do parto?

A consulta de revisão deve ser feita 6 semanas após o parto.

Quanto tempo devo descansar após um aborto?

Após um aborto a mulher pode tentar engravidar logo, no entanto é aconselhado que descanse pelo menos 3 meses, para se recompor da perda e planear a nova gravidez.