Como temos falado apesar do selene® não ter como principal indicação a prevenção da gravidez indesejada, na verdade se o tomar como é recomendado vai estar protegida... tem acção anticoncepcional.
Para ter efeito anticoncepcional, o selene® deve ser usado sem falhas, tomando um comprimido todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 21 dias (21 comprimidos). Depois de terminar a cartela deve fazer uma pausa de 7 dias, na qual vai menstruar, e ao 8° dia inicia nova cartela (para estar protegida deve seguir este esquema 21 dias a tomar e 7 dias de pausa).
Ao não cumprir está esquema o selene® não a vai proteger, mas existem outras situações que podem interferir com sua acção contraceptiva, como o uso de alguns medicamentos (carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).), esquecimentos ou atrasos maiores de 12 horas na toma do comprimido.
Esquecimento e atrasos do selene®
O esquecimento do selene® altera a sua eficácia contraceptiva, ao esquecer um comprimido tem riscos, para evitar uma gravidez e repor a proteção mais rapidamente deve:
se esquecer o comprimido na primeira ou segunda semana da cartela - tomar o comprimido assim que se lembre, mesmo que tome junto com o próximo, manter o selene® no horário habitual e se proteger nos 7 dias seguintes ao esquecimento
se esquecer o comprimido na terceira semana, entre o 15° e o 21° comprimido, na terceira semana da cartela - tomar o comprimido esquecido, mesmo que tome junto com o próximo, manter o selene®, se proteger nos 7 dias seguintes e iniciar uma nova cartela sem fazer pausa
Os atrasos do selene® até 12 horas não interferem com a eficácia contraceptiva do selene®. O que quer dizer que se atrasar até 12 horas, em relação à hora de toma do comprimido no dia anterior, não tem riscos.
Espero ter ajudado com mais este post, obrigado por continuar lendo... 😊
Descubra alguns posts relacionados