Alterações nos anticorpos anti-tiroideus

Alterações nos anticorpos anti-tiroideus

Os anticorpos anti-tiroideus são defesas que o organismo cria contra enzimas presente na tiroide ou contra a tireoglobulina, proteína presente na tiroide.

Resultados e tratamento

Se os valores dos anticorpos estão elevados:

Se a função da tiroide (T3, T4 e TSH estão normais), não se faz nenhum tratamento, a tiroide funciona normalmente.

Se a função tiroideia está diminuída (diminuição dos valores das hormonas TSH, T3 e T4), estudo complementar e provável medicação.

Se a função tiroideia está aumentada, presença provável de nódulos, estudo complementar.
Partilhe

48 comentários:

  1. Depois de conhecer o resultado das análises que efectuei da parte de endocrinologia deparei-me com um resultado anormal que é o seguinte: Ac.anti-Peroxidase Tiróideia 74 U/mL , valores estes que para estarem dentro dos valores normais teriam de ser < 35 U/mL. Todos os outros valores encontram-se dentro dos parâmetros normais. Devo preocupar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      não deve, estes valores estão alterados em situações de nódulos ou inflamações da tiróide, como os restantes valores estão normais, não se preocupe, fale com o seu médico... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  2. Numas analises que fiz a imunologia os dados anti-tiroglobulina e de 5,09 IU/ml e de antiperoxidase é de 188,57 IU/ml. Estes dados são normais ou requerem cuidados especiais? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      tem o valor de antiperoxidase elevados, se tiver os restantes valores das hormonas da tiróide forem normais não deve ficar preocupado, a tiróide funciona bem, esta situação normalmente está relacionada com inflamações da tiróide (tiroidites) ou nódulos.
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  3. O que é uma citologia aspirativa da tiróide?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      a citologia aspirativa da tiróide é um procedimento que consiste na obtenção, através de uma punção ou picada, de líquido no interior da tiróide (normalmente nódulos) para ser analisado e conferir a sua natureza (malignidade, por exemplo).
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  4. boa tarde
    Fui fazer analises de rotina e deparei-me com estes resultados Anti-Tiroideus

    TG-203.6
    TPO - 545.7
    como não percebo nada destes valores, a não ser que estão alterados, gostaria que me informasse por favor se me devo alarmar por alguma razão.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem os valores dos anticorpos elevados, os anticorpos antitiroideus são defesas que o organismo cria contra enzimas presente na tiróide ou contra a tireoglobulina, proteína presente na tiróide. Normalmente estão elevados em situações de nódulos ou inflamações na tiróide (tiroidites), se os valores da tiróide estiverem bem pode ficar mais descansada, no entanto deve falar com o seu médico...

      Eliminar
  5. O betadine (iodopovidona) não pode ser usado em grávidas, mulheres a amamentar, recém-nascidos, prematuros, doentes com distúrbio da tiróide e pessoas com alergia ao iodo.

    ResponderEliminar
  6. ola.. eu tenho uma filha com 12 anos e ja lhe foi diagnosticada hipertiroidismo ha 2 anos, ela esta a fazer tratamento e vai melhorando mas com essa idade nunca é facil lidar com isso tudo no dia a dia.. enfim, tenho um amigo que agora foi fazer analises e teve valores muitos elevados do A-TPO 13000,00 . o resto dos valores sao mais ou menos normais.. sera que alguem poderia me esclarecer um pouco ate ele ir fazer mais exames e a cintigrafia e ter os resultados para tentar sossegar um pouco os pensamentos maus.. obrigado..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      os anticorpos são defesas que o organismo cria contra enzimas presente na tiróide ou contra a tireoglobulina, proteína da tiróide, se estão elevados e os restantes valores estão normais é sinal que a tiróide funciona normalmente, é menos grave.
      Mais exames servirão para descobrir o que causa este aumento e tratar se houver razão, normalmente a razão são nódulos ou inflamações da tiróide (tiroidites).
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. obrigado carlos edgar.. so espero não ser nada de mais, nem tipo cancro ou assim..

      Eliminar
  7. Gostaria de perguntar qual poderá ser a minha situação de saúde derivado aos valores da análise ao sangue que me foi feita em que os resultados na auto-imunidade foram os seguintes: ANTICORPO ANTI-TIROIDEUS (ql) Ac.ANTI-TPO 4601 IU/ml
    Ac.Anti-Tg 56 IU/ml
    Obrigada
    Elisabete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      os anticorpos anti-tiroideus são defesas que o organismo cria contra enzimas presente na tiróide ou contra a tireoglobulina, proteína presente na tiróide. No seu caso como estão elevados podemos pensar em nódulos ou inflamações da tiroide (tiroidite), no entanto se os restantes valores da tiroide estiverem bem não tem com que se preocupar, se as hormonas T3, T4 e TSH estiverem dentro dos valores normais é sinal que está a funcionar bem, fale com o seu médico para descobrirem as causas deste descontrolo.
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  8. Tenho hipertiroidismo posso usar o betadine para por nas feridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      uma pessoa que tenha hipertiroidismo não deve usar compostos iodados como betadine, tintura de iodo ou iodopovidona.

      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  9. Boa noite,

    Hoje, ao ver o resultado das minhas análises, verifiquei que dois dos valores saem fora dos valores padrão:

    Anticorpos Anti-Tiroideus - AAT

    Ac. Anti-Tg > 500 kUI/L
    Ac. Anti-TPO > 1300 kUI/L

    ambos com valores de referência até 60.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      se os valores de anticorpos estão elevados tem que fazer analises para saber se sua tireoide funciona normalmente, pois pode funcionar... se os valores de T3, T4 e TSH estão normais, não tem que se preocupar... quando tiver novidades pode dispor, ando por aqui... me desculpe a demora na resposta...

      Eliminar
  10. Tenho um bocio multinodular e fiz uma citologia aspirativa a um nodulo. Entretanto fiz análises e a tsh e t4 estão normais, mas os anticorpos tireoglobulina estão a 400. Será que tenho uma tiroidite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve aguardar o resultado da citologia, este valor dos anticorpos pode estar relacionado com tiroidite ou presença de nódulos, como já sabe que tem nódulos deve permanecer calma e sem receios até porque a sua tiróide está a funcionar bem, pelos valores de hormonas. Ando por aqui...

      Eliminar
  11. Olá os meus resultados da tiróide foram t3,t4 e tsh normais, tiroglobulina 212 e depois anti-tiroglobulina normal, mas anti-fr.microssomial 511, o que poderá isto dizer, é normal só um dos anticorpos estar elevado, e a tiroglobulina é normal ter um valor tão alto? Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se os valores da tiroide estão bem é bom pois tem a certeza que ela funciona bem... é normal estar o anticorpo elevado situação comum quando temos pequenos nódulos ou inflamações, que ainda não interferem com o funcionamento da tiroide, mas levam o corpo a criar anticorpos (defesas contra a presença de estruturas diferentes) fale com o seu médico, me desculpe a demora na resposta... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Boa tarde,

    No resultado das análises vem que ac. anti-tiroglobulina (TG)=19, quando diz ao lado que devia ser inferior a 4.11. Por outro lado, a electroforese da proteínas com padrão inflamatório(alfa 1 a 5.9, alfa 2 a 14.5, gama 17.3, albumina a 52.5).

    Quais são as consequências

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve parece estar a sofrer um pequeno processo inflamatório provavelmente na tiroide pela presença de algum pequeno nodulo, pois é comum haver alterações nos anticorpos neste tipo de situações, regra geral as hormonas da tiroide estão bem... mas toda isto é apenas uma impressão deve falar com o seu médico para fazer uma avaliação mais global.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. Bom dia, tenho uma filha com dois anos que lhe apareceu umas manhas na pele que me levaram a uma dermatologista. A mesma mandou-me fazer análises de rotina.
    Todo os valores aparecem bem excepto o seguinte valor:
    Ac. Anti Tiroideus (Tiroglobulina) Anticorpos Anti. Tg .22,01 UI/ml (Valores Refereência Negativo <13,6)

    Será grave? Consequencias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não deve ficar preocupada com os resultados da analise, pois a diferença é pequena e há laboratórios e normas internacionais que consideram o valor normal até 55, deve marcar consulta com o seu médico... como os restantes valores da função da tiroide estão bem, pode ficar descansada... fale com o seu médico, se precisar ando por aqui, me desculpe a demora na resposta.

      Eliminar
  14. Boa tarde ,
    fiz exames de t4 livre, tsh deram normais , só que a tireoglobulina deu 188 ,0 isso é perigoso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a tireoglobulina é uma proteina relacionada com o armazenamento das hormonas da tiroide (T3 e T4), como tem as outras hormonas bem, é sinal que a sua tiroide funciona normalmente... pode ficar descansada. No entanto deve falar com o seu médico para ele avaliar este valor, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. Olà,
    Tenho hipotireoidismo hà 10 anos e uso Syntroid 175mc.Tenho um nòdulo no lobo esquerdo de 2,5cm e hà 3 anos surgiu um outro nòdulo no lobo direito que media 0,5cm e agora està com 1cm. Fiz ultrassonografia c/dopler e o resultado foi o seguinte:TIREOIDE COM DIMENSOES AUMENTADAS, CONTORNOS IRREGULARES E ECOTEXTURA GROSSEIRAMENTE HETEROGENEA DIFUSAMENTE, destacando-se: IMAGEM HIPOECOICA OVALADA CONTORNOS IRREGULARES ,HIPOVASCULARIZADA INTERNAMENTE AO DOPPLER MEDINDO 10X7MM NO LOBO DIREITO - E IMAGEM NODULAR HIPERECOICA HETEROGENEA DE CONTORNOS LIGEIRAMENTE IRREGULARES NO LOBO ESQUERDO COM VASCULARIZACAO PREDOMINANTEMENTE PERIFERICA AO DOPPLER MEDINDO 25X15MM. PARENQUIMA TIREOIDEANO DE PADRÃO HIPERVASCULARIZADO-VOL. TIREOIDEANO 20,2CM3 E ISTMO 17,2MM( O ISTMO AUMENTOU 6X EM 3ANOS) ESTRUTURAS VASCULARES TOPICAS.
    Fiz a PAAF e o resultado foi: MATERIAL AMORFO, HEMÀCIAS ÌNTEGRAS E FRAGMENTADAS, MODERADO NUM. DE ELEMENTOS CELULARES, PREDOMINANDO CELULAS PARENQUIMATOSAS EM ARRANJO FOLICULAR OU SOBREPOSTOSNUCLEOS VARIANDO EM DIAMETRO, NUCLEOLOS NÃO INDIVISUALIZADOS.
    PADRÃO FOLICULAR DE SIGNIFICADO INDETERMINADO, CATEGORIA III NO SISTEMA BETHESDA.
    Vc poderia me esclarecer, por favor.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o resultado só ultrassom revela a presença dos nódulos e suas dimensões... como já sabia... ao fazer o paaf obteve as características dos nódulos de forma a excluir a presença de um nodulo maligno (tumor)... o sistema bethesda compreende seis categorias:

      1) amostra não diagnostica
      2) benigno
      3) células atípicas significado indeterminado
      4) suspeita de neoplasia folicular
      5) suspeito de malignidade
      6) malignidade

      Como pode conferir seu resultado não revela malignidade dos nódulos, pode ficar tranquila, deve no entanto falar com seu médico para avaliar e desenhar o controlo da tiroide para não haver evolução, me desculpe a demora na resposta, mas tive que estudar o resultado... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. olá tenho os meus valores da tiroide a tsh 4.11 e o t4 a 1.1 á três mese a trás tinha otsh a 2.75 mas já tomo uma armona todos os dias de 25 microgrmas sera que esta dosagem tem de ser corrigida? dada esta alteraçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelos valores provavelmente precisará de um ajuste (aumento da dosagem), deve falar com seu médico para ser avaliada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  17. Olá Doutor Carlos apareceram-me umas peladas no couro cabeludo, acontece que fui a uma dermatologista, claro, fiz análises específicas ao sangue e à tiroide....ainda não estive com a médica mas os valores da Antiestreptolisina O estão em 297 e os valores de referencia são menos de 200, também, Anti tiroideus e anti peroxidase TPO está reativo com 50 e os valores de referencia são menos de 35, o que me diz a isto, devo preocupar-me??? neste momento estou a tomar injeções para as peladas, Depo medrol

    Atentamente Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para ser avaliado... o aumento destes valores pode revelar alterações na tiroide, podendo estar alterados pelo tratamento... as suas melhoras e desculpe tão grande atraso na resposta... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  18. Bom dia, qual seria a possível causa dessas alterações de valores:
    TSH : 0,03, T3 E T4 próximo ao valor máx. do referencial, tireoglobulina 433,8 e peroxidase- TPO 462? Desde já, grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de alterações pode ser devido à presença de nódulos na tiroide, que são muitos comuns, como os valores das hormonas estão dentro dos valores normais é sinal que a tiroide parece funcionar bem... no entanto deve falar com o seu médico para ter a certeza e avaliar estes valores... fale com o seu médico. Se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. Boa tarde ! Meus exames (T3, t4 e TS) estão normais: T3 118 ng/dl, T4 1.3 ng/dl e TSH 1.33 mcUI/ml, mas os exames : PESQ. DE ANTICORPOS ANTI-TIREOGLOBULINA :509.5 U/mL e ANTICORPO ANTIPEROXIDASE TIROIDEANA :71,0 U/mL deram bem alto, tenho que me preocupar com esse tipo de resultado de exame?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para ele avaliar seus resultados... como os valores de t3 e t4 estão bem, sua tiroide funciona bem (é o mais importante), os valores elevados de anticorpos podem se dever a pequenos nódulos que tenha... dai ter que falar com o seu médico para ser avaliado e talvez fazer exames complementares (ecografia?)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  20. Minha taxa de Anti-TG deu 75,56 ui/ml o que isso quer dizer e o anti-TPO deu 179,70 ui/ml gostaria de saber o que significa.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o aumento dos anticorpos pode revelar a presença de pequenos nódulos ou inflamações no tecido da tireoide... desde que sua tireoide funcione bem (se tiver os valores de hormonas T3 e T4 bem sabe que ela funciona bem)... pode ficar descansada, fale com seu médico para ser avaliada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  21. Olá boa tarde fui fazer analises a 8 dias, tenho a Ac.anti-Peroxidase Tiródeia a 883 pode me ajudar, estas alterações será provocada do quê? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os valores aumentados dos anticorpos podem ter variadas acusas, sendo as mais comuns os nódulos e as inflamações da tiroide.... o importante é saber se a tiroide funciona bem, se as hormonas estiverem bem basta fazer as avaliações pontuais... fale com o seu médico e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  22. Olá boa tarde,
    Tenho Hipotiroidismo e estou medicada com eutirox 175,
    Fui fazer análises e os valores da TSH e A-TG estão alterados, sendo que a T4 está normal. TSH 0,21 mui/l, A-TG 79 ui/ml e T4 1,46 ng/dl
    Deverei preocupar-me? só tenho consulta para o mês de Dezembro.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      pode aguardar pois as variações são pequenas... deve então manter a medicação e falar com seu médico na consulta para ser avaliada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  23. Por favor meu exame anti-peroxidase esta 28UI/ML
    TSH 0,40 uUI/ML
    T3 LIVRE 3.18 pg/ml
    t4 livre 1.12ng/dL

    tomo puran de 50mg
    os exames estão elevados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim me parece que estejam bem, mas deve falar com o seu médico para avaliar seu tratamento... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  24. Fui fazer exames de rotina e todas as taxas dos hormônios da tireoide estavam normais, menos a tireoglobulina que estava 282. Fiz ultrassonografia com doopler e não apareceu nenhum nódulo. Repeti o exame de sangue 10 dias depois e a tireoglobulina baixou para 175 porém ainda está alta. Devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como os hormonios estavam bem é sinal que sua tireoide funciona corretamente, daí não ser grande motivo de preocupação, as principais causas são os nódulos ou as inflamações, como não tinha nodulo podia ser alguma pequena inflamação, como já está descendo o valor é sinomino que está a melhorar... deve falar com sua médica para fazer novo controlo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.

Livro de Carlos Edgar

Livro de Carlos Edgar
O que perguntamos sobre saúde - um livro com mais de 1000 perguntas sobre saúde.

Gosto...