Antioxidantes

Os antioxidantes ajudam a reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca, cancro, envelhecimento precoce. Os antioxidantes são substâncias, vitaminas e minerais, capazes de neutralizar os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelos processos de oxidação (e subsequentes lesões celulares) que ocorrem constantemente no organismo. As frutas e os vegetais são alguns dos alimentos mais ricos em antioxidantes.

Compota de frutos vermelhos rica em antioxidantes
Compota de frutos vermelhos rica em antioxidantes

Radicais livres: o que são?

Os radicais livres são elementos produzidos pelo nosso organismo durante o processo respiratório (2 a 5% do oxigénio que respiramos converte-se em radicais livres).
Entre os antioxidantes mais populares destacam-se as vitaminas A, C e E, os flavonoides e os carotenoides (pigmentos vegetais):

Vitamina A - Tem um papel na integração das células epiteliais, na diferenciação celular e crescimento, e está relacionada com a prevenção de tumores da bexiga, mama, estômago e pele.

Vitamina C - com um importante papel no metabolismo celular, protege-nos dos danos causados pela exposição às radiações e aos medicamentos, e melhoria do sistema imunitário.

Vitamina E - tem ação na coagulação sanguínea e síntese de algumas proteínas, impede e minimiza os danos provocados pelos radicais livres associados a doenças como o cancro, a artrite, a catarata e o envelhecimento.

Carotenoides e flavonoides - são fitoquímicos capazes de capturar os radicais livres. Uma das suas funções é a de estimular o sistema imunitário, prevenindo as lesões genéticas que ocorrem antes do aparecimento do cancro.
carlosedgar.com

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com