quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Espondilose (bicos de papagaio)

Espondilose (bicos de papagaio)

A espondilose ou bicos de papagaio ou espondilartrose é um problema causado pelo desgaste dos discos da coluna vertebral que leva a uma diminuição do espaço entre as vértebras. Este aperto comprime os nervos, através do crescimento do osso da vértebra que fica ligeiramente saliente. É um problema que afeta ambos os sexos e é característico de profissões duras.

A dor é o sintoma deste problema, sendo muitas vezes caracterizada como uma dor moinha ou moedeiro com ocorrência de guinadas de curta duração – lumbados. Quando a dor erradia para a perna estamos perante a dor ciática, geralmente acompanhada de formigueiro, mais intensa e persistente. O melhor tratamento é o repouso numa superfície dura, podendo ser necessário o tratamento medicamentoso. carlosedgar.com

Perguntas sobre bico de papagaio

O que é um bico de papagaio?

O bico de papagaio ou osteófito são expansões dos ossos que aparecem nos discos vertebrais da coluna como resultado de uma artrose. Esta alteração é mais comum nas mulheres e pode ser causada por uma atividade profissional dura, más posturas, idade avançada ou trauma na coluna.

Quais são os sintomas que os bicos de papagaio dão?

Inicialmente esta deformação não dá sintomas, com o avançar da doença pode ter dores lombares ou cervicais (pescoço), alterações na mobilidade, tremores, formigueiros, rigidez e alterações na postura.

Que devo fazer para tratar os bicos de papagaio?

Os bicos de papagaio não têm tratamento, para ter uma vida normal a pessoa pode fazer fisioterapia, corrigir a postura, fazer exercício físico (alongamentos), fazer medicação (controlar a dor e fortalecer as cartilagens) e diminuir o peso.

Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. Tenho 34 anos e sofro de espondilose com uma cifose e escoliose , nunca fui acompanhada por nenhum ortopedista apenas a minha medica de familia que me pouco informa ! Nao sei oque fazer pois esta agravar-se , tenho tido imensas dores!Por favor preciso de ajuda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      neste quadro deve consultar a opinião de um ortopedista, para avaliar a hipótese de ser operada (aplicação de uns fixadores para dar estabilidade à coluna) ou usar um colete semi-rígido. Entretanto deve corrigir a sua postura (sentada, na cama e a conduzir), evitar carregar grandes pesos e tomar medicamentos para as dores. Como a sua medica nunca a enviou para esta especialidade, pode-lhe sugerir, sem ferir susceptibilidades, ou recorrer a um privado. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Sexta passada fui com RXs,análises e ostodensitometria bifotónica (coluna lombar e colo do fémur).Foi-me diagnosticado com: artroses (coxas, joelhos, pés e mãos)bicos de papagaio e espondilose,foi-me dito também que continuava com fibromialgia.(que me tinha sido diagnosticada há 10 anos)
    A minha filha,tentou saber mais sobre este diagnóstico mas o médico respondeu-lhe que tivesse em atenção o meu estado psicológico.Estou arrasada é agora por nada saber. Receitou-me :"sulfato de glucosamina" e "paracetamol+ codeína". Esta consulta foi num hospital privado mas fui aconselhada pelo médico que se tivesse uma crise (costumo ter dores, formigueiro, paralisações,etc...)que fosse a uma urgência do hospital da minha área.Espondilose não são os "bicos de papagaio" pois o médico fez diferença e disse-me o nome cientifico dos bicos de papagaio (que já não me lembro).
    Agradecia um esclarecimento.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a espondilose é uma degeneração dos discos vertebrais, esta alteração leva a formação de bicos de papagaio. Os bicos de papagaio são uma complicação da espondilose e resultam de uma ossificação, sendo o nome científico osteófitos. Pode conferir a imagem.
      O tratamento desta situação cinge-se a medicamentos para a dor e por vezes medicamentos para reforçar as cartilagens como é o caso da glucosamina. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta. :-)
      Gostava de saber a longo prazo quais poderão ser as consequências destes sintomas. Até sexta feira "só" tinha fibromialgia...Por diversas vezes fiz exames e nunca acusaram nada. Obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      como lhe expliquei é uma complicação da espondilose, artrose que vai limitando a pessoa causando desconforto e limitações crónicas. O tratamento cinge-se a alguns medicamentos (controlar a dor), exercício físico, controlo do peso, fisioterapia e quando há outros problemas associados há indicação para cirurgia embora se trate o problema e não esta alteração óssea. Chamamos bicos de papagaio, pois numa radiografia parecem bicos de um papagaio. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.