Obesidade (IMC), o que são?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30. A obesidade é avaliada pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a relação peso/ altura. IMC= Peso/Altura²

Confira os valores de IMC:

IMC Normal - 19 a 24

Excesso de peso - 25 a 29

Obesidade moderada (grau I) - 30 a 35

Obesidade grave (grau II) - 36 a 40

Obesidade mórbida - <40
 

A obesidade pode ser causada pela vida sedentária (computadores e televisão), fatores genéticos, pela má alimentação (excesso de gorduras e fast food), gravidez, menopausa, andropausa, medicamentos e alterações hormonais.

A obesidade é uma doença que leva ao isolamento e discriminação social, acarreta problemas cardiovasculares, respiratórios, endócrinos, osteoarticulares, gastrointestinais e geniturinários. Para prevenir deve ter uma dieta equilibrada (rica em vegetais e fruta e pobre em gorduras) e praticar uma atividade física regularmente. O tratamento da obesidade passa pela mudança de estilos de vida, dieta pobre em calorias, mudança de hábitos alimentares e aumento da atividade física. O tratamento da obesidade deve ser acompanhado por um médico e/ou nutricionista para resultar e não haver recidiva do peso. Lembre-se que não há produtos milagrosos. A mudança de hábitos é a melhor opção. Nos casos de obesidade mórbida os tratamentos cirúrgicos podem ser a opção recomendada.