quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Paspat oral®

Paspat oral®

A paspat oral® é uma vacina imunoestimulante que contém um lisado bacteriano das principais estirpes causadoras das infecções respiratórias (Staphylococcus aureus, Streptococcus mitis, Streptococcus pyogenes, Streptococcus pneumonia, Klebsiella pneumonia, Branhamella catarrhalis e Haemophilus influenzae).

Vacina oral utilizada para prevenção de doenças respiratórias tais como: bronquites, anginas, amigdalites, rinites, sinusites, entre outras.

Posologia (crianças e adultos): toma diária de um comprimido durante 28 dias, seguido de uma pausa de 28 dias e nova toma diária de 28 dias.

Efeitos secundários ou adversos de paspat oral®
  • reações gastrointestinais
  • cutâneas
  • rinite
  • falta de ar
  • dores de cabeça
  • náuseas
  • vómitos
  • dor abdominal
  • taquicardia
  • febre
  • mal-estar
  • secura temporária da garganta

Preço da  vacina paspat oral®: Portugal (19 euros - 28 comprimidos) e no Brasil(35 reais - 28 comprimidos)

Em que época deve fazer a vacina paspat oral®?

O esquema da vacina paspat oral® deve ser iniciado antes da época do frio, 2 a 3 meses antes, para quando chegar aos meses de mais frio (maior risco de infecções respiratórias) já ter imunidade. A vacina paspat oral® garante imunidade durante 12 meses.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

55 comentários:

  1. No Brasil esta vacina esta a venda?
    Thais simoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      no Brasil só existe a versão paspat de administração intracutânea.

      Posologia: 10 injecções intra-cutâneas de 0,2 ml a intervalos de 8 a 12 dias em crianças, e de 3 a 5 dias em adultos. Repetir o tratamento após 6 meses em pacientes idosos e com tendência a recidivas.
      Fale com seu médico.
      Laboratório: Sankyo Pharma Brasil Ltda.

      Eliminar
  2. Não fiz a pausa de 28 dias, somente 24 dias, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      não há problema pois estará protegida, deve respeitar as indicações e fazer 28 dias de pausa... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  3. OLA BOA NOITE TOMEI ESSA VACINA QUANDO MORAVA EM PORTUGAL,,FOI OTIMA,ERA RARO TER UM RESPROADO SEQUER,,,AGORA MINHA FILHA DE 3 ANOS ESTA SEMPRE RESFRIADA,GOSTARIA DE DAR ESSA VACINA,MAS VIVO NO BRASIL,E TENHO RECEIO SE PODE OU NAO....POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE NAO HA PROBLEMA.OBRIGADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode mas deve falar com o pediatra para receitar a formula infantil... se precisar de ajuda ando por aqui... as melhoras para a sua menina...

      Eliminar
  4. Boa noite, foi-me receitada recentemente esta vacina, gostaria de saber se diminui o efeito da pílula contracetiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela rapidez da sua resposta. Como a maioria dos antibióticos interfere com a eficácia da pílula tinha receio que acontecesse o mesmo. Fico mais tranquila, muito obrigada

      Eliminar
  5. Bom dia.
    A minha filha de 6 anos está a tomar Paspat Oral e hoje comeu o pequeno almoço antes da toma diária, o que devo fazer? Dar-lhe o comprimido mesmo com comida no estômago ou retomar só amanhã?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor retomar amanha, pois deve ser feito em jejum... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigado pela rapidez da resposta.

      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite.
    Gostaria de saber o seguinte:
    Estou de momento a tomar esta vacina à relativamente uma semana, um dos efeitos é que passado algum tempo comecei a sentir parece como que o corpo ligeiramente um pouco mais quente, não é febre, mas noto uma ligeira subida da temperatura corporal, isso será da reacção da vacina, quanto a outros efeitos, nada a assinalar. Obrigado.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, apesar de não estar descrito como efeito secundário, é provável que esta sensação seja causada pela vacina... mantenha o esquema recomendado e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. Muito obrigado pela atenção, estou a seguir conforme me foi indicado. Tomar em jejum durante 28 dias depois paro 28 e novamente volto a tomar outros 28. Mais uma vez obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,

    estou na 2º toma da vacina, mas entretanto apanhei uma gripe e estou a tomar antibiótico para uma faringite/ bronquite. Devo interromper a toma da vacina ou não altera as propriedades da vacina? Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há interação entre a vacina e o antibiótico, mas como nestas situações temos uma diminuição da imunidade, o melhor é adiar a vacina para ser mais eficaz... pois para a vacina ser eficaz o nosso sistema de defesas tem estar bem... desculpe a demora na resposta... espero que já esteja melhor, um abraço.

      Eliminar
  9. Muito obrigado pela resposta. :) Eu ia a meio da toma (2ª dose). O parar não altera a eficácia? É preferível interromper pelo que entendi. Abraço e obrigado novvamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é melhor... continuar depois o esquema... um abraço... :)

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Olá,
      não farmácia, nalguns países pode ter outro nome comercial... fale com seu médico e se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  11. Estou a tomar o Paspat Oral e gostava de ir doar sangue. Fico impedida de o fazer por estar com esta medicação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não fica, mas deve perguntar à médica que lhe fizer a entrevista... se precisar ando por aqui, parabéns por seu ato tão nobre...:)

      Eliminar
  12. Estou a tomar Paspat Oral e gostava de doar sangue. Posso fazê-lo estando a tomar esta medicação? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não fica, mas deve perguntar à médica que lhe fizer a entrevista... se precisar ando por aqui, parabéns por seu ato tão nobre...:)

      Eliminar
  13. Estou no 2º dia da 2º fase da vacina. Verifiquei um ligeiro aumento dos gânglios do pescoço e não tenho outros sintomas. Poderá ser da vacina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é provável que seja essa a causa... deve manter, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá Tomo paspat oral todos os anos. Este ano, por lápso, na primeira dose só tomei 14 comprimidos. Confirmei isso quando ia começar segunda dose de mais 28 dias. Devo tomá-los todos (32 comprimidos) agora ou isso é prejudicial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer isso, embora os esquemas alterados tenham sempre menos chances de proteger... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. o meu filho tem bronquestasias. Pode fazer este tipo de prevenção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio pode, mas deve conferir com seu médico... convém iniciar a prevenção mais cedo, como sugiro no final do post... votos de um bom ano... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Boa noite. Eu ando a tomar a vacina paspat e gostaria de saber se posso ter relações sexuais mesmo tomando a vacina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá posso tomar o paspat mais de que uma vez no ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem grandes vantagens como ela garante aumento da imunidade durante um ano, não tem grande sentido, basta fazer um vez por ano... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Quanto tempo antes do pequeno almoço deve tomar-se o paspat oral?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode tomar antes... não precisa de ser um tempo certo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. O meu filho está a tomar o paspat oral há 4 dias e tem tido dores de barriga, falta de apetite e fezes tipo diarreia embora só uma vez por dia. Deve continuar a tomar os comprimidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para já deve continua,, diga-me estas alterações começaram com o tratamento? Coincidiu? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Coincidiu com o início do tratamento. No segundo dia teve temperatura de 37.5 mas depois pasdou. As dores de barriga foram aumentando em intensidade e parecem estar relacionadas com o facto de estar muito inchado e com muitos gases. Isto é normal? Quanto tempo demoram estes efeitos a passar?
      Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá, podem ocorrer algumas alterações como as que descreve, embora acabe por melhorar e ser bem tolerado, se mantiver mais dois ou três dias fale com seu médico, é melhor ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Boa tarde o meu filho tem 16 anos tomou o paspat em setembro e outubro agora em maio fez uma amigdalite. Esta a tomar antibiotico poderei dar lhe novamente junto do antibiotico ou depois de terminar o antibiotico para fortalecer o organismo. Ele tomou um antibiotico para a acne e ficou com ass defesas em baixo deveria ter lhe dado logo o paspat.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de fazer já, deve repetir dentro de alguns meses, basta fazer anualmente... o importante é que tenha uma alimentação rica para aumentar a imunidade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Ola... gostaria de saber se quando estou tomando a vacina, se posso beber bebidas alcoolicas ás refeiçoes???

    ResponderEliminar
  22. Olá boa tarde,
    Quando ficamos c amigdalite bacteriana devemos interromper o paspat e retomar dps, a minha dúvida é se for apenas faringite (apenas c necessidade de brufen sem antibiotico) devemos interromper à mesma a vacina ou aí ja nao é preciso?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esta fazendo à muito tempo a paspat? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ainda nao comecei a fazer o paspat mas como faço quase todos os meses faringite,tenho medo de começar a fazer a vacina e a meio de uma das tomas ficar mal da garganta...

      Eliminar
    3. Ok, mas deve iniciar e não pensar nisso, pois precisa de fazer para se proteger... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boas,
    Posso ser vacinado com a vacina da gripe e tomar paspat?
    Desde já muito Obrigado pela sua dedicação a todos nós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer, para aumentar suas defesas, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. O meu filho toma o paspat. Logo em jejum dou lhe Mas também lhe dou um prato de papá logo de seguida.estarei a fazer bem ou tenho de dar um tempo de intervalo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, pode manter... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.