Prisão de ventre - obstipação - conselhos



Se nas últimas semanas teve as fezes duras, dificuldade em evacuar e sensação de evacuação incompleta – poderá ser sinal de obstipação/ prisão de ventre. Neste caso terá que optar por uma alimentação mais equilibrada (comer frutas e vegetais regularmente – aumentar a ingestão de fibras, beber uma bebida de chicória (café), reduzir alimentos ricos em gorduras e açúcar, beber mais líquidos, comer um iogurte próbiotico após as refeições principais) e fazer exercício físico regularmente (andar a pé).

A evacuação normal do intestino varia de pessoa para pessoa, pode ir de três vezes por dia a três vezes por semana. O importante é respeitar o nosso ritmo e não adiar a ida à casa de banho, pois quanto maior for o tempo que as fezes estejam no intestino grosso maior é a quantidade de água absorvida e mais duras ficam as fezes.

A obstipação pode ter várias causas, tais como uma alimentação pobre em fibras, deficiente ingestão de líquidos, sedentarismo, alterações dos ritmos de vida, uso de laxantes, contenção da vontade de defecar, alguns medicamentos ou doenças.

Para melhorar deverá optar por medidas naturais, pois o uso recorrente de laxantes pode alterar o processo da defecação e piorar a obstipação. 

Algumas medidas: estimular a região anal, massajar o abdómen, aumentar a ingestão de fibras (mais frutas e vegetais), mastigar bem os alimentos, beber mais líquidos (2 litros de água por dia), comer um iogurte pró-biótico após as refeições, estabelecer horário para defecar, evitar bebidas com cafeína e fazer exercício físico regularmente (andar a pé 40 minutos por dia).

Uso de laxantes

O uso habitual de laxantes pode danificar os intestinos e piorar a obstipação. Siga as nossas instruções e opte por soluções naturais.

Para alívio ocasional, experimente os laxantes salinos, como o leite de magnésio.
Os laxantes salinos levam água ao cólon, facilitando a passagem das fezes. carlosedgar.com

Gases ou flatulência

A flatulência é o excesso de gases no intestino, causando espasmos e distensão abdominal. O gás no intestino surge através da deglutição de ar e da produção pelas bactérias da flora intestinal. A produção excessiva de gás por parte das bactérias deve-se a alteração da flora intestinal (corrigida com medidas dietéticas), consumo exagerado de verduras e legumes e deglutição de ar pelo stresse ou ansiedade. Alguns alimentos que deve aumentar: ervas aromáticas (anis, funcho, hortelã e salva), iogurtes (optar por comer um iogurte após as refeições), dióspiros, e ingerir a fruta, os legumes e as verduras no início das refeições para evitar que estacionem muito tempo no intestino. Alguns alimentos a reduzir ou evitar: lacticínios, pão, cafeína (café, colas, chá preto, bebidas energéticas) e massa tenra.

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que permite examinar a mucosa interior do cólon (intestino grosso). Consiste na introdução de um tubo flexível da espessura de um dedo pelo ânus de forma a poder observar-se o interior do intestino. A colonoscopia é bem tolerada.

Recomenda-se que a pessoa faça medicação para relaxar de forma a minorar o desconforto. O exame dura entre 15 a 60 minutos e deve fazer uma preparação prévia para que o intestino esteja limpo. As complicações são raras, se após a colonoscopia apresentar dor abdominal, febre, calafrios ou hemorragia extensa contacte o seu médico. A colonoscopia é feita nos casos de hemorragias (fezes cor de café), pólipos, tumores, dores abdominais, emagrecimento súbito ou obstrução intestinal.

Fontes bibliográficas