segunda-feira, novembro 04, 2013

Evra® – adesivo hormonal transdérmico

Evra® – adesivo hormonal transdérmico

Como aplicar o adesivo evra®

O adesivo hormonal deve ser aplicado na pele das nádegas, braço ou parte superior do tronco, evitando a região da mama, a pele vermelha, irritada ou esfolada. A escolha do local deve ter em conta as dobras da pele, locais onde a roupa aperta ou fricciona.

Para aplicar o adesivo deve pressionar bem os bordos, até colar, evitando a pele gordurosa, com maquiagem, com cremes ou loções. O adesivo não deve ser cortado ou danificado.

Como iniciar o adesivo evra®

Para iniciar o adesivo hormonal deve colocar o adesivo no primeiro dia da menstruação, após 7 dias, deve remover o adesivo e colocar um novo, num local diferente 8os locais devem ser alternados), assim no 1º dia coloca o adesivo, no 8º e 15º dia muda o adesivo, no 22º dia retira o 3º adesivo e faz uma pausa de 7 dias, nesta pausa surgirá a menstruação.

E se não colocar o adesivo no primeiro dia da menstruação?

Neste caso deve usar uma pílula durante o primeiro adesivo, e evitar ou usar proteção adicional para evitar uma gravidez.

E se o adesivo se descolar?

Se estiver descolado menos de 1 dia, não tem problemas, deve aplicá-lo ou aplicar um novo, se estiver danificado, noutro local e continuará protegida. Se estiver descolado mais de 1 dia, deve colar outro e evitar ou usar proteção adicional durante 7 dias.

Adesivo hormonal
Adesivo hormonal

Saqueta adesivo hormonal
Saqueta adesivo hormonal

Bula de evra
Bula evra®

Caixa de evra
Caixa de evra®

Posso mudar do adesivo para a pílula?
Sim pode, após a semana da pausa inicia a pílula ao 8º dia (no lugar de colar o primeiro adesivo inicia a pílula).


Onde colocar o adesivo hormonal ou evra
Locais onde pode aplicar o adesivo anticoncepcional
(região das omoplatas, ombros, barriga e nádegas)
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

827 comentários:

  1. Bom tarde,
    Tenho uma duvida será que me podiam ajudar? Ha uma semana que tomo bromalex. Eu uso há já algum tempo o adesivo contraceptivo, semana passada, terça-feira, era dia de mudar, e fi-lo. Acontece que hoje é segunda-feira, amanhã deveria tirá-lo, mas parece que hoje me está a vir o período, será normal?
    Desde já obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim pode acontecer, como resultado de alterações hormonais relacionadas com ansiedade e stresse ou mesmo efeito secundário do adesivo hormonal, não se preocupe, mantenha os adesivos de acordo com o esquema normal. Se precisar disponha. Ando por aqui...

      Eliminar
  2. Bom dia,

    Coloquei o adesivo pela 1ª vez este mês, tive sempre uma pequena perda de sangue, agora ao final do 3º adesivo, na altura de aparecer o período tive uma perda de sangue vivo repentina, que depois desaparecera, no dia seguinte a mesma coisa.
    É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim é normal as perdas entre os adesivos são efeitos secundários que são mais comuns nos primeiros 3 meses do contraceptivo, mantenha aplicação do adesivo e lembre-se que é na pausa que surge a menstruação à semelhança do que acontece com a pílula. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Boa noite,
    Estou com uma dúvida, vou mudar este mês para o adesivo contraceptivo, embora me tenha aconselhado com um médico ele diz que devia colocá-lo no dia que iniciava a toma da pílula anteriormente. No folheto de informação, diz que, se se tratar de uma troca de método contraceptivo oral para o adesivo, devo colocá-lo no primeiro dia da menstruação..o que me deixa confusa.
    Agradecia uma resposta se possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      como se trata de uma mudança de pílula para adesivo hormonal, deve colocar o adesivo no primeiro dia em que iria iniciar nova cartela (carterira ou blister) de pílula. O adesivo deve ser colocado no primeiro dia da menstruação quando a mulher não toma nenhum método contraceptivo e inicia com o adesivo. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  4. Boa noite,

    Relativamente ao uso do adesivo, que se encontra colocado na zona do abdómen, reparo que quando estou sentada, nas zonas onde há "vinco" ou dobra de pele o adesivo levanta dando a sensação do mesmo estar com ar e de estar descolado por dentro naquela área, embora na sua totalidade não esteja descolado.
    Também durante o banho, dá a sensação de criação de ar e o mesmo levanta um pouco nas bordas, mas não chega a 5 milímetros mas depois de estar seco e de fazer alguma pressão, fica normal.Assim sendo há alguma ineficácia? ou é normal? Devo ter alguns cuidados extra?

    Já agora, se o adesivo se descolar e eu tiver que colocar um novo, se está a dois dias antes de efectuar a mudança, Exemplo:Se cai na Sexta e eu faço a mudança do adesivo ao Domingo.como faço? mudo e no dia de mudança volto a mudar novamente e espero os 7 dias, ou continuo com o anterior?
    Agradecia uma resposta se possível.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o adesivo deve permanecer colado à pele, se se descolar ligeiramente nos bordos não perde eficácia, e preferível colar o adesivo numa zona que não crie estas dobras.

      Se o adesivo se deslocar ou sair 2 dias antes do tempo deve colar o novo e seguir o esquema normalmente, para não perder eficácia na contracepção. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  5. BOA TARDE NÃO COLOQUEI O ADESIVO CONTRACETIVO NO DIA A SEGUIR AO TEMPO DE PAUSA DE 7 DIAS SENDO ASSIM JÁ PASSOU UMA SEMANADESDE ESSE DIA GOSTARIA DE SABER SE O POSSO COLOCAR AGORA OU SE ESPERO QUE A MENSTRUAÇÃO VENHA NOVAMENTE :oops:obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      como não respeitou a pausa deve colocar o novo adesivo e durante este ciclo usar protecção adicional - preservativo. Este método funciona como a pílula convencional, aplicação durante 21 dias (3 selos em 3 semanas seguidas) e 7 dias de pausa (surgirá a menstruação).
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. Boa tarde!
      Uso o Evra faz 1 ano e meio. Meu dia de troca sempre foi no sábado, porém da ultima vez atrasei dois dias e so coloquei na segunda e no dia seguinte tive relação. Posso estar gravida?! Ainda to com adesivo. Estou na ultima semana.
      Desde já, obrigada!

      Eliminar
    3. Olá,
      como o atraso foi de dois dias está protegida, mais de dois dias corre o risco de perder a eficácia... deve manter o adesivo e esperar pela semana de descanso... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. boa tarde.
    gostaria de saber se ao colocar o adesivo contraceptivo (pela primeira vez) esta semana e ter relaçoes desprotegidas na semana seguinte, corre-se o risco de engravidar? (uma vez que as pilulas normalmente deve-se dar um tempo de pelo menos 1 mes até ter relaçoes desprotegidas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim corre o risco, apesar do método ser diferente na aplicação os cuidados que temos que ter são os mesmos, pois são métodos hormonais. No primeiro ciclo com aplicação do adesivo contraceptivo, deve usar dupla protecção.
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. A mulher com o adesivo na menstruação e na pausa engravida se tiver relações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      durante a menstruação a mulher não engravida, normalmente não temos relações sexuais nesta fase do ciclo por questões de higiene. Há mulheres que sentem maior prazer nesta fase. Se a mulher usa adesivo, no período de pausa também não engravida.
      Ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
  8. ola usei evra durante 3 anos dei uma pausa de 6 meses agora comecei a usar novamente coloquei os tres adesivos certinhoa mas tive relação sem proteção depois que coloquei o terceiro adesivo tres dias apos fiquei com medo e tomei a pilula do dia seguinte sera que corro o risco de engravidar por favor me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve não corre o risco de engravidar pois só teve relações no terceiro adesivo (já estava protegida), e como usou a pds não corre mesmo risco de estar grávida... deve fazer a semana de pausa e voltar a colocar o novo adesivo evra como se nada tivesse acontecido... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. O adesivo hormonal pode se descolar da pele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o adesivo não se descola desde que não seja aplicado na pele com óleo ou loções. Ando por aqui...

      Eliminar
  10. Quais são os seus principais efeitos adversos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os principais efeitos colaterais do adesivo hormonal são as náuseas e vómitos (comuns nos primeiros dias), alteração do fluxo menstrual (diminuição da quantidade e duração do fluxo), spotting (perdas de sangue entre as menstruações), mastodínia, alteração de peso (pode ocorrer aumento de peso) e depressão. Ando por aqui...

      Eliminar
  11. Olá. Coloquei o adesivo no terceiro dia da menstruação e tive relações sexuais 4 dias depois de ter colocado o adesivo. queria saber se corro o risco de engravidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se colocou o adesivo hormonal no 3° dia da menstruação não estava protegida quando teve relações, deveria usar preservativo, desta forma há risco de engravidar... se coloca se no primeiro dia da menstruação estaria protegida, apesar de se sugerir que a mulher deve sempre usar preservativo na primeira semana do novo método anticoncecional.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  12. Olá. Coloquei o adesivo na coxa, queria saber se perde a eficácia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não perde eficácia, se praticar exercício físico talvez seja melhor mudar de local, especialmente se fizer algum esforço fisico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  13. Olá, estou em meu terceiro dia de menstruação. Acabei de voltar do ginecologista que me sugeriu substituir o anticoncepcional injetavel mensal que usava. Me deu duas opções, EVRA ou Qlaira. Havia informado que a menstruação chegou ontem, mas na verdade o fluxo começou ontem mas a calcinha já melava no dia anterior. Diante disso, qual dos dois métodos seria mais seguro iniciar? Seria mais seguro esperar a próxima menstruação para substituir o contraceptivo? Não consigo contato por telefone com minha médica. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      qualquer dos métodos é seguro desde que o tome ou cole correctamente... como está no 2° dia da menstruação, pode iniciar qualquer um deles, sendo que terá que usar preservativo durante os primeiros 9 dias... como não está habituada a fazer um anticonccional todos os dias, o melhor é usar o adesivo evra pois só tem que aplicar um todas as semanas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. Olá, uso Evra há 4 meses sem pausar, mesmo assim, nesse período, tive pequenos sangramentos que duraram poucos dias. Mas nessa última caixa, estou sangrando há quase duas semanas, é um pequeno fluxo, mas está demorando de passar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não deveria usar assim o adesivo evra, pois tem que fazer pausa de 1 semana a cada 3 adesivos... ao colocar o adesivo evra de forma continua, corre o risco de ter sangramentos (efeitos adversos do adesivo) penso que ao fazer a pausa e retomar após 1 semana deve parar a hemorragia... se não parar deve falar com o seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. olá, iniciei o adesivo no segundo dia da mestruação, e tive relação no terceiro dia com o adesivo, corro o risco de engravidar? desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corre deveria colocar o adesivo no primeiro dia da menstruação... mantenha o adesivo... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  16. Bom dia.

    Coloquei o adesivo Evra no primeiro dia da minha menstruação e fiz a troca corretamente dos três adesivos, porém como tive alguns efeitos colaterais, procurei a minha ginecologista e vou trocar por um injetável, ele solicitou que espera-se o primeiro dia da minha menstruação para realizar a aplicação, porém retirei o adesivo na segunda feira dia 02/06/14 e até agora nem sinal de menstruação, é normal essa demora? Outra questão como vou viajar domingo para o Nordeste não gostaria de estar menstruada, neste caso não posso já adiantar a injeção Depoprovera? Se adiantar estarei protegida da gravidez ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o ideal seria esperar pela menstruação, que deve estar a surgir, pode antecipar a depoprovera, mas não convém pois deve ser administrada com menstruação... sugiro que espere... se precisar ando por aqui.. boa viagem.

      Eliminar
  17. Olá! Tenho algumas dúvidas em relação ao adesivo contraceptivo. Tenho 29 anos e só uso camisinha, nunca tomei pilula e nem usei nenhum outro método, estou pensando em usar o adesivo, quero saber se a partir do primeiro dia de uso já posso ter relação sem problemas de engravidar? Quero saber se ele provoca o mesmo efeito de algumas pilulas no organismo que é o aumento de peso? Quero saber se como o primeiro adesivo tem que ser colocado no primeiro dia da menstruação se ela não desce, sera somente na terceira semana? Quero saber por ultimo se os adesivos podem ser comprados sem receita médica, e só tem a marca Evra? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é sempre sugerido o uso do preservativo nos primeiros 7 dias de uso de adesivo hormonal... o adesivo como é um medicamento hormonal pode gerar alguns efeitos adversos, como a retenção de líquidos dependendo de mulher para mulher.... ao colocar o adesivo no primeiro dia da menstruação, ela parará e só voltará na quarta semana, semana de pausa, sem o adesivo... sim pode comprar sem receita médica e não existe outra marca ou genérico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada pelas respostas! Coloquei o primeiro adesivo dia 12/06/14 que foi o primeiro dia da minha menstruação, mas ela continua, ainda não parou, isso é normal?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode acontecer, deve aguardar... o adesivo evra vai libertando hormonas e entretanto a sua menstruação deve cessar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    4. Muito Obrigada! É verdade que o adesivo faz com que o corpo retenha muito liquido e faz engordar?

      Eliminar
    5. Olá, o adesivo, como outros anticoncecionais hormonais, pode aumentar o risco de haver retenção de liquidos e por conseguinte aumento de peso, mas tudo depende da mulher, seus estilos de vida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    6. Muito obrigada por responder tão rápido! Estou um pouco preocupada, coloquei o primeiro adesivo dia 12/06 no primeiro dia da minha menstruação, e dia 19/06 coloquei o segundo adesivo, e desde o dia 12/06 não para de vir um corrimento marrom ás vezes com sangue e também tem um odor meio estranho, o que pode ser? é normal?

      Eliminar
    7. Olá,
      se o corrimento tem um odor estranho deve falar com o seu médico pois pode estar com alguma infeção vaginal, é melhor ser avaliada... pode conferir o artigo no blog sobre corrimento marrom... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  18. Boa tarde. Estou menstruada a 9 dias. Tem problemas eu começar a usar hoje?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode colocar hoje o adesivo hormonal, mas tem que usar preservativo durante 15 dias... para não correr o risco de engravidar, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. Olå, uso o evra há anos e costumo trocá-lo de quarta feira, mas meu segundo adesivo descolou um pedaço no domingo e só troquei na quarta. Agora ta descendo um pouco d menstruaçao sendo que o certo seria eu menstruar só daqui uma semana. Corro algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      quando o adesivo descola pode correr riscos pois não passa a quantidade de hormonios suficiente para a proteger de uma gravidez... deve usar preservativo nos próximos 7 dias... se notar algum sintoma de gravidez (ausência de menstruação) deve fazer o teste... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  20. Olá! Uso o evra há anos e costumo trocá-lo de quarta feira. Meu segundo adesivo descolou um pouco np domingo e eu fiquei com ele até a quarta, quando troquei para o terceiro. Mas hoje, sexta, desceu um pouco de menstruação sendo que o certo seria descer daqui uma seman. Corro risco de engravidar? O que posso fazer? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve aguardar, o uso de preservativo é só para prevenir riscos, pois há a possibilidade desse adesivo não ter tido a eficácia total... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  21. Olá. Gostaria de saber se posso usar o adesivo Evra sem consultar ginecologista? E se quem tem ovários policisticos pode usar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode usar o adesivo que irá ter melhoras nos ovários, mas convinha falar com seu médico para ser acompanhada nesta nova fase de contracepção... é sempre bom ele estar a par de duas decisões... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  22. Gostaria de saber se tem a possibilidade de eu estar grávida. Voltei a usar o Evra. Usei os adesivos trocando toda semana como o indicado. No último adesivo, acabei deixando dois dias a mais... transei sem camisinha, mas antes minha menstruação já estava dando sinal. Durante a relação, acabei sangrando e achei q ia menstruar normal. Só que a menstruação veio como borra de café, continua vindo pouca. Iniciei outra caixa do Evra, coloquei o outro adesivo. Mas continuo assustada. Será que tem alguma possibilidade de ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que não há risco, pois apesar de ter deixado dois dias não perdeu a eficácia e proteção do adesivo evra... as alterações na menstruação devem estar relacionadas com o fato de ter mais dias o adesivo, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  23. Olá, gostaria se me podia dizer o que fazer no caso de colocar os adesivos durante 4 semanas seguidas, por engano (na 4ª semana, quando devia retirar, troquei por outro por engano). Obeigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem problema, continua protegida com o adesivo de uma gravidez, esta estratégia é usada para adiar a menstruação, deve ser usada esporadicamente para não aumentar o risco de doenças tromboticas e surgimento dos efeitos adversos como os escapes que são muitos comuns nesta situação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada pela rápida resposta. Ao ler o panfleto vi que dizia para retirar o adesivo quando me lembrar e colocar o próximo no dia que costumo pôr (para mim é 6ª feira).

      Já o retirei, ontem à noite, e o próximo será então já na próxima 6ª feira, correto? Pelas minhas contas, terei a menstruação durante 3 dias apenas, mais ou menos, há algum problema em relação a isso?

      Eliminar
    3. Olá,
      tem duas opções ou coloca mais dois adesivos e faz a pausa de 7 dias para menstruar ou faz já a pausa de 7 dias e menstrua nesse periodo, no oitavo dia coloca novo adesivo... a menstruação com o adesivo irá diminuir e ter menor fluxo, não se preocupe... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  24. Então não coloco já nesta 6ª feira (seria o dia em que coloco normalmente os adesivos), aguardo os 7 dias da menstruação? Mais uma vez obrigada pelas respostas rápidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer isso... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  25. Ola, queria tirar uma dúvida imediatamente.. eu não posso beber anticoncepcional pois passo mal, e nunca tentei usar o colante. Vou viajar para um lugar que é só água durante oito dias.. e não queria menstruar nesse período porém e nem no dia em que desce para mim. Se eu colocar o colante três dias antes da viagem sem estar mestruada, iniciando o tratamento, vai descer do mesmo jeito ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em principio não descerá, mas poderá ter algum escape, próprio de quem inicia o anticoncecional... não é garantido que tenha o escape, pode acontecer... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  26. oi eu estou no segundo mês do evrans se eu tiver relação sem preservativo corro risco de engravidar? ou posso fazer sem problemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre pois o adesivo a protege, não tem risco de engravidar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  27. Olá,usei o evra por um mes e me senti mal logo após a menstruação voltei a usar pilula no 7 dia,posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nestas mudanças de anticoncecional é comum sugerirmos a utilização de métodos barreira, para evitar riscos... se não usou e teve relações pode ter engravidado, embora o risco seja pequeno... é normal ter estas alterações no inicio do uso do adesivo evra... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  28. olá.. coloquei o adesivo 2 dias após o dia que deveria ter colocado apos a pausa de 7 dias. tive relações e meu namorado gozou dentro .. só que era meu último dia de menstruação e saia uma borrinha de sangue.devo tomar a pílula do dia seguinte? e se tomar continuar esse ciclo de adesivo que estou usando após o atrasó. ? obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve tomar a pilula do dia seguinte, pois com esse atraso o adesivo evra perdeu a eficácia... deve manter o adesivo (mudando os adesivos) e usar preservativo nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  29. Olá
    Só uma dúvida, na pausa dos 7 dias posso ter relações sexuais normalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode na pausa de evra também está protegida... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. Olá.
    Uso o adesivo à 9 meses, nunca tive nenhum problema. Agora que começou o verão para que o adesivo não se visse na praia colei na nádega, só que dobra no meio dando a sensação de estar com ar e de estar descolado nessa parte, embora o resto do adesivo esteja bem colado, e além disso por estar sentada reparo que se deslocou um pouco para cima.
    Quero saber se assim perderá a sua eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode perder o ideal seria coloca lo num local que não se desloca-se... o adesivo até é da cor da pele para evitar que o vejam.. como se descolou há risco de perder a eficácia, deve manter o adesivo (noutro local), e usar preservativo nos próximos 7 dias... para não correr risco de engravidar... só para se prevenir... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  31. Olá, comecei a usar evra na quinta (1° dia da menstruação), ai no 2° dia a menstruação quase não descia, isso é por causa do adesivo? E depois do 1 mês (com o adesivo) ainda é preciso respeitar os dias fértil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim por ter aplicado o anel a menstruação cessou, pode acontecer é normal... depois de aplicar o adesivo hormonal já não tem dias ferteis pois o aumento hormonal não permite que ocorra ovulação e periodo fertil... pode ficar descansada, não precisa.... está protegida, se precisar ado por aqui...

      Eliminar
  32. Olá, Boa tarde!

    Uso o adesivo EVRA a quase 4 anos e nunca tive problema. De 1 a 2 meses para cá, no dia de troca, venho colocando o adesivo em horários diferentes, ou um dia depois. Comecei a ter sangramentos sempre, e fiquei preocupada a segunda vez que isso ocorreu, pois praticamente fiquei menstruada 2 vezes em 3 semanas. Falei com a médica e ela disse para tirar o adesivo e ficar menstruada direito, para ver se regularizava. Fiz isso certinho, e coloquei o primeiro adesivo. O meu dia de troca é terca feira a noite, mas essa terca-feira de manhã acordei e fiquei menstruada. Isso me deixou muito preocupada, mas esperei mais um pouco. Nessa quinta feira(ontem), já estava praticamente sem estar saindo o que parecia ser menstruação, então coloquei o adesivo de novo(ontem), mas agora, hoje sexta-feira, acabei de ficar menstruada de novo, mesmo usando o adesivo. Fiquei menstruada no total 3 vezes em praticamente 1 mes e meio. Por favor, o que posso fazer? Não consigo falar com a minha médica. Muito obrigada,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de sangramento ou spotting é comum e resulta do uso do anticoncecional hormonal, não altera a sua eficácia, deve manter o uso do adesivo e quando conseguir deve falar com sua médica para ponderar a mudança de método... é uma situação aborrecida mas comum nos anticoncecionais hormonais.... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  33. Bom dia! Há 4 meses venho utilizando o adesivo Evra e não tive bom resultado...vários episódios de spotting.
    Irei trocá-lo pelo Qlaira. ( iniciei uso de anticoncepcional combinado há 10 anos)
    Só confirmando :qual o dia inicio a Qlaira?
    Quanto tempo de utilização de barreira devo fazer depois de iniciados os comprimidos?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar a qlaira após a semana de pausa, sem o adesivo, deve usar proteção nos primeiros 7 dias de qlaira, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Meu segundo adesivo caiu e sumiu no terceiro dia de uso, coloquei o terceiro no lugar. Fico com ele até o final da terceira semana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não deve ficar, pois um adesivo não protege tanto tempo... é melhor na ultima semana colocar outro adesivo... e depois fazer a pausa... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  35. Olá Carlos,

    Uso o Evra há um ano regularmente.
    No entanto eu gostaria de não dar pausa, pois vou viajar.
    Eu poderia ficar com o 3º adesivo por mais 2 dias e só depois dar a pausa? Período suficiente para viagem.
    Ou usar um 4º adesivo e não dar pausa e depois de 7 dias com esse 4º adesivo dar a pausa?
    Ou ainda usar 6 adesivos diretos e somente depois dar a pausa?
    O que é melhor para o meu organismo?
    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      talvez o melhor seja usar o 4° adesivo e depois dar a pausa de 7 dias... desta forma não iria menstruar durante sua viagem... se precisar ando por aqui, boa viagem...

      Eliminar
  36. Ola acabou minha menstroaçao coloquei o adezivo na sexta no domingo posso ter relasao nornal meu parseiro pode ejacular dentro de mim coro o risco de engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não está usando pela primeira vez, já usou noutros ciclos pode ter relação que está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  37. Olo acabou minha mestroaçao coloquei o adezivo na sexta no domindo meu parceiro pode ejacular dentro de mim poso engravidar me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não está usando pela primeira vez, já usou noutros ciclos pode ter relação que está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  38. Olá Carlos, eu uso o Evra a quase 2 anos, esse mês estou ainda no 2º adesivo e só vou trocar para o 3º daqui à dois dias, mas a minha menstruação desceu. É normal? Nunca tinha acontecido isso antes comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, o uso de anticoncecionais hormonais pode causar este tipo de perda, apesar disto a eficácia do adesivo se mantém... não se preocupe... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  39. Ola, boa noite!
    Apos um intervalo de um mes sem uso da pilula, iniciei Evra, logo no primeiro dia do fluxo. No setimo dia de uso do adesivo( primeira semana) tive relações sem preservativo, corro risco de engravidar? Agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como colocou o adesivo no primeiro dia da menstruação, não corre risco, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  40. Olá, estou no 2º mês de uso do Evra, sendo que vim de uma longa tentativa com outros anticoncepcionais em pilulas, foram uns 4, não completando 1 mês de pausa, coloquei o Evra no 1º dia de menstruação, mas não tomei precaução com outros métodos,após o 3º adesivo menstruei normal na pausa, e continuei com o uso, porém agora estou no 2º adesivo este mês, e estou me sentindo estranha, com alguns enjoos, inchaço abdominal, pouca cólica, e seios inchados e bastante doloridos, até onde sei usei o adesivo corretamente. Porém como é adesivo sempre tem a desconfiança de que não funciona. Achas que pode ter alguma chance de ser gravidez? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha chances, pois me parece que usou o adesivo corretamente... estes sintomas podem estar sendo causados pelo uso do adesivo... mas para ter todas as certezas e não ficar mais preocupada, sugiro que faça um teste de gravidez... desta forma fica mais tranquila... mantenha o adesivo e vá dando noticias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  41. ola boa tarde!!! ja usei o evra durante 4 anos depois parei de tomar para engravidar e depois da gestação o ginecologista me receitou pois nao estou amamentando ,mas nao coloquei no primeiro dia da menstruação,e ja coloquei o primeiro numa sexta feira e depois 2 na outra sexta feira,e tive relação sexual no 8 dia,sem previnir,porem no outro dia comprei a pilula dia seguinte ,pois acho que estava correndo risco engravidar ??....estou certa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      mesmo não colando no primeiro dia da menstruação, após 7 dias de uso estava protegida, se comprou a pilula do dia seguinte pode tomar para ficar mais tranquila, deve manter os adesivos... pode ter alterações na menstruação, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  42. ola estava tomando cerazetti e faltando 1 pilula o ginecoligista mudou pelo evra e entao no dia seguinte faltando 1 pra acabar colei o adesivo,e coloquei o primeiro numa sexta feira, depois o outro na outra sexta feira , e no sabado tive relação sem previnir,porem ejaculou fora,e no dia seguinte comprei a pilula dia seguinte ,estou sem risco de engravidar....obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não está em risco, pois já está protegida... pode ficar descansada, mantenha os adesivos e não se assuste de tiver alterações na menstruação (por causa da pds)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  43. Ola, estou iniciando o uso do evra e faço atividade física todos os dias. Há risco de diminuir a eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o exercício não interfere com a eficácia... deve é colocar o adesivo num local em que não tenha a pele dobrada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  44. Olá. Uso Evra há mais de ano. Há possibilidade de eu ter tirado o adesivo na segunda semana de uso e feito a pausa na terceira. Meu período desceu e tive bastante fluxo. Tive relações sexuais desprotegidas durante a menstruação. Há possibilidade de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se só usou 2 adesivos há possibilidade de engravidar, pois o adesivo só com duas aplicações não a protege... correu risco... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Fiz as contas e o que aconteceu foi que errei a terceira semana. Usei 4 adesivos (não 2 como pensava) e dai sim tive minha semana de menstruação (que ocorreu normalmente). Ainda sim há risco? Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá,
      se usou 4 adesivos e fez a pausa continua protegida, pode fazer a pausa e reiniciar a colocação dos adesivos... se precisar ando por aqui, fique descansada...

      Eliminar
  45. Boa tarde,
    Gostaria de usar EVRA para nao menstruar, assim sendo caso eu coloque o adesivo 3 dias antes da data prevista para menstruaçao, ele funcionarà?

    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim funciona e não menstruará.... mas pode ter alguns efeitos colaterais como um ligeiro sangramento... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  46. Olá Boa Tarde,
    Uso Evra a 6 meses e hoje dia 03/09 é o dia da pausa, só que eu não quero menstruar esse FDS, posso emendar colocando logo o outro adesivo?
    obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode colar com outro adesivo para adiar a menstruação, continuará protegida, mas pode notar algum sangramento, pois ao colar os adesivos há risco de ter efeitos colaterais, sendo os mais comuns as náuseas, os sangramentos e a tensão mamária... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  47. Olá,
    Bom dia! Usei injeção anticoncepcional de 3 meses durante 3 anos e já tenho 8 meses que parei de usar, porém não estou usando preventivo algum e só menstruei no mês de abril de 2014, e depois disso só venho sentindo cólicas ja fiz exames do BETA HCG, mas todos deram negativo, ou seja, não estou gravida, minha duvida é. Eu posso começar a usar o adesivo EVRA sem menstruar?
    Tenho outra duvida também, eu posso emendar o uso do adesivo, no caso não dá pausa para a menstruação desce? Isso trás algum efeito colateral, se trás quais são?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tem a certeza que não está grávida pode iniciar o adesivo... e sim pode emendar o uso de adesivo para não menstruar, mas corre mais risco de ter efeitos colaterais, como náuseas, tensão mamaria ou sangramentos no meio do uso dos adesivos... durante o uso do primeiro adesivo se proteja ou evite as relações... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  48. Ola , uso o adesivo a dois meses, o primeiro mes comecei a usar o adesivo no quinto dia do meu periodo , tudo foi normal , agora no segundo periodo voltei a usar o adesivo no quint dia do periodo, gostaria de saber se tem algo errado , depois de usar o primeiro adesivo semanal no segund mes , fikei dois dias sem manter relacoes sexuais, o terceiro foi sem camisinha e provavel estar gravida, desculpa mas as vezes sinto me insegura, mas adoro esse metodo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após retirar o terceiro adesivo deve fazer uma pausa de 7 dias, apenas ao 8º dia coloca novo adesivo... nesta pausa é provável que menstrue... se fez mais de 7 dias de pausa deve proteger durante o primeiro adesivo deste 2º ciclo, pois corre risco... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  49. Olá Carlos,

    comecei a usar o evra na quarta-feira dia 03 e tive relação com meu marido na quinta,no entanto minha menstruação não parou por completo ainda como diz na bula.Gostaria de saber se estou protegida contra a gravidez mesmo assim.Não estava usando nenhum contraceptivo a alguns meses antes de colocar o adesivo nesta quarta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é sempre sugerido o uso de um método barreira nos primeiros dias de uso do anticoncecional, mas como deve ter lido na bula o anticoncecional protege logo se for colocado no primeiro dia da menstruação... por isso me parece que não corre risco, pois colocou no primeiro dia da menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  50. Olá,

    fiquei sem tomar anticoncepcional por alguns meses (5 meses,que me lembre),minha médica me indicou evra e eu usei o primeiro na quarta-feira dia 03 e tive relações desprotegidas com meu marido na quinta dia 04.Minha menstruação não parou completamente como está previsto com o uso do adesivo.Corro o risco de engravidar por ser muito recente o uso do adesivo?

    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é sempre sugerido o uso de um método barreira nos primeiros dias de uso do anticoncecional, mas como deve ter lido na bula o anticoncecional protege logo se for colocado no primeiro dia da menstruação... por isso me parece que não corre risco, pois colocou no primeiro dia da menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  51. Olá, usa Evra há 12 Dias e Não me proteji corro risco de Engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se colocou o adesivo no primeiro dia da menstruação não tem grandes chances de ter engravidado... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  52. Olá! Em relação à quantidade de hormônio e seus conseqüentes efeitos secundários, qual método é menos agressivo, o adesivo ou o anel vaginal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em relação à quantidade de hormonios e ao menos agressivo é o anel, pois como a absorção é feita localmente precisa de menos hormonios e da menos efeitos colaterais... se precisar ando por aqui, confira os artigos no blog sobre o anel e o adesivo.... :)

      Eliminar
    2. Estou usando o anel há três meses. Mas ele insiste em ficar descendo, ficando na entrada da vagina frequentemente, embora nunca tenha saído. As vezes o sinto e tenho que empurrar mais a fundo. Será que estou colocando no local correto? Quando coloco ele fica fundo, mas esta sempre a descer...

      Eliminar
    3. Olá, tente o colocar enrolado no interior, para ele se abrir no interior e ficar mais fixo... logo mais vou publicar um foto na comunidade do anel hormonal no google+ com o anel bem colocado... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  53. Olá , coloquei o adesivo no primeiro dia da minha menstruação e sempre tive relações com preservativo , ontem coloquei o terceiro adesivo mas tive relações sem preservativo , corro o risco de engravidar ?
    Grata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre pois no terceiro adesivo já está protegida, se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  54. "Vanessa" Quero saber se logo que parar de usar o adesivo posso engravidar quero muito, Uso Evra apenas 2 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim poderá engravidar logo, mas é difícil conseguir engravidar logo após o uso de um anticoncecional... deve então parar o adesivo e o tentando, deve também apontar as datas da menstruação e não andar ansiosa... se precisar de ajuda ando por aqui.... boa sorte...

      Eliminar
  55. Olá, o meu dia de troca é de domingo e sempre fico menstruada em final de semana, sexta ,sábado e domingo. Eu gostaria de mudar isso, minha família as vezes que ir para clube ou praia e por coincidência é sempre na minha semana de pausa!
    Eu posso mudar o dia de troca? e qual seria o melhor dia? queria menstruar durante a semana e não nos fins de semana.
    Desde já agradeço...
    Atenciosamente Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer menos dias de pausa, pode fazer desta forma:
      Ao retirar o terceiro adesivo, coloca um quarto, depois retira-à após 4 dias, desta forma irá menstruar 4 dias mais tarde, terça, quarta e quinta... após o 4° adesivo faz a pausa de 7 dias e ao 8° dia reinicia a colocação dos adesivos... não se preocupe que a eficácia não se altera... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  56. Uso Evra há mais de um ano. Após a pausa, atrasei 1 dia na colocação do adesivo (meu dia era quarta 11/09 e colei na quinta à noite), ocorre que estou com sangramento de escape (muito pouco e de coloração escura gelatinosa) e sensibilidade nos seios desde que coloquei o adesivo.
    Nessa semana tive relações, corro risco de engravidar ??????
    Meu dia de troca (segunda semana) permanece na quarta (17-09) ou altero para quinta-feira?
    Socorrooooo!!!
    Grata pela ajuda!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao atrasar um dia a colocação do adesivo hormonal corre risco de engravidar, pois sua eficácia pode ficar comprometida... nessa situação deveria evitar as relações ou usar preservativo nesse dia e nos 7 seguintes... agora passará a colocar na quinta feira.... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  57. Olá
    estou na primeira caixa de evra e fiz a troca do adesivo número 3 um dia antes,sem querer,me confundi,era para trocar hoje(quarta) e troquei ontem (terça) devo esperar até quarta que vem para retirar ou tiro na terça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é melhor retirar na quarta, para completar os 21 dias de protecção e garantir que está protegida nos 7 dias seguintes (pausa), pois o adesivo garante a protecção por mais 1 dia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  58. Olá! No mes passado usei normalmente o evra, mas como ia estar com o meu companheiro na semana de pausa, coloquei mais um adesivo e tive relações sexuais nessa semana até ao último dia em que usei o adesivo. Posteriormente fiz a pausa é não voltei a usar contracetivos porque estou longe do meu companheiro novamente. É possível ter engravidado nessa semana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não é possível, pois estava protegida ao ter colocado um novo adesivo não correu risco manteve a proteção... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  59. Olá, Meu dia de troca é o sábado, meu adesivo caiu e sumiu quinta feira, eu não estava em casa e não encontrei outro para comprar até hoje, (sábado), minha mestruação desceu hoje. O que devo fazer?? Colocar o Terceiro adesivo hoje, ou recomeçar um novo cilho de adesivos já que minha mestruação desceu hoje. Desde já, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve iniciar novo ciclo e usar preservativo até colocar o segundo adesivo... se tive relações nestes dias pode ter engravidado... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Ok, vou colocar o novo adesivo hoje. Muito obrigada!!
      Ps: não tive relações nesses dias.

      Eliminar
  60. Olá! Meu dia de troca é segunda. Na quinta ele caiu e eu colei de novo...devo trocar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode deixar estar até quinta feira... seguindo o esquema, 21 dias com o adesivo + 7 dias de pausa... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  61. Olá...Colo o adesivo toda segunda, na terceira semana retirei o adesivo somente na terça, hoje já sexta feira e a minha menstruação ainda não veio isso é normal? o atraso? ou corro o risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ocorrer este atraso... ao deixar mais um dia não alterou a eficácia do adesivo, deve aguardar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  62. Já uso evra faz uns 5 meses....estava usando errado. ...Durante o intervalo estaba começando a usar um dia apos o indicado...no caso iniciando no nono dia....esse mês aconteceu isso...Será q corro o risco de ficar gravida? Agoraq sei o correto vou começar o uso correto a partir da próxima caixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao fazer mais um dia de pausa corre risco de engravidar, deve se proteger nos primeiros 7 dias do adesivo (1º adesivo)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  63. Olá. Tomo Evra desde 2011, porém nem todos os meses nesses anos usei, ás vezes por esquecimento de colocar o adesivo acabei por não usar alguns meses. Desde á 4 meses que estou a usar o adesivo, a minha mestruação tem estado regular e todo tem acontecido normal. Na semana passada no Domingo deveria ter trocado o adeviso para colocar o 4º, por esquecimento e tal acabei por não  trocar e ficar com o 3º adesivo até terça feira, na terça feira retirei-o e não iria colocar outro, mas na sexta-feira ao final da tarde  fiquei a saber q ia passar o fim de semana com o meu namorado então coloquei o adesivo q seria o 4º, passado algumas horas tive relações. Na segunda-feira comecei com um corrimento marrom, e com algumas cólicas q eu pensei seres colocas menstruais, pq tenho sempre... Porem até hj quinta feira o corrimento marrom mantem-se e nada de fluxo menstrual. Se tivesse feito tudo correto a minha menstruação seria nesta quinta feira. Poderei estar grávida? Ou será q só desregulei a mentruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que sua menstruação desregulou devido à mudança na aplicação do adesivo... deve usar o adesivo com o esquema correto para não correr riscos, estar protegida e menstruar na semana sem o adesivo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  64. Olá... Agradeço a sua rápida resposta. E ag o q devo fazer? Como tirei o adesivo na segunda feira devo voltar a colocar na próxima segunda feira? Este mês só terei este corrimento marrom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim se tirou o terceiro adesivo na segunda feira, deve colocar outro na próxima terça feira, dando descanso de 7 dias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  65. Boa tarde, uso evra a mais de 6 meses e pretendo engravidar, qual a altura certa para tirar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode retirar após a terceira semana, desta forma usa os três adesivos e depois não coloca mais nenhum, assim que pára o adesivo pode engravidar, pode não menstruar logo regularmente, mas mesmo não menstruando pode engravidar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  66. Olá, estou usando o adesivo há 2 meses, Meu dia de troca é o domingo, esse mes, o segundo adesivo caio durante a noite( enquanto dormia) na quinta feira, e de manha eu colei outro, e comprei outra caixa para seguir com o tratamento, no domingo, retirei e coloquei o terceiro adesivo. No sabado antes de retirar o 3 adesivo( ontem) tive relaçoes, hoje retirei o adesivo, mas estou com medo de esta grávida pq fiquei mais ou menos 6 ou 7 horas sem o adesivo, no sequindo adesivo, que caiu durante a noite. Posso ter engravidado??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de se preocupar, como foram 7 horas não tem risco deve manter o adesivo e fazer a pausa corretamente... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Muito obrigada. Só mais uma pergunta. Depois que retira o terceiro adesivo, a mestruação demora quantos dias para descer, eu retirei domingo e até agora nada. isso é normal??

      Eliminar
    3. Olá, normalmente desce no 3° ou 4° dia da pausa... deve aguardar, a menstruação tende a vir em menos quantidade... espere e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Bom dia.

    Comecei a usar o Evra no dia 1/10/2014 e já fiz a troca no dia 8 (segundo adesivo), hoje 15/10/2014 tenho que fazer a troca para o terceiro adesivo, mas acontece que ontem tive relações desprotegida e gostaria de saber se corro algum risco? a outra minha pergunta é a seguinte no dia da pausa eu posso ter relações desprotegida ou corro risco de engravidar?
    aguardo respostas...
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre pois já usou 2 adesivos... na semana da pausa, após o terceiro adesivo, pode ter relações, desde que tenha utilizado os 3 adesivos não corre riscos e também está protegida, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Bom dia Dr.

      Gostaria de saber no dia da pausa caso o período não apareça como devo proceder? uso o outro adesivo mesmo não tendo o período ou espero ele aparecer?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      se usou os adesivos corretamente deve manter o seu uso após a pausa, mesmo que não menstrue... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  68. Olá Dr,

    Comecei a tomar o Evra antes do primeiro dia da menstruação (acontece que tem ovários micropolisciticos e demoraria muito para meu ciclo vir).
    Agora, na troca do segundo adesivo, minha menstruação veio (mais do que o normal -- Fluxo alto).
    Qual a orientação? Devo seguir com o segundo adesivo ou fazer a pausa?
    Outra duvida, usava a pilula Gracial e me adaptava muito bem a ela... Meu grande problema era que esquecia muitas vezes e por isso meu ginecologista indicou a Evra, mas tenho sentido algumas reações. É possível que agora no inicio deste ciclo eu possa voltar a tomar o Gracial?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir o adesivo e aguardar pela pausa depois do terceiro adesivo.. para voltar à gracial deveria ser após a pausa que fará após os 3 adesivos... ainda é cedo para saber saber se seu corpo se adaptou... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  69. Ola.. Uso o Evra ha 1 ano, fiquei 1 mes sem usar e quando voltei a usar coloquei o adesivo no 5° dia util da minha mestruaçao quando ela praticamente tinha ido embora e fiz relaçoes sexuais no mesmo dia desprotegida! corro risco de esta gravida? estou no 3 adesivo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre risco, pois ainda não estava protegida, deveria se proteger nos primeiros 7 dias do adesivo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  70. Ola venho usando o evra a 4 meses..nesse mês atrasei e pus o adesivo 2 semanas depois de período terminar. Já tendo posto 2 adesivos ontem devia por o 3° o período parecia descer mas não. O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve colocar o terceiro adesivo, se teve relações nessas semanas de atraso corre risco de ter engravidado... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  71. boa tarde!
    uso EVRA a 8 meses como forma de me adaptar a outro metodo que não seja pilula.
    as duas primeiras semanas foram horríveis, inxei mto, seios doloridos, mas passou.
    uma coisa que notei é que o fluxo menstrual aumentou bastante e as cólicas menstruais tbm, porém, fora do periodo menstrual me sinto mais disposta do que antes.
    será que é recomendado voltar para a pílula? pois com a pílula (YAZ) eu não sofria tanto para menstruar, só que andei indisciplinada no uso, pulava muitos dias e qdo via a cartela estava cheia de comprimidos perdidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      compreendo seus problemas, mas ainda não teve tempo para seu corpo se adaptar ao adesivo, sugiro que o mantenha e se continuar com alterações deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  72. Olá,
    Iniciei o uso adesivo no 1º dia de menstruação (primeira vez que uso algum anticoncepcional) e 13 dias depois tive relações sexuais sem camisinha (estava com o 2º adesivo e no dia posterior coloquei o 3º adesivo), mas não houve ejaculação dentro da vagina. É possível estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco pois já estava protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  73. Bom dia Dr.

    Gostaria de saber no dia da pausa caso o período não apareça como devo proceder? uso o outro adesivo mesmo não tendo o período ou espero ele aparecer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se usou os adesivos corretamente deve manter o seu uso após a pausa, mesmo que não menstrue... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  74. Olá Carlos. A dúvida é: usando anticoncepcional oral há mais de um ano, logo ao fim da última cartela, no dia que corresponderia ao primeiro comprimido da cartela seguinte, o adesivo foi colocado, sendo a troca para o segundo e o terceiro feitas normalmente. O dia de troca era na terça, mas, após colocar o terceiro adesivo na terça, na sexta à noite, as bordas superiores soltando, foi retirado. Na madrugada de sábado houve relação sem preservativo e depois foi tomada pílula do dia seguinte. Ocorre que no sábado à tarde, houve relação de novo e o quarto adesivo foi colocado na segunda. Há chances reais de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há chances pois pilula do dia seguinte só protege das relações anteriores, como teve relações após a toma corre risco... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta! O que fazer? Esperar a semana acabar para retirar o adesivo e aguardar? Ou retirar logo?

      Eliminar
    3. Olá, deve continuar a colocar, este deve contar como se fosse o primeiro e no final do terceiro pode fazer um teste... para confirmar, ando por aqui...

      Eliminar
  75. Olá uso evra há 6 meses faz 3 meses que estou emendando os ciclos, não tem menstruação nem engravidei. Será que corro o risco de engravidar ? posso emendar os ciclos já que não me causam outros efeito e nem menstruo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco de engravidar, mas é aconselhado fazer as pausas para não correr riscos de ter efeitos adversos e ter menos riscos de ter complicações como as tromboses.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Olá, muito obrigada pela resposta devo ir ao medico em breve. Mas, me sinto muito incomodada com a menstruação, gostaria de não menstruar por isso emendei os ciclos, o evra me adaptei. teria algum outro método para me indicar, menos perigoso?

      Eliminar
    3. Olá, deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Eu comecei mês passado usando o evra colocando no primeiro dia da menstruação e usei corretamente sempre trocando na quinta os 3 adesivos. Na semana da pausa veio um corrimento marrom e depois dessa quarta semana eu coloquei o adesivo no dia correto, sempre na quinta e nessa quinta encerrou o segundo ciclo dos 3 adesivos mas o meu período não veio ainda e estou sentindo cólica, sonolência e enjôos porém meus seios não estão doloridos. Corro o risco de estar grávida? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      estas alterações que fala me parecem comuns e causadas pelo adesivo... como usou o adesivo corretamente não me parece que tenha riscos de estar grávida... aguarde e após a pausa coloque novo adesivo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Agradeço por ter respondido tão rápido! Então a sonolência é um dos efeitos colaterais do Evra? É comum na semana sem o adesivo não vir a menstruação? A minha sempre veio corretamente, todos os meses. Você saberia informar se há algum efeito do remédio com o crescimento do endométrio? (Já que o endométrio cresce para alojar o óvulo fecundado e quando isso não ocorre aconrece a menstruação)

      Eliminar
    3. Olá,
      sim pode ser um efeito... é normal não menstruar, pois os valores de hormonas estão sempre elevados e não permite o crescimento e descamação do útero... no entanto pode ter sangramento, mas não é a menstruação comum, pois o adesivo não permite que o ciclo se desenrole naturalmente.... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Então o que seria a cólica nesse período sem o adesivo?

      Eliminar
    5. Olá, seria um sinal da menstruação, que poderá passar a vir nas próximas pausas... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  77. Ola boa tarde!

    A minha namorada já toma o evra a 2 anos , por vezes tem alterações a quando do período, as vezes vem antes 1 ou 2 dias de retirar o penso outras vezes 1ou2 dias depois, mas quase sempre esta regular, desta vez já iniciou o 1 penso e o período não veio. A colocação foi correta durante o mês, o que o sr dr pode dizer?
    Obrigado pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer esta falta e alteração, com o uso do adesivo a menstruação pode passar a vir menos , ou mesmo não ir, e mais escura... como a colocação foi correta não tem risco de ser gravidez, se precisarem ando por aqui...

      Eliminar
  78. Olá..
    minha menstruação desceu no dia de colocar o adesivo, fico sem usar o adesivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não deve colocar para continuar protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Olá,
      deve colocar para continuar protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  79. coloquei o adesivo,no primeiro dia q menstruei,quero saber se na segunda caixa eu coloco ,no primeiro dia da menstruação ou eu espero o dia da semana da troca,obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      na segunda caixa deve colocar o adesivo após a pausa de 7 dias... após retirar o terceiro adesivo, faz a pausa de 7 dias e ao 8° dia coloca novo adesivo, retomando o ciclo de 3 adesivos + 7 dias de pausa... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  80. Oi, eu tirei meu adesivo da 2 pra 3 semana e nao achei o 3, vou comprar outro e botar. Ficar sem o adesivo por algumaa horas corre o risco de estar ficar gravida se eu tiver relacao ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se foram apenas algumas horas não perdeu a eficácia cole o outro e não se preocupe... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  81. Bom dia. Ja uso Ecra a 4 meses e estou satisfeita. Tive alguns dias de perda de sangue mas pelo que percebi é normal. mas estou com uma duvida. O meu dia de troca de adesivo é nas quartas feiras. Colei o primeiro do mes na quarta feira e ontem sexta feira durante a minha aula do gym descolu e caiu no chão. Deve ter sido por causa da transpiracao. Uso sempre na regiaõ dp abdpmen que sinto mas confortavel e consigo controlar melhor.
    Assim que cheguei ontem a casa colei outro adesivo da caixa que estou a usar fiz mal?
    Sendo assim so ficou um adesivo e ainda devo usar 2 até a terceira antes do descanso.
    Como devo proceder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim fez bem em colocar outro... deve colocar mais 3 adesivos para fazer pelo menos 21 dias de adesivo e depois faz a pausa... agora deve retirar este após 7 dias e colocar outro, se fizer a pausa após o terceiro adesivo, corre risco de engravidar, pois usou-o menos de 21 dias... ao colocar um quarto adesivo vai estar protegida mais de 21 dias, mas depois faz a pausa de 7 dias e não altera a proteção... espero que tenha conseguido explicar bem... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  82. Boa noite. A um mês inicie o uso do Evra, o qual só o
    Usei durante duas semanas e tive relações. Poderei ter engravidado nesse período?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se colocou o adesivo no primeiro dia da menstruação, não tem risco de engravidar durante seu uso, depois de o retirar corre, pois não està mais protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  83. Olá, uso o adesivo há pouco mais de um ano e resolvi parar para tentar engravidar no mês de setembro. Minha ultima menstruação foi no dia 10/10/14 (3 dias) veio bem pouco e depois no dia 20/10/14 voltou a vir mas em um fluxo maior (3 dias) e desde então não menstruei mais, tenho cólicas leves, dores na coluna, muito sono e cansaço, e tonturas já fiz 3 testes de farmácia e todos deram negativo, estou perdida me ajudem por favor...
    Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal notar essas alterações devido à paragem hormonal e à reposição hormonal de seu corpo... deve aguardar e marcar consulta para preparar sua gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Boa Noite.. estava usando EVRA tirei o adesivo dia 7 de outubro terça feira para pausa, ai a menstruaçao desceu dia 10 sexta.ai na terça dia 14 iniciei outra cartela só que passei muito mal e resolvi interromper o uso ai tirei o adesivo novamente dia 17 sexta feira, por motivo da retirada minha menstruaçao desceu de novo dia 20 de outubro segunda feira e so acabou dia 25 sabado. ai no dia 26 domingo tive relaçao sem camisinha só que meu namorado nao ejaculou dentro. ai passaram uns dias eu começei a sentir colicas e começou a descer uma borrinha por dois dias só que fiquei tres dias sentindo colicas ai dia 8 e 9 de novembro tive relaçoes sem camisinha de novo só que ele nao ejaculou dentro. Mas até hoje dia 18 de novembro minha menstruaçao nao desceu. corro risco de estar gravida ou esse atraso é devido a interrupçao do anticoncepcional evra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é devido à interrupção do adesivo, embora nesta trocas e retirada do adesivo pode haver riscos, me pareceu que usou menos dias do que deveria o adesivo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.