Evra® – adesivo hormonal transdérmico

Como aplicar o adesivo evra®

O adesivo hormonal deve ser aplicado na pele das nádegas, braço ou parte superior do tronco, evitando a região da mama, a pele vermelha, irritada ou esfolada. A escolha do local deve ter em conta as dobras da pele, locais onde a roupa aperta ou fricciona.

Para aplicar o adesivo deve pressionar bem os bordos, até colar, evitando a pele gordurosa, com maquiagem, com cremes ou loções. O adesivo não deve ser cortado ou danificado.

Como iniciar o adesivo evra®

Para iniciar o adesivo hormonal deve colocar o adesivo no primeiro dia da menstruação, após 7 dias, deve remover o adesivo e colocar um novo, num local diferente 8os locais devem ser alternados), assim no 1º dia coloca o adesivo, no 8º e 15º dia muda o adesivo, no 22º dia retira o 3º adesivo e faz uma pausa de 7 dias, nesta pausa surgirá a menstruação.

E se não colocar o adesivo no primeiro dia da menstruação?

Neste caso deve usar uma pílula durante o primeiro adesivo, e evitar ou usar proteção adicional para evitar uma gravidez.

E se o adesivo se descolar?

Se estiver descolado menos de 1 dia, não tem problemas, deve aplicá-lo ou aplicar um novo, se estiver danificado, noutro local e continuará protegida. Se estiver descolado mais de 1 dia, deve colar outro e evitar ou usar proteção adicional durante 7 dias.

Adesivo hormonal
Adesivo hormonal

Saqueta adesivo hormonal
Saqueta adesivo hormonal

Bula de evra
Bula evra®

Caixa de evra
Caixa de evra®

Posso mudar do adesivo para a pílula?
Sim pode, após a semana da pausa inicia a pílula ao 8º dia (no lugar de colar o primeiro adesivo inicia a pílula).


Onde colocar o adesivo hormonal ou evra
Locais onde pode aplicar o adesivo anticoncepcional
(região das omoplatas, ombros, barriga e nádegas)
Fontes bibliográficas
infarmed.pt