Urina

Qual é a cor normal da urina?

A cor normal da urina é amarela clara ou incolor, dependo da quantidade de água que a pessoa beba. Se beber pouca água a urina fica mais concentrada (amarela escura).

Tenho a urina amarela é normal?

Sim, a coloração normal da urina é amarela clara ou incolor.

Tenho a urina amarela escura, por que será?

A urina amarela revela que a pessoa não tem bebido água em quantidade suficiente, uma urina amarela escura é comum após exercício físico prolongado sem hidratação e em situações de desidratação.

Tenho a urina vermelha, é grave?

Sim, a hematúria (sangue na urina) é um problema que requer vigilância e observação médica urgente. Algumas razões para ter sangue na urina: menstruação, infeções, pedra no rim ou outros problemas renais. A urina castanha, rosa ou laranja revelam presença de sangue.

O meu pai foi internado durante dois dias por um problema renal, teve alta hoje e está com a urina azul, é normal ou deve recorrer ao hospital?

Não deve recorrer ao hospital, pois esta situação é normal quando os doentes fazem exames complementares e se usa o azul de metileno como produto de contraste, até expelir todo o corante a urina sairá azul. Os bebés podem ter uma doença genética, síndrome da fralda azul, que pode causar urina azul.

Que tipo de análises à urina podem ser feitas?

Existem vários tipos de exame que podem ser feitos à urina tais como: exame com tira de reagente, urina tipo 2, urocultura e urina das 24 horas.

Como funciona o teste rápido à urina?

O teste rápido à urina consiste na identificação de alguns componentes anormais na urina sugestivos de doenças urinárias, é realizado quando há queixas ou alterações urinárias. A identificação é efetuada com recurso a uma tira teste que é molhada com urina. A tira reage e identifica a presença, concentração ou quantidade de alguns componentes.

O que é um teste de urina tipo 2?

O teste de urina tipo II é uma análise à urina que tem como objetivo excluir problemas urinários e metabólicos. O exame é realizado com a colheita de um ou dois frascos da primeira urina da manhã.

O que é uma urocultura?

A urocultura é um exame que consiste na colocação da urina em meio de cultura para descobrir que tipo de microrganismo está presente. O microrganismo começa a reproduzir-se e é facilmente identificado. Se a urocultura for positiva vem acompanhada de antibiograma. O antibiograma é uma lista que revela que antibiótico pode destruir o microrganismo.

Como posso saber se a urocultura está normal?

A urocultura está normal se der negativo e não apresentar nenhum microrganismo infecioso.

O que é uma colheita de urina das 24 horas?

É um exame que consiste na recolha da urina durante 24 horas e tem como objetivos avaliar o funcionamento do rim. Este exame permite avaliar a excreção de urina durante 24 horas monitorizando os valores que são expelidos para a urina. Alguns parâmetros avaliados: albumina, proteínas totais e a clearance de creatinina. Valores normais: albumina: menos de 30 mg/24 horas, proteínas totais: menos de 150 mg/ 24 horas e clearance de creatinina: entre 80 e 120 ml/min.

Como devo fazer uma colheita de urina das 24 horas?

A colheita de urina deve ser feita durante 1 dia para um recipiente que poderá obter no laboratório. Pode iniciar a colheita de manhã, rejeite a primeira urina da manhã, posteriormente recolherá toda a urina, que expelir durante 24 horas, e entregará na manhã seguinte no laboratório.

Qual a densidade normal da urina?

A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Do mesmo modo, quanto mais afastado, mais concentrada ela está. Os valores normais variam de 1005 a 1035.

É normal a urina ter glicose?

Não, a glicose é filtrada nos rins, normalmente a urina não tem glicose, nos diabéticos pode estar presente (glicosúria), especialmente em diabéticos com a diabetes descontrolada.

Qual é o pH normal da urina?

A urina é naturalmente ácida, pois o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto que o pH do sangue está em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0. Valores maiores ou iguais a 7 podem indicar presença de bactérias que alcalinizam a urina. Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais.

O que quer dizer uma análise de urina com leucócitos?

A presença de leucócitos na urina indicia um processo inflamatório - infeção.

Um diabético pode ter a urina com corpos cetónicos?

Sim pode, os corpos cetónicos resultam do metabolismo das gorduras. A sua presença na urina pode indicar uma diabetes descompensado ou jejum prolongado. Os diabéticos com cetose têm normalmente um hálito cetónico (cheiro a maçãs).

O que revela a presença de nitritos na urina?

A urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos, uma urina com nitritos positivos é um sinal da presença de bactérias (infeção).

Que tipo de cristais podem aparecer na urina? É normal aparecerem?

A presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, não tem nenhuma importância clínica. Alguns tipos de cristais: cistina, magnésio-amônio-fosfato (estruvita), tirosina, bilirrubina, colesterol, ácido úrico (em grandes quantidades devem ser valorizados) e oxalato de cálcio.

A urina deve ter células epiteliais e cilindros?

A presença de células epiteliais é normal, resultam da descamação das células do canal urinário. A presença de cilindros é mais preocupante, alguns tipos de cilindros: hemáticos (sangue) - em caso de glomerulonefrite ou inflamação dos rins; epiteliais - indicam lesão dos túbulos; gordurosos - proteinúria (presença de proteínas na urina); hialinos - comuns na desidratação.

Tenho urinado muitas vezes seguidas, o que devo fazer para parar esta alteração?

Urinar com muita frequência e às pinguinhas é um dos sinais de infeção urinária, deve recorrer ao seu médico para ser avaliado. Não se esqueça de acompanhar o tratamento com muita água, beba 1,5 a 2 litros de água por dia.

Tenho a urina laranja, porque será?

A urina laranja é comum no tratamento da tuberculose, anticoagulantes, ingestão de alimentos de cor laranja em grande quantidade, e quando temos sangue na urina em pouca quantidade. Deve falar com o seu médico.

O que pode causar a urina verde?

As causas mais comuns são: alguns corantes, alguns medicamentos (propofol e indometacina), pigmentos biliares, infeções urinárias, entre outros.

A minha urina é muito espumosa, porque será?

A espuma na urina pode ser devido à presença de proteínas na urina, deve falar com o seu médico.

Li numa revista que a urina pode ter a cor preta, o que causa esta mudança de cor?

A causa mais comum, quando temos a urina preta, é uma doença genética rara chamada alcaptonúria (doença que se caracteriza pela ausência de uma enzima no metabolismo da tirosina).

Fontes bibliográficas