sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Minesse® (gestodeno 60 microgramas + etinilestradiol 15 microgramas)

Minesse® (gestodeno 60 microgramas + etinilestradiol 15 microgramas)

O anticoncecional minesse® é uma pilula hormonal combinada constituída pelas hormonas sintéticas gestodeno e etinilestradiol, que está indicada na prevenção da gravidez. A quantidade hormonal na pilula minesse® é 60 microgramas de gestodeno e 15 microgramas de etinilestradiol.

Composição da pilula minesse®
A pilula minesse® tem a seguinte composição: lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, potássio de polacrilina, amarelo Opadry YS-1-6386-G [hipromelose, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro amarelo (E 172), óxido de ferro vermelho (E 172)], macrogol 1450, cera E (cera montanoglicol). 

Comprimidos brancos (placebo): lactose mono-hidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, potássio de polacrilina, branco Opadry Y-5-18024-A [hipromelose, hidroxipropilcelulose, dióxido de titânio (E 171), macrogol 400], macrogol 1500, cera E (cera montanoglicol).

Como tomar a pilula minesse®
A pilula minesse® deve ser tomada todos os dias sensivelmente à mesma hora, durante 28 dias. A mulher deve tomar os 24 comprimidos amarelos e posteriormente os 4 brancos. Os comprimidos brancos são comprimidos sem principio ativo e correspondem ao período da pausa (pausa de 4 dias). Durante esta pausa surgirá a menstruação. Depois de terminar a carteira ou cartela (4° e ultimo comprimido branco deve iniciar nova cartela ou carteira).

Como iniciar a pilula minesse®
Para iniciar a pilula minesse® deve tomar o comprimido do dia 1, esse dia da semana será sempre o dia em que vai iniciar nova cartela ou carteira, e será nesse dia da semana que vai tomar o comprimido n.° 8, 15 e 22. O primeiro comprimido para quem inicia pela primeira vez a minesse® deverá ser tomado no primeiro dia do período menstrual.

A pilula minesse® e outros medicamentos

A pilula minesse® pode perder eficácia com alguns medicamentos como:
  • Ritonavir
  • Fenobarbital
  • Fenitoína
  • Primidona
  • Carbamazepina
  • Topiramato
  • Rifabutina
  • Rifampicina
  • Griseofulvina
  • Ampicilina
  • Tetraciclina
  • Modafinil
  • Chá de hipericão
Efeitos secundários ou adversos da pilula minesse®

Efeitos frequentes da pilula minesse®
  • Alterações na menstruação
  • Ausência de menstruação
  • Dores de cabeça
  • Infeção vaginal (candidíase vaginal)
  • Mudanças de humor
  • Apetite sexual alterado
  • Nervosismo
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Dores de estômago
  • Acne
  • Aumento da mamas
  • Dor nas mamas
  • Corrimento vaginal
Efeitos menos frequentes ou raros da pilula minesse®
  • Cólicas abdominais
  • Crescimento excessivo de pêlos corporais
  • Queda de cabelo
  • Manchas na pele (rosto)
  • Aumento dos níveis de colesterol e triglicéridos
  • Aumento da tensão arterial
  • Urticária
  • Intolerância à glucose (açúcar no sangue)
  • Intolerância às lentes de contato
A pilula minesse® e os esquecimentos

Esquecimento da pilula minesse® até 12 horas
No caso de esquecimentos ou atrasos na toma da pilula minesse® até 12 horas, a pilula minesse® não perde a eficácia, deve tomar a pilula em atraso e manter as restantes no horário habitual.

Esquecimento da pilula minesse® de mais de 12 horas
Em situações de esquecimento ou atrasos superiores a 12 horas deve tomar a ou as pilulas em atraso (mesmo que as tome juntas), e usar proteção adicional durante 7 dias. se a falha ocorrer na ultima semana da pilula minesse® deve rejeitar os comprimidos brancos e iniciar nova cartela ou carteira de minesse® (comprimidos amarelos).

A pilula minesse® e os vómitos

A pilula minesse® perde eficácia se ocorrerem vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma da pilula minesse®. Nesta situação deve ser tomado outro comprimido.

Em situações de vómitos e diarreia durante vários dias deverá ser usado um método anticoncecional físico (preservativo).

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

394 comentários:

  1. A minesse e muito forte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o que nos leva a considerar uma pilula forte ou fraca é a sua quantidade de estrogénios e a minesse tem uma baixa dosagem de estrogénios, por isso podemos considerá la uma pilula fraca... pode conferir o artigo sobre piluas fracas no blog... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Tomo minesse ha 48 dias.tive relacoes sem outro metodo contraceptivo no dia 49.ha possibilidade de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ficar descansada que a minesse a protegeu, desde que tome a minesse certinha e sem esquecimentos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Olá eu tomo a pílula minesse desde de abril e outro dia no mes de junho tive reações sexuais sem preservativo e o meu parceiro veio se dentro de mim há possibilidade de estar gravida? Estou aflita porque já tomei dois comprido brancos e ainda não veio me o período mas também ainda falta dois para tomar

      Eliminar
    3. Olá,
      como toma a minesse sem falhas... não tem risco de gravidez... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. bom dia! eu tomo esta pilula há muitos meses, mas a cerca de dois, sempre que me vem a mestruaçao fico com uma infecçao pois tenho muita comichão na vagina e um pequeno ardor...este mes, estou no 14 dia de toma e comecei com comichao outra vez e com um corrimento estranho, ontem acabou por me vir a mestruaçao o que nao é normal uma vez que so tinha que vir daqui a alguns dias. pode ser dos efeitos secundarios? no folheto diz que sim. ajude-me, estou muito preocupada. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim podem ser alterações que as hormonas de minesse estão a causar na sua flora vaginal... é melhor falar com o seu médico para ser avaliada... não fique assustada, mas fale com ele... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Boa noite.
    Estou a fazer a pausa dos 7 dias, tomo minulet mas estou constantemente a ter pequenas hemorragias quando não devia de as ter.
    Quero experimentar uma pílula mais fraca pensei em minesse mas deveria ter sido tomada sem pausa, seguida a outra correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim para mudar deve tomar seguida, mas o ideal seria falar com seu médico para ver se a minesse é uma pilula que se adapta ao seu corpo... se precisar de ajuda ando por aqui.

      Eliminar
  5. Bom Dia,
    Por engano, acabei tomando a pilula do 23º dia, quando deveria ter tomado a do 22º dia. E agora??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como os dois comprimidos de minesse que trocou têm a mesma cor pode ficar descansada, pois têm a mesma dosagem hormonal... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Boa tarde,
    Furadantina mc 100 mg interfere com a pílula minesse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere pode ficar descansada, se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  7. Bom dia.
    Tomo minesse à já alguns anos, entretanto parei no mês passado, a menstruação que deveria aparecer no passado dia 26, não veio e a menstruação do ultimo mês teve um fluxo mesmo pequeno, mas não tive relações desprotegidas, pois tomei a pílula sempre certa. A minha pergunta é, será que este atraso agora se deve ao facto de ter parado de tomar a pílula no ultimo mês, ou devo ficar preocupada com uma possível gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve relações sem se proteger após parar a pilula pode ter engravidado... após parar uma pilula é normal não menstruar logo... pois o seu corpo demora a repor as hormonas... com o uso da pilula a mulher pode passar a ter menos menstruação e ficar mais escura... não se preocupe... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Boa noite. Ontem esqueci.me de tomar o ultimo comprido amarelo da pilula minesse e hoje tive relacoes sem outra protecao. Quando ia a tomar o comprimido de hoje, o branco para a mensrtruacao descer, reparei que nao tinha tomado o ultimo amarelo, o de ontem. Ha probabilidade de engravidar? O que me aconselha? Ja tomo esta pilula a sete anos e nunca tive um esquecimento..

      Eliminar
    3. Olá,
      sim ao se esquecer corre risco, deveria tomar a pilula do dia seguinte, manter a pilula e usar preservativo até ao 7° comprimido da próxima cartela.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Olá, tomava o minima mas como está em falta passei a tomar o minesse, acabei a primeira cartela mas não menstruei praticamente nada.... é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, ao tomar a pilula notar uma diminuição da menstruação é um dos efeitos da pilula, mas não se preocupe, pois está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. olá tomo a pílula Minesse já a bastante tempo e agora estou também a tomar a cerca de uma semana o sporanox receitado pela dermatologista. Já terminei os comprimidos brancos da pílula e ainda não me apareceu o período. Devo ficar preocupada? (não tive relações sexuais depois de começar a tomar o sporanox.)
    Obrigado pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não se preocupe, pois as alterações menstruais foram provavelmente causadas pelo tratamento, é comum notarmos isso quando fazemos o sporanox... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  10. Boa noite. Tomo a pilula minesse a cerca de 7 anos e pela primeira vez ocorreu.me um esquecimento. Nao tomei o ultimo comprimido amarelo e hoje, quando ia tomar o branco para a menstruacao descer, reparei que nao tomei o de ontem, o ultimo amarelo. So que hoje, tive relacoes sem outra protecao, pois nao sabia que me tinha esquecido de tomar o ultimo amarelo se ontem. Quando ia a tomar o branco e que reparei e tomei o amarelo de ontem e o branco de hoje ao mesmo tempo. Corro risco de engravidar? Qur me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim ao se esquecer corre risco, deveria tomar a pilula do dia seguinte, manter a pilula e usar preservativo até ao 7° comprimido da próxima cartela.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. mas depois de uma pesquisa melhor, ignorei os comprimidos brancos (placebo) e tomei dois amarelos. nao fiz a pausa dos 4 dias e iniciei outra cartela da pilula. mesmo assim aconselha a tomar pilula do dia seguinte? ainda nao passaram as 72h.

      Eliminar
    3. Olá,
      sim é melhor para se prevenir... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. olá,tomo a pilula minesse há mais de um ano e a minha mestruação descia sempre no ultimo comprimido ou seja o 28 e já acabei a cartela e a mestruação não desceu (saliento que a ultima vez que tive relações sexuais foi a 23 de julho e e no mês de agosto tive a mestruação normalmente e em setembro nada .. Será que é normal ou tenho que me preocupar com uma possivel gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer e ser causado pela pilula... deve aguardar e não estar preocupada... mantenha a pilula, pois me parece que não há risco de estar grávida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. boa tarde é normal menstruar só um dia e meio?
    tomo a pílula minesse

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal... com o tempo de uso da minesse pode notar uma diminuição da menstruação, passando a menstruar menos e menor dias e mais escura (marrom ou castanha)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. vou alterar meu medicamento mínima, que parece ter a mesma composição do minesse, pois o mínima não está mais no mercado. Gostaria de saber se, assim que terminar a cartela do mínima, posso iniciar o uso do minesse. Exemplo, iniciaria o mínima novamente no 29º dia, depois de 04 dias de intervalo. Posso usar o minesse nesse dia com os mesmos efeitos? Pelo que vi é praticamente o mesmo medicamento. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode fazer isso... para continuar protegida... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
    2. Desculpa, não entendi bem. Se eu começar a tomar o minesse no 29º dia estarei protegida?

      Eliminar
    3. Olá, sim está, pois ao 29° dia inicia nova cartela como se fosse uma de minima... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. Oi tomava o minima mais como está em falta troquei por minesse pq falaram que são praticamente iguais...
    Estou no começo da primeira cartela e tive relação sem proteção corro o risco de engravidar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está protegida, pois são equivalentes... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. você começou a usar logo em seguida, no 25º dia, ou no 29º dia?

      Eliminar
    3. Olá,
      como têm a mesma dosagem deve ser no 29° dia... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  15. Olha Carlos tomava a Minima e agora vou ter que mudar para a Minesse....a Minima era 28 comprimidos então tomava todos os dias e quando acaba a cartela já iniciava a outra e a Minesse tambem é assim??? Agradeço desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é, deve tomar os 24 comprimidos amarelos e posteriormente os 4 brancos, devendo depois iniciar logo outra cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. Boa tarde! tomo a minesse há um ano. O mês passado o fluxo mentrual foi quase inexistente e este mês apesar de sentir algumas cólicas menstruais não tive fluxo nenhum.sei que não estou grávida.É normal?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é... com o tempo de uso a mulher pode ter menos menstruação e mais escura... como tomou correto não tem risco de estar grávida, deve manter a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  17. Olá. Tomo minesse há duas semanas e estou com um corrimento marrom claro e sem cheiro. É alteração da pílula? Já tomei secnidazol por conta de uma bactéria, e depois disso é que o corrimento escureceu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser por causa da pilula ou do seu tratamento.. se o corrimento se mantiver mais dias, notar cheiro ou tiver alterações genitais deve falar com sua médica... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  18. Ola...Comecei a tomar minesse a menos de um mes..gostaria de saber se posso emendar a segunda cartela, pois não gostaria de mestruar na data em que acaba a primeira cartela. E se tem algum problema.
    Abraços e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode colar para alterar a data da menstruação, mas podem surgir alguns efeitos secundários... como os sangramentos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  19. Aah ta obrigada pela resposta!
    E se eu parar de tomar a cartela no dia 13/11...( o normal seria a cartela terminar no dia 20). A mestruação desci depois de alguns dias mesmo n dando o tempo certo? Pq n quero estar mestruada no dia 28/11.
    OU se eu tomar a cartela normal e dar os intervalo e voltar a tomar o remedio no dia 25/11 até o dia 27/11 a mestruação já cortou?
    Mais uma vez obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode descer... mas ao terminar antes a cartela corre risco de engravidar, pois perde a eficácia... se antecipar a cartela pode parar a menstruação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  20. Ola meu nome e Andressa.

    Comecei a tomar minesse n tem nem um mes...tive relação sem preservativo. Corro risco de engravidar?
    A partir de quando estou protegida com o uso da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se iniciou no 1° dia da menstruação estava protegida a partir do 7° comprimido... se precisar ando por aqui, mantenha a pilula... :)

      Eliminar
  21. Olá quando comecei a tomar minesse a minha menstruação parou loho no segundo dia isso é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, não se assuste... mantenha a pilula e tome a corretamente... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Bom dia me chamo Soraia e comecei a tomar o minesse tem uns 16 dias. So que tem uns dois dias que que esta descendo uma borrinha meio marrom. isso é normal? o que é isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, pode ser uma perda de sangue retida causada pela pilula... se notar odor ou alterações genitais deve falar com seu médico, pois pode ser uma infeção... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  23. Vi que uma meenina tb comentou que está com um corrimento marrom clarinho, sem cheiro. Isso é devido a pilula? Pode ficar quantos dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser causado pela pilula, pode demorar alguns dias... especialmente nesta fase inicial... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  24. Quero te parabenizar pelo site.

    Sempre dou uma olhadinha aqui...continue tirando nossas temidas dúvidas e meu muito obrigada!

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  25. Carlos Edgar...sempre no fim de tarde toma 2 cervejinhas... tomo o minesse isso atrapalha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere com a eficácia... não abuse... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  26. Tomo minesse há uns 5meses e apesar de antes ter a menstruação durante quase uma semana, reduziu-a para mais ou menos 3 dias. Mas este mês durou muito mais (6dias), apesar de não ser muito intensa, é razão de preocupação ou será normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal, pode ficar descansada, deve manter a pilula e desde que a tome corretamente està protegida... com o uso da pilula a menstruação pode ficar assim... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  27. Olá Edgar, mudei de yang 30 pra minesse faz um mês e meio, e tomei certinho todos os dias. Fiz uso de fluconazol durante 4 semanas, um por semana, tive um pequeno sangramento de escape e logo após relações sexuais, algum perigo de engravidar por conta do uso de fluconazol ou da baixa dosagem de minesse em relação ao yang 30

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao mudar de anticoncecional é sempre aconselhado o uso de proteção nos primeiros 7 dias... em relação ao medicamento não corre risco mas pode ter alterações menstruais causadas pela sua composição.... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  28. Por favor, esclareça uma dúvida que estou tendo:
    Estava usando há 10 anos a pílula Yaz, só que tive que parar para fazer um tratamento alérgico deste Agosto, retornando agora em Novembro, só que no 16/11 tive uma relação sexual sem preservativo e com ejaculação no canal vaginal, porém no mesmo dia a menstruação veio e após 2 horas tomei a pílula anticoncepcional Minesse, o fluxo foi diminuindo até no segundo dia da menstruação e chegou a parar no final do dia 17/11 ( no segundo dia da menstruação), e com presença de um muco amarelinho claro com resíduo pequeno de sangue amarronzando, a minha pergunta é tenho risco de ter engravidado, estou muito preocupada! Muito obrigada e aguardo retorno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se iniciou a pilula no primeiro dia da menstruação tem poucas chances de ter engravidado... no entanto como estava há algum tempo sem tomar há riscos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  29. Bom dia!
    ... a ultima pilula vai acabar nesta quinta feira.
    Que dia volto a tomar a segunda cartela? o intervalo é de 4 dias... no quinto começo a tomar é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve reiniciar no 5º dia, faz sempre 4 dias de pausa... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  30. Boa tarde,

    Por favor, me ajude a esclarecer uma dúvida com urgência: Durante 9 anos usei a pilula "Yaz", só que tive que parar por 3 meses devido a um tratamento alérgico, sendo que no período de pausa da pílula, a menstruação ocorreu em 22/08, 22/09 e 17/10 e retornei a tomar a pilula em 16/11/2014 com a pilula Minesse após a menstruação descer e ter tido uma relação sexual sem preservativo (no mesmo dia). Enfim, a menstruação durou após tomar a pílula 1 dia e meio, e neste meio dia apresentou um muco parecendo uma gema clarinha e consistente, então gostaria se tenho risco de estar grávida?!! Obrigada pela atenção dada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se iniciou a pilula no primeiro dia da menstruação tem poucas chances de ter engravidado... no entanto como estava há algum tempo sem tomar há riscos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Obrigada Dr. Edgar,



      Que eu posso fazer agora, devo tomar a pílula do dia seguinte já que hoje completa 72 horas da relação sexual e ter tomado a pílula minesse logo no 1ºdia, e se devo fazer o teste de gravidez de farmácia? Por favor, me oriente!!

      Eliminar
    3. Outra dúvida, após iniciar a pílula minesse, ela pode parar a menstruação depois de 1 dia e meio e dar enjoo, queimação e cólica abdominal nos primeiros dias?


      Obrigada, Dr. Edgar por esclarecer as minhas dúvidas.

      Eliminar
    4. Olá, sim pode, é uma fase complicada, a fase inicial, onde o nosso corpo se está adaptando... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  31. Olá, estou na minha segunda cartela de minesse, pois mudei de yang 30 para minesse. porém a mais de oito dias tenho notado um corrimento marrom claro, sem cheiro, pode ser efeito da pílula? E se for quanto tempo durará?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser causado pela pilula, se notar odor, deve falar com seu médico pois pode ser uma infecção... para já mantenha a pilula e aguarde... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  32. Boa tarde ,

    eu tomo esta pilula á cerca de dois anos , vim morar para a holanda e deparei-me que cá não existe a minesse , será que me podem dizer a mais parecida com a minesse para que possa comprar cá sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode pedir pelo nome genérico (gestodeno 60 mcg + etinilestradiol 15 mcg) ou uma similar de nome mirelle... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. Dr. Edgar,



    Que eu posso fazer agora, devo tomar a pílula do dia seguinte já que hoje completa 72 horas da relação sexual e mesmo ter tomado a pílula minesse logo no 1ºdia, e/ou devo fazer o teste de gravidez de farmácia?

    Outra dúvida, após iniciar a pílula minesse, ela pode parar a menstruação depois de 1 dia e meio e dar enjoo, queimação e cólica abdominal nos primeiros dias?


    Outra dúvida, após iniciar a pílula minesse, ela pode parar a menstruação depois de 1 dia e meio e dar enjoo, queimação e cólica abdominal nos primeiros dias?


    Grata mais uma vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deveria tomar para não corre risco, manter a minesse e não se preocupar com a menstruação, é normal parar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  34. OLá!
    Tomo o minesse...já etou no quarto dia do intervalo da pilula e ainda n mestrue. Posso começar a cartela no quinto dia normal sem ter mestruado?O que faço?? E a primeira cartela que tomo.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode continuar, desde que a tenha tomado corretamente não tem riscos... esta ausência pode acontecer... é um efeito da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  35. comecei a tomar a minesse pela primeira vez e ja tomei os 24 comprimidos amarelos e ja tomei 2 dos brancos tomarei hoje o terceiro branco e o periodo ainda nao apareceu. ja tive relacoes sexuais sem preservativo e o meu parceiro ejaculou dentro de mim. comecei a tomar a pilula (comprimidos amarelos) quando me veio a ultima menstruacao e apos a menstruacao acabar durante mais ou menos 2 semanas todos os dias me aparecia uma pequena mancha de periodo. devo ficar preocupada ou é normal nao me aparecer o periodo? boa tarde e obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal, deve aguardar... pode ainda aparecer, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  36. Tomo esta pílula há 5 meses e comecei a ter relações sexuais sem método de barreira há três. Tenho sempre o cuidado de tomar à mesma hora e não tomei nada que pudesse interferir nem tive episódios de vómitos ou outras coisas. No primeiro mês a menstruação foi normal e no mês passado a foi mais abundante e durou mais tempo. Este mês ainda não veio mas é suposto vir só daqui a 3dias.
    Há alguma possibilidade de estar grávida? Devo preocupar-me? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não se deve preocupar, pois está tomando corretamente... pode ficar descansada, aguarde pela menstruação e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  37. Boa noite ,
    Tomava esta pílula há 5 anos. Há cerca de 8 meses deixei de tomar e minha menstruação foi muito irregular. Não vem há quase 2 meses. Este mês voltei a tomar a pílula, sem consultar a minha médica. Tive uma relação desprotegida, mas tomei a pílula do dia seguinte. Estou agora a tomar o terceiro dos quatro comprimidos brancos, mas minha menstruação ainda não desceu. Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou a pilula do dia seguinte e manteve a pilula minesse não tem grandes riscos de engravidar... a falta da menstruação pode ser causada pela pilula do dia seguinte... mantenha a pilula e assim que consiga tenha uma consulta com sua médica... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  38. Olá !
    Tenho uma questão, eu comecei a tomar minesse dia 1, primeiro dia da minha menstruação, e no dia 23 tive relações sexuais, já estou a tomar os comprimidos brancos e ainda não me veio o período, posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não pois quando teve relações já estava protegida... deve aguardar pela menstruação, que pode não vir por causa da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  39. Atrasei-me 1h30min a tomar a pilula minesse, tem qualquer problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem problema, continua protegida, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  40. Se após tomar os 4 comprimidos brancos de Minesse o período não descer o que devo fazer? Iniciar a nova caixa normalmente e aguardar o período ou parar de tomar até ele vir? Tenho algum receio de começar a nova caixa e ele não descer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter a pilula se tomou corretamente a cartela, não tem risco de gravidez... a menstruação acabará por descer, pode ser um efeito da pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  41. Tomo minesse ha 10 dias se fizer relacoes sexuais sem preservativo, corro o risco se ficar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      já no corre, está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  42. O optimus tira a eficácia da pílula minesse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere... as melhoras... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. É normal não mestruar dois meses? O primeiro só veio o borram e no segundo mes não mestruei

      Eliminar
    3. Olá,
      sim pode acontecer, causado pela pilula e adaptação de seu corpo... desde que a tome corretamente está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  43. O neurobion tira o efeito da pilula minesse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tira, pode ficar descansada, mantenha a pilula... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  44. Tomava antes a pilula, minesse as 10:03 e agora tomo as 7:38 mas por vezes passa alguns 5 minutos da hora faz mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não faz mal, continua protegida não se preocupe, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  45. Tomo minesse e fiz relacoes sexuais e,meu parceiro veio se para dentro de mim posso ficar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tem tomado a minesse coretamente está protegida, pode confiar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá,
    Durante o verão tomei sempre a pílula minesse mas sempre em horas muito dispersas. Tive a última relação sexual em Agosto. Tive menstruação em agosto e em novembro, mas em dezembro e janeiro não. Saliento que tenho andado muito stressada e isso normalmente altera-me o ciclo, havendo meses em que não me vem nada, mas nunca fiquei dois vezes sem menstruação.Devo ficar preocupada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tem tomado a pilula corretamente não tem chance de ser gravidez... me parece que a pilula e o stresse sejam as causas desta ausência, mantenha a pilula e não se preocupe... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  47. Ola , tomo minesse a 10 dias mas meu parceiro no comprimido numero 9 veio se para dentro de mim , e 2 dias mais ou menos depois a 12;40 vomitei pouco , tomo a minesse as 7:48 .
    Posso ficar gravida ?
    Estou muito preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre riscos... pois o vomito aconteceu mais de 4 horas depois da toma do comprimido e quando teve relação já estava protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  48. Tomo minesse a uns 4 meses 5. Tomo sempre direitinho, apesar de antes 1 semana da menstruacao me vir corrimento marrom. O meu namorado e eu fazemos sexo anal mas ele nunca ejaculou e o domingo passado ele penetrou um pouco em mim, corro o risco de engravidar com o liquido que lhe sai antes? Eu sei que tomo a pilula mas como o meu organismo ainda nao se habituou por ter aquele corrimento tenho medo que nao faca efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como faz minesse à 4 meses, está protegida pode ficar descansada... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Sou capaz de tomar antibiotico para infecao urinaria.. Tem efeito com a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a maioria não interfere com a pilula, confira com seu médico e se precisar ando por aqui... beba muita água... :)

      Eliminar
  50. Olá.
    Descobri que estou grávida,mas já tinha tomado a pílula,será que não enterfere na gravidez ,quais os riscos que eu terei devido a pílula,visto que ela não teve efeito.ajuda-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere, a pilula não traz problemas ao bebê, pode ficar descansada, pare o anticoncepcional e fale com seu médico para fazer a vigilância de sua gravidez... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  51. Ols mudei da minesse para a minigeste, porque fazia-me confusão o facto de quase nunca mestruar, então mudei para a minigeste. acabei os comprimidos brancos da minesse e na na segunda passada comecei a tomar a nossa carteira da minigeste. Quando e que voltara a ter eficacia!, isto e, quando e que posso TeR relações descansada? E sem risco de engravidar?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 7 comprimidos de minigeste já está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  52. Olá tomei minesse por 7 anos...agora parei tem um mês. ...Gostaria de saber se demora pra engravidar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode demorar, embora algumas mulheres consigam logo engravidar, o mais comum é demorar, pois nosso corpo demora a repor os valores hormonais... deve ter consulta com seu médico e manter as relações.. sem ansiedade... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Boa noite, eu comi alguma coisa que não me fez bem e estou de diarreia, não pela pilula, mas sim por alguma comida que me fez mal, eu queria saber se a pilula missini vai perder efeito (pois uma vez li em algum lado que perde o efeito) obrigada, excelente site!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim perde se a diarreia acontecer nas 4 horas seguintes à toma da pilula... neste caso deve tomar outra pilula de outra cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas era a ultima cartela que tinha para já, continuo a tomar o resto ou deixo?

      Eliminar
    3. Oi, continua, e se protege nos próximos 7 dias... para voltar a estar protegida tem que fazer 7 comprimidos amarelos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  54. Ola me responde se recebeu meu comentario.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      já respondi... a todos os comentários... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  55. Boa noite senhor carlos edgar , tomo pilula mas troquei o comprimido branco pelo amarelo, era suposto ter tomado branco , fiz relções .
    Queria fazer um teste de gravidez , mas ja passou 4 dias da relação , será que posso fazer ja um teste de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre riscos... pois o comprimido branco não tem hormonios, logo ao tomar um amarelo no lugar do branco não tem chances... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  56. Boa noite Dr. Carlos,
    Tomo a pilula Minesse à mais de 9anos e sou bastante certinha nas tomas diárias. Durante os primeiros anos correu tudo muito bem, eu tomava e quando chegavam os compridos brancos a menstruação aparecia.. Com o passar do tempo a menstruação foi sempre diminuindo o fluxo até que no ultimo ano existem meses que ela simplesmente não aparece. Faço sempre o teste de gravidez por descargo de consciência embora tenha noção que não houveram falhas da minha parte, o resultado dá negativo. Gostaria de saber se é normal com esta pilula isto acontecer? É chato andar sempre que acontece a fazer testes de gravidez... ou devo continuar a fazer?
    Muito obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, com o tempo de uso a pilula pode causar isso e a menstruação ficar mais escura e em menor quantidade... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
    2. Sim, começou ficando mais escura e diminuindo o fluxo, mas daí a desaparecer em alguns meses também é normal?

      Eliminar
    3. Oi, sim pode acontecer, diminui e pode acabar por parar... desde que a tome corretamente está protegida... assim que a pare volta a menstruar normalmente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Responde o meu comentário porfavor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tenho nenhum por responder será que podia confirmar e recolocar... obrigado, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Tive relação sexual na pausa de uma cartela pra outra e não usei nenhum preservativo e foi a minha primeira cartela, devo tomar pilula do dia seguinte?

      Eliminar
    3. Olá, não precisa de tomar, desde que tenha feito a cartela corretamente está protegida na pausa entre as cartelas... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  58. Boa noite senhor carlos , tomo pilula minesse a Cerca de 1 mes , fiz relações sexuais e meu parceiro ejaculou para dentro da vagina.
    Mas tinha antes tomado Brufen Suspensão em xarope.
    Será qe o brufen corta a pilula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui.. as melhoras... :)

      Eliminar
  59. Boa tarde, há uns meses comecei a tomar a minesse e tinha dores nos seios durante o mês todo, e apenas o esquerdo começou a inchar...então parei de tomar durante umas semanas, e agora voltei a tomar e acontece-me quase o mesmo, as dores nos dois seios às vezes e o esquerdo inchado...não sei porque só acontece do esquerdo doendo-me os dois...O que isso significa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é um efeito da pilula comum na fase inicial da pilula.... na fase inicial de adaptação da pilula pode mais facilmente notar os feitos adversos, como a tensão mamaria, deve manter a pilula para se proteger... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  60. Bom dia,

    tomo minisse há mais de 1 ano e tenho-me dado sempre bem com ela.
    nunca me esqueci e tomo sempre à mesma hora.
    ontem tive relações sexuais de manhã e sem preservativo (pois como tomo a pílula e no dia anterior tinha tomado correctamente e à hora habitual, sei que estou protegida), não houve ejaculação. Devido a uma infecção no ouvido, à noite, depois do jantar, tive que tomar o antibiótico Azitromicina 500mg , sei que o antibiótico corta o efeito da pílula, e como efeito secundário do medicamento (ainda não tinham passado 4 horas da toma da pílula) tive diarreia.
    Há problema relativamente à relação sexual que tive no mesmo dia de manhã?
    Continuo a toma normal da pílula?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve fazer a pilula do dia seguinte e manter a pilula, deve usar preservativo até 7 dias depois de terminar o tratamento... as melhoras e se ando por aqui.

      Eliminar
  61. Olá ! Gostaria de saber se durante a toma dos comprimidos brancos há risco de gravidez se ocorrerem relações sexuais desprotegidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem risco, desde que tome as cartelas seguidas e sem pausas, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Ola, estou preocupada devido ao facto de este mês nao mestruar, esquecime 2 vezes de tomar a pilula. Tomo sempre as 7:36 e fui tomar era 22:36.
    Devo ficar preocupada no facto de estar gravida?
    Ja tomo minesse a 3 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve se preocupar, pois esses atrasos podem ter alterado a eficácia da pilula... deve manter a pilula e fazer um teste de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Boa noite,
    Tomo minesse a 6 meses, já terminei a carteira ou seja os 28comprimidos hoje, amanhã início uma nova carteira. Tive apenas uma relação desprotegida no primeiro dia, ou seja no dia em que iniciei esta última carteira (este mês ). O que me preocupa é que amanhã começo uma nova carteira e ainda não me veio a mesntruacao, há motivos para me preocupar? O meu único esquecimento foi o de tomar o comprimido branco número 2 ou seja o comprimido 26. Pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      elo que me descreve não me parece que tenha riscos... deve manter a pilula... por vezes, devido à pilula podemos notar este tipo de atraso ou ausência... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. oi CARLOS! Comecei minha primeira cartela no mês passado. Acontece que por descuido de atenção em um momento, descuidei e acabei tomando dois dos comprimidos brancos no meio da cartela.
    Há mais de uma semana tenho tido um corrimento marrom que se parece com uma menstruação, quase que uma vez por dia. Isso é normal?
    Minha cartela acabou na sexta e até agora nao tive menstruação, somente esse corrimento marrom parecido.

    O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relações nesse dias ou nos 7 seguintes correu risco de engravidar, deve manter a pilula e se tiver risco deve fazer teste antes de iniciar nova cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Ola senhor carlos, ja estou tomando uma nova cartela, ja tomo minesse vai fazer 4 meses, mas desde que iniciei essa cartela tenho tomado tudo direito, ja estou no 13 comprimido amarelo, aconteceu que ontem o meu parceiro ejacolou para dentro de mim, corro o risco de ficar gravida?
    Devo ficar preocupada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, desde que tenha tomado os comprimidos sem falhas está protegida, não tem chances... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  66. Ola tomo minesse a quase um ano nunca aconteceu nada...mas este mês esqueci um dia só lembrei no dia seguinte quando fui tomar a pilula percebi q n tinha tomado a anterio dias depois saiu na primeira urina da manhã um pouquinho se sangue e depois só umas borrinhas posso estar gravida ..detalhe n tomo n mesmo horário sempre das 8 ate 11 n tenho hora marcada. Me ajude nessa duvida obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve relações nesta fase do esquecimento ou nos dias seguintes corre risco de estar... deve manter a minesse e fazer um teste de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. eu tomo o minesse a 11 meses. Sera qse eu ter relaçao sem camisina..ela vai fazer efeito? o remedio é forte msmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é, desde que o tome corretamente está protegida... fique descansada, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Tomo minesse a algum tempo , e mes passado comecei a tomar alexa e tive relaçao um dia depois que comecei a tomar alexa e possivel ta gravida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem risco, pois são pilulas equivalentes... mantenha a alexa e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. A menstruaçao ta atrasada , e pq troquei. O remedio ou e normal ?

      Eliminar
    3. Oi, sim me parece que foi porque trocou... :)

      Eliminar
  69. Muito obrigada ,ja estava apavorada (:

    ResponderEliminar
  70. Minha namorada tomava o minesse e agora foi pro Alexa, um dia depois de começar o Alexa tivemos relação e agora, sua menstruação ainda não veio e amnha já o 4 º dia da pausa.. é normal ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, devido à troca, como são pilulas equivalentes continuaram protegidos... se precisarem ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Troquei minesse por Alexa e minha menstruação não desceu na pausa, tomei corretamente todos, horario e dia certo ...ejaculação dentro.. corro risco ...estou no 4 dia de pausa e nada ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, devido à troca, como são pilulas equivalentes continuaram protegidos... se precisarem ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. boa tarde senhor carlos tomo minesse a 4 meses e tenho tomado tudo sertinho so que me esqueci ontem de tomar , mas fiz relaçoes sexuais com o meu parceiro e ele ejaculou para dentro de mimm posso ficar gravida ?
    estou preocupadaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode.... deve fazer a pilula do dia seguinte... manter a pilula e usar preservativo nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Zentel corta o efeito da pílula Minesse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corta, mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Preciso da sua ajuda para o seguinte: Eu tomo a pílula Minesse há mais de 5 anos e pela primeira vez esqueci de tomar um dos comprimidos amarelo pálidos, que foi ontem sábado dia 2 de maio, hoje mal acordei levantei me e fui logo tomar esse comprimido e já passaram das 12h, so que o comprimido que esqueci eu não tive relações, a minha dúvida é, o que devo fazer ? Deverei ficar procupada sobre se tenho o risco de ficar gravida? Já agora o comprimido que esqueci foi o 23°.
    Por favor responda o mais breve possível obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter as comprimidos e iniciar nova cartela após terminarem os comprimidos amarelos, não toma os brancos, desta forma repõe mais facilmente a protecção... nos próximos 7 dias deve usar preservativo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá,
      deve manter as comprimidos e iniciar nova cartela após terminarem os comprimidos amarelos, não toma os brancos, desta forma repõe mais facilmente a protecção... nos próximos 7 dias deve usar preservativo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Boa noite. Troquei de pílula e à cerca de 3 semanas estou a tomar a Minesse, no entanto só agora verifiquei que a toma da mesma tem que ir de acordo com as setas, o que eu não tenho feito. A minha questão é, não seguindo as setas e tendo tomado a pílula se esquecimentos o não seguimento das setas tem alguma interferência com o funcionamneto e eficácia da pilula? Corro algum tipo de risco por não seguir a sua toma de acordo com as setas, ou melhor dizendo, de TRR trocado as setas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se não tomou comprimidos brancos está protegida basta manter e tomar os 24 comprimidos amarelos mesmo que mude a ordem das setas, está protegida, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada pelo esclarecimento (;

      Eliminar
  76. Bom dia, ontem de manhã eu tive relações desprotegidas, e eu custumo tomar a pílula as 8h da noite, só que esqueci me de tomar ontem a noite a penúltimo comprimido amarelo, assim que acordei as 8h da manha tomei, tenho riscos de tar grávida? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou com 12 horas de atraso continua protegida... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  77. Tentei emendar a cartela... soh q tive um sangramento e resolvi pular para os três últimos e menstruar... faltava 4 comprimido pra acabar a cartela normal... mas não deixei de toma soh pulei 22 23 e 24 só que mantive relação posso engravidar????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tomou 21 comprimido com hormônio no total, foi isso? Ando por aqui...

      Eliminar
    2. Assim tomei uma cartela inteira... e resolvi emendar a segunda tomar direto. .. Quando tava no 17 pulei pros três últimos pra.pra . volta ao normal... ou seja um cartela e mais de meia... mas mantive relação no 23 comprimido... Não corre risco neh?

      Eliminar
    3. Olá, não corre, pois ao colar as cartelas com 17 comprimidos manteve a protecção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Olá boa tarde , tomo minesse a 3 anos , e durante esse mes tive uma forte diarreia de 2 dias e a noite acompanhada por vomitos .. passou 3 dias do ocorrido , comecei a ter sangramentos de escape , depois tive relaçao sem camisinha ,antes do ocorrido nao tive relação' mas o sangramento continua porem bem pouco ... o que pode ser isso ? corro risco de estar gravida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corre risco, se teve vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido pode engravidar nos 7 dias seguintes, deve manter sua pilula, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Olá,
    Tenho várias dúvidas:

    1º já tomo a minesse a alguns anos e comecei a perceber que esta me começou a causar acne e perda de apetite sexual (tenho 22 anos) isto é normal? Existe alguma pílula semelhante que eu possa trocar pela minesse para deixar de ter estes efeitos ?
    2º deixei de tomar a minesse e comprovei realmente que os sintomas que mencionei no 1º ponto se deviam a ela. No entanto, como tenho um parceiro regular gostaria de voltar a tomar (enquanto não descubro outra que não me cause tanto desconforto) , devo voltar a tomar no último dia de menstruação?

    Obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer, embora o apetite sexual possa ser alterado por muitos motivos... deve falar com sua médica para avaliar e pensar em mudar... :) para reiniciar deve ser no primeiro dia da menstruação... até la se proteja... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  80. Olá ! Tomo minesse há cerca de 4 meses , estou na 4a cartela e estou no 20o comprimido e já há vários dias que tenho um corrimento muito escuro com cheiro a sangue e também intercalado com um pouquinho de sangue e dor abdominal como se tivesse com a menstruação. Desde que tomo a pílula que a menstruação vem sempre certinha. O que poderá ser ? Já agora, tomei a vacina do colo do útero e tenho quase 20 anos . Sou bastante sexualmente ativa com o meu namorado e nunca fui ao ginecologista. Recomenda que marque uma consulta ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é melhor para avaliar essas perdas e fazer o controlo... depois me diga como correu... :) boa sorte...

      Eliminar
  81. Ola Doutor,
    Estou no primeiro mês de uso da Minesse, antes usei neovlar durante um ano mas começou a me trazer alguns efeitos como vazos na perna.
    Tenho algumas dúvidas...
    O médico me indicou Minesse por ser uma pílula de baixa dosagem hormonal, mas nos primeiros dias tenho notado dores de cabeça após tomar as pílulas é normal?
    Ela é mesmo de baixa dosagem? Estou preocupada com os vasos tenho medo de se agravar ...
    Outra dúvida é que lendo os comentários aqui reparei que falam bastante de comprimidos brancos e amarelo... Mas a Minesse só tem 24 comprimidos amarelos, existem dois tipos? Não entendi isso?
    Outra coisa é que na última relação com meu namorado senti dor na penetração, algo que nunca tinha sentido... É normal?

    Desculpa por tanta perguntas mas estou um pouco insegura com a pilula... Por favor me ajude

    Agradeço desde ja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim e de menor dosagem.... deve manter e aguardar, me parece que seu corpo se está adaptando... existem cartelas de minesse com somente 24 comprimidos, nesse caso deve fazer pausa de 4 dias após terminar a cartela... a dor na relação pode ter várias causas nomeadamente sua ansiedade ou receio, não andará com mais medo de engravidar por exemplo? Se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Boa noite,

    tomo a pílula minesse quase à 2 anos e normalmente tomo sempre à mesma hora.
    nos últimos dias (ou até meses) não tomei outros medicamentos, não vomitei nem tive diarreia.
    este mês tive a menstruação do dia 10 de Junho a 14 de Junho.
    Hoje tomei a pílula mais ou menos 1 hora depois da hora habitual, e cerca de 2 horas depois tive relações sexuais sem preservativo e houve ejaculação.
    Há algum problema devido ao atraso na toma da pílula?

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem problema este tipo de atraso não interfere com a eficácia da pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Olá! Nunca tive relações sexuais. Vou casar daqui a 50 dias. Já era para ter começado a tomar o MINESSE??? Tem risco de tomar muito perto do casamento e engravidar? O que recomenda?? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode começar já, comece no primeiro dia da menstruação, dessa forma quando casar seu corpo já se terá adaptado... e está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Olá! Nunca tive relações sexuais. Vou casar daqui a 50 dias. Já era para ter começado a tomar o MINESSE??? Tem risco de tomar muito perto do casamento e engravidar já que nunca tomei pílula nenhuma? O que recomenda?? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode começar já, comece no primeiro dia da menstruação, dessa forma quando casar seu corpo já se terá adaptado... e está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  85. Carlos, obrigada por responder. Minha menstruação foi embora ontem (segunda) e ainda não tomei nada porque não sabia se poderia. Como faço agora? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode iniciar, pois não tem risco de gravidez... boa sorte... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  86. Ola muito boa tarde...
    Deixei de tomara pílula no dia 28 de junho e veio o período e no dia 29 de Junho foi embora e eu tive nesse dia e no outro relações sem contracetivos ... posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como parou à pouco tempo ainda não corre risco, quantos dias de pausa dá entre as cartelas? Enquanto decorrerem esses dias não tem riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Eu nao me expliquei bem na outra vez.. eu parei a minha ultima cartela dia 20 de junho e depois passado 4 dias veio.me o período .. no dia 28 de junho ate hoje dia 2 de julho nao tenho tomado e renho tido relações sem nenhuma contracetivos. .. posso estar gravida ou posso engravidar?

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.