sábado, março 08, 2014

Diamilla® (desogestrel 75 microgramas)

Diamilla® (desogestrel 75 microgramas)

A pilula hormonal diamilla® é uma mini-pilula ou pilula progestagénica constituída pela hormona desogestrel. A pilula diamilla® está indicada na prevenção da gravidez e tem a seguinte dosagem: 75 microgramas de desogestrel por comprimido.

Composição de diamilla®: desogestrel (75 microgramas), lactose, amido de milho, povidona, ácido esteárico, alfa tocoferol, sílica coloidal anidra, hipromelose, macrogol 400, talco, dióxido de titânio. 

Como tomar diamilla®
A pilula diamilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora, durante 28 dias, assim que termina uma cartela ou carteira a mulher deve iniciar outra sem pausas.

Como iniciar diamilla®
A pilula diamilla® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação.

Medicamentos e diamilla®
Alguns medicamentos que interferem com a pilula diamilla®:
  • Primidona
  • Fenitoína
  • Carbamazepina
  • Oxcarbazepina
  • Felbamato
  • Fenobarbital
  • Rifampicina
  • Rifabutina
  • Ritonavir
  • Nelfinavir
  • Griseofulvina
  • Carvão ativado
  • Hipericão
  • Ciclosporina
Efeitos secundários ou adversos de diamilla®

Efeitos secundários ou adversos frequentes de diamilla®
Alteração de humor, diminuição da libido, dores de cabeça, acne, náuseas, dor nas mamas, ausência da menstruação, menstruações irregulares e aumento de peso.

Efeitos secundários ou adversos pouco frequentes ou raros de diamilla®
Infeção vaginal, vómitos, queda de cabelo, intolerância às lentes de contato, cansaço e alterações na pele.

Esquecimento e atrasos da pilula diamilla®

Atrasos da pilula diamilla® de -12 horas

Perante um atraso na toma da pilula até 12 horas a eficácia da pilula diamilla® é mantida, a mulher deve tomar a pilula logo que se lembre.

Esquecimento da pilula diamilla® de +12 horas

Perante um esquecimento de +12 horas a pilula diamilla® perde a eficácia, a mulher deve tomar o comprimido esquecido (pode ter que tomar dois comprimidos se forem 2 dias), manter as restantes pilula no horário habitual e usar preservativo nos 7 dias seguintes. Somente no 8° dia voltará a estar protegida.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

14 comentários:

  1. Boa tarde Dr.,
    Após IVG iniciei a Cerazette no mesmo dia. Tomei durante 3 semanas, mas pedi a carteirinha. Fui a farmácia e iniciei a Diamilla sem qualquer pausa, já fez uma semana. Hoje tive relações com preservativo que rebentou. Tem algum risco ou o remédio já está a fazer efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre risco, pois já está protegida como não fez pausa não corre risco... deve continuar a tomar a cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Oi bom dia , preciso de uma pilula que não me de dores de cabeca .. Meu medico já me receitou varias , mas sem sucesso .. Qualquer uma que tomo me causa crises de enxaquecas terríveis .. Me ajudem , por favor ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já fez a diamilla ou uma pilula sem estrogénios? Ando por aqui...

      Eliminar
  3. Boa noite queria saber o nome de uma pilula sem estrogenio que não aumente muito o peso?
    No momento tomo uma combinada Mercilon Conti, porém está me dando ectopia e por isso estou querendo mudar para uma sem estrogenio.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, existem algumas pilulas sem estrogénios, todos têm desogestrel na dosagem da diamilla, não há outra... tem é outros anticoncepcionais sem estrogénios como o diu hormonal ou o implante... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  4. Bom dia.
    Tenho 24 anos e tomo a Diane 35 há cerca de 7 anos, pois sofria de dores horríveis com a chegada da menstruação, e queria prevenir a gravidez. Infelizmente já antes de tomar a pilula, tinha enxaquecas frequentemente, mas ao longo dos anos tenho notado que após começar a tomar a Diana, a frequência e intensidade aumentaram e vejo-me obrigada a comprar Zomig para combater isto.
    Após uma pesquisa, encontrei as pílulas sem estrogénio, que li que até são aconselhadas para quem sofre de enxaquecas, já que eventualmente será o estrogénio que aumenta as minhas enxaquecas. Aconselharia tomar alguma das pilulas sem estrogénio ou o implante contracetivo hormonal? Qual deles tem efeitos secundários menos nocivos para a saúde?
    Obrigada,
    L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as pilulas sem estrogénios que estão no mercado são praticamente todas iguais e provavelmente são mais aconselhadas, pois o uso do implante, como tem maior dosagem hormonal, pode não ter aconselhado;, sugiro que fale com seu médico, pois nem todas as mulheres têm indicação para fazer este tipo de anticoncepcional, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá estou a amamentar e queria continuar. Esta pilula é indicada? Não vai secar o leite ou enfraquece lo? Desogestrel Actavis 0,075 mg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode confiar é a pilula mais indicada para a mulher fazer durante a amamentação... não vai secar o leite... :) se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  6. Olá Doutor!!!
    Eu esqueci de tomar meu último comprido da cartela, no dia seguinte lembrei e tomei. Fiz a pausa de sete dias, minha menstruação veio normalmente.
    No mês seguinte iniciei minha cartela e no segundo dia tive relação sexual com meu namorado e ele gozou dentro. Durante esse mês tenho tomado no horário certo e não esqueci uma vez. Por ter esquecido a pilula mês passado posso ter engravidado???
    Desde já obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, qual é seu anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Eu uso minian doutor, faz uns cinco meses.
    Fiz dois testes de farmácia e os dois deram negativo. Fiz um com 12 dias e outro com 15 dias depois do ato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ficar descansada, não está, deve manter certinho e sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.