8 de março de 2014

Diamilla® (desogestrel 75 microgramas)

A pilula hormonal diamilla® é uma mini-pilula ou pilula progestagénica constituída pela hormona desogestrel. A pilula diamilla® está indicada na prevenção da gravidez e tem a seguinte dosagem: 75 microgramas de desogestrel por comprimido.

Composição de diamilla®: desogestrel (75 microgramas), lactose, amido de milho, povidona, ácido esteárico, alfa tocoferol, sílica coloidal anidra, hipromelose, macrogol 400, talco, dióxido de titânio. 

Como tomar diamilla®
A pilula diamilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora, durante 28 dias, assim que termina uma cartela ou carteira a mulher deve iniciar outra sem pausas.

Como iniciar diamilla®
A pilula diamilla® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação.

Medicamentos e diamilla®
Alguns medicamentos que interferem com a pilula diamilla®:
  • Primidona
  • Fenitoína
  • Carbamazepina
  • Oxcarbazepina
  • Felbamato
  • Fenobarbital
  • Rifampicina
  • Rifabutina
  • Ritonavir
  • Nelfinavir
  • Griseofulvina
  • Carvão ativado
  • Hipericão
  • Ciclosporina
Efeitos secundários ou adversos de diamilla®

Efeitos secundários ou adversos frequentes de diamilla®
Alteração de humor, diminuição da libido, dores de cabeça, acne, náuseas, dor nas mamas, ausência da menstruação, menstruações irregulares e aumento de peso.

Efeitos secundários ou adversos pouco frequentes ou raros de diamilla®
Infeção vaginal, vómitos, queda de cabelo, intolerância às lentes de contato, cansaço e alterações na pele.

Esquecimento e atrasos da pilula diamilla®

Atrasos da pilula diamilla® de -12 horas

Perante um atraso na toma da pilula até 12 horas a eficácia da pilula diamilla® é mantida, a mulher deve tomar a pilula logo que se lembre.

Esquecimento da pilula diamilla® de +12 horas

Perante um esquecimento de +12 horas a pilula diamilla® perde a eficácia, a mulher deve tomar o comprimido esquecido (pode ter que tomar dois comprimidos se forem 2 dias), manter as restantes pilula no horário habitual e usar preservativo nos 7 dias seguintes. Somente no 8° dia voltará a estar protegida.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt

20 comentários:

  1. Boa tarde Dr.,
    Após IVG iniciei a Cerazette no mesmo dia. Tomei durante 3 semanas, mas pedi a carteirinha. Fui a farmácia e iniciei a Diamilla sem qualquer pausa, já fez uma semana. Hoje tive relações com preservativo que rebentou. Tem algum risco ou o remédio já está a fazer efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre risco, pois já está protegida como não fez pausa não corre risco... deve continuar a tomar a cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Oi bom dia , preciso de uma pilula que não me de dores de cabeca .. Meu medico já me receitou varias , mas sem sucesso .. Qualquer uma que tomo me causa crises de enxaquecas terríveis .. Me ajudem , por favor ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já fez a diamilla ou uma pilula sem estrogénios? Ando por aqui...

      Eliminar
  3. Boa noite queria saber o nome de uma pilula sem estrogenio que não aumente muito o peso?
    No momento tomo uma combinada Mercilon Conti, porém está me dando ectopia e por isso estou querendo mudar para uma sem estrogenio.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, existem algumas pilulas sem estrogénios, todos têm desogestrel na dosagem da diamilla, não há outra... tem é outros anticoncepcionais sem estrogénios como o diu hormonal ou o implante... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  4. Bom dia.
    Tenho 24 anos e tomo a Diane 35 há cerca de 7 anos, pois sofria de dores horríveis com a chegada da menstruação, e queria prevenir a gravidez. Infelizmente já antes de tomar a pilula, tinha enxaquecas frequentemente, mas ao longo dos anos tenho notado que após começar a tomar a Diana, a frequência e intensidade aumentaram e vejo-me obrigada a comprar Zomig para combater isto.
    Após uma pesquisa, encontrei as pílulas sem estrogénio, que li que até são aconselhadas para quem sofre de enxaquecas, já que eventualmente será o estrogénio que aumenta as minhas enxaquecas. Aconselharia tomar alguma das pilulas sem estrogénio ou o implante contracetivo hormonal? Qual deles tem efeitos secundários menos nocivos para a saúde?
    Obrigada,
    L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as pilulas sem estrogénios que estão no mercado são praticamente todas iguais e provavelmente são mais aconselhadas, pois o uso do implante, como tem maior dosagem hormonal, pode não ter aconselhado;, sugiro que fale com seu médico, pois nem todas as mulheres têm indicação para fazer este tipo de anticoncepcional, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá estou a amamentar e queria continuar. Esta pilula é indicada? Não vai secar o leite ou enfraquece lo? Desogestrel Actavis 0,075 mg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode confiar é a pilula mais indicada para a mulher fazer durante a amamentação... não vai secar o leite... :) se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  6. Olá Doutor!!!
    Eu esqueci de tomar meu último comprido da cartela, no dia seguinte lembrei e tomei. Fiz a pausa de sete dias, minha menstruação veio normalmente.
    No mês seguinte iniciei minha cartela e no segundo dia tive relação sexual com meu namorado e ele gozou dentro. Durante esse mês tenho tomado no horário certo e não esqueci uma vez. Por ter esquecido a pilula mês passado posso ter engravidado???
    Desde já obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, qual é seu anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Eu uso minian doutor, faz uns cinco meses.
    Fiz dois testes de farmácia e os dois deram negativo. Fiz um com 12 dias e outro com 15 dias depois do ato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ficar descansada, não está, deve manter certinho e sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Ola boa tarde eu usava ciclo 21 durante 4 anis e resolvi parar pois tenho varizes e sentia muita dor nas pernas, desse citados qual seria o melhor pra mim? Pois tenho medo de trombose pois tenho muitas varizes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, dos anticoncepcionais combinados, com estrogénios, os que têm levonorgestrel, como ciclo 21 são os mais indicados, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Ola doutor queria um anticoncepcional para tratar Sop e tbm sou obesa me indica algum ? Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as mais indicadas são as pílulas combinadas, com estrogênios, mas deve conferir com seu médico... pois o peso a mais pode ser uma contra-indicação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Doutor tive um ait em janeiro...como calhou ficar hospitalizada na altura da puasa da pilula nem me lembrei de lhes dizer que a tomava. Não sou nada mas nada regulada e gostaria de saber se há alguma com um dose fraca...sem efeito coagulante e pilula sem estrogénios que possa tomar. aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usava qual? Era a diamilla? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.