quinta-feira, março 13, 2014

Droseffik® (drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0,02 mg)

Droseffik® (drospirenona 3 mg + etinilestradiol 0,02 mg)

A pílula droseffik® é um contracetivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – drospirenona (etinilestradiol 2 mg + drospirenona 0,03 mg).

Como tomar a droseffik®

A pilula droseffik® deve ser tomada todos os dias sensivelmente no mesmo horário.

Como iniciar a droseffik®

Para iniciar a pilula droseffik® deve tomar o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação.

Medicamentos que interagem com a pilula droseffik®
  • Primidona
  • Fenitoína
  • Barbitúricos
  • Carbamazepina
  • Oxcarbazepina
  • Rifampicina
  • Ritonavir
  • Nevirapina
  • Griseofulvina
  • Penicilina
  • Tetraciclina
  • Bosentano
  • Erva de S. João ou hipericão

Efeitos secundários da pilula droseffik®

Efeitos secundários da pilula droseffik®
  • Alterações de humor 
  • Dor de cabeça 
  • Náuseas 
  • Dor nas mamas
  • Menstruações irregulares
  • Ausência da menstruação
  • Depressão
  • Sonolência
  • Tonturas
  • Varizes
  • Pressão sanguínea aumentada
  • Dor de estômago
  • Vómitos
  • Gases intestinais
  • Diarreia
  • Acne
  • Dor nas costas
  • Cãibras
  • Infeção fúngica vaginal
  • Caroços mamários benignos
  • Hemorragia vaginal
  • Retenção de fluidos
  • Alterações no peso 
Esquecimento e atrasos da pilula droseffik®

Esquecimento menor de 12 horas

A mulher deve tomar a pilula droseffik® assim que se lembre e tomar os restantes na hora habitual. A pilula droseffik® não perde eficácia.

Esquecimento mais de 12 horas

A pilula droseffik® não perde eficácia.

Vomitos ou diarreia com a pilula droseffik®

Se tiver um vomitos ou diarreia intensa até 4 horas após a toma do comprimido deve tomar outro de uma cartela ou carteira de reserva para manter a eficácia.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

54 comentários:

  1. Qual o preço da pilula droseffik?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o preço da pilula droseffik é de 6,5 euros... ando por aqui.

      Eliminar
  2. entre a droseffik e a daylette qual a melhor sem olhar ao preço, é q eu tomava a droseffik passei a tomar a daylette pq a droseffick tem estado esgotada, mas não sei se foi a melhor decisao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as pilulas droseffik e a daylette sao iguais têm a mesma dosagem hormonal... pode mudar de uma par a outra sem problemas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Bom dia. Eu e o meu companheiro decidimos recentemente iniciar a nossa vida sexual e com o objetivo de afastar a possibilidade de gravidez queríamos saber se a pílula droseffik é eficaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é eficaz é uma pilula equivalente à pilula yaz ou yazminelle, só que é mais barata... pode confiar, desde que a tome certinha e sem falhas, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  4. Boa noite , podiam me dizer se o folifer , enfluencia a pilula droseffik? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere com droseffik, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. boa tarde.
    há cerca de uns meses atrás comecei a tomar harmonete, esta pilula fez-me ganhar 20kg em cerca de 6 meses sem parar a toma e sem me esquecer...
    mudei para yazminelle, perdi apenas 1kg e a verdade é que me alimento bem e correctamente e faço exercício regularmente, e a yazminelle mantem-me o peso, nao deixa perder...
    haverá alguma pilula que "ajude" a perder peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de se falar que há pilula que emagrecem a mulher, o que posso dizer é que as pilulas podem causar alterações no peso, diminuição ou aumento, depende de mulher para mulher e dos estilos de vida... deve manter a yasminelle, como já perdeu um quilo, provavelmente continuará a perder... a pilula yasminelle é equivalente à droseffik... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. O que é uma pílula combinada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pílula combinada é uma pílula que tem na sua composição dois tipos de hormonas ou hormônios - estrogénios e progesterona. Pílula combinada - combina dois tipos de hormonas. A pilula droseffik é uma pilula combinada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. Boa tarde. Tomo a pílula droseffik há mais de um ano aconselhada pelo meu médico. A pilula contém comprimidos de pelicula cor-de-rosa, e outros 4 de pelicula branca. O periodo deveria ver na altura que começasse a tomar os comprimidos brancos, mas nunca aconteceu comigo. Deslocei-me ao meu médico e ele diz que isto depende de cada mulher e que desde que venha a menstruação tais dias de forma correcta é o que importa. Mas tenho uma dúvida, quando estou a tomar os comprimidos brancos, eles previnem a gravidez? Ou não é aconselhável ter relações sexuais nessa altura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer com a droseffik nao menstruar, a menstruação deve surgir durante a toma dos comprimidos brancos (nos 4 dias)... durante esta pausa está protegida, não engravida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  8. Olá,fiz uma histeroctomia total com anexotomia direita e salpingetomia esquerda,não faço reposição hormonal por enquanto,mas em conversa com outras mulheres histerotomizadas houve uma que contou que usa a drosefik para melhorar os afrontamentos da seguinte maneira:Uma vez por semana sempre no mesmo dia ela coloca uma pilula rosa ,(as brancas ela não usa) dentro da vagina,será mesmo verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que resulte, ela pode até colocar, mas a pilula não se desfaz... pois a pilula é feita para passar pelo estômago (meio acido), e só depois libertar as hormonas... se resulta é pelo efeito psicológico, pois a pilula desta forma não liberta hormonas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. Ola, tomo esta pílula à cerca de 2 anos e conteceu pela primeira vez, durante a toma dos comprimidos brancos, a menstruação não me vir. Sendo eu sexualmente activa e visto que eu e o meu companheiro não utilizamos preservativo, devo preocupar-me com a possibilidade de estar grávida ou isto é apenas um efeito secundário da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tomado a pilula corretamente não tem riscos de ser gravidez, é comum acontecer devido à pilula, é um efeito secundário, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. Boa noite. Comecei a tomar a pílula drosefik à duas semanas e descuidadamente perdi um comprimido cor de rosa na segunda semana e tomei o do dia a seguir depois tive nessa semana ainda relações poderei engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não pode pois tomou outro comprimido e repôs a eficácia, no final da cartela deve tomar um comprimido da mesma cor de uma cartela suplente... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. ola, começei a tomar a pilula droseffik, entratanto esqueci-me dessa pilula e tomei durante três dias a pilula yaz porque pensei que nao houvesse problema, quando regressei voltei a tomar a pilula droseffik até ao final. Com esta confusão toda existe alguma probabilidade de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem problemas, mantém sua proteção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. ola, começei a tomar a pilula droseffik generica da yaz, entretanto por descuido esqueci-me da mesma e como pensei que não houvesse problema tomei durante tres dias a pilula yaz, depois retomei novamente com a pilula droseffik, existe alguma probabilidade de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem problemas, mantém sua proteção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Tomo a Yasmim e por indicação medica vou passar para a Droseffik (genérico da YAS), a medica disse para tomar a nova no dia seguinte a terminar a Yasmin, a Yasmin acaba terça, na Quarta começo a nova. Mas não coloquei uma questão sobre a segurança em caso de gravidez, sera que é melhor interromper os sete dias como fazia com a Yasmin? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de fazer a pausa, se seguir a indicação de sua médica mantém a proteção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá. Tomo droseffik por indicaçao médica há três meses após uma pausa da drosure. Indicou por estar de dieta. Nessa pausa ganhei um quisto hemorrágico no ovário e quer voltar a ver porque acredita que poderá sair no periodo. Mas, o primeiro periodo foi pouco com esta pilula e O meu período desta vez é super reduzido e acastanhado....estará tudo bem? ( vou novamente à gineco dia 13 mas no entretanto estou preocupada).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim me parece que esteja, a pilula pode ter secado o quisto e ter descido sangue retido, sob a forma de corrimento castanho... aguarde com calma e mantenha a pilula, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. a pilula Daylette é igual À Yaz? é necessário fazer uma pausa para trocar da yaz para a daylette ? ou basta iniciar a daylette no primeiro dia apos terminarem os comprimidos placebo da yaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é igual basta iniciar após os comprimidos placebo, continua protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Então nesse caso, (na troca da pilula Yaz para a pilula daylette) não existe necessidade de precauções adicionais no que toca à proteção de gravidez?
    Obrigado pelo esclarecimento.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é necessário, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá tomo a pílula drossefik à três meses tendo o período vindo sempre no último comprimido placebo dia 23 e este mês o meu perigo adiantou três dias veio no dia 20, mas veio no último comprimido placebo como o normal.
    É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer não menstruar devido à pílula, desde que a tome corretamente e sem falhas não tem risco de gravidez, deve manter... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Olá, eu tomei muito tempo o yaz e me adaptei super bem com ele, quando voltei no ginecologista ele me indicou outro, que acabei não me adaptando, eu queria saber onde encontro para compra esse anticoncepcional ? não estou achando dele, ou então se tem algum outro genérico do yaz, com o custo $ mais baixo que o mesmo.obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mora em Portugal? Existem muitos outros genéricos mais baratos que yaz... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. ola, a minha ginecologista aconselhou me a tomar a pílula para o acne, receitando me a Daylette. será esta pílula eficaz? E quanto tempo devo esperar por resultados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é.. pode confiar, deve aguardar 3 a 4 cartelas para ver o resultado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. ola, eu comecei a tomar a pílula a quase de 2 meses, ainda nem acabei a segunda carteira, mas a minha menstruação alterou se demasiado, tem vindo quase de duas em duas semanas, e é uma menstruação um pouco estranha, tudo isto depois de começar a tomar a pílula Daylette, é normal? devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer alterar, seu corpo se está adaptando... que tive de diferenças nota, é na cor? Na quantidade? É que é normal a menstruação vir menos e mais marrom ou castanha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Tomo pilula droseffik quase à um mês e a mestruação permanece... é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, pois seu corpo se está adaptando, me diga ainda falta quantos dias para fazer a pausa? É que pode só parar na pausa... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá, perdi minha cartela Yaz pela metade, fui na farmácia para comprar outra e me ofereceram o genérico (mostraram que tinha a mesma composição e era mais barato), então optei por comprar. Na pausa da cartela não menstruei mas antes da menstruação saiu um corrimento marrom. Será que estou grávida ou foi uma menstruação esse corrimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim foi sua menstruação... deve manter, como tomou certinha e emendou com a nova cartela continuou protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Ola, tive um aborto e o medico recomendou-me a tomar a pilula droseffik. Entretanto estive 3 semanas a sangrar e agora esta semana esta a sair-me um "liquido" nem sei como chamar, castanho é normal? O que é isso? Sera que vai durar muito tempo? Amanha começa os comprimidos brancos ira vir-me a menstruaçao? Estou perdida não sei quando me ira vir a menstruaçao pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, me parecem ser restos de menstruação... deve manter a pílula e aguardar... depois diga como correu... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá, boa noite, tomo o yasmin ( sempre compro o generico)já a um tempo, porem esse mês meu marido foi comprar e não reparei q essa cartela veio com 24 comprimidos sendo q a que tomo são 21, depois de seis dias q percebi q é o daylette e não o yasmin. Pq as fórmulas são quase idênticas. O q fazer messe caso?estou desprotegida? Porquanto tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao mudar para um com a dosagem mais baixa, aconselho sempre que se proteja nos primeiros 7 dias, depois disso está protegida... sugiro isto para não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá,quarta feira passada tive relações e na terça dia antes não tomei a pílula esqueci-me,ou seja foi na linha de 15 a 21 logo depois de ter relações na quarta tomei a pílula do dia antes e a pílula desse dia e hoje Sábado devia de me vir a mestruação que é no último comprimido branco que me vem sempre e logo pela manhã e ja são 16h e a menstruação ainda nao me veio tendo ontem sentido enjoous posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, tem riscos, deve aguardar e fazer teste de gravidez senão menstruar... antes de iniciar nova cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Ola, recorri à urgência de ginecologia onde me receitaram o ginopevaríl, mas assim que usei fiquei a sensação de queimadura,lavei mas permanece o mesmo ardor,o que posso usar para que passe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser por causa do tratamento que deve para já manter... se aumentar o ardor ou continuar deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Boa tarde, tenho 30 anos e tomei a pilula Minesse durante 9 anos. Correu tudo super bem tirando algumas dores de cabeça. 3 meses antes de deixá-la o meu cabelo começou a cair muito e depois deixei e a minha pele e cabelo ainda pioraram mais. Vou ao Médico para a semana, mas, como há muitas opiniões..preciso de uma que seja antiandrogénica e sem estrogenio ou pouco (por causa das dores de cabeça que já costumo ter) A pilula droseffik seria indicada para o meu caso? Penso que é antiandrogénica e baixa de estrogénio. Muito grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar, mas deve conferir com seu médico, também tem acção anti-androgénica... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.