quarta-feira, abril 09, 2014

Gestinol 28® (gestodeno 75 mcg + etinilestradiol 30 mcg)

Gestinol 28® (gestodeno 75 mcg + etinilestradiol 30 mcg)

O anticoncecional gestinol 28® é uma pilula hormonal combinada constituída por pelos hormônios sintéticos gestodeno e etinilestradiol. O anticoncecional gestinol 28® está indicado na prevenção a gravidez. Cada cartela do anticoncecional gestinol 28® é constituída por 28 comprimidos, cada comprimido do anticoncecional gestinol 28® tem a seguinte composição hormonal: gestodeno e etinilestradiol.

Outros excepientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, povidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de silício, macrogol, hipromelose, corante azul indigotina e edetato dissódico diidratado.

Como tomar o anticoncecional gestinol 28®
O anticoncecional gestinol 28® deve ser tomado todos os dias, à mesma hora, durante 28 dias (28 comprimidos), após terminar a cartela de 28 comprimidos a mulher deve iniciar outra sem pausas (o se médico pode sugerir alguns dias de pausa).

Como iniciar o anticoncecional gestinol 28®
O anticoncecional gestinol 28® deve ser iniciado, pela primeira vez, no 1° dia da menstruação.

Medicamentos que interferem com o anticoncecional gestinol 28®
  • Rifampicina
  • Rifabulina
  • Barbitúricos
  • Primidona
  • Fenilbutazona
  • Fenitoína
  • Dexametasona
  • Griseofulvina
  • Topiramato
  • Oxcarbazepina
  • Carbamazepina
  • Modafinila
  • Hipericão
  • Ritonavir
  • Ampicilina
  • Penicilinas
  • Tetraciclinas
  • Cloranfenicol

Efeitos adversos mais comuns do anticoncecional gestinol 28®
  • Dores de cabeça
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Dores de barriga
  • Alterações de peso
  • Alterações de humor
  • Tontura
  • Alterações da libido
  • Intolerância a lentes de contato
  • Alterações do fluxo menstrual
  • Alterações nas mamas (dor, aumento do tamanho e corrimento)

Esquecimentos do anticoncecional gestinol 28®

Esquecimento até 12 horas do anticoncecional gestinol 28®
Um esquecimento até 12 horas de gestinol 28® não interfere com a sua eficácia, a mulher deve tomar o comprimido em atraso e manter os restantes na hora habitual.

Esquecimento de + 12 horas do anticoncecional gestinol 28®
Um esquecimento de + 12 horas do gestinol 28® interfere com a eficácia da pilula, a mulher deve tomar o comprimido em atraso, assim que se lembre, e manter os seguintes à hora habitual, durante os 7 dias seguintes a mulher deve usar preservativo.

Vômitos e diarreia do anticoncecional gestinol 28®
A ocorrência de vômitos ou diarreia após 4 da toma do comprimido do anticoncecional gestinol 28® interfere com a sua eficácia, a mulher deve tomar outro comprimido de outras cartela para repor a eficácia do anticoncecional gestinol 28®.

Tomar o anticoncecional gestinol 28® a mais (superdosagem)
Em caso de superdosagem do anticoncecional gestinol 28® a mulher pode ter náuseas, vômitos e alterações no período menstrual (ausência ou pequenos escapes).

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
libbs.com.br
Partilhe

65 comentários:

  1. Você saberia me informar se há algum site, ou informações que comprovem a eficácia do gestinol ? Ou casos que ocorreram de gravidez com essa pílula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula gestinol tem tanta eficácia como as outras pilulas, pode consultar o laboratório da gestinol, para obter mais informação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Olá, Carlos

    Meu nome é Simone, estou fazendo uso de gestinol 28 estou no primeiro mês devido a endometriose e miomas, anteriormente utilizava cerazette mas continuava a menstruar, a questão é que nunca consegui utilizar contraceptivos pois ocasionavam a candidíase e com gestinol não está sendo diferente existe alguma forma de acabar com a candidíase ou terei de conversar com meu médico para alterar a medicação?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o melhor é conversar com seu médico para avaliar e pensar que medicamento deve usar.. é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde! Gostaria de saber se há alguma diferença entre Gestinol e Tâmisa. Estou tomando Gestinol 28 e não paro de sangrar ha 18 dias. Minha médica receitou a troca pelo Tâmisa 30, mas salvo alguns poucos excipientes, a composição hormonal é exatamente a mesma. Estaria eu trocando 6 por meia dúzia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim são iguais... a mudança pode ajudar por tamisa ter menos comprimidos com hormonios... passa a fazer a pausa de 7 dias... e menstrua nessa pausa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde! Gostaria de saber se há alguma diferença entre Gestinol e Tâmisa. Estou tomando Gestinol 28 e não paro de sangrar ha 18 dias. Minha médica receitou a troca pelo Tâmisa 30, mas salvo alguns poucos excipientes, a composição hormonal é exatamente a mesma. Estaria eu trocando 6 por meia dúzia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim são iguais... a mudança pode ajudar por tamisa ter menos comprimidos com hormonios... passa a fazer a pausa de 7 dias... e menstrua nessa pausa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Qual a diferença entre gestinol e nactali ?
    Gestinol é mais forte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é mais forte e tem estrogénios em sua composição... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Qual a diferença entre gestinol e nactali ?
    Gestinol é mais forte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é mais forte e tem estrogénios em sua composição... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá. Tenho 35 anos e tomo anticoncepcional há 9 anos e nunca tive efeitos colaterais. Consultei minha médica e pedi um anticoncepcional de uso contínuo. Comecei a tonar Stezza em março de 2015 e estou tendo muitos efeitos colaterais, tais como: acne, secura vaginal, alterações de humor e ganho de peso. O que acha do Gestinol 28? Quais são as diferenças hormonais quanto a função de cada? Como devo fazer a troca de medicação? Muito obrigada por me ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu acho que deve falar com sua médica, não aconselho mudar para uma pílula de maior dosagem e tom continua sem falar com ela.. é melhor... pois se arrisca a voltar a ter dificuldades de adaptação... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Minha filha de 23 anos tem endometriose e faz o uso do Gestinol 28 á um ano , mas não menstrua á três anos desde que começou a usar o Tâmisa 30 , uso contínuo. Só que com o uso do Gestinol continuam as cólicas e sente fortes dores na cabeça e o seu médico lhe receitou Moduretic um comprimido pela manhã e Cefaliv de 04:00 em 04:00 hs , tememos uma trombose seja cerebral ou de outro tipo . Ela poderia trocar o Gestinol pelo Tâmisa 30 novamente ? E que exame pode ser pedido pelo médico para diagnosticar os riscos de uma futura trombose ? Desde já agradeço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para avaliar... o risco de trombose existe por tomar seguido, foi seu médico que sugeriu a toma continua? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Tomo Gestinol há uns 8 anos. Fiz uma pausa de 4 meses por recomendação médica. Voltei a tomar e fiz uma pausa de 7 dias depois da segunda cartela. Já voltei a tomar no 8 dia. Quando estarei protegida novamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já está novamente protegida, pois vai para a segunda cartela... deve manter, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá estava tomando nactalli e agora minha go passou o gestinol porque fiquei 20 dias mestruada logo que normalizar posso voltar a tomar o nactalli

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que deve manter a gestinol... deve seguir as indicações de sua médica... a nactali pode causar esse tipo de escape... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Ola tomo o microvilar a menos de 1 ano e parei de tomar ha 4 dias tive relação e ele ejaculação em mim posso esta gravida pois estou passando mal ao acordar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se parou a cartela à 4 dias, ainda está protegida... deve manter a pílula, pode ser outra a causa dessa má disposição... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Fazer o uso do gestinol 28 com pausas trimestrais faz com que diminua a eficácia do remédio? Estou protegida mesmo nas pausas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se fizer pausa até 7 dias não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. oi tomo Gestinol 28 a três meses agora resolvi trocar pelo tamisa 30, mesmo eles tendo a mesma composição tenho que cuidar os três primeiros meses igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não basta se proteger nos primeiros 7 dias de tamisa... não sugiro a mudança sem conselho de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Bom dia Minha namorada usa gestinol. Esqueceu totalmente de tomar na sexta feira passada (11/03), no sábado tomou normalmente, mas não tomou a pílula esquecida. Domingo transamos mas sem Preservativo, mas fizemos o coito interrompido. O risco de gravidez é Alto ou baixo? Precisamos nos preocupar? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, têm risco, deveria fazer a pílula do dia seguinte, manter a pílula e se proteger com camisinha nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá, queria saber se o Dufine produz acne. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, embora seja um efeito adverso muito muito raro... ando por aqui... :)

      Eliminar



  16. Boa tarde!
    Queria que me tirasse uma dúvida, estou na primeira cartela do gestinol28,dei inicio no primeiro dia da minha menstruação, como manda na bula.tomo certinho todos no mesmo horário sem esquecer nenhum dia, quando faltava 5 comprimidos pra acabar 1° cartela tive relação desprotegida.corro o risco de gravidez?
    Ps:já dei inicio a 2°cartela sem pausa,emendei uma na outra assim que acabou

    Grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando teve relação já não tinha riscos... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Boa tarde! Comecei a tomar o Gesttinol 28 dia 24/05, tive relação sem preservativo no quinto dia tomando a pílula, apesar do meu namorado não ter ejaculado dentro, corro o risco de ficar grávida? Tenho um mioma de 3 cm e um cisto de 16 mm por isso minha ginecologista me receitou tomar esse medicamento. Será que posso tomar a pílula do dia seguinte? Tenho muito medo devido a "bomba hormonal" que é a pds (

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou no 1º dia da menstruação tem poucas chances... pode fazer a pílula do dia seguinte e manter a gestinol... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Faço uso do gestinol 28 antes com pausas trimestrais mas por conta das dores da tpm a ginecologista me indicou as pausas de seis meses estou na quinta cartela e sinto muitas dores nos seios pode ser do aumento de hormônio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, deve ser essa a causa, pois tomando seguido temos mais chances de notar efeitos adversos... ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  19. Boa tarde. Faço uso do gestinol 28 desde 2013 com pausas trimestrais de acordo com a orientação da ginecologista. Essas pausas interferem na eficácia do anticoncepcional? São pausas de 7 e inicio uma nova cartela no 8 dia. Corro riscos de engravidar ou posso ficar tranquila uma vez que todo os remédio todos os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pausa como está fazendo não interfere e não corta o efeito, continua protegida... mesmo quando faz a pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Sou asmática e faço do remédio prednisona 20 mg, ele corta do efeito do gestinol 28?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Bom dia, faço uso do gestinol 28 a três anos, alguns dias com variação de horário de uma hora no máximo, faço pausas semestrais conforme orientação da ginecologista, estou na primeira semana sexta cartela e começou um sangramento vermelho vivo, e uma cólica forte, passei pelo pronto socorro por causa das dores, mas o medico disse que seria do remédio, porém ele não me olhou, poderia ser esse um sagramento de nidação ou seria do hormônio mesmo, estarei voltando na minha ginecologista mas estou bem encanada com isso, pois nunca me aconteceu. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tomado certinho, não tem riscos... deve ser efeitos adversos do anticoncepcional por tomar seguido... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Boa tarde faço uso do gestinol 28 a anos com pausas semestrais, estou na primeira semana da sexta cartela e começou um sangramento vermelho vivo seguido de cólica, uso todos os dias alguns com variações de uma hora, esse sangramento poderia ser de nidação? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tomado certinho, não tem riscos... deve ser efeitos adversos do anticoncepcional por tomar seguido... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Ola me ajude..tenho 24 anos uso allestra 20 a 7 anos porem tenho problemas com acne ...a minha medica me passou moliere 20..esta certo?? E como faco a troca desses medicamentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode confiar, vai melhorar... pode iniciar após a pausa de descanso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá, faço uso do gestinol 28 faz 6 meses. Deis uma pausa de 7 dias conforme recomendação médica e tomei ele no 8º. Na pausa eu continuo protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está... desde que tome a cartela certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá, eu tomei yasmin um bom tempo mas por causa da colicas fortes minha médica me receitou o gestinol 28. Estou no meio da segunda cartela do gestinol 28 e estou sentindo fortes dores de cabeça e dores nas mamas além de estar bem inchada. Estes sintomas devem melhorar com o tempo? O tamisa 30 de uso contínuo causa esses mesmos efeitos colaterais?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que vai melhorar pois seu corpo nesta fase ainda se está adaptando... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Olá, estou tomando este medicamento sem pausas, há alguma contraindicação, por não fazer a pausa indicada, ou não tem problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi seu médico que indicou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Olá tenho 40 anos, 3 filhos. Fiz exames e estou saudável! Como o meu marido está em casa poucos dias por mês . O tempo para os treinos é reduzido. Tomei dufine (indicação médica) do 5 ao 10 (de 23 a 27de setembro) tive relações nos dias 30, 1, 2, 3 de outubro) acha q há possibilidade de engravidar? Estou muito ansiosa, idade e o marido pouco tempo em casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter conseguido, mas a ansiedade não é amiga da concepção, tem que descontrair e seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Boa noite, tomo o gestinol 28, só que estou tomando vitamina a (Arovit) e alektos para alergia , eles cortam o efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam... deve manter a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Bom dia, tomava o elani 28, e a minha doutora trocou pelo gestinol 28. Tomo o anticoncepcional sem pausa pois faço tratamento de endometriose. Assim que terminei o elani 28, comecei no outro dia o gestinol 28, já estou tomando ele faz 1 mês e 11 dias, tive relações desprotegida e meu esposo gozou dentro, tenho que tomar pílula do dia seguinte? Tenho risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, está protegida... deve manter... ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. ola, tomo gestinol 28 a 1 ano e pouco sem pausa. Minha medica disse q posso optar pela pausa. só posso fazer a pausa quando acabar a cartela, ou posso fazer no meio da cartela? tem 3 dias q iniciei uma nova cartela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pausa deve ser feita no final da cartela, mas como tem tomado sem pausa pode fazer já (7 dias), lembrando que a próxima pausa deve ser feita daqui a um mês... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Estarei protegida nesse periodo da pausa? mesmo a pausa sendo feita no meio da cartela??
    Só estou optando pela pausa agora pois estou com sangramento de escape.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, vai estar, pode não menstruar por ter tomado muito tempo seguido, se lembre que a próxima pausa deve ser feita com pelos menos 21 a 28 comprimidos tomado seguidos.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Gestinol 28 me causou diarreia ela desaparece com a continuacao doremedio ou devo parar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas iniciou agora e teve diarreia? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.