sábado, maio 03, 2014

Aborto (interrupção voluntária gravidez - IVG )

Aborto (interrupção voluntária gravidez - IVG )

Artigo de acordo com a legislação portuguesa


Qual é o prazo legal para a interrupção da gravidez por vontade da mulher?

A alínea e) do n.º 1 do artigo 142.º do Código Penal permite a interrupção da gravidez até às 10 semanas a todas as mulheres grávidas que a solicitem, desde que realizada em estabelecimento de saúde oficial ou oficialmente reconhecido. A idade gestacional terá que ser confirmada por ecografia.

Quem pode solicitar uma interrupção da gravidez?

Apenas a própria mulher poderá fazer o pedido de interrupção da gravidez, salvo nos casos de ser psiquicamente incapaz.

Quem pode fazer a interrupção da gravidez?

A interrupção da gravidez só pode ser realizada por médico, ou sob sua orientação e com o consentimento da mulher.

Onde se pode fazer uma interrupção da gravidez?

As interrupções da gravidez podem ser feitas em estabelecimentos de saúde oficiais ou oficialmente reconhecidos (centros de saúde, hospitais ou maternidades). Todo o processo de interrupção da gravidez tem que ser confidencial e sigiloso.

As mulheres estrangeiras poderão fazer uma interrupção da gravidez em Portugal?

Sim, as mulheres imigrantes têm os mesmos direitos de acesso à interrupção da gravidez, independentemente da sua situação legal.

Que tipos de abortos podem ser feitos? Vou ficar internada?

A mulher pode ser sujeita a interrupção cirúrgica por aspiração/ curetagem do útero ou com auxílio de medicamentos. Só no primeiro caso é que a mulher terá que ficar internada.

Estou grávida de 7 semanas como posso fazer um aborto?

Deve dirigir-se ao hospital ou maternidade da sua residência e expressar a sua vontade, terá uma consulta prévia para avaliar a sua situação clínica e ser-lhe-á marcada a interrupção. Entre estas consultas deverá haver um período de reflexão, com duração mínima de três dias, podendo solicitar apoio psicológico de um técnico de saúde. A interrupção pode ser praticada com recurso a medicamentos ou a uma cirurgia. Para concluir deve ter uma consulta de planeamento familiar para corrigir ou iniciar um método contracetivo.

Posso abortar em casa? Posso fazer o aborto em casa?

Sim pode, geralmente a interrupção medicamentosa decorre em casa, a mulher aplica os medicamentos e o processo de interrupção decorre normalmente.

Quanto tempo tenho de baixa após fazer a interrupção?

A lei não compreende baixa médica após uma interrupção por iniciativa da mulher. No caso de um aborto espontâneo ou um aborto por razões médicas (pode ser feito até aos 5 meses) a lei estabelece um período de um mês de baixa médica.

Posso fazer mais que uma interrupção no mesmo ano?

Sim pode, este procedimento é realizado por vontade expressa da mulher. A realização contínua de interrupções só revela alguma incapacidade dos serviços de saúde e comodismo da sua parte, pois seria mais fácil fazer uma contraceção regular e melhor para a sua saúde. A realização de uma interrupção da gravidez tem alguns riscos para a sua saúde física e psicológica.

Fontes bibliográficas
Partilhe

55 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá,
      se mora em Portugal basta dirigir-se a uma maternidade ou hospital com maternidade e manifestar a decisão, é encaminhado para uma consulta e após 2 dias de reflexão faz a interrupção. Se precisar ando por aqui... confira o artigo em cima....

      Eliminar
  2. O aborto é grátis? (consulta e medicamentos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim voltou a ser novamente grátis... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá Dr. Fiz um aborto em 2011 e outro um ano depois. Agora tento engravidar mas nao consigo. Posso ter algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se foi feito por médico e no serviço de saúde tem poucos riscos de ter afectado sua fertilidade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, gostaria de saber se para ser feito a ivg é obrigatória a eco vaginal? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem que fazer eco para determinar a idade gestacional... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa tarde,como se pode fazer um aborto em casa?

      Eliminar
    3. Olá, se mora em Portugal deve procurar ajuda médica... não lhe consigo ajudar mais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá. O remédio methergin serve para expelir ou conter restos gestacionais? Tive um aborto e me indicaram methergin para expelir os restos que ainda estão no útero. É verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá, sou do Algarve e estou actualmente a estudar em Lisboa (logo não sou residente). Queria realizar uma IVG, é possível fazê-lo num hospital de lisboa (fora da minha área de residência)?

      Obrigado.
      PS: A secção de comentários não está a funcionar, só quando se clica em responder.

      Eliminar
    3. Olá, sim é possível basta recorrer a dos hospitais com maternidade... penso que não funciona por causa do browser que está a usar para navegar na net... obrigado, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite tomo cerazette mas esquecime de a tomar por três dias entretanto tive relações será que corro riscos de engravidar? Qual será a melhor altura para fazer um teste de gravidez como tomo aqueka pilula não tenho periodo nem sei quando é o meu periodo fértil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, pois deixou de estar protegida, deve manter, se proteger nos próximos 7 dias e fazer teste após 10 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Obrigado so mais uma questão eu tomo cerazette a dois anos essa pílula não impede a ovulação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim impede, desde que a use certinha e sem pausas entre as cartelas... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  8. Então estou um pouco mais descancada pois em dois anos esta foi a unica vez que me esqueci mas contudo vou fazer o teste eu já fiz um com oito dias e deu negativo mas no fim da semana vou repetir para ficar tranquila mt obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
  9. Olá boa tarde, eu tive um aborto retido e tive de fazer medicação para expelir o embrião que deixou de desenvolver por volta das seis semanas. Neste momento sei que tenho direito a uma baixa médica por um período de 14 a 30 dias a 100%, o meu problema é que os médicos do meu centro de saúde parecem não saber tratar do assunto. Será que me pode ajudar em termos de procedimentos a serem seguidos. Agradeço desde já a sua disponibilidade e atenção. Bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem que ir à segurança social e com a carta de alta ou declaração da maternidade tratar desse apoio... é lá que se faz... a maternidade deve passar um papel para justificar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Obrigada pela ajuda, depois de muita luta consegui que me passassem a baixa no centro de saúde em que é assinalado o art.°38 e por um período de 30 dias, agora sim, tenho de ir à segurança social entregar o documento do hospital para que a mesma seja paga a 100%. Infelizmente muitas mulheres não sabem que tem este direito, se eu não soubesse ficaria com uma baixa de 12 dias e por doença natural que são os 65%. Espero que ao deixar aqui o meu pedido de ajuda/testemunho possa ajudar outras pessoas. Mais uma vez muito obrigada. Bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda bem... obrigado pela testemunho, vai ajudar muitas mulheres... :)

      Eliminar
  11. Boa noite dr estou com 8 semanas de gravidez e quero fazer um aborto!!! Como devo dirigir a um hospital e com quem devo falar.. não sei como fazer ajude me!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve recorrer a um hospital publico com maternidade, normalmente têm consulta de interrupção... para fazer eco e datar a idade gestacional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Basta pedir uma consulta de interrupção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim a maioria tem mesmo consulta e equipa preparada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa tarde. Preciso muito de ajuda. Estou mesmo a deseperar. Estou com o periodo atrasado 3 dias, acho que estou gravida ( pois tomei uma cgavena de cha de hipericão sem saber e isso deve twr cortado o efeito da pilula) neste momento nao tenho condicoes para ter um filho, acabei a pouco o curso, ainda nao trabalho, nem eu nem o meu namorado estamos preparado para isso. Entao so vemos como opcao a ivg.Sou da zona norte, uma terra perto do porto, e queria sabwr quais as clinicas privadas da zona porto/gaia sao as melhores para realizar a ivg, as que sao mais seguras. Uma outra questao é que eu nao sendo do porto (e o meu hospital de residencia ter maternidade) se eu poderia recorrer a maternidade julio dinis no Porto sem carta da medica de familia. Agradeco a brevidade. Estou mesmo numa situacao de desespero, nao sei para onde me virar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em primeiro deve fazer um teste de gravidez para confirmar, depois pode recorrer à maternidade para interromper caso esteja mesmo grávida... tenha calma e confirme primeiro... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa tarde Dr. Carlos. Escrevi-lhe no dia 20 de setembro de 2016. Como lhe havia dito tomei uma chávena de chá de hipericão sem saber, depois passado mais ou menos 2 hora s tomei a pilula normalmente. o meu "periodo" acaboou por vir (não sei bem se foi ou não, saiu sangue durante 3 dias, mas não muito como antigamente, pois comecei a tomar a pilula em agosto, acho que isto ainda está a regular. Desde esse dia que já fiz 7 ou 8 testes de gravidez e dá tudo logo negativo, espero o tempo que diz lá mesmo para ter a certeza. só que há um "mas" porque eu tenho os mamilos muito mas muito sensiveis e dores no peito :S Não sei o que pensar Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com esses teste todos negativo pode ficar descansada... ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  15. Boa tarde Drº Carlos. Desculpe incomoda-lo novamente (já havia feito no dia 20 de setembro de 2016 e no dia 10 de outubro de 2016. escrevo-lhe porque estou no 4º dia de pausa da minha pílula e o periodo ainda não veio. Ainda fiz mais um teste de gravidez hoje e tambem deu negativo (como os outros 7 ou 8 que fiz anteriormente )Não sei bem o que pensar Dr. Será que os teste podem estar todos errados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem esse risco, pode confiar... são muitos e todos deram negativo, eles têm grande eficácia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Boa noite Drº, sinceramente estou muito insegura em relação aos testes. Amanha irei fazer o exame ao sangue. Porque não vejo razao sem ser esta para a mentruação não me vir. Desculpe estar sempre a incomoda-lo,sei que estou a ser uma chata, mas só eu e o meu namorado é que sabemos. Parece que estou a rebentar por não poder dividir esta preocupação com mais ninguem. A minha dúvida tambem é se estiver gravida é se posso ir directamente a um hospital ou maternidade no Porto para fazer a ivg (sem passar pela medica de familia, meios pequenos, e tudo se iria saber), sendo que sou de uma terra perto do porto, mas que pertence ao distrito de Aveiro. Será que iriam colocar entraves? Já li comentarios a dizer que tinha obrigatoriamente de ser no hospital de residencia (Hospital entre o douro e vouga...ainda para mais este tem maternidade). Mais uma vez desculpe Drº. Boa noite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ir ao outro efectuar a interrupção... mas como lhe disse não deve estar, pois os testes deram negativo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Boa noite Drº Carlos. Fiz um exame ao sangue, em que o resultado foi <1.o
    Diga-me o que acha.
    Em que os valores de referencia são:

    Não grávida <5 mUI/mL
    Gravidez até 1 semana 5-50 mUI/mL
    Gravidez 1 a 2 semanas 50-500 mUI/mL
    Gravidez 2 a 3 semanas 100-5 000 mUI/mL
    Gravidez 3 a 4 semanas 500-10 000 mUI/mL
    Gravidez 4 a 5 semanas 1 000-50 000 mUI/mL
    Gravidez 5 a 6 semanas 10 000-100 000 mUI/mL
    Gravidez 6 a 8 semanas 15 000-200 000 mUI/mL
    Gravidez 8 a 12 semanas 10 000-100 000 mUI/mL

    Muito obrigado pela paciencia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou gravida pois não Dr?

      Eliminar
    2. Olá, não está grávida, pelo valor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Boa tarde Dr, estou muito preocupada tenho relações com um homem que ja fez vasectomia ha muitos anos ja, e temos relações faz 3 anos e nunca minha menstruação tinha atrasado, e tem umas 4 semanas mais ou menos que ta vindo so um pouco e para, eu fiz um teste de farmacia e deu um pouquinho so . estou muito preocupada sou muito nova não quero filhos agora :( .. vou fazer um exame de sangue amanha pra confirmar algo, ai caso queira tirar eu posso ne ? vou ao hospital ou a uma maternidade e falo que resolvi tirar... ? ah o serviço é gratuito ?
    Desde ja agradeço a atenção

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Dr.
    Agradeço desde já estar a dar um pouco do seu tempo para ler e responder a este comentário.
    Sou das ilhas mas estudo no Porto e não sei como funciona em termos de interrupção da gravidez. Conheço o procedimento, mas posso fazer cá? E onde? É pago?
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, basta se dirigir a uma maternidade ou hospital com serviço de ginecologia e obstetrícia e solicitar consulta, é gratuito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Boa tarde Dr, estou com algumas dúvidas e precisava de esclarecimento. Tomo a pilula minigest direitinha e estava já na segunda semana do blister (10 dia pilula, portanto 17 dia do cliclo) quando o meu dentista me prescreveu Amoxicilina + Acido Clavulâmico. Como na bula do medicamento não falava em interacções com a pílula, nunca mais me lembrei do possivel risco. Iniciei a toma do antibiótico na sexta feira à noite (10º dia da pílula) mas sábado à noite e domingo de tarde tive relações sexuais desprotegidas. Quando me lembrei da possível interacção, deixei de tomar o antibiótico no domingo à noite e segunda à tarde tomei a pílula do dia seguinte. A minha dúvida é: tenho risco acrescido de engravidar? Posso retomar o antibiótico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve retomar o antibiótico e manter a protecção com preservativo, durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Obrigada pelo esclarecimento :) Mas face à relação sexual desprotegida (no 10 dia da cartela) 48h antes da toma da pílula do dia seguinte, acha que corro risco? Obrigada mais uma vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem poucos riscos, como se protegeu... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Boa noite...
    Eu posso fazer uma IVG noutra cidade??
    Sou de Coimbra mas por questões pessoais pretendia fazer em Aveiro...
    Como é que isso se processa? Tenho que informar o centro de saúde da minha área de residência que pretendo fazer tudo lá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer, basta se dirigir ao hospital e pedir uma consulta de interrupção, normalmente é no serviço de ginecologia e obstetrícia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. fiz uma IVG no dia 13-10 sangrei na primeira semana depois do aborto, voltei a sangrar no final da segunda semana, hoje ja é 30-11 e ainda a minha menstruação não veio.
    estou preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer isso, não sei se está usando proteção, deve aguardar.... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não estou usando protecção, mas o meu marido não ejacula dentro de mim.
      esse atraso caso eu não esteja gravida é normal?esclarece-me por favor

      Eliminar
    3. Olá, é comum atrasar depois de uma interrupção, mas se tem tido relações tem riscos... deveria se proteger, não é? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Boa tarde,ate quanto tempo é comum atrasar a menstruação depois do aborto? Fiz IVG DIA 13 DE 10 e hoje ja é 9 de 12, mas dia 7 e 8 tive um corrimento escuro, o que podera ser isso?

      Eliminar
    5. Olá, pode ser sua menstruação, pode descer com essa cor... deve aguardar, pode demorar... o importante é se proteger para não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.