Celulite

O que é a celulite?

A celulite é uma alteração do tecido adiposo, gordura, que leva a pele a ficar com um aspeto de casca de laranja. O termo celulite é usado em casos de infeções bacterianas na pele.

Celulite, pele casca de laranja

O que causa a celulite? Posso prevenir a celulite?

As causas mais comuns da celulite são a alimentação (rica em sal), o sedentarismo, alterações hormonais e fatores genéticos. Para prevenir a celulite deve seguir os seguintes conselhos: beba 8 a 10 copos de água por dia, prefira carnes brancas (aves e coelho), coma 5 a 6 porções de fruta por dia, prefira laticínios magros, opte por usar azeite, beba chá verde, inclua alho, cebola e alho francês na sua dieta, substitua o sal por ervas aromáticas, caminhe 40 minutos por dia e coma peixe. Algumas plantas que favorecem o desaparecimento da celulite: papaia, ananás, garcinia cambogia, entre outras.

Como devo tratar a celulite?

Para tratar a celulite deve mudar de estilos de vida (fazer uma dieta equilibrada e exercício físico), algumas técnicas que podem levar à diminuição e desaparecimento da celulite: lasers, acupuntura, radiofrequência, ultrassons, infravermelho, lipoaspiração, tratamentos dermatológicos, entre outros.

Porque é que o homem não tem celulite?

Os homens, regra geral, não têm celulite devido às diferenças hormonais e à menor quantidade de tecido adiposo (gordo) na pele.

Fontes bibliográficas