sábado, maio 24, 2014

Diminut® (gestodeno 0,075 mg + etinilestradiol 0,020 mg)

Diminut® (gestodeno 0,075 mg + etinilestradiol 0,020 mg)

Diminut® (gestodeno 0,075 mg + etinilestradiol 0,020 mg)

A pílula diminut® é um contracetivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – gestodeno (0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno), que está indicado na prevenção da gravidez indesejada.

O blister ou cartela da pílula diminut® tem 21 comprimidos brancos, estando no mercado disponíveis embalagens com 1, 3 ou 6 blisters ou cartelas.

Como tomar a diminut®

Deve tomar um comprimido de diminut® por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem indicada na cartela, durante 21 dias seguidos, fazendo depois uma pausa de 7 dias. Durante os 7 dias de pausa deve surgir a menstruação, normalmente 2 a 3 dias após terminar a pílula. 

Como iniciar a diminut®

Tome o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. 

A pílula diminut® e outros medicamentos
  • barbitúricos
  • fenilbutazona
  • hidantoína
  • rifampicina
  • primidona
  • carbamazapina
  • griseofulvina
  • ampicilina
  • tetraciclina
  • hipericão
Efeitos secundários ou adversos da pilula diminut®

Efeitos secundários frequentes da pilula diminut®

Dores de cabeça, hemorragias intermenstruais, retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase. 

Fontes bibliográficas 
carlosedgar.com
infarmed.pt
Partilhe

4 comentários:

  1. olá sou Brasileira e tomava a pilula femiane no Brasil e gostaria de saber qual pilula tem a mesma formula do que eu tomava lá para usar aqui em Portugal sem medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em Portugal tem as algumas pilulas equivalentes, como a minigeste, harmonet ou mesmo a pilula genérica de diminut... pode iniciar qualquer uma destas pilulas após terminar a cartela de diminut, pois como têm a mesma dosagem a eficácia mantém-se... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Qual minipílu la somente com progestagénio em Portugal com a composição Levonorgestrel? Já perguntei nas farmácias e não sabem. Já tomo Cerazette mas queria trocar pelo Levonorgestrel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe no mercado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.