24 de maio de 2014

Diminut® (gestodeno 0,075 mg + etinilestradiol 0,020 mg)

Diminut® (gestodeno 0,075 mg + etinilestradiol 0,020 mg)

A pílula diminut® é um contracetivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – gestodeno (0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno), que está indicado na prevenção da gravidez indesejada.

O blister ou cartela da pílula diminut® tem 21 comprimidos brancos, estando no mercado disponíveis embalagens com 1, 3 ou 6 blisters ou cartelas.

Como tomar a diminut®

Deve tomar um comprimido de diminut® por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem indicada na cartela, durante 21 dias seguidos, fazendo depois uma pausa de 7 dias. Durante os 7 dias de pausa deve surgir a menstruação, normalmente 2 a 3 dias após terminar a pílula. 

Como iniciar a diminut®

Tome o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. 

A pílula diminut® e outros medicamentos
  • barbitúricos
  • fenilbutazona
  • hidantoína
  • rifampicina
  • primidona
  • carbamazapina
  • griseofulvina
  • ampicilina
  • tetraciclina
  • hipericão
Efeitos secundários ou adversos da pilula diminut®

Efeitos secundários frequentes da pilula diminut®

Dores de cabeça, hemorragias intermenstruais, retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase. 

Fontes bibliográficas 
carlosedgar.com
infarmed.pt

16 comentários:

  1. olá sou Brasileira e tomava a pilula femiane no Brasil e gostaria de saber qual pilula tem a mesma formula do que eu tomava lá para usar aqui em Portugal sem medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em Portugal tem as algumas pilulas equivalentes, como a minigeste, harmonet ou mesmo a pilula genérica de diminut... pode iniciar qualquer uma destas pilulas após terminar a cartela de diminut, pois como têm a mesma dosagem a eficácia mantém-se... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Qual minipílu la somente com progestagénio em Portugal com a composição Levonorgestrel? Já perguntei nas farmácias e não sabem. Já tomo Cerazette mas queria trocar pelo Levonorgestrel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe no mercado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Oi tudo bem tava tomando allesta 20.. Não tinha na farmácia ai comprei diminut. É a mesma vida msm ? Posso sempre fazer isso quando não n tiver uma posso tomar dessa outra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode trocar se tiver a mesma dosagem, sem problema... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia, Tomo o Iumi, so que tenho muitos efeitos colaterais...vou começar a tomar este indicado pela médica. Como faço para começar? espero a menstruação vir normalmente e tomo no primeiro dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode iniciar dessa forma, siga as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Bom dia, como faço para receber e-mails com dúvidas e respostas desse medicamento no meu e-mail?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, acciona o botão em baixo a dizer Notificar-me... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Bom queria saber se é possível tive rxxxx dia 05 de setembro agr ( terça feira) pois fizemos sem proteção e dps eu tomei a pirula Diminut e dps não me deu nada, e a minha mestruação está atrasada 06 dias e previsto que aconteça algo? Ou é normal? E também quando avisa que a mestruação tá pra mim tipo amanhã já tem que parar de tomar o remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas não usava a pílula, tomou nesse dia que teve relação? Ando por aqui.. 😃

      Eliminar
  7. Boa tarde! Tomo micropil, mas gostaria de saber se posso tomar diminut. Porque tem menos estrogênio. O estrogênio tem alguma ação na TPM? Obrigado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, mas quer mudar por alguma razao especial? usa à muito tempo o micropil? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. É q me da dor de cabeça na tpm. E eu imagino q se diminuir a dosagem de estrogênio possa melhorar. Isso procede? Agradeço sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula combinada melhora os sintomas de tpm... fale com seu médico para escolherem a mais adequada, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.