domingo, maio 04, 2014

Enxaquecas

Enxaquecas

O que são enxaquecas?

A enxaqueca é uma dor de cabeça muito intensa, latejante e que afeta um dos lados da cabeça.

Quais são os sintomas das enxaquecas?

A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte, que pode durar horas ou dias, acompanhada de vómitos, náuseas, dificuldade na visão, entre outros.

Quais são as causas das enxaquecas?

Alguns estudos revelam como causas, desequilíbrios hormonais, níveis anormais de serotonina (transmissor das células nervosas), stresse, alguns alimentos, ruídos e odores.

Como podem ser tratadas as enxaquecas?

O tratamento dos episódios de enxaqueca deve ser sugerido pelo seu médico, na maioria das vezes são instituídos analgésicos (ácido acetilsalicílico). As terapias complementares podem reduzir a intensidade e duração dos episódios.

Tenho muitas dores de cabeça será que sofro de enxaquecas?

As dores de cabeça são frequentes e podem ter várias causas, se a sua dor de cabeça está focalizada numa dos lados, é frequente e não cede à medicação deve falar com o seu médico, pois podemos estar perante enxaquecas.

Estou com fortes dores de cabeça, o meu médico disse-me que deveria sofrer de enxaquecas, que medicação posso tomar?

Nesta situação deve falar com o seu médico, o analgésico mais aconselhado neste tipo de situação é o ácido acetilsalicílico. O ácido acetilsalicílico tem uma ação analgésica, antipirética (contra a febre) e anti-inflamatória, deve ser tomado de 4 em 4 horas - 325 a 650 mg. Não deve ser dado a crianças com menos de 12 anos. Acompanhe o medicamento com água e evite as bebidas alcoólicas.

Como posso aliviar uma enxaqueca?

Para aliviar as enxaquecas pode seguir alguns conselhos tais como: colocar toalha molhada em água fria na testa, massajar o couro cabeludo ou as fontes da cabeça, tapar os olhos com pano, reduzir a intensidade de luz no seu quarto e seguir a medicação prescrita pelo seu médico (analgésico).

Ultimamente tenho muitas dores de cabeça antecedidas de luzes, que tipo de dores de cabeça são? Têm tratamento?

Este tipo de queixas é sinal que sofre de enxaquecas, são as chamadas enxaquecas com aura, deve falar com o seu médico para instituir um tratamento para aliviar os sintomas. A mulher que sofre de enxaquecas com aura não deve usar contracetivos hormonais.

Fontes bibliográficas
Partilhe

12 comentários:

  1. Faz hoje uma semana que estou com dores de cabeça com episódios bastantes fortes. Já tomei vários medicamentos, inclusivé por via intravenosa, no entanto, nada parece resultar. Fiz um TAC, cujo resultado aguardo e um raio x à cervical, do qual me dizem que pode vir a dor, devido a um desvio. O que tomar nestes casos para aliviar a dor? Obrigada. Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      para aliviar as dores de cabeça e enxaquecas o analgésico mais aconselhado neste tipo de situação é o ácido acetilsalicílico (aspirina®), que também é usado na prevenção de enfartes e AVC. O ácido acetilsalicílico tem uma acção analgésica, antipirética (contra a febre) e anti-inflamatória, deve ser tomado de 4 em 4 horas – 325 a 650 mg. Não deve ser dado a crianças com menos de 12 anos.

      Deve ser tomado durante as refeições com muita água, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas e não deve ser tomado mais de 10 dias sem indicação médica.

      Deverá aguardar pelos exames para esclarecer e descobrir a causa deste problema. Fale com o seu médico... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  2. Bom dia, sofro de enxaqueca unilateral, as vezes esquerdo, as vezes direito, causando sempre dor forte no olho do lado atingido, foto e fonofobia. Fui mãe duas vezes e após o segundo filho os episódios de enxaqueca são mais frequentes. Já alterei a pílula, tomava vallete e agora experimentei a arankelle (que piorou também o acne), mas não houve melhoras, qual a pílula mais indicada para prevenção de enxaqueca? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a mulher com enxaqueca não deve fazer a pilula, é uma contra indicação... deve falar com seu médico para conferir se deve ou não usar a pilula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. obrigada pela opinião, de facto o ácido acetilsalicílico resultou muito melhor que o paracetamol, e por isso obrigada também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fico contente, se precisar ando por aqui... boa sorte... :)

      Eliminar
  4. Olá. Qual a compatibilidade da pílula Minigest com o Migretil? Corta o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, foi seu médico que sugeriu? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada :)
      Já agora, é possível alterar a hora da tomagem da pilula?

      Eliminar
    3. Olá, se a mudança for menor que as 12 horas pode mudar de um dia para o outro, se forem mais de 12 horas faça a mudança em dois dias... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  5. Olá Dr.Á +- 3 semana tive uma situaçao de stress e com o sufoco do choro fiquei com uma dor no pescoço que me provoca dores de cabeça.Como essa dor(mais a da cabeça do que a do pescoço) nao passava resolvi ir ás urgencias ao qual o medico desvalorizou um pouco a queixa das dores de cabeça e mediu-me as tençoes que estavam altas 17/9 devido se calhar a toda a situaçao pois fiquei muito nervosa.Tratou-me o problema das tensoes e receitou um relaxante muscular+ tramadol com paracetamol para as dores e claro um remedio para baixar as tensoes.A minha questao é, as dores de cabeça continuam e tomando o tramadol dá-me a sensaçao que fico um pouco ourada, nao me sinto muito bem , será que poderei tomar aspirina estando a tomar o remedio para as tensoes?(ramipril 5mg)é que os sintomas que tenho parece-me que estou com enxaquecas ainda por cima com aura porque antes da dor começar veja uma aureola tipo raio no olho e depois começa a dor de cabeça.Tambem nao tenho o utero nem ovario e um rim, será que o tramadol para as dores é o mais aconselhado por causa dessa situaçao?
    Att.
    Clara Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ajudar, embora pudesse ganhar com uso de um relaxante muscular, como o médico não indicou sugiro que aplique uma toalha molhada em água quente para quebrar as tensões musculares, faça uma massagem no chuveiro... ando por aqui... :) as melhoras.

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.