Hipertensão

O que a pressão arterial e quais os valores normais de tensão?

A pressão arterial ou tensão arterial é a força com que o sangue bate nas paredes das artérias, quando é expelido pelo coração. A pressão arterial normal deve estar nos 120/ 70 mmHg (12/7).

O que é a hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140/90 mmHg, medida em repouso de trinta minutos e confirmada em três ocasiões diferentes.

Que cuidados deve ter o hipertenso?

Um hipertenso deve mudar os seus estilos de vida para favorecer a descida da tensão arterial, algumas mudanças de estilo de vida: manter o peso e o perímetro abdominal dentro dos parâmetros normais (índice de massa corporal - entre 19 e 24 e cintura - 88 cm mulheres e 101 cm homens), praticar atividade física (pedalar 8 quilómetros, andar 30 minutos ou nadar 20 minutos), beber bebidas alcoólicas com moderação (1 copo de vinho às refeições - 148 ml), ter consultas de hipertensão regularmente, tomar a medicação corretamente e fazer uma dieta saudável (ingerir 400 gr de fruta e verduras por dia, não acrescentar sal às refeições, preferir carnes magras e peixe fresco, utilizar ervas aromáticas para temperar, reduzir a comida rápida e pré-cozinhada, passar os enlatados por água, evitar as gorduras e comer muita sopa).

Como devo ver a minha tensão arterial?

Se vai avaliar a tensão arterial deve estar descontraído, sentado confortavelmente, num ambiente calmo e não deverá ter realizado exercício ou fumado nos trinta minutos antes da avaliação. Como avaliar: Adapte a braçadeira ao braço (flexura ou punho) conforme a indicação do fabricante e carregue no botão. Não fale até obter o resultado. Registe o resultado numa folha de registo e se a tensão tiver alta faça medicação em SOS se for hipertenso volte a avaliar após 30 minutos e fale com o seu médico.

Quantas vezes devo avaliar a tensão arterial?

Até aos 40 anos deve avaliar a tensão arterial de dois em dois anos, a partir dos 40 anos deve avaliar a tensão duas vezes por ano se não tiver nenhum fator de risco, alteração de saúde ou indicação médica.

Que tipo de aparelho devo comprar?

No mercado existem muitos tipos de aparelhos, os dispositivos eletrónicos, com garantia e calibração, são a melhor opção para avaliar a sua tensão, pois não é necessária a ajuda de outra pessoa. Os aparelhos mais indicados são os que fazem a avaliação acima da flexura (dobra do braço), pois dão um valor mais correto (fazem a medicação mais perto do coração).

Há algum chá que me baixe os valores da tensão?

Não há um chá que diminua a tensão arterial, há sim plantas que podem favorecer a descida da tensão arterial, embora não possam substituir os medicamentos e o tratamento definidos pelo seu médico. Algumas plantas com benefícios: folhas de oliveira, acácia, agrião, amora-branca e alecrim.

Quais são os sintomas da hipertensão?

Regra geral a hipertensão não dá sintomas, é chamada doença silenciosa.

É grave ter a tensão arterial baixa?

Não, a tensão arterial baixa ou hipotensão pode surgir devido a um ritmo cardíaco mais pausado. A pressão arterial baixa é benéfica para a saúde pois evita que surjam as complicações associadas a hipertensão.

As quebras de tensão são mais comuns de manhã, quando mudamos de posição (de deitado ou sentado para em pé) e nos dias de maior calor.

Como devo fazer para subir tensão arterial?

Quando queremos subir a tensão arterial, devido a hipotensões que nos causam tonturas, desmaios ou náuseas, podemos ingerir café, chá preto e outras bebidas com cafeína.

Quais os valores de tensão normais na gravidez?

Na gravidez os valores normais de tensão devem estar nos 100/60 mmHg.

Tensão arterial
Tensão arterial
Fontes bibliográficas