Insulina

O que é a insulina?

A insulina é uma hormona segregada pelos ilhéus de Langerhans (pâncreas), que ajuda no armazenamento e a utilização da glicose pelo fígado. Os valores normais no sangue devem estar entre os 5 a 10 mUI/l (36 a 140 pmol/l).

Como funciona a insulina?

A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas. É libertada na corrente sanguínea e funciona como uma chave que permite a passagem do açúcar (glicose) do sangue para as células. Quando o organismo não consegue controlar os valores de açúcar este permanece no sangue e é expelido pela urina. A pessoa tem diabetes.

Qual a dose de insulina que devo tomar?

A dose, o ajuste, o tipo e o número de doses de insulina devem ser prescritas pelo seu médico, embora normalmente se siga a seguinte fórmula: 0,2 Unidades/ por Kg de peso do doente (se um diabético pesar 100 Kg deve fazer 20 Unidades de insulina). A dose de insulina é medida em unidades e inicialmente é menor podendo com o tempo aumentar.

Que tipos de insulina existem?

Os tipos de insulina traduzem o tempo de atuação da insulina, assim temos insulinas basais, curta duração, média duração, longa duração ou mistas (mistura que permite obter os benefícios de diferentes tipos de insulina).

Ultimamente tenho feito hipoglicemias, posso ajustar a dose de insulina?

Sim, os ajustes devem ser feitos seguindo o esquema que o seu médico passou, é comum a dose de insulina ter que ser ajustada de acordo com o valor da glicemia que oscila devido à alimentação, stresse, exercício físico, medicação, entre outros aspetos.

Como devo aplicar a insulina?

A insulina deverá ser dada nas coxas, braços, abdómen e nádegas. Deve ser feita uma prega na pele e a agulha deve ser espetada fazendo um ângulo de noventa graus, para que faça efeito a insulina deve ser dada no tecido adiposo (gordura). É importante variar os locais de administração para que a absorção ocorra. As agulhas e lancetas deverão ser depositadas em locais apropriados.

Resumo do procedimento: lave as mãos, enrosque a agulha na caneta, agite suavemente a caneta, desperdice 2 U (somente se mudar de agulha), marque a dose, faça uma prega na pele, espete a agulha fazendo um ângulo de 90°, pressione o botão, espere 6 segundos e retire a agulha. Varie os locais de administração.


Como devo conservar a insulina?

A insulina deve ser guardada no frigorífico, sem congelar e longe de fontes de calor ou luz. A insulina que está a utilizar na caneta deve estar à temperatura ambiente. Não exponha a insulina a altas temperaturas e à luz solar (por exemplo dentro de um carro).

Que tipo de caneta e agulha devo escolher?

A escolha da caneta e agulha está associada ao tipo de insulina, peso e idade, assim as agulhas devem ser escolhidas de acordo com as características da nossa pele, assim para as crianças devemos usar agulhas de 6 mm (administração na coxa ou abdómen, com prega cutânea e agulha a 45° (inclinada)), no adulto de peso normal devemos usar agulhas de 8 mm (administração na coxa ou abdómen, com prega cutânea e agulha a 90º graus) e no adulto obeso devemos usar agulhas de 10 mm ou 12 mm (administração na coxa ou abdómen, com prega cutânea e agulha a 90° (perpendicular à pele)). As agulhas devem ser mudadas diariamente e após utilização devem ser guardadas num frasco ou recipiente apropriado. Entregue-as na sua unidade de saúde.

Quando devo utilizar a glucagon?

A glucagon é uma hormona que tem uma atuação contrária à insulina, causa libertação de glicose no sangue. A glucagon é fornecida num estojo, deve ser conservada no frigorífico. O diabético deve usá-la em casos de hipoglicemia grave. Tenha atenção à data de validade.

Estou grávida e foi-me diagnosticada diabetes, tenho mesmo que fazer insulina?

Sim, a insulina garante maior controlo da diabetes e os medicamentos orais estão na sua maioria contraindicados na gravidez.

Tenho mesmo que fazer insulina, só sou diabético à cerca de 2 anos?

A introdução da insulina não é nenhuma punição, faz parte das novas tendências no tratamento da diabetes, que têm como objetivo controlar mais cedo os valores de glicemia para evitar as complicações da diabetes. Confie na sua equipa e dê este passo no tratamento da sua diabetes.

O médico aconselhou-me a fazer insulina, mas disse que tenho que continuar os medicamentos, não posso fazer só a insulina?

Não, as insulinas conjugadas com os medicamentos orais trazem maiores benefícios ao diabético, levando a um melhor controlo do seu organismo. Mantenha os medicamentos.

Fontes bibliográficas