sexta-feira, maio 23, 2014

Lueva® (desogestrel 75 microgramas)

Lueva® (desogestrel 75 microgramas)

A pilula hormonal lueva® é uma pilula progestagénica constituída pela hormona desogestrel. A pilula lueva® está indicada na prevenção da gravidez e tem a seguinte dosagem hormonal: 75 microgramas de desogestrel por comprimido.

Composição de lueva®: desogestrel (75 microgramas), sílica coloidal anidra, alfatocoferol (mistura racémica), amido de milho, povidona, ácido esteárico, hipromelose, macrogol 400, talco, dióxido de titânio (E 171) e lactose mono-hidratada.

Como tomar lueva®

A pilula lueva® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora, durante 28 dias, assim que termina uma cartela ou carteira a mulher deve iniciar outra sem pausas.

Como iniciar lueva®

A pilula lueva® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação. Após o parto a mulher deve iniciar a lueva® após 21 dias a data do parto.

Medicamentos e lueva®

Alguns medicamentos que interferem com a pilula lueva®:
  • Primidona
  • Fenitoína
  • Carbamazepina
  • Oxcarbazepina
  • Felbamato
  • Fenobarbital
  • Rifampicina
  • Ritonavir
  • Griseofulvina
  • Carvão ativado
  • Hipericão

Efeitos secundários ou adversos de lueva®

Efeitos secundários ou adversos mais frequentes de lueva®

Alteração de humor, diminuição da libido, dores de cabeça, acne, náuseas, dor nas mamas, ausência da menstruação, menstruações irregulares, aumento de peso, infeção vaginal, vómitos, queda de cabelo, intolerância às lentes de contato, cansaço e alterações na pele.

Esquecimento e atrasos da pilula lueva®

Atrasos da pilula lueva® de -12 horas

Um atraso ou esquecimento de - de 12 horas não altera a eficácia da pilula lueva®, a mulher deve tomar o comprimido assim que se lembre e manter os restantes nos dias seguintes e horário habitual.

Esquecimento da pilula lueva® de +12 horas

Um atraso ou esquecimento de + de 12 horas pode alterar a eficácia da pilula lueva®, a mulher deve tomar o comprimido assim que se lembre (mesmo que tenha que tomar 2 juntos), manter os restantes nos dias seguintes e usar preservativo durante os 7 dias seguintes.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

2 comentários:

  1. Desde Janeiro que passei a tomar esta pílula. Antes tomava Gynera. Contudo parei há 3/4 semanas. Na primeira semana usamos não usamos outro método de contracepção pois achei que entretanto a menstruação viria e que não corríamos risco de engravidar. Contudo depois da primeira semana passamos a usar preservativo. Contudo continuo sem ter o período. É normal este atraso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim após parar é normal demorar, se antes de usar a pílula era irregular vai demorar mais e deve continuar a sê-lo... devem no entanto se proteger, pois mesmo não menstruando tem riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.