quinta-feira, maio 22, 2014

Sofiperla® (etinilestradiol 0,030 mg + gestodeno 0,075 mg)

Sofiperla® (etinilestradiol 0,030 mg + gestodeno 0,075 mg)

O anticoncecional sofiperla® é uma pilula hormonal combinada que tem na sua constituição as hormonas sintéticas etinilestradiol e gestodeno. A dosagem hormonal de cada comprimido é de 0,030 mg de etinilestradiol e 0,075 mg de gestodeno. A pilula sofiperla® está indicado na prevenção da gravidez.

Composição da pilula sofiperla®

A pilula sofiperla® é composta pelos seguintes excepientes: etinilestradiol, gestodeno, lactose mono-hidratada, amido de milho, povidona K-25, estearato de magnésio, edetato de sódio e cálcio, sacarose, povidona K-90, macrogol 6000, carbonato de cálcio, talco e cera E. 

Como tomar a pilula sofiperla®

A pilula sofiperla® deve ser tomado diariamente, à mesma hora, sem atrasos ou esquecimentos. A mulher deve tomar a pilula sofiperla® durante 21 dias (21 comprimidos) fazendo, posteriormente uma pausa de 7 dias.
Durante a semana de descanso a menstruação deve surgir, normalmente no 3° dia da pausa.

Como iniciar a pilula sofiperla®

A pilula sofiperla® deve ser iniciada, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação, durante os primeiros 7 dias mulher deve evitar ou usar um anticoncecional barreira (preservativo).

A pilula sofiperla® e outros medicamentos

A pilula sofiperla® pode perder eficácia com alguns medicamentos como: 
  • Ampicilina
  • Penicilinas
  • Tetraciclinas
  • Barbitúricos
  • Rifampicina
  • Fenitoína
  • Rifabutina
  • Primidona
  • Fenilbutazona
  • Dexametasona
  • Griseofulvina
  • Topiramato
  • Ritonavir
  • Hipericão

A pilula sofiperla® e os esquecimentos

Esquecimento da pilula sofiperla® até 12 horas
Um atraso menor de 12 horas, relativamente à hora habitual de toma, não interfere com a eficácia da pilula sofiperla®, a mulher deve tomar o comprimido em falta e manter os restantes na hora de toma habitual.

Esquecimento da pilula sofiperla® de mais de 12 horas
Atrasos ou esquecimentos superiores a 12 horas interferem com a eficácia da pilula sofiperla®, nesta situação a mulher deve tomar os comprimidos esquecidos (mesmo que tome dois juntos), e nos 7 dias seguintes usar preservativo, se o esquecimento ocorrer na ultima semana da carteira o cartela (entre o 15° e 21° comprimido) a mulher deve iniciar a nova cartela ou carteira assim que acabar a atual.

A pilula sofiperla®, os vómitos e a diarreia

Se ocorrerem vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma de sofiperla® a sua eficácia fica comprometida, a mulher deve tomar outro comprimido. A eficácia da sofiperla® não fica comprometida se tomar o comprimido até 12 horas da hora habitual de toma. Se os episódios de vómitos ou diarreia durarem alguns dias a mulher deve usar um anticoncecional barreira para prevenir a gravidez (preservativo).

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

16 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se é normal a estinette provocar diminuição do peso? É possível trocar Estinette por Effiplen ou Juliperla ou Sofiperla (devido a custo mais acessivel e pela semelhança na dosagem) ou não? Estarei menos protegida?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, ao tomar a pilula a mulher pode ter alterações do peso (aumento ou diminuição), pode mudar pois são pilulas similares, com o mesmo tipo de hormonios e a mesma dosagem... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. obrigado :)
    já agora sabe se vende uma caixa com 3? e quanto custa.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim vendem, tem um custa de 5,3 euros cada caixa de 3... parece-me que não paga nada se for com receita... é melhor confirmar, pois as comparticipações podem mudar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Olá bom dia.
    Já lhe tinha feito uma pergunta, mas não me respondeu.
    Tenho 17 anos e tomo sofiperla, fui apenas a uma farmacia e deram-me apenas esta pilula.
    Acho que é muito forte, devo mudar para uma pilula mais fraca ? como minigeste por exemplo ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode mudar para minigeste que é mais fraca, mas deve falar com seu médico... é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá Boa Noite.
    Tomava a pilula sofiperla, como achava que era forte, mudei para a minigeste.
    Pode acontecer uma gravidez indesejada devido ao facto de mudar para uma pilula mais fraca ?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, embora seja raro, mas nesta situação é sempre aconselhado se proteger nos primeiros 7 dias da nova pilula.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. A pilula sofiperla é uma pilula forte ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é uma pilula com maior dosagem de estrogénios, logo mais forte... pode conferir um post no blog sobre as pilulas fracas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia. Eu deixei de tomar a pílula à 2 semanas (sofiperla) e agora estou a ganhar algumas rupturas na cara, que não tinha antes de começar a tomar. Há alguma coisa que eu possa fazer para a pele voltar ao normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que esteja com acne, talvez seja melhor tomar, parou a pilula porquê? Quer engravidar? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá Boa Noite, a minha médica mudou-me a minha pilula, antes tomava sofiperla e hoje comecei a tomar minigeste, porém não fiz a pausa de 7 dias , pois a médica aconselhou a não a fazer, ou seja, ontem (domingo) terminei a caixa de sofiperla, e hoje (Segunda) comecei a minigeste. Estou habituada a ter sempre menstruação, e queria saber se depois desta cartela posso voltar a fazer as pausas normais de 7 dias, e se por mudar de pilula, posso engravidar. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode passar a fazer a pausa depois de terminar a cartela, mas também pode não menstruar devido à mudança e ao fato de ter tomado as cartelas seguidas, deve manter e aguardar, ao tomar seguido não tem risco de gravidez, pode ficar tranquila.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Ola boa tarde. Tomo a pílula Sofiperla e comecei na segunda a tomar Furadatina por estar com uma infecção urinária. Com este medicamento a pílula deixa de fazer efeito? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, continua protegida... beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.