quarta-feira, julho 16, 2014

Fumantes e anticoncepcionais

Fumantes e anticoncepcionais

Fumantes e anticoncecionais - risco aumentado de tromboembolismo

A utilização da pilula hormonal está associada ao maior risco de tromboembolia venosa (TEV). Este risco está associado à presença, principalmente, de estrogénios na composição da pilula hormonal.

Sinais de alerta de acidentes trombótico

A mulher que usa os anticoncecionais combinados orais devem recorrer ao seu médico caso sintam:
  • Dor intensa ou inchaço nas pernas
  • Dor intensa no peito
  • Dores intensas de barriga
  • Dores de cabeça
  • Fraqueza
  • Falta de força num dos lados
  • Falta de ar
  • Tosse súbita sem razão aparente
  • Cegueira parcial ou completa
  • Alterações na fala (dificuldade em falar)
  • Tonturas
  • Desmaio

A pilula hormonal e o tabaco

As fumantes tem um aumento da probabilidade de surgimento de complicações venosas, ao nível do coração, pulmões, cérebro e vasos sanguíneos. A mulher fumante deve evitar o uso da pilula hormonal, pois a combinação do consumo de tabaco com o uso de estrogénios aumenta muito o risco de acidente trombótico, especialmente em mulheres com mais de 35 anos.

O tabaco e o seu efeito na pilula

O consumo de tabaco não interfere com a eficácia da pilula hormonal combinada. Se usa a pilula hormonal combinada, coloque de lado o consumo de tabaco.

Cigarros
Cigarros

Fontes bibliográficas
Partilhe

10 comentários:

  1. O remédio Colpistatin reduz o efeito dos anticoncepcionais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como falamos de um creme os níveis de metronizadol no sangue são muito baixo, pelo que a probabilidade de reduzir a eficácia da pílula é diminuta. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Oi, sou uma fumante e queria iniciar um anticoncecional, qual me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a fumante deve optar por um anticoncepcional não hormonal, como o preservativo ou o diu de cobre de forma a não aumentar o risco de doença venosa.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Olá doutor! Sou fumante que tipo de pílulas devo tomar? É aconselhável tomar a pílula no segundo ou terceiro dia do período? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se é fumante não deveria optar pelo pílula, mas sim por anticoncepcionais sem hormônios, pense em deixar de fumar :) ... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá doutor,
    sou fumante e tomo pílula a 5 anos, porém sinto que é hora de parar.Tenho pesquisado e achei o implante contraceptivo muito interessante. Vi algumas opiniões que o aconselham para fumantes. Procede?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se é fumante, me parece que o mais importante é parar de fumar, pode optar pelo implante... mas pense em deixar e fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola! Tenho 20 anos e sou fumante mas pretendo parar imediatamente de fumar (não fumo muito, só em determinadas ocasioes e consigo estar semanas sem fumar). No entanto, comecei a tomar a pílula há uns tempos e há cerca de duas semanas tenho sentido fortes dores no ombro e no braço e dormência na mão, quase como se o sangue não circulasse bem. Há dois dias começou a acontecer me o mesmo com a perna... Dormência e formigueiro. Sempre tudo apenas do lado direito do corpo. Comecei a pensar que talvez possa ter a ver com a junção do tabaco e da pílula devido ao risco que podem gerar. O que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve parar o tabaco, e manter, se continuar com essas sensações deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.