segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Porque surgem os efeitos secundários dos anticoncepcionais hormonais orais?

Porque surgem os efeitos secundários dos anticoncepcionais hormonais orais?



Os efeitos indesejáveis mais frequentemente comunicados (> 10%) são hemorragias
irregulares.

Frequente (podem afetar até 10 em cada 100 mulheres): nenhuma ou hemorragia
reduzida, síndrome pré-menstrual com dor mamária à palpação, depressão,
alterações de humor, dores de cabeça, nervosismo, tonturas, náuseas, dor
abdominal, acne, dor mamária e aumento de peso.

Pouco frequente (pode afetar até 1 em 100 mulheres): tensão arterial elevada,
enxaquecas, retenção de líquidos, diminuição da líbido (perda de interesse sexual),
vómitos, diarreia, erupção na pele, erupção na pele com comichão e vermelhidão
(urticária), aumento das mamas.

Raro (pode afetar até 1 em 1.000 mulheres): ,distúrbio da audição (otosclerose),
reação alérgica, aumento da líbido (aumento do interesse sexual), irritação ocular ao
usar lentes de contacto, reação alérgica a qual pode por vezes ser grave com inchaço
da pele e/ou das membranas mucosas (eritema nodoso, eritema multiforme),
corrimento mamário, corrimento vaginal, perda de peso.
coágulos sanguíneos prejudiciais numa veia ou artéria, por exemplo:
numa perna ou pé (ou seja, TVP)
no pulmão (ou seja, EP)
ataque cardíaco
acidente vascular cerebral
mini acidente vascular cerebral ou sintomas temporários do tipo acidente vascular
cerebral, conhecidos como um acidente isquémico transitório (AIT)
coágulos sanguíneos no fígado, estômago/intestino, rins ou olho.
Partilhe

4 comentários:

  1. Olá Carlos Edgar, sigo atentamente a sua página e gostava de ler um artigo relacionado com o eczema atópico.. sofro deste problema à cerca de 3 anos, não sei como se desenvolveu mas todos os invernos aparece em sitios como palpebras dos olhos, braços e pernas e até mamilos.. é muito incómodo devido à coceira que provoca, já fui a diferentes dermatologistas e todos receitaram diferentes cremes com cortisona, e eu aplico em cima das lesões e acalma a coceira durante 1 dia ou 2.. e depois volta logo :( estou desanimada pois nao queria habituar a pele a este tipo de cremes todos os dias.. no verão com o sol e praia e roupas mais frescas desaparece.

    Muito obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim eu publico um brevemente... obrigado pela sugestão e pelo seguimento... :)

      Eliminar
  2. Olá, Doutor Carlos! Vi vários comentarios do senhor tirando duvidas da mulherada em relação ao Stezza. Espero que possa me ajudar também. É o seguinte: tomo Stezza a 4 meses e minha menstruação vem todo mês, mas essa ultima cartela inicei no 4 dia da minha menstruação, pois o remedio tinha acabado e não tinha nenhuma farmacia local. Tomei todos os dias certinho, mas o que apareceu foi uma manchinha marrom clarinha ao invés da minha visitinha mensal. Isso é normal? Corro risco de estar grávida? Todas as minhas relações foram com preservativos. Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, mas como esteve 4 dias sem tomar correu riscos, se teve nesse período ou até ao 7° comprimido da nova cartela tem chances de ter engravidado... não percebi se teve... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.