Os suplementos de cálcio não melhoram a saúde dos ossos?


Os suplementos de cálcio não melhoram a saúde dos ossos?


Os suplementos de cálcio têm sido promovidos como a salvação para a fragilidade dos nossos ossos, devido à idade, todos os dias assistimos a centenas de acções comerciais para promover este tipo de suplemento, onde são referidos os seus beneficios para as nossas articulações, prevenção de fraturas e da osteoporose. Mas será que os suplementos de cálcio melhoram a saúde dos ossos?

A revista neozelandesa BMJ publicou alguns estudos onde comprovado que a ingestão diária de suplementos de cálcio não melhoram a saúde dos nossos ossos (tem um efeito de aumento da densidade óssea em 1%) e não evitam as fraturas. Apesar de existem recomendações internacionais que sugerem a suplementação de de 1.000 mg de cálcio por dia para os homens e mulheres com mais de 50 anos, a verdade é que estas recomendações, com estes estudos, têm que ser revistas. Os estudos concluem que a o cálcio ingerido numa dieta normal é suficiente.

A mesma revista publicou um estudo onde revela haver uma ligação entre o uso de suplementos de cálcio e a ocorrência de enfarte do miocárdio.

Confira os artigos aqui:

Posts relacionados:

Fontes bibliográficas