quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Acne

Acne

A acne é uma doença inflamatória da pele caracterizada por pontos brancos ou negros (comedões), pápulas (borbulhas), pústulas (borbulhas com pus) e nódulos ou quistos. É uma doença mais frequente na adolescência (alterações hormonais), altura em que as glândulas sebáceas produzem mais gordura (sebo). 

A acne pode ser ligeira a moderada (tratamentos com loções ou géis) e grave (tratamento com isotretinoína – derivada da vitamina A – alguns efeitos secundários deste tratamento: pele seca, hemorragias nasais, dores musculares, dores articulares e risco de malformações na gravidez).

Como prevenir: deve fazer a lavagem da pele até duas vezes por dia, com um produto suave, evitar usar esfoliantes, evitar o uso de cosméticos de fraca qualidade, proteger a pele do sol, não efetuar sessões nos solários e evitar situações de stresse (agravam a acne). carlosedgar.com

Acne - os mitos do chocolate

Alguns estudos sobre o consumo de chocolate não revelam relação entre o seu consumo e o aparecimento da acne. O consumo de chocolate preto promove a saúde cardiovascular, se for comido com moderação não promove o aumento de peso e pode causar dependência, pelo prazer que desencadeia. O chocolate branco e de leite é prejudicial, pois tem gorduras saturadas.

A depilação

A remoção dos pêlos do corpo é uma medida higiénica e estética. Para conseguir os melhores resultados deve fazer esfoliar antes da depilação (zona a depilar) para remover peles mortas e desencravar pêlos, evitar exposição solar logo depois de usar cera depilatória (aumenta o risco de manchas), depois da depilação aplicar um creme hidratante, não usar roupas apertadas para evitar que os pêlos encravem e ao fazer a depilação com lâmina deve humedecer a pele com um sabonete, passar no sentido do pêlo e mudar a lâmina quinzenalmente.

Algumas técnicas de depilação: cera fria (mistura comprada e aplicada em casa, técnica com mais dor), lâmina (método proporciona o aparecimento de pêlos encravados, foliculites e manchas, lave as lâminas com água a ferver e deixe secá-las ao sol, substituas de 2 em 2 semanas), aparelhos eléctricos (técnica em que é difícil remover pêlos pequenos e em locais de difícil acesso), cremes depilatórios (método que destrói o pêlo, não o arranca pela raiz), depilação a laser e luz pulsada (método com maior duração ou mesmo definitivo, técnica com uso de anestésico local).

Os esfoliantes e a pele

A esfoliação deve ser efectuada antes de aplicar um creme hidratante para que a pele o absorva e fique mais hidratada. A esfoliação deve ser feita semanalmente, em peles oleosas, ou quinzenalmente em peles normais. Os esfoliantes podem ser químicos (ácidos da fruta) ou físicos e devem ser escolhidos consoante o tipo de pele e o hábito de esfoliar.

Antes de aplicar um esfoliante deve ter em atenção a pele à volta dos olhos que é muito fina e não deve ser esfoliada e o peito, que deve ser esfoliado com um produto suave. Os jovens não devem esfoliar a pele (ACNE) e a pele não deve ser esfoliada se apresentar aranhões, cicatrizes, eczemas ou após a exposição solar e depilação.

Perguntas sobre acne

O que é a acne?

A acne é uma doença inflamatória da pele caracterizada por pontos brancos ou negros (comedões), pápulas (borbulhas), pústulas (borbulhas com pus), nódulos ou quistos. É uma doença frequente na adolescência, devido às alterações hormonais, altura em que as glândulas sebáceas produzem mais gordura (sebo).

Como posso prevenir a acne?

Para prevenir deve fazer a lavagem da pele até duas vezes por dia, com um produto suave, evitar usar esfoliantes, cosméticos de fraca qualidade, proteger a pele do sol, evitar tatuagens e piercings, não efetuar sessões nos solários e evitar situações de stresse, pois agravam a acne.

Tenho acne, posso esfoliar a pele?

A pele com acne não deve ser esfoliada, pode ser limpa para desobstruir os folículos e evitar a formação de borbulhas.

A minha médica disse-me para iniciar uma pílula para acabar com a acne, não terei mais acne?

Não, deixará de ter acne, pois um dos benefícios da pílula é a diminuição ou ausência da acne, fale com a sua médica e siga as suas indicações.

Que tipo de tratamentos existem para tratar a acne?

Para tratar a acne existem alguns tipos de tratamento, tais como: tratamento hormonal, antibióticos, retinóides, fototerapia, laser, uso de plantas medicinais, entre outros. Fale com o seu médico.


Partilhe

32 comentários:

  1. Pode me receitar uma pílula para o acne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com o seu médico para saber qual a pílula ideal para controlar o acne, de uma forma geral as pílulas têm ação neste problema atenuando-o. As pílulas mais indicadas para a acne são a diane 35 ou ferane 35 (Brasil) e a valette (mais indicada se a mulher tiver grande pilosidade), muitas vezes a toma destas pílulas é curta como se fosse um tratamento. Fale com o seu médico. Ando por aqui..

      Eliminar
  2. Olá os meus parabéns pelo trabalho... será que me podia dizer qual a pílula ideal para uma jovem tomar que sofra de muito acne.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as pílulas ideais para tratar o acne são a valette e a diane35, deve falar com o seu médico para saber mais sobre a duração e o tratamento. Ando por aqui...

      Eliminar
  3. Oi, a pilula ferane é mais forte que a diane 35, posso continuar a toma-la?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pílula ferane 35 ou diane 35, têm uma dosagem de 35 mcg EE, facto que a torna muito forte (muito usada no acne e alterações de pele), se puder mude para uma pílula mais fraca, fale com seu médico. Ando por aqui...

      Eliminar
  4. Boa noite, a isotretinoína pode causar alterações digestivas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os efeitos secundários digestivos da isotretinoína são: colite, garganta seca, hemorragia gastrointestinal (fezes pretas), doença inflamatória do intestino, náuseas e pancreatite. A isotretinoína pode causar fezes negras ou pretas devido a hemorragia, presença de sangue.
      Ando por aqui... se precisar.

      Eliminar
  5. Fazer a depilação com cera encrava os pêlos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os pêlos encravados podem aparecer devido a técnica incorrectas de depilação como a cera depilatória, a cera depilatória arranca o pêlo levando a uma inflamação do folículo – foliculite – que está na origem deste problema, as mulheres que habitualmente tem este problema devem mudar de método de depilação. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  6. Fiz a depilação, mas a minha pele está um pouco suja, queria ir para a praia, posso esfoliar a pele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pele não deve ser esfoliada quando: tiver feito a depilação, tiver exposto a pele ao sol, quando tem feridas ou aranhões, pele à volta dos olhos e no peito, pele jovem, pele sensível, eczemas ou outro tipo de irritações. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. Arankelle ajuda no desaparecimento de acne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim ajuda por ter na sua composição a drospirenona.... fale com o seu médico e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  8. Yasmim ajuda a controlar a acne.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ajudar, fale com seu médico e confira o post sobre acne e pílula no blog... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá ,estou tomando o qlaira a três meses e desde então apareceu muita acne ,sao super dolorosas , queria saber se tem alguma coisa haver com o qlaira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar relacionado, deve manter a qlaira pelo menos mais uma cartela para ver seu efeito total e depois falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Eu tomava o anticoncecional Tess, ele tem a mesma fórmula que o Diane 35, parei de tomar e meu rosto encheu de espinhas, se eu volta começar a tomar o anticoncecional Diane 35 posso sofrer muito com os efeitos colaterais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode sofrer, pois seu corpo tem que adaptar novamente, fale com seu médico... esses são muito fortes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá, estou tomando stezza á três meses, estou adorando não menstruar mais estou ficando com acne. Antes eu tomava o Diclin mais estava me fazendo mal e meu médico mudou. Stezza não controla a acne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode notar por ter menor dosagem hormonal, deve manter e aguardar... dê tempo ao seu corpo para aceitar bem o stezza... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá! estou tomando o Stezza há dois meses. Antes eu tomava o Diane 35, mas apareceram alguns cistos no seio e a minha ginecologista sugeriu trocar. Contudo, estão aparecendo muitas espinhas do meu rosto. Existe um período de adaptação do corpo? O Stezza é eficaz conta a acne? Ouvi falar que o Elani 28 é melhor nesse sentido. Poderia falar um pouco sobre, por favor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim existe, em que esperar 3 a 4 cartelas... como tem menor dosagem hormonal pode causar isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Dr. Carlos. Quais seriam os melhores anticoncepcionais (com menos hormônios), que também poderiam ajudar nessa questão da acne?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode conferir nos post mais lidos os melhores anticoncepcionais para o acne e pele oleosa.. depois fale com seu médico para conferir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Após toma antibiótico que precauções devo ter ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve se proteger ou evitar nos 7 dias seguintes, precisa de 7 dias seguidos de anticoncepcional para estar novamente protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Uso DIU Mirena a 6 meses. Posso usar Diane35 no tto da acne simultaneamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve fazer isso sem indicação médica, há tratamento indicados com menor dosagem para melhorar, fale com sua médica, se lembre que na fase inicial podemos notar acne como efeito colateral... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Gostaria de saber sobre um anticoncepcional bom para evitar acne e varizes. tenho 40 anos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode encontrar alguns anticoncepcionais que melhoram e tratam o acne, mas normalmente são desaconselhados para quem riscos de trombose ou mesmo varizes... o melhor é seu médico aconselhar e acompanhar sua adaptação... me desculpe não ajudar mais... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.