Aftas – o que são e como tratar

As aftas ou úlceras aftosas são pequenas vesículas que surgem na cavidade bocal. As aftas começam por provocar dor e ardor, formando uma auréola vermelha (local onde se desenvolverá a úlcera), posteriormente rebenta ficando com uma membrana branca ou amarela. As aftas podem surgir por problemas gastrointestinais, insuficiência de vitaminas (alimentação pobre em fruta e legumes), ingestão alimentos com grande acidez, stresse, lúpus, doença de Crohn e colite ulcerosa.

Tratamento: bocheche água morna com 10 ml de água oxigenada 3 a 4 vezes ao dia ou meio copo de água com 1 colher de chá de sal. Se não notar melhoras ou o episódio de aftas for recorrente (ou durar mais de 15 dias) deve contactar o seu médico.carlosedgar.com

Resumo: para aliviar as aftas devemos fraccionar as refeições, ingerir água fria antes das refeições (alivia o desconforto), ingerir alimentos à temperatura ambiente, evitar alimentos secos ou condimentados, ingerir alimentos como a batata e o mel (propriedades anti-sépticas), bochechar com soluções de camomila ou calêndula (em alternativa poderá bochechar com uma solução de água oxigenada (uma colher de sobremesa de água de oxigenada numa chávena média de água) 3 a 4 vezes ao dia).

Em episódios duradouros (15 dias) ou recorrentes deve falar com o seu médico.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com