-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page



Teve um esquecimento da uma ou mais pílulas na 3ª semana

Os esquecimentos de + de 12 horas na toma da pílula (12 horas relativamente à hora de toma habitual), reduz a eficácia contracetiva da pílula hormonal, aumentando o risco da mulher ter uma gravidez indesejada.

Este risco está especialmente aumentado na 3ª semana da pílula (especialmente em pílulas de 21 comprimidos), pois na 3ª semana está iminente o período de descanso (intervalo sem comprimidos).
Esquecimento da pílula na 3ª semana (ultima semana)


Como manter a pílula eficaz, após um esquecimento, na 3ª semana?

Perante um esquecimento da pílula na 3ª semana a mulher pode seguir uma das estratégias:

1) Toma as pílulas em atraso (pode ter que tomar duas juntas), mantêm as restantes no horário habitual, usa proteção (preservativo) durante 7 dias e assim que acaba a carteira ou cartela inicia um nova. Desta forma a mulher não faz pausa entre as cartelas ou blisters. Ao não fazer pausa a mulher não terá período menstrual e podem surgir pequenas perdas ao longo do ciclo.
Esquecimento da pílula na 3ª semana (ultima semana)

2) Pode interromper a pílula, fazer 7 dias de pausa (contando com os dias do esquecimento) e ao 8° dia retomar nova carteira ou cartela de pílula, durante a pausa e nos 7 primeiros dias da nova cartela ou carteira a mulher deve usar um método barreira (preservativo).

Esquecimento da pílula na 3ª semana (ultima semana)

Perante um esquecimento e presença de sinais de gravidez a mulher deve fazer um teste de gravidez, pois há sempre essa possibilidade. O teste de gravidez é sugerido após um atraso ou ausência menstrual.
Esquecimento da pílula na 3ª semana (ultima semana)


Fontes bibliográficas
infarmed.pt