quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Gânglios inchados

Gânglios inchados

O nosso corpo tem mais de 500 gânglios linfáticos, nestas estruturas acumulam-se os glóbulos brancos que lutam contra as infeções ou outros invasores do nosso corpo. Em situações de infeção, viroses ou outras doenças é comum notarmos pequenos inchaços no pescoço, axilas e virilhas (zonas onde mais facilmente se notam os gânglios). Perante estas descobertas devemos permanecer calmos e aguardar que a infeção passe. Se os gânglios não diminuírem após 12 dias devemos contactar o seu médico.
Partilhe

20 comentários:

  1. Olá foi detectado em Outubro passado um ganglio com 3 cm na axila esquerda, como surgiu também um nódulo com característica de fibroedenoma, passei a ser seguida, repeti a eco passados 2 meses, mas sem alteração de tamanho, passando então a ser seguida semestralmente a fim de ver alteraçãoes possíveis. No entanto na ecografia que fiz á Tiroide em Julho passado também detectou um ganglio com 2 cm na submandibular. Se formam-se devido a alguma infecção que desconheço porque ainda se mantém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim se mantêm por alguma inflamação ou infecção que está a decorrer e não dá sinais. Deve voltar a falar com o seu médico para fazer novos exames, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Tenho ganglios na cabeça, já fui ao médico e receitaram-me ibuprofeno e ficou tudo bem, mas agora voltou a aparecer um durante a noite e está durido. O que devo fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com o seu médico para ser avaliada e estudar a necessidade de fazer umas análises. Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  3. Bom dia.Ha 2 anos notei que os ganglios do lado esquerdo do pescoço estavam aumentados e logo passei pelo clinico que solicitou um ultrassom, o resultado deu que os contornos estavam normais, e fui encaminhada para o cirugião de cabeça e pescoço e nesse meio tempo surgiram outros glanglios só que do lado direito, passei pelo cirugião que novamente repetiu o ultrassom ( deu o mesmo resultado anterior), ele falou que não era nada pra ficar tranquila de deveria ser resultado de alguma inflamação e com o tempo iriam sumir. Só que passados mais de 2 anos notei outros ganglios nas axilas e os do pescoço continuam do mesmo jeito inchados, será que eu posso mesmo ficar despreocupada só com um exame de ultrassom ou preciso retornar ao medico? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve retornar ao seu médico para fazer uma nova avaliação, talvez com análises???, tenha calma e se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  4. O meu marido tem formações ganglionares do centro lipomatoso, resultado após ecografia partes moles.Foi medicado com Brufene e Ben-no -ron.No entanto após uma semana não consegue fazer esforços, cujos mesmos lhe causam fortes dores na virilha.Será necessário nova ida ao médico?Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é melhor, dada a impossibilidade que ainda tem. Deve manter a medicação, as melhoras. Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  5. Boa tarde... Ha 11 anos que vivo com ganglios inchados no pescoço, as vezes aumentam mais e passado algum tempo diminuem... Cheguei a fazer biopsia e o resultado foi uma linfadenite reactiva. Meu medico diz ser normal, porque sofro de rinite alergica! para ai a uma semana apareceu-me um novo ganglio aumentado na mesma regiao... Fui ao medico e ele disse que era igual ao que ja tinha tido, mas eu tenho medo... vivo obcecada com os ganglios... Tenho medo que seja algo mais grave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem que ter receio, pois estes episódios coincidem com os de rinite, tenha calma, vigie e mantenha os cuidados habituais para melhorar. Fale com o seu médico caso nao note melhoras... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  6. ola a minha mãe tem vários gânglios na brilha com 3cm e a volta da veia aorta um dos da brilha já foi para biopsia mas a espera é tão grande que tenho medo que se for o pior pode espalhar-se pelo outros órgão e não faço a mínima ideia do que me espera do resultado. a espera é de 4 semanas.
    É normal ter nos dois sítios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, na veia aorta me que parte do corpo? Já fez algum tratamento e diminuíram? As analises estão alteradas? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde! Em novembro fiz uma eco e uma mamo e no relatório a médica disse que tinha alguns quistos mamários, que já tenho há 5 anos, e pequena formação ganglionar no prolongamento da axila direita. O exame foi feito 3 dias antes de me vir o período. O relatório tinha a avaliação de brad 2 e para continuar avaliar anualmente. O ginecologista disse para não me preocupar com a formação ganglionar. Mas a realidade é que tudo o que tenho lido sobre isso só fala sobre cancro...devo estar preocupada ou não? Eu nem os sinto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir e confiar nas indicações de seu médico e manter a vigilância anualmente, é suficiente para avaliar e prevenir a ocorrência de um cancro, deve fazer o exame sempre no mesmo local e levar os relatórios antigos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Ola boa tarde hoje foi fazer uma eco a partes moles do lado direito do pescoço porque tenho dores e ta inchado e por vezes até a ingolir me dói e foi diagnosticado 6 gânglios de vários tamanhos è caso para me preocupar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode resultar de alguma infecção que teve... é comum ser esta a causa, no entanto deve falar com seu médico para ele avaliar... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, boa noite.
    Por ter sentido uns quantos gânglios no pescoço e nas virilhas a minha médica para além de análises pediu uma ecografia. As análises estão normais (ha apenas um valor - RBC hipocromicos a 0.4% que a médica não sabia o que era, que nunca tinha visto isso em análises). A ecografia revela numerosas formações ganglionares com características preservadas. Apesar da médica ter referido que não seria nada grave pelo facto do hemograma estar bem não ando muito descansada. (Estou de momento em espera pois remeteu-me para medicina interna). Estando o hemograma normal não há motivo para preocupação?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem grandes motivos, mas deve ir à consulta para fazer avaliação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Bom dia, apareceu me uma massa do tamanho de um feijao junto à carotida direita.as vezes parece mais pequeno outras maior.estou preocupada com esta situação :-( ja marquei consulta no medico esta semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a causa mais comum são infecções ou inflamações em nosso corpo, não sei se esteve doente... deve então aguardar pela consulta para falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.