Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC)

Os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) são doenças que aparecem subitamente quando existe um problema na circulação do sangue no cérebro, levando à morte das células cerebrais por falta de oxigénio.

Trombose cerebral
É um tipo de AVC isquémico em que a artéria apresenta um trombo no seu interior impedindo a progressão de sangue. Estes trombos surgem como resultado da acumulação de placas de ateroma (saiba mais).

Trombose hemorrágica
É um tipo de AVC hemorrágico em que há um extravasamento de sangue que pressiona as células do cérebro acabando por as matar.

Quais são os fatores de risco? Obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado, tabaco, sedentarismo, a idade e o sexo.

Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT)
Algumas tromboses (AVCs) são precedidos de sinais de alerta, estes tipos de AVC são chamados de Acidentes Isquémicos Transitórios (AITs). Sinais de alerta de um AIT: falta de força ou paralisia de um lado do corpo, sensação de formigueiro de um lado do corpo, perda de visão, dificuldade em falar ou em perceber o que se diz e perda de memória temporária ou parcial.