Fezes do bebé

As fezes do recém-nascido

As primeiras fezes do bebé são verdes escuras, chamam-se mecónio, assim que começa a amamentar o bebé fica com as fezes amarelas (cor do ouro), normalmente o bebé tem uma dejeção a cada mamada, podendo estar 2 a 3 dias sem defecar. Se o bebé apresentar as fezes verdes com mucosidades (ranhos), mais de 6 a 7 dias ou líquidas deve falar com o seu enfermeiro de família. As fraldas devem ser mudadas a cada dejeção ou micção e os alimentos que provocam prisão de ventre ou alteram a acidez ou alcalinidade devem ser evitados, pois podem irritar a pele do rabinho do bebé.

Fezes do bebé

O bebé não tem uma frequência certa para fazer cocó, no entanto sabemos que se ele mamar leite materno é normal fazer 4 a 5 vezes ao dia ou 1 vez de três em três dias. O bebé que mama leite artificial deve fazer cocó todos os dias pois têm maior tendência para a prisão de ventre e fezes duras.

A cor do cocó


  • leite artificial – amarela claro ou castanho claro, fezes duras
  • leite materno – amarelo-ovo com grumos, fezes pastosas

A mãe que amamenta o bebé deve evitar ingerir café, chocolate, colas, chá preto, alface, acelga, feijão ou queijo amarelo. No caso de persistir a prisão de ventre a mãe deve massajar a barriga do bebé, estimular a região perianal (à volta do ânus) com algodão ou o termómetro e em último recurso aplicar clister.


Fontes bibliográficas
carlosedgar.com