Tabaco, consequências

O tabaco é a principal causa de morte evitável nos países desenvolvidos. O tabaco é responsável pelo aparecimento de vários tipos de cancro, doenças graves nos sistemas cardiovascular e respiratório e é uma dependência para a maioria dos fumadores. Para além dos custos económicos para o fumador e a sua família causa ainda conflitos entre colegas e familiares, prejudica a forma física, altera o prazer sexual e afeta a aparência (pele envelhecida, dentes sujos, mau hálito). Nas mulheres grávidas prejudica o desenvolvimento do feto (bebés de mães fumadoras nascem com menor peso).

Se fuma e quer deixar de fumar e não consegue, é muito provável que esteja dependente. Neste caso, o passo que mais pode contribuir para alcançar a meta de não fumar é consultar um profissional de saúde.

A maioria dos centros de saúde já tem disponível a consulta de desabituação tabágica ou se preferir pode ligar para a Linha SOS – Deixar de Fumar onde poderá obter mais informações - 808 20 88 88, das 13h às 21h nos dias úteis.

Se não fuma, o melhor é não começar.