quarta-feira, janeiro 01, 2014

Harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)

Harmonet® (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg)

A pílula harmonet® é um contracetivo hormonal combinado com hormonas estrogénicas – etinilestradiol e progestagénicas – gestodeno (0,02 mg etinilestradiol + 0,075 mg gestodeno). Outros componentes: Lactose mono-hidratada, amido de milho, povidona K-25, estearato de magnésio, sacarose, povidona K-90, macrogol 6000, carbonato de cálcio, talco e cera E.


O blister ou cartela da pílula harmonet® tem 21 comprimidos brancos, estando no mercado disponíveis embalagens com 1, 3 ou 6 blisters ou cartelas.

Pílula genérica da minigeste® e harmonet® - etinilestradiol + gestodeno (0,020 + 0,075 mg) - dosagem hormonal de ambas as pílulas - 0,02 mg etinilestradiol e 0,075 mg de gestodeno. 

Como tomar a harmonet® 

Como iniciar a harmonet®

Tome o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. Deve tomar um comprimido de harmonet® por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem indicada na cartela ou blister, durante 21 dias seguidos, fazendo depois uma pausa de 7 dias. Quando terminar a pausa inicie nova cartela ou blister (inicia no oitavo dia à mesma hora), seguindo o esquema 21 dias de tomas + 7 dias de pausa + 21 + 7 + 21.... o dia em que começa deverá ser o mesmo que inicia nova cartela. Durante os 7 dias de pausa deve surgir a menstruação, normalmente 2 a 3 dias após terminar a pílula. A menstruação, com a pílula, surgirá mais escura, menor fluxo e menos dias.

A pílula harmonet® e outros medicamentos

A utilização simultânea de harmonet® com antibióticos (ampicilina, penicilinas e tetraciclinas), barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores da protease, modafinil, ritonavir, chá de hipericão e substâncias que reduzem o trânsito gastrointestinal, diminuem a eficácia da pílula. 

Se usar algum destes medicamentos deve usar outro método contracetivo (preservativo) ou evitar as relações durante o tratamento e nos 7 dias seguintes. 

A pílula harmonet® pode sofrer alterações (aumento da concentração) com outros medicamentos, tais como: atorvastatina, ácido ascórbico (vitamina C), paracetamol (acetoaminofeno), indinavir, fluconazole, troleandomicina, ciclosporina, teofilina e corticosteroides. 

Efeitos secundários ou adversos da harmonet®

Efeitos secundários muito frequentes da harmonet®

Dores de cabeça e hemorragias intermenstruais. 

Efeitos secundários frequentes da harmonet®

Retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase. 

Efeitos secundários pouco frequentes da harmonet®

Aumento da tensão arterial, alterações dos níveis das gorduras no sangue, cólicas abdominais, distensão abdominal, alterações do apetite (aumento ou diminuição) manchas castanhas na pele e aumento ou queda de cabelo. 

Efeitos secundários raros da harmonet®

Urticária, intolerância à glucose, diminuição dos níveis dos folatos, icterícia, agravamento das varizes e intolerância às lentes de contacto. 

Esquecimentos, vómitos e diarreia com a harmonet®

Se tiver esquecido de 1 comprimido e não tiverem passado 12 horas, deve tomar assim que se lembre e pode ficar descansada pois não corre risco de engravidar. Não são necessárias quaisquer outras medidas contracetivas adicionais. 

Se o esquecimento for superior a 12 horas ( da hora habitual) deve tomar os comprimidos assim que se lembre, corre o risco de engravidar, deve usar outro método contracetivo nos 7 dias seguintes (preservativo). 

Os vómitos ou diarreia intensa interferem com a eficácia da pílula se ocorrerem nas 4 horas seguintes após a toma do comprimido. Deve logo tomar outro comprimido. Se forem durante alguns dias deve manter a pílula e usar outro método (preservativo) até ao 7° comprimido da nova cartela. 

Mudanças para a pilula harmonet®

Pílula oral - deve iniciar harmonet® no dia seguinte à toma do ultimo comprimido da pílula anterior. 

Minipílula ou pílula da amamentaçao - deve iniciar harmonet® no dia seguinte. 

Implante - deve iniciar harmonet® no dia da sua remoção. 

Adesivo hormonal - deve iniciar harmonet® no dia seguinte à remoção do 3° adesivo. 

Anel vaginal - deve iniciar harmonet® no dia seguinte à remoção. 

Nas mudanças deve utilizar outro método contracetivo (preservativo) ou evitar as relações durante os primeiros 7 dias do novo método.

Fontes bibliográficas:
infarmed.pt
ema.europa.eu/ema/

Partilhe

407 comentários:

  1. Boa dia,
    Tomo a pilula Harmonet à cerca de 9 anos e nao tenho tido qualquer tipo de problema, acontece que agora no centro de saude me foi dada o genério da pilula harmonet, gostaria de saber se faz alguma diferença, se posso tomar ou se será mais seguro continuar com a harmonet.
    Desde ja obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode tomar sem problemas pois é igual, assim deve fazer a pausa de 7 dias e ao 8º dia deve iniciar a nova cartela ou blister da pílula genérica, a pílula genérica tem a mesma dosagem e os mesmos princípios, por isso não corre o risco de engravidar (Pílula genérica da minigeste e harmonet - etinilestradiol + gestodeno generis® (0,020 + 0,075 mg) - dosagem hormonal de ambas as pílulas - 0,02 mg etinilestradiol e 0,075 mg de gestodeno).
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  2. Tomo a pílula Harmonet há uns meses mas tomei sempre com apenas 7 dias de pausa. Não iniciava nova carteira no 8º dia de pausa, mas sim um dia antes. Ontem, em conversa com amigas, percebi que deveria estar a iniciar nova carteira no 8º dia e não no 7º. Gostaria de saber se corro algum risco tomando desta forma. Será que se passa tudo como se nunca tivesse tomado a pílula, visto ter tomado sempre um dia antes durante vários meses? Ou estarei na mesma protegida? Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre o risco de engravidar, como toma um dia antes tem o ciclo mais curto 1 dia, o que não aumenta o risco de engravidar, pode é ter mais facilmente efeitos secundários, como perdas fora da menstruação, pode ficar descansada.
      Passe a tomar no 8º dia e se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  3. Muito bom dia. Eu tomo a pílula Harmonet. Verifiquei no entanto que tomei durante uns meses a pilula de modo errado. Em vez de tomar no 8º dia após a pausa, tomava no 7º dia. Ou seja, fiz durante uns meses apenas uma pausa de 6 dias e não de 7 como seria o correcto.
    Gostaria de saber se tendo relações com o meu namorado poderei engravidar, visto não estar a tomar a pilula do modo correcto. Ou será que estou protegida mesmo assim? Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      está protegida, não se preocupe, mas sugiro que passe a fazer a pausa dos 7 dias, pois desta forma corre o risco de ter mais efeitos secundários, se precisar disponha, ando pro aqui...

      Eliminar
  4. Boa dia,a minha namorada toma a pilula harmonet,no mes de Novembro começou por tomar a primeira carteira,fez sempre tudo certinho,excepto um dia qe tomou 1hora antes,este mes comecou a segunda carteira,se tiver relaçoes hoje com ela podera engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não engravidará pode ficar descansado, lembre-se que só o preservativo protege das doenças sexualmente transmissíveis... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  5. boa dia!! eu gostava de saber ao fim de quanto tempo depois de comecar a tomar a pilula harmonet é que se fica protegida contra a gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se iniciar a pílula no primeiro dia da menstruação, após a 7 pílula, já estará protegida, no entanto é comum os profissionais de saúde sugerirem a abstinência ou uso de preservativo durante a primeira cartela ou blister, se precisar de ajuda disponha, ando pro aqui...

      Eliminar
  6. Olá,
    posso mudar de harmonet para minigeste....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      a pílula harmonet e minigeste são similares para mudar de uma para a outra deve terminar a carteira da pílula harmonet, fazer a pausa dos 7 dias e ao 8º dia iniciar a carteira da pílula minigeste, a menstruação surgirá na pausa das embalagens... posteriormente deve continuar com o esquema 21+7+21+7... como têm a mesma carga hormonal não é necessária protecção adicional. Se precisar disponha; ando por aqui...

      Eliminar
  7. Como se chama a pílula genérica da pílula effiplen?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      a pílula etinilestradiol + gestodeno - 0.030 mg + 0.075 mg, é a pílula genérica de effiplen, gynera ou minulet.

      Eliminar
  8. Boa noite,

    Eu tomo a pilula Mercilon Rosa e gostaria de saber se Klacid 500 mg e Paspat Oral Vacina interferem com a pilula.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      não interferem pode ficar descansada, se precisar disponha,a ando por aqui...

      Eliminar
  9. ola, gosta de saber se BACIGINAL ACTIV tem interferência com harmanet,isto é pode anular o efeito de harmonet.
    E SERTOPIC tambem interfere com harmonet?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o baciginal não interfere com a harmonet pode ficar descansada, se precisar ando por aqui... fique descansada... me desculpe a demora na resposta...

      Eliminar
  10. O clavamos DT interfere com a pílula harmonet?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      o clavamox interfere com a pílula harmonet, deve manter a pílula e usar preservativo até ao final deste ciclo, no ciclo seguinte volta a estar protegida.
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  11. Boa noite!!!!
    A um mes atraz começei a tomar a pilula Harmonet tomei sempre a mesma hora,ouve um dia qe tomei 1hora antes(porque trabalho no estrangeiro e aqui e uma horaa mais),isso fara problema???
    Ja comecei a tomar a segunda bula da pilula e sencivelmente hoje tomei meia hora depois,se tiver hoje relaçoes com o meu namorado corro o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      me desculpe a enorme demora na resposta... atrasar 1 hora ou meia hora a toma da pílula não interfere, pode ficar descansada... como já está na segunda pode ficar descansada que não engravida... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  12. boa noite,
    desde q começei a tomar a plilula harmonet engordei um pouco e fiquei com celulite, se optar por uma mais fraca em hormonas posso nao ter esses efeitos secundarios ? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      quase todas as pílulas têm como efeito secundário a retenção de líquidos (aumento de peso), mas só por si a pílula não pode ser considerada principal responsável pois o aumento de peso pode ser causado por outros factores... sugiro que mantenha a pílula, pois o seu corpo até se adaptou bem, evite uma vida sedentária e coma mais fruta e verdura... se precisar, ando por aqui... me desculpe a demora na resposta...

      Eliminar
  13. A pílula harmonet engorda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      um dos efeitos secundários da pílula é o aumento de peso, embora saiba que o aumento de peso pode ser influenciado por muitos factores, como a alimentação, o exercício físico, sedentarismo, entre outros... por isso deve manter a pílula harmonet e optar por um estilo de vida mais saudável...
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  14. A Zov800 interfere com a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      o zov800 (aciclovir) não interfere com a pílula. Pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. olá, tomo o genérico da pílula gynera e acabou ontem a toma do mês mas, hoje, tive relações sexuais sem preservativo. Há probabilidade em ficar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      em principio não ficará gravida pois apesar de ser uma pílula genérica estava protegida de uma gravidez... se precisar ando por aqui... não se esqueça de nenhuma pílula... boa sorte...

      Eliminar
  16. Após ter ouvido vários relatos de pessoas que dizem que a pílula aumenta o colesterol, gostaria de saber se isso é verdade ou não.

    Obrigado pela futura resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim a pílula pode aumentar os valores das gorduras no sangue.

      A pílula pode levar a uma alteração nos lípidos sanguíneos (gorduras), triglicerideos e colesterol (é mais comum nos triglicerideos).

      Nem todas as pílulas aumentam da mesma forma e nem todas as pessoas têm este aumento. Este efeito secundário não é motivo para deixar de tomar a pílula, como não deixamos de comer certos alimentos que nos causam aumento do colesterol... ando por aqui.

      Eliminar
  17. boa tarde.
    eu toma a pilula harmonet mas quase todos os meses tenho pelo menos 1 esquecimento de mais ou menos 12h (algumas vezes mais). este mes aconteceu-me o mesmo, penso que na 1º semana.. no primeiro dia da pausa da pilula tive relações desprotegidas, e dois dias depois apareceu-me apenas um corrimento castanho escuro, o que durou apenas um dia, o que nao é normal em mim.. haverá hipoteses de estar gravida?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há hipótese, pois o esquecimento ocorreu na primeira semana e a relação ocorreu na pausa, já estava protegida, não estará protegida se ocorre-se uma relação na semana seguinte ao esquecimento... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  18. A pilula harmonet pode causar sangramento antes da pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, é um efeito secundário da pilula... chama-se spotting... deve manter a pilula e respeitar as pausas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. Boa tarde,
    Tomo Etinilestradiol + Gestodeno Generis 0,020 mg + 0,075 mg à mais de 6 anos. Ultimamente noto que tenho uma secreção vaginal mais intensa, principalmente quando tenho relaçoes sexuais. Posso mudar para uma pilula que corte esse efeito, uma vez que me parece uma secreçao excessiva? Quais as desvantagens?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as secreções a mais são durante a relação? Tem cheiro? E a cor qual é?

      Eliminar
    2. Sim são. Não tem cheiro e são transparentes...

      Eliminar
    3. Olá,
      como não têm cor e é mais durante a relação não tem que se preocupar, está ligado à excitação e não a outras causas... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui. Não tem desvantagens...

      Eliminar
  20. A pilula harmonet faz engordar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula harmonet pode causar a retenção de líquidos, o que leva a um aumento de peso, a mulher que faz a harmonet deve ter uma dieta rica em vegetais e fruta e fazer exercício físico para não aumentar de peso... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  21. O nervosismo pode ser um efeito secundario da pilula harmonet?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ser um dos efeitos secundários da pilula harmonet, como pode conferir no artigo... se tiver outra questão ando por aqui.

      Eliminar
  22. Me diga o nome do generico da harmonet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o genérico da harmonet é a pilula etinilestradiol 2 mg + gestodeno 0,075 mg, para mudar da harmonet para o genérico basta fazer a pausa de 7 dias e ao 8° dia iniciar a carteira do genérico, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  23. Eu tomo a pílula, mas esqueci-me de tomar um comprido poucos dias antes de ter relações com o meu namorado. Estar grávida é possível, portanto. Mas que sinais vou ter se estiver grávida? Os mesmos que teria se não tomasse a pílula? No intervalo da pílula, onde costuma haver sangramento, se eu estiver grávida, não vai haver? Ou posso estar grávida e o sangramento no intervalo da pílula continuar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      só sinais de gravidez são diferentes da pilula, normalmente são dores e inchaço das mamas, ausência de menstruação, vontade frequente em urinar, para confirmar pode fazer uma pesquisa na caixa em cima sobre sinais de gravidez.... se mantiver a pilula (deve fazê-lo, e se estiver grávida terá na mesma a menstruação, pois os estrogénios da pilula fazem o útero sangrar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  24. Olá! Estou no terceiro mês tomando Harmonet, hoje fazem 3 dias que encerrei a tercira cartela, e dessa vez minha menstruação ainda não desceu r nem tive sintomas de que estrja para vir, sendo que nos dois meses anteriores ela desceu no terceiro ou quarto dia após o término da cartela. Tive crises de diarreia mês passado mas nenhuma foi logo após 4h, foram após 7h ou 9h após ingerida a pílula.
    E um dia após o término dessa terceira cartela tive um.pequeno sangramento ao urinar de manhã.
    Posso estar grávida? Ou esse atraso e esse pequeno sangramento são normais? Por favor,me ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou a pilula certinha e a diarreia ocorreu 7 a 9 horas, pode ficar descansada, pois a pilula harmonet não perdeu eficácia.

      Por vezes a mulher que toma a pilula pode ter alterações na menstruação (ausência ou perdas fora do periodo menstrual) são efeitos secundários da pilula harmonet... sugiro que mantenha a pilula e se não surgir a menstruação, para ficar descansada, deve fazer um teste de gravidez... se precisar de ajuda é só escrever... ando por aqui...

      Eliminar
  25. boa noite,

    realizei um teste de gravidez que nas indicações referia para tapar a tira absorvente c a tampa depois de estar no fluxo de urina, mas esqueci-me de fazer isso.. o teste deu negativo ( não inválido). o facto de nao ter tapado a tira pode influenciar o resultado? será melhor repetir o teste?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que o resultado com essa falha seja dê incorrecto, como o teste reage à presença da hormona da gravidez (beta HCG - hormona unicamente presente quando a mulher está gravida) e o seu não reagiu deu negativo... não está grávida... teve alguma falha no método ou quer engravidar?

      Eliminar
    2. nao quero engravidar, tive uma falha na toma da pilula harmonet. obrigada pela sua resposta, ja estava a pensar repetir o exame.

      Eliminar
    3. Ok se tiver alguma duvida sobre a pilula harmonet... ando por aqui, boa sorte...

      Eliminar
  26. A pílula de Harmonet pode ser tomada sem a pausa de 7 dias??? Por quanto tempo posso interromper a menstruação tomando Harmonet????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode tomar a harmonet sem fazer a pausa, tomando seguidas as caixas, esta situação deve ser usada esporadicamente pois aumenta o risco de surgirem efeitos secundários dado o aumento hormonal por tomar seguida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  27. Boa noite Sr. Carlos Eduardo! um Bem Haja pelo seu apoio e ajudas dadas aos internautas com dúvidas :) Estou a tomar o Genérico da Harmonet. Sinto que desde que comecei a fazê-lo tive um aumento de azia (arrotos e gases).. será algum efeito secundário (im)previsto do genérico?? não me recordo de com a Harmonet ter tido tanta azia!! Ou será que poderá ser problemas de digestão derivado a qualquer outra circunstância? por norma tenho uma alimentação equilibrada..
    Outra questão: A pílula pode reduzir as secreções produzidas/lubrificação vaginal aquando do ato sexual?
    Obrigado desde já pela atenção dada a estas minhas dúvidas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim podem acontecer estas duas alterações derivadas do uso da pilula (alterações digestivas e do muco ou lubrificação), embora as pilulas tenham a mesma dosagem hormonal podem surgir pequenas alterações de adaptação... não sei se já está a fazer à muito tempo a genérica da harmonet...no entanto tem sempre a possibilidade de voltar a tomar a harmonet para ver se passam estes efeitos... se precisar de ajuda, ando por aqui... vá dando noticias...

      Eliminar
  28. Tomava a pilula Minigeste 0,02 mg + 0,075 mg etinilestradiol + gestodeno . Este mes pedi ao meu irmao para comprar, troxe-me "etinilestradiol + gestodeno Generis 0,020 mg + 0,075 mg" é o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é a mesma, a etinilestradiol + gestodeno Generis 0,020 mg + 0,075 mg é a pilula genérica da minigeste e harmonet, deve fazer a pausa de 7 dias e retomar com a nova caixa de pilula genérica... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  29. Boa tarde! estou a fazer um tratamento com Dalacin V e o BACIGINAL ORAL, intrefere com a pilula minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o dalacin V e o baciginal oral nao interferem com a pilula minigeste ou harmonet... durante o tratamento com dalacin V é melhor usar preservativo pois o dalacin é agressivo para o pénis... se precisar ando por aqui, as melhoras...

      Eliminar
    2. Muito obrigada Dr.! E que houve casos que me contaram q engravidaram c medicamento omeopaticos. Mais uma vez obrigada

      Eliminar
  30. Boa noite

    Costumo tomar etinilestradiol+gestodeno 0,02mg+0,075mg o generico da minigeste.
    No entanto, hoje quando o solicitei na farmacia, deram-me etinilestradiol+gestodeno 0,03mg+0,075mg...é melhor ir trocar ou é semelhante?

    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não é igual é ligeiramente mais forte é a genérica da minulet ou gynera, acho que deve ir trocar pois ao mudar pode ter alguns descontrolo e surgirem os efeitos secundários visto estar a mudar para uma pilula mais forte... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  31. Bom dia, estou a tomar etinilestradiol + gestodeno Generis a doze dias, ontem tive relações desprotegidas, corro o risco de ficar grávida? Começei a tomar no primeiro dia do periodo.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre pois está protegida, desde que não tenha esquecimentos ou atrasos superiores a 12 horas de etinilestradiol + gestodeno generis... pode ficar descansada... ando por aqui.

      Eliminar
  32. Olá tomo o Selene a MIS de um ano e percebi que o libido diminuiu, em compensação a acne também, queria trocar para o harmonet para ver se à um aumento no líbido, será que com a troca melhorará e as espinhas voltaram? Observação já usei o harmonet na minha adolescência mas não me lembro porque troquei, tenho medo de ter cólicas noturnas por causa do hormônio, o que me sugere. Já fui a ginecologista mas sempre que melhora um atrapalha o outro, tenho a síndrome de SOP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pois é o que lhe vai acontecer de certeza ao fazer uma pilula com menos hormonio irá notar uma melhoria na libido e um ligeiro aumento da acne... pode no entanto mudar para uma pilula com uma dosagem intermédia entre a harmonet e selene... 30 mcg... durante a fase inicial da mudança é normal notar uma ligeira alteração, até seu corpo de adaptar... fale com seu médico para decidirem juntos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  33. Olá, troquei a elani28 pela harmonet (já tomava antes), pois não aguentava mais os escapes contínuos. Fiz a troca no penúltimo comprimido da elani, há cinco dias, mas os escapes, embora menores e descontínuos permanecem. Devo continuar com a harmonet até o final da cartela, voltar para a elani ou fazer uma pausa? estou protegida só com a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como está no inicio da pilula, primeiras cartelas de harmonet acho que deve manter a harmonet, pelos menos 3 cartelas - ciclos, para ver como seu corpo de adapta, pois é comum ter estes escapes nas primeiras cartelas... não deve mudar de pilula assim tantas vezes... se tiver alguma duvida deve falar com o seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  34. Olá, mesmo utilizando harmonet, utilizo preservativo. Mês pasado tive um esquecimento superior a 12h e tive que tomar duas drágeas de uma vez, cerca de 4 dias depois (e talvez uns dois dias antes) tive relação sexual (também usando o presrvativo e não me lembro de ter tido algum contato sem o mesmo antes da penetração).
    Minha menstruação veio no dia de costume e no volume de costume, mas tenho sentido algumas dores abdominais, aumento dos gases, dores de cabeça e alguns sintomas de gripe (tosses com dores no peito por exemplo e às vezes com mucosa). Tenho andado preocpada pensando se há possibilidade de gravidez ou se estou exagerando... Essa possibilidade existe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      penso que a possibilidade é muito reduzida pois apesar do esquecimento de harmonet usou preservativo... penso que pode ficar descansada... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
    2. Muito obrigada, fiquei mais descansada... Farei um teste só para tirar a dúvida

      Eliminar
  35. Boa tarde, eu já tinha feito esta questão mas não a encontro, se já respondeu peço desculpa pela insistência.. Tomo diaramente desloratadina e montelucaste , e comecei a semana passada a tomar a pilula harmonet. Esses dois anti histamicos interferem com a pilula ? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ficar descansada que a harmonet não perde a eficácia com estes medicamentos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  36. Olá,
    pílula Harmoent tem muito progestágeno ?? é forte nesse sentido? e a diane 35? e em relação ao estrogênio? não percebo muito dos valores apresentados pois por vezes vem descrito como "2 mg" outras vezes "0,02mg" qual a diferença? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      estes valores de 0,02 e 2 mg são as dosagens de estrogénios, que normalmente dizem se a pilula é forte ou mais fraca... a pilula hamonet é mais fraca... a pilula diane 35 não deve ser usada durante muito tempo pois tem uma elevada dosagem de estrogénios... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  37. Olá Carlos! Tenho uma dúvida... Sempre tenho relações protegidas e tbm faço uso do harmonet, houve um esquecimento mês passado e no dia seguinte tomei dois de uma vez (lembrando qie sempre uso preservativo), menstruei normal mas alguns dias após a menstruação senti meus seios maiores e sem dor e com mais alguns dias algumas dores abdominais e perto da época de menstruar, enjoos e leves cólicas. Hoje faltam 5 dias para vir a menstruação, estou com gases, leves cólicas, seios doloridos e às vezes dores de cabeça. Já até fiz um teste (mesmo acreditando que não haveriam grandes possibilidades) a uns 6 dias atrás e deu negativo. Minha dúvida é: esse esquecimento do mês passado desregulou os hormônios? Se não, pq estou tendo sintomes a mais tempo e mais fortes?
    Muito obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim devido ao descontrolo dos hormonios (tomou dois juntos) pode ter originado este desequilíbrio e levado seu corpo a sentir estes feitos adversos, deve manter a hamonet e esperar... me desculpe a demora na resposta, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  38. Por favor Carlos, não se esqueça de mim... Rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, nunca me esqueço... mas cada vez tenho mais perguntas e tem dias que me atraso, obrigado pelas questões sobre hamonet... boa sorte.

      Eliminar
    2. Obrigada pela disposição em ajudar :)
      Me esqueci de citar um outro sintoma que tbm me deixou até um pouco espantada (receio de ser gravidez)... Que é minha barriga estar mais pontuda abaixo do umbigo, isso nunca tinha acontecido! E como disse sempre uso preservativo e tbm já fiz um teste e deu negativo... É normal tbm?

      Eliminar
    3. Olá,
      pode acontecer, apesar de ter praticamente a certeza de não estar grávida, se calhar é melhor falar com o seu médico, para ser avaliada, podem ser várias causas, como gases, prisão de ventre.. mas é melhor marcar uma consulta.

      Eliminar
    4. Não estava grávida mesmo, Carlos. Mas descobri que estou com verme... Estou tomando Neovermim. Você sabe me dizer se esse remédio prejudica a eficácia de harmonet?

      Eliminar
    5. Olá, não interfere com a eficácia de harmonet, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  39. Já havia postado uma pergunta aqui, mas ela não foi respondida e nem postada. Vou repeti-la novamente. Tomei Qlaira por 2 meses mas devido aos fortes efeitos colaterais (vômitos, enjôos, tontura, dor de cabeça, etc) suspendi o uso por conta própria. Desde então não tenho tomado nada. Gostaria de saber por quanto tempo o Qlaira ainda vai agir no meu organismo. Quando poderei engravidar? Ainda não tenho filhos e tenho 32 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, assim que pára a qlaira pode engravidar, mas normalmente demora pois seu corpo tem que repor os hormonios... também é comum a mulher que pára a qlaira não menstruar, demorar a descer a menstruação, não fique preocupada, pode no entanto engravidar sem menstruar, basta que ocorra uma ovulação.... se quer engravidar sugiro que fale com seu médico e inicie suplemento de acido folico... se precisar ando por aqui, me desculpe não ter aparecido sua mensagem, mas por vezes se perdem na caixa de spam... boa sorte.

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Me sinto mais aliviada com essa resposta!! Quero engravidar sim, pode me explicar pra que serviria o ácido fólico?

      Eliminar
    3. Olá,
      o acido folico serve para prevenir as malformações no bêbe, pois é uma vitamina que a mulher tem em falta durante a gravidez... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  40. Olá! Podia dizer-me k tipo de pílulas aconselha? As k têm + benefício/risco! Já li sobre a dosagem de estrogénios e tipo de progesterona! Queria k me falasse + do gestodeno, levonorgestrol, drospirenona e dienogest: os prós e os contras de cada 1. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as pilulas mais indicadas são as que têm menor dosagem hormonal de estrogénios... pois tem menor risco de doença trombotica... em relação à progesterona as duas ultimas ainda não estão muito bem estudadas, embora pareça que o levonorgestrol (nalguns estudo) tem mais vantagens para a mulher... se quer escolher uma pilula fale com o seu médico, para ver qual será o mais indicado... ando por aqui.

      Eliminar
  41. Bom dia,

    Tomo a pílula Harmonet, mas por causa de um dente tive de tomar Clamavox que sei que influência na eficácia da pílula. Tomei a antibiotico por 7 dias, sempre a tomar a pilula tambm. Quando acabei o antibiotico faltavam apenas 3 comprimidos para acabar a cartela da pilula. Tomei esse 3 comprimidos e fiz a pausa normal dos 7 dias. Depois de começar a nova cartela tive relações no 8º dia (tomei os 7 comprimidos anteriores sempre direitinho). Tenho hipótese de engravidar? Ou a pílula já estava a fazer o seu efeito normal?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve relações no 8° dia da nova caixa de harmonet já estava protegida, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui... as melhoras.

      Eliminar
  42. Boa noite,

    comecei a tomar a pílula etinilestradiol + gestodeno (0,020 + 0,075 mg) este mês no primeiro dia de menstruaçao. Tenho tomado sempre certinho. No entanto à cerca de 15 dias que estou com pequenos sangramentos. Sei que o meu corpo ainda se está a adptar às hormonas mas receio que 15 dias seja um período de tempo bastante longo. Será que o meu corpo ainda ira demorar a adpatar? Quantos meses pode isto durar? Terei de falar com o médico e mudar de pílula?
    fico a aguardar resposta, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o período de adaptação pode ir até aos 3 meses (3 carteiras), deve ter calma, continuar com harmonet, pois a sua eficácia não se altera com os escapes.... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  43. Bom dia, tenho uma filha com 14 anos, com um descontrol hormonal, ou seja, a menstruação vem de 2 em 2 meses, tem mts dores, ja fe exames e tem folipos enormes que lhe causam dores, no mês anterior, andou durante todo o mês a tomar buscopan e ben-u-ron. Para conseguir ir às aulas. Uns medicos dizem q tem que tomar e receitam Harmonet outros dizem q não pode porque tem tendencia para engordar. E não sei o que fazer. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode seguir o conselho dos médicos que defendem a pilula... pois os estrogénios iriam ajudar a atenuar e a deixar de ter estes problemas... pode haver risco de engordar com qualquer anticoncecional hormonal, mas também depende dos estilos de vida como é lógico... entre este risco e o fato de deixar de se sentir assim é melhor fazer a pilula... se precisar ando por aqui, boa sorte para a pequena...

      Eliminar
  44. Olá, bom dia!
    Faço uso do harmonet e este mês tomei certinho todos os dias. No período da pausa, mais precisamente no 3° dia ( dia antes de vir a menstruação) tive relação sexual. No dia seguinte minha menstruação veio normal por 3 dias como de costume e no mesmo volume de sempre... Porém hoje está vindo um sangue bem aguado, mais parece água mesmo e o sangue bem ralinho... Isso é normal? Iniciei o novo ciclo de drágeas ontem a noite. Me preocupo pensando na possibilidade de gravidez... Ela existe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, pois tomou a pilula harmonet certinha e na pausa também estava protegida... pode ficar tranquila, por vezes a pilula pode dar estes efeitos adversos, embora a sua eficácia se mantenha sempre... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  45. Ah, e tanto essa relação da pausa quanto as anteriores do mês foram todas com preservativo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      ainda mais difícil é possibilidade de engravidar, pois a eficácia ainda é maior... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  46. Ola eu tomo a pílula harmonet queria saber se o chá de alecrim diminui ou corta o efeito de harmonet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corta o efeito de harmonet, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  47. Olá, doutor
    tomei o minima por 7 anos, e agora estou tomando o mirelle, opei por este, porque ambos tem a mesa dosagem 15mcg etinilestradiol e 60mcg gestodeno. Já fazem 3meses que tomo o mirelle sem dar intervalo, corro risco de estar grávida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre risco, pois tomando a pilula mirelle seguida não perde a sua eficácia... pode ficar tranquila, tem é maior risco de surgirem os efeitos adversos, como náuseas e escapes... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  48. Olá ,
    Faço uso do anel vaginal , nuvaring, e gostaria de saber se esse anticoncepcional sofre com a falta de eficacia se usado juntamente com o antibiótico cefadroxila.
    Fiz tratamento para sinusite com esse medicamento por 7 dias. Durante esse período estava usando o nuvaring e tive relações sexuais com coito interrompido, no entanto não usei camisinha. Devo tirar o anel nessa quarta feira dia 16 e terminei o tratamento ha mais de uma semana. Corro o risco de estar grávida ?

    desde ja obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há algum risco, deve manter o anel, e usar preservativo até ao 7° dia do próximo ciclo (anel), usa até à pausa, na pausa e nos primeiros 7 dias do novo anel... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  49. Olá, Carlos, bom dia!
    Tenho duas perguntas...
    1 - Este mês (julho) tomei (faltam duas drágeas para terminar) uma cartela de harmonet que vence em setembro, existe possibilidade da eficácia ter ficado comprometida?
    2 - Além desse receio, tive dois atrasos de cerca de 9h na mesma semana, mas todas as outras drágeas foram tomadas certinhas, a eficácia pode ter ficado comprometida?
    Resolvi perguntar porque as dúvidas estão me deixando ansiosa pela menstruação... Rs
    Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não pode confiar nessa cartela de harmonet, pois ainda está dentro da validade... como o atraso foi menor que as 12 horas não corre risco de perder a eficácia da harmonet... pode ficar tranquila... se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
    2. Muito obrigada :)

      Eliminar
    3. Você quis dizer "pode confiar", né?

      Eliminar
    4. Oi, sim quis dizer pode confiar nessa cartela de harmonet, faltou uma virgula, me desculpe.. ando por aqui.

      Eliminar
  50. Acabei de ler a sua resposta à minha questão, enviada há pouco, mas perdi o comentário para poder continuar a colocar mais algumas questões na sequência do seu comentário.
    Já agora, gostaria de saber a sua opinião acerca de outra questão. Mudei de ginecologista há pouco tempo. O meu ginecologista anterior, que me acompanhou durante 17 anos, achava que não devia tomar a pílula por já ter 43 anos. Ele recomenda o mesmo a todas as pacientes a partir dos 40 anos. Tenho sido sempre saudável, embora tenha o ritmo cardíaco um pouco elevado, mas faço ginásio todos os dias e não tenho tensão alta. A minha avó teve cancro de mama e eu faço exames regularmente, tenho alguns quistos, mas tudo com carácter benigno. Nunca fumei. Andava com menstruações muito intensas, que me impediam de fazer desporto, ficava muito abatida e sem poder fazer a minha vida normal. O meu ginecologista anterior sugeriu o DIU para evitar as hemorragias, mas faço alergias frequentes e, como pratico modalidades um pouco intensas, fiquei com receio que se deslocasse ou me magoasse... Nunca encarei bem esta hipótese.
    O meu ginecologista atual, após ter feito exames e me ter observado, achou que poderia fazer a qlaira para reduzir os períodos intensos e que não haveria problema na minha idade, pois esta pílula é diferente e que até teria benefícios. Disse-me que tudo indica que ainda estarei longe de uma menopausa.
    Qual é a sua opinião?
    Outra questão: é normal ter algumas cólicas durante a toma desta pílula, mesmo sem menstruação? Ainda só tomo há um mês e meio.
    Obrigado pela sua disponibilidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu concordo com o seu ginecologista atual, temos que adaptar os métodos à mulher e no seu caso, como está com essas perdas e com 43 anos terá benefícios fazer a qlaira, pois contribui para parar as perdas e pode ajudar quando surgirem os primeiros sintomas da menopausa... as cólicas é normal, por vezes as mulheres com qlaira não menstruam, mas têm essas colicas é normal... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  51. Boa tarde , tomo a pílula harmonet e terminei no sábado o 1 blister ...mas a minha medica receitou.me hoje flagyl óvulos para usar por 10 dias.... Esse medicamento não vai cortar o efeito da pílula ?e uma vez que vou começar hoje e será por 10 dias ira coincidir com a menstruação , inicio o tratamento ou espero o final da menstruação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere com a pilula, o melhor seria iniciar após a menstruação para que o tratamento fosse bem feito, pois menstruada corre risco de não o efectuar corretamente... se precisar ando por aqui, as melhoras.

      Eliminar
  52. Ola tenho 27 anos e tomo a pilula desde os 17. Neste momento tomo a minigeste. Nao fumo, nao bebo alcool, bebo 1,5l de agua por dia, faço exercicio 3 vezes por semana, ando a pe, sou mais para o magra. Queixei-me a minha medica de que tenho muitos derrames nas pernas, pernas pesadas e pes inchados. Disse-me para mudar para a arankelle. Porem, li que as pilulas com drospirenona as mulheres tem maior risco de sofrer d tromboses sera a melhor opçao para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é verdade que têm maior risco, em mulheres com sinais de problemas venosos até é habito sugerir as pilulas ou anticoncecionais sem estrogénios como são as pilulas de amamentação, o diu hormonal e o implante... apesar de existir esse risco como é saudável e tem esses cuidados todos (parabéns) pode fazer pilulas com drospirenona pois o seu risco é baixo... fale novamente com a sua médica... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  53. Olá! Tenho uma dúvida... Minha última menstruação terminou há 6 dias, estou na 4a drágea da nova cartela de harmonet, ontem tive relação sexual, mas hoje (dia que vou tomar a 5a, já que tomo a noite) estou sentindo leves dores parecidas com cólica... Minha dúvida é a causa dessa cólica, seria a relação sexual? Seria efeito do harmonet? Ou alguma outra causa? Durante a relação não tive dor nenhuma, apenas hoje, 1 dia depois... Será que é nornal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      essa cólica que refere pode ter varias causas, a relação sexual ou mesmo algum sangramento que pode estar para surgir devido ao uso da pilula, por vezes temos essas pequenas perdas... mantenha a pilula e não se preocupe....

      Eliminar
    2. Obrigada, Carlos.

      Eliminar
  54. Boa noite Dr, gostaria de ajudasse com uma dúvida que me tem atormentado... Tenho 25 anos, 1,56m, 48kg e sou fumadora. Comecei a tomar a pílula à 7/8 anos, pois tinha dores menstruais horríveis e após uma consulta com a minha médica de família comecei a tomar Minigest. Entretanto tomei um genérico da Minigest e sensivelmente à um ano comecei a tomar Harmonet. Note-se que estas alterações de pílulas foram feitas pela enfermeira do posto médico local (sitio onde costumo ir busca-las) e que apesar de me ter sido dito que eram iguais pois a composição é igual, fiz questão de me informar e confirmar não só os componentes das pílulas, bem como as suas dosagens. Durante a toma do blister anterior (mês de Julho) deparei-me com uma ligeira hemorragia durante a toma, consultei o folheto informativo e vi que constava por isso não me preocupei e continuei o blister normalmente. Iniciei o blister dia 5 de julho e terminou no passado dia 25. Sempre tive relações desprotegidas com o meu namorado, pois ambos somos saudáveis e nenhum de nós tem outros parceiros. Tivemos relações dia 8 e nessa semana e na seguinte, foram duas semanas de grande stress para mim, comi pouco, bebi muito café enfim, emocionalmente foram duas semanas complicadas. Nessas duas semanas esqueci-me de tomar a pilula pelo menos uma vez e quando dei conta, no dia seguinte, tomei imediatamente com a pílula do dia. O blister acabou dia 25 esperava a menstruação dia 28/29 mas tal não se verificou... tive algumas dores nas costas e na zona uterina mas ficou por aí e a menstruação não apareceu. Preocupada coma falta de menstruação e visto iniciar o novo blister agora dia 31 consultei o folheto e vi que é frequente a ausência de menstruação como efeito secundário. Perante o quadro que lhe apresento poderei estar grávida??? Se for necessária mais alguma informação não hesite e pergunte... Agradecia resposta, grata pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que revela a ausência de menstruação deve estar ligada ao stresse das duas semanas complicadas que teve... no entanto se manteve relações após o esquecimento (7 dias após) o melhor é fazer um teste de gravidez para excluir esta remota possibilidade... e ficar sem duvidas... deve manter a pilula... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
    2. Muito obrigado Dr pela rápida e exclarecedora resposta... O esquecimento foi a relações e ainda não voltei a te-las, contudo para ficar descansada e acabar com a dúvida, realizei o teste de gravidez hoje de manhã. Deu negativo e continuarei o Harmonet tal como até aqui. Mais uma vez, grata pela dispobilidade e parabéns pelo seu blog...

      Eliminar
  55. Olá!
    Hoje comecei a tomar a pílula Harmonet, no primeiro dia do ciclo mestrual. Com quantos dias posso ter relação sem medo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após o 7° dia de harmonet já pode estar tranquila... por ter iniciado no 1° dia da menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. mesmo que eu tenha parado 1 mês de tomar tem algo?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim desde que tenha iniciado no primeiro dia da menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  56. Olá, tenho uma dúvida, tive relações sexuais no primeiro dia de tomar a pilula, umas horas antes de a tomar, até ao final da cartela tomei tudo certo. E tive menstruação. Gostaria de saber no entanto se existe a possibilidade de engravidar nesta situação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se toma a harmonet há algum tempo e respeita a pausa entre as cartelas, está protegida mesmo nos primeiros comprimidos da cartela, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  57. Olá,
    Estou no primeiro blister de Harmonet, comecei a tomar no primeiro dia da menstruação, porém ela parou e ficou vindo só umas espécies de gotas de um sangue meio castanho (típico de final de menstruação) só que muito esporádicos durante o dia. Contudo, sinto muitas dores de cabeça, algumas cólicas, muito sono, dor e moleza nas pernas, senti algumas tonturas, alteração de humor e aumento de apetite. Como antes de iniciar a cartela de Harmonet eu tive relação sexual desprotegida, fiquei preocupada em estar grávida, tendo em vista que a mestruação efetivamente não veio e já eram 14 dias de pílula. Já fiz um exame de farmácia e deu negativo. Porém, no 15° dia da cartela, a menstruação aparentemente começou a vir, mas com muita cólica, muita mesmo. Gostaria de saber se estes sintomas podem ser do hormônio da pílula que meu organismo ainda está se adaptando? Se isso é normal ou se devo suspender o uso do Harmonet? Pode ocorrer do teste de farmácia dar negativo e eu estar grávida? Qual o risco pro bebê destes sangramentos? Estou muito preocupada! Desde já agradeço a sua atenção e parabéns pelo blog. Beijos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal a menstruação cessar e depois ter estas perdas, são efeitos da pilula e seu corpo se adaptando... deve manter a pilula e se a tomar sem falhas não há risco de engravidar... como prova o teste não está grávida... na eventualidade de estar gravida e tomar a pilula não há risco para o desenvolvimento do bebe... pode ficar descansada, mantenha a harmonet e aguarde pela adaptação de seu corpo... se persistirem os sintomas fale com seu médico... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  58. Olá,

    No mesmo dia em que mandei a pergunta (15° da pílula), as dores se intensificaram e fui para a emergência do hospital e maternidade pois as cólicas eram muito intensas. Chegando lá fiz um beta HCG e deu negativo também, porém o médico disse que meu útero estava muito inchado e que pelo sangramento eu poderia estar abortando e por isso pediu uma ultrassom. Fui medicada e fiquem um período em observação, mas de nada adiandou, era exatamente o que estava acontecendo comigo, um aborto espontâneo. Ele me explicou que cerca de 20% das gestações não evoluem, que muitas vezes as mulheres nem sabem que estão grávidas e muitas nem sentem que estão perdendo. Que tudo isso depende do organismo e que não é uma deficiência, a não ser que seja recorrente... Porém, mesmo não sendo planejado e nem tendo conhecimento prévio da gestação, nós sentimos a diferença em nosso corpo e a dor da perda é inevitável. Foi o que aconteceu comigo, não sabia que estava grávida, mas vi algo sair de dentro de mim de uma forma contrária a minha vontade. Estou com um pouco de sangramento ainda, mas ele me falou que poderia levar até 7 dias como se fosse uma menstruação, as dores diminuiram físicas diminuiram, mas a cabeça não para de pensar... Estou escrevendo isso para que outras mulheres com os mesmos sintomas possam correr ao primeiro sinal e quem sabe poupar essa situação. Eu não acredito que tenha sido o Harmonet, mas todo cuidado é pouco e a dor seja ela, física ou emocional, pode ser amenizada. Obrigada pelo espaço e pelas palavras! Agora é seguir a vida e esperar uma próxima oportunidade bem sucedida. Que Deus nos abençoe! Beijos Carlos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fico torcendo para que consiga ultrapassar esta frustração... se precisar ando por aqui, muita força... não se culpe e não pense se.... se... é mais comum do que se imagina este tipo de situações... boa sorte...

      Eliminar
  59. Boa tarde Doutor,

    Estou na África do Sul a passar uns 3 meses e costumo tomar Gynera, preciso recomeçar para a semana e penso que aqui não vendem, o que posso fazer? Mencionar a composição? Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me desculpe a demora, para conseguir comprar a harmonet deve pedir pelos princípios ativos da pilula (etinilestradiol 0,02 mg + gestodeno 0,075 mg) de 21 comprimidos, se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte...

      Eliminar
  60. Bom dia,
    Eu durante a pausa da pílula harmonet, comecei a tomar antibiótico.
    Comecei uma nova carteira no domingo, mas só acabo o antibiótico na quarta feira. quando tempo mais nos devemos proteger?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes após ter terminado... se precisar ando por aqui... as melhoras...

      Eliminar
  61. Bom dia,

    Eu tomei duas carteiras da pilula harmonet de seguida para evitar ter menstruação, e agora, que acabei a segunda, esta ainda nao me apareceu. Ja fiz isto anteriormente e nunca tive problemas destes. Nunca tive qualquer falha no aparecimento da menstruação. A unica coisa que noto é um ligeiro fluido um pouco mais amarelado que o normal. Estou mto preocupada pq semrpe fui extremamente regular. Poderei estar gravida? Posso já fazer um teste de gravidez ou tenho de esperar mais tempo?

    Obrigada;
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve esperar mais tempo, o atraso pode acontecer por causa de ter tomado a pilula seguida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  62. Boa Tarte eu tomo a pilula Minulet, estou a fazer antibiotico Klacid 500mg, e Cetirizina Sadoz 10mg, gostava de saber se interfere com a pilula???

    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interferem podem ficar descansada, as melhoras... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  63. Bom dia
    Tomei a pílula mysigina durante 3 meses
    Porém não me adaptei, resolvi voltar a tomar a pílula Harmonet que eu já tomava antes, tomei a mysigina por recomendação médica.
    Tomei 3 meses essa injeção, parei dois meses, e agora voltei com a Harmonet, ontem desceu ( primeiro dia de menstruação tomei a primeira pílula) porém hoje não tem sinal nenhum de menstruação.
    Devo continuar tomando a pílula Harmonet? Só vou conseguir na minha médica daqui a 10 dias pois não estou na minha cidade

    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve continuar por vezes a menstruação pára logo após iniciarmos a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  64. Olá bom dia!

    Eu tomo a harmonet e esse mês de setembro fiquei sem tomar, mas o meu esposo esta chegando de viagem o final do mês inclusive no dia que chegará a minha próxima menstruacão. Poderia me informar se eu antecipar 10 dias antes dela descer estarei protegida mesmo sendo antes do ciclo menstrual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim estará, pois nessa altura já fez 10 dias de harmonet, fato que lhe garante protecção de uma gravidez... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Não tem problema que não irei tomar no 1° dia de ciclo menstrual não ne?

      Eliminar
    3. Olá, não tem problema, desde que tenha a certeza de que não está grávida e se proteja, até à data de regresso... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  65. Olá Carlos, bom dia!
    É normal sentir leves cólicas e leves dores de cabeça a partir da metade da cartela? Estou sentindo esse mês.
    Outra pergunta, emagrecer tomando harmonet tbm acontece? Faço uso desde dezembro de 2013 e emagreci 4kg desde então...
    Imagino que tenha sido o anticoncepcional...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer sentir esses sintomas, começaram somente agora... as pilulas podem realmente causar alterações no peso, diminuição.... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  66. bom dia,
    tomei a pilula do dia seguinte pois tive um descuido e tinha falhado a toma da pilula com um atraso de quase 12h (que nao chegou a ser). continuei a tomar a pilula normalmente, mesmo no próprio dia em que tomei a pilula do dia seguinte. Acabei a carteira da pilula e nao fiz a pausa do 7 dias para nao ter menstruação, ou seja já estou a tomar uma nova pilula. Acho que deveria ter feito a pausa pois agora estou com medo que possa estar gravida. A pilula do dia seguinte interfere com o funcionamento da normal? será que deveria fazer um teste de gravidez?
    obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se não chegou a ser um atraso superior a 12 horas, a pilula não perdeu eficácia, não precisava de tomar a pilula do dia seguinte... mas como tomou não deve ficar preocupada, pois pilula do dia seguinte não altera a eficácia da pilula... mantenha a pilula e fique tranquila, não vejo necessidade de fazer o teste de gravidez... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  67. Olá boa noite, existe alguma diferença entre as pilulas harmonet e minigeste? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      são pilulas iguais, só muda a marca... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  68. Respostas
    1. Olá,
      sim há chances embora sejam muito pequenas... deve usar preservativo nos 7 dias seguintes ao esquecimento... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  69. Boa Noite,
    Esqueci de tomar uma drágea da primeira semana da cartela do Harmonet. Como só lembrei depois de 24h tomei dois comprimidos juntos. Um dia antes do esquecimento tive relações sexuais com o uso de camisinha, mas a mesma só foi colocada no momento da ejaculação. Antes disse houveram penetrações sem a camisinha. Há chances de engravidar por conta desse esquecimento na primeira semana e também devido ao líquido lubrificante masculino que possui uma certa de quantidade de espermatozóides? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há chances embora sejam muito pequenas... deve usar preservativo nos 7 dias seguintes ao esquecimento... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  70. Tomei a Diane 35 durante 13 anos sempre fiz analises e nunca tive colesterol. A 6 anos a trás a medica de família mudou-me para a Minigeste e desde aí o comecei a ter colesterol muito alto (255), os meus hábitos alimentares são os mesmos, até já fiz dieta rigorosa e mesmo assim não baixou, só com medicação. É possível que seja da Minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula pode aumentar o risco de ter um aumento de gorduras no sangue... mas como nunca aconteceu coma diane nao me parece que seja a pilula a causa... pois como a diane tem maior dosagem deveria também causar... fale com a sua médica para ponderar a paragem, tratamento ou mesmo continuação da dieta... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  71. Eu tomo a pílula minigeste e vou busca-la gratuitamente no meu centro de saúde. Porém eu ouvi falar das pílulas de nova geração que têm hormonas muito semelhantes às naturais do corpo humano e fiquei com vontade de mudar. Mas no centro de saúde não dão essas pílulas de nova geraçao pois nao?
    Nao me sabe dizer as pílulas que sao oferecidas pelo estado? Gostaria muito pois se sair muito mais caro todos os meses nao devo mudar.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não dão... realmente as mais recentes que são oferecidas são a minigeste, mercilon, marvelon ou gynera... para fazer uma pilula mais moderna das que fala teria que comprar todos os meses... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  72. Muito obrigada pela rápida resposta! sou a pessoa acima que perguntou pelas pílulas oferecidas nos centros de saúde.
    Eu tenho-me adaptado bem à minigeste já faz 8 meses que a tomo, só iria mudar porque penso que as mais modernas têm menos efeitos colaterais.. Acha que valeria a pena trocar?
    Visto que uma é gratuita e as outras não..
    Fico à espera da sua opinião, muito obrigada

    Luana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim fica bem servida, ainda por cima por ir poupar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  73. Olá muito boa tarde!!

    Já estive a ler as várias composições das pílulas desde as mais fortes para as mais fracas que tem aqui no seu blog... Também vi comentários acima em que eram mencionadas as pílulas oferecidas pelo centro de saúde, a minha questão é quais as pílulas mais fracas e ao mesmo tempo recentes que são dadas às utentes no centro de saúde?
    Pois em conversa com a minha médica de familia ela falou da minigeste como já li, da diane 35... mas suponho que essas não sejam as mais fracas e recentes..

    Ana Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, as pilulas mais fracas que são oferecidas são a minigeste e a mercilon... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Ok muito obrigada. Alguma dessas que referiu melhora o acne? Queria uma bem fraquinha mas que nao causasse borbulhas pois ja tenho uma ou outra de vez em quando...
      Obrigada

      Eliminar
    3. Oi, sim têm ação no acne.... fale com a sua médica... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  74. Iniciei a toma da pilula Harmonet. Tenho uma duvida a minha toma inicou se ao sabado logo quando acabar de tomar a carteira faco uma pausa de 7 dias e volto a tomar a um sabado? Esta pilula diminui o acne? A partir de que tempo sera eficaz na prevencao de uma gravidez? Ao fim da primeira carteira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se parou no sabado deve fazer pausa de 7 dias e iniciar no 8° dia (domingo)... sim irá melhorar sua pele, embora numa fase inicial possa logo não notar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  75. Comecei a tomar a pilula no 1 dia de menstruacao pelas 13h mas quero mudar o horario para as 9h pois e mais provavel nao me esquecer de manha. A minha questao e se tomar todos os dias entre as 9h e as 13h havera algum problema visto nao ser uma hora certa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não terá problema pode passar a fazer às 9 horas antecipando a hora não interfere com a eficácia da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  76. Com apenas sete dias da toma da pilula ja e eficaz se nao usar preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim desde que a tenha iniciado no primeiro dia da menstruação e tenha tomado corretamente... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  77. boa noite, eu tomo a pilula harmonet e á cerca de 3 semanas que tinha uma impressao nos seios e achei que podia ser dor, depois 1 semana antes da pausa da pilula andei indisposta mas achei que era de uma mudança de alimentação e no dia em que me aparceu o periodo apareceram-me tmb uns pontinhos nos seios e pesquisei e associei a glomerulos de montgomery. Na pausa da pilula veio-me o periodo normalmente e agora nao sei se ainda tenho a impressao nos seios pois tmb pode ser o meu psicologico (tenho muito medo de engravidar). Acha melhor que realize um teste de gravidez ou estou segura visto que me apareceu o periodo?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha motivos para se preocupar, pois tomou corretamente... mantenha e pilula e tente não pensar mais nisso, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. obrigada pela resposta.

      apesar do seu conselho, uns dias depois acabei por realizar o teste de gravidez para ficar descansada e deu negativo. Contudo os pontos/altos nos seios permancem e alguns ficaram maiores tal como os glomérulos. Tem alguma ideia do que poderá ser, será melhor contactar um médico?

      Eliminar
    3. Olá, podem ser alterações hormonais, deve falar com o seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Olá boa noite, eu tomei a pilula diane 35 durante alguns anos porque tinha muito acne e com a toma desta pilula fiquei com uma pele lisinha fantástica.. Acontece que a minha medica me aconselhou a mudar pois é uma pilula forte e mais antiga segundo ela.. Receitou-me a harmonet, tomo ja faz 8 meses, mas desde os ultimos dois meses que noto a presença de mais borbulhas na minha pele das quais ate bem dolorosas.. Coisa que nao tinha faz anos. É possivel que seja da pilula hamornet? Se sim, qual a pilula fraca maia indicada para melhorar acne?
    Muito obrigada

    Cumprimentos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ser da pilula, fez bem mudar de pilula... faça um pesquisa sobre acne no blog para descobrir as pilulas mais indicadas... pilulas com dienogeste... se precisar ando por aqui... fale com sua médica.

      Eliminar
  79. Tomei a pilula pelas 11h mas a 1h vomitei? Tera afetado o ciclo da pilula? Ja nao faz efeitos? Acontece q hoje tambem tomei pelas 13h e as 14h tive diarreia. Tomo outra pilula visto a de hoje nao fazer efeito? Ja nao e eficaz a cartela deste mes? Com hoje tomei 5 comprimidos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim um vomito afeta a eficácia da pilula se ocorrer nas 4 hora seguintes à toma do comprimido, nesta situação deve tomar outro comprimido, de outra cartela, deve manter a pilula e usar preservativo nos próximos 7 dias... até repor a eficácia da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  80. Sou a mulher da pergunta anterior tomei outra pilula. Depois quando chegar ao ultimo comprimido tomo outro da proxima caixa pra fazer os 21? Quer dizer aibda nao tomei ou se nao tomar descontrola me o ciclo totalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve tomar outro comprimido de outra cartela... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  81. Olá, Dr. Carlos Edgar. Tomo Harmonet sempre no mesmo horário, mas por acidente, tomei alguns comprimidos fora de ordem. Existe alguma alteração no seu efeito anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe, pois os comprimidos têm todos a mesma dosagem... a sua ordem é para facilitar a toma e não se esquecer... mantenha a restante cartela e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Boa tarde Doutor Carlos.
    No ultimo mes da toma da minha pilula tive relacoes sempre com protecao. Por isso gravida nao estarei. A minha vem devido ao facto da minha irregularidade ao tomar a pilula isto e: no 5 dia vomitei tomei segunda pilula, na 7 e 8 dia tive diarreia mas nao tomei nova pilula, acabeia cartela e esqueci me que tinha fe tomar outro comprimido de outra cartela ou seja ja vou no 8 dia de pausa. Comeco a toma la amanha, a minha questao e se tiver relacoes sem protecao so a partir do 7 comprimido da proxima cartela e que estarei segura? E mais este mes os efeitos da pilula (acne, regularidade, etc) ficaram alterados devidos as falhas?
    Obrigada pela atencao.
    Aguardo breve resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim estará protegida se tiver relações somente após os 7 comprimidos... a acne e outras alterações podem surgir devido a estas alterações vomitos, diarreia, basta a pilula ter perdido a eficácia para notar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  83. Bom dia Dr. Edgar
    há uns meses coloquei o dispositivo SIU, tive algumas duvidas e o senhor esclareceu, o meu Obrigado, estou a dar-me muito bem, mas o que me trás aqui é o seguinte: a minha filha tem 23 anos e já toma a pilula harmonet há 4 anos e nunca fez descanso, nunca se sentiu mal por isso, mas á 3 meses para cá sente vontade de ir ao banheiro mais regularmente, já foi a medica não viu nada de especial, simplesmente o utero um pouco vermelho receitou uns ovulos, mas ela continua igual, pesquisei na net e ela poderá ter uma bexiga hiperativa, será? e porque agora? não será resultado da toma da pilula tanto tempo? o que posso fazer para ajudar? agradeço a sua ajuda Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não se usa a paragem do anticoncecional, isso era antes com as pilulas com grande dosagem hormonal... este sintoma pode ter muitas causas o melhor é voltar a falar com sua médica, ela tem muita sede? Mesmo durante a noite?

      Eliminar
    2. Bebe agua durante a noite por vezes, porque acorda e tem sempre um copo com agua bebe apenas um gole, contudo tem evitado beber mais para não ter de ir sempre ao banheiro

      Eliminar
    3. Oi, pois o melhor é falar com seu médico... se precisar ando por aqui, me dê seu retorno... :) boa sorte.

      Eliminar
  84. Bom dia!

    Eu comecei a tomar o Harmonet 10 dias antes do meu noivo chegar. Hoje faz 16 dias que estou tomando o remédio minha menstruação deu uma melada.
    Gostaria de saber se posso ter relação normal sem camisinha? Pois não vou parar de tomar o remédio não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão parar de tomar o remédio está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  85. Ola, estou na segunda cartela de harmonet ,tomando hoje o 11 comprimido, e me sinto enjoada desde sábado , e esse enjôo vem aumentado estou cansada , com as pernas pesadas e esta acompanhado com muito estresse e instabilidade emocional , não estou m bem comigo , estou me sentindo meio louca , esses efeitos são do remédio, o q fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem ser do remédio, deve falar com seu médico para ser avaliada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  86. Estava no final da menstruação e tive relação sem ser protegida, ainda desceu por uns dois dias depois da relação. Então fiquei com medo de engravidar e tomei a pílula do dia seguinte no terceiro dia após a relação. Três dias depois veio cólica e um sangramento que durou quase 5 dias, no segundo dia deste sangramente começei a tomar a harmonet. Nunca havia tomado nenhum anticoncepcional. Hoje faz uma semana que estou tomando sempre no mesmo horário. Será que já estou protegida? Posso tomar a pílula pela manhã ou deve ser a noite? Tomo sempre as 9 da manha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já está protegida, pois já fez 7 dias de pilula, pode tomar de manha ou à noite, que fica protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.