segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Marvelon® (desogestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

Marvelon® (desogestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg)

O anticoncecional marvelon® é uma pilula hormonal combinada constituída pelas hormonas sintéticas desogestrel (0,15 mg) e etinilestradiol (0.03 mg). A pilula hormonal chama-se combinada quando tem na sua composição progesterona e estrogénios.

Composição completa de marvelon®: sílica coloidal anidra, lactose, amido de batata, povidona, ácido esteárico e alfa-tocoferol.

Como tomar a marvelon®
A pilula marvelon® deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário, durante 21 dias, nos 7 dias seguintes a mulher faz uma pausa, durante a qual surgirá a menstruação. Posteriormente deve seguir o esquema 21+7+21+7+21+7....

Como iniciar a marvelon®
A marvelon® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, posteriormente a menstruação surgirá durante a pausa entre as cartelas ou carteiras.

Efeitos secundários ou adversos da marvelon®

Efeitos secundários ou adversos frequentes da marvelon®
  • Humor alterado;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Dor no abdomen;
  • Tensão mamária;
  • Aumento de peso.
Efeitos secundários ou adversos pouco frequentes da marvelon®
  • Libido diminuída;
  • Vómitos;
  • Diarreia;
  • Urticária;
  • Acne;
  • Aumento de volume da mama.
Efeitos secundários ou adversos raros da marvelon®
  • Libido aumentada;
  • Intolerância às lentes de contacto;
  • Eritema nodoso; 
  • Leucorreia;
  • Corrimento mamilar;
  • Diminuição de peso.
Interações medicamentosas da marvelon®

Hidantoínas, barbitúricos, primidona, bosentano, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, oxcarbazepina, modafinil, topiramato, felbamato, ritonavir, griseofluvina e hipericão.
Os antibióticos podem influenciar a eficácia da marvelon, alguns tipos que interferem: ampicilina e tetraciclinas. 

Esquecimentos da pilula marvelon®

Esquecimento de - 12 horas da marvelon®
Os esquecimentos ou atrasos inferiores a 12 horas nao interfere com a eficácia da pilula marvelon®.

Esquecimento de + 12 horas da marvelon®
Os esquecimentos ou atrasos superiores a 12 horas alteram a eficácia da pilula.

Esquecimento na 1ª semana da pilula marvelon®
Se tiver um atraso ou esquecimento de + de 12 horas, na primeira semana, deve tomar a ou as pilulas em atraso (mesmo que tome duas juntas), continuar a tomar as restantes pilulas à mesma hora e usar proteção adicional (preservativo) durante 7 dias.

Esquecimento na 2ª semana da pilula marvelon®
Se tiver um atraso ou esquecimento de + de 12 horas, na segunda semana, deve tomar a ou as pilulas em atraso (mesmo que tome duas juntas), continuar a tomar as restantes pilulas à mesma hora e usar proteção adicional (preservativo) durante 7 dias.

Esquecimento na 3ª semana da pilula marvelon®
Se tiver um atraso ou esquecimento de + de 12 horas, na terceira semana, deve tomar a ou as pilulas em atraso (mesmo que tome duas juntas), continuar a tomar as restantes pilulas à mesma hora e usar proteção adicional (preservativo) durante 7 dias. A nova cartela ou carteira deve ser iniciada logo após terminar a atual.

Como alterar ou atrasar a menstruação com a pilula marvelon®
A alteração ou atraso do periodo menstrual deve ser feito esporadicamente, para adiar ou atrasar a menstruaçao com a marvelon basta tomar as cartelas ou carteiras de marvelon sem pausas. Podem surgir sangramentos fora da menstruaçao.

Cartela ou carteira de marvelon
Cartela ou carteira de marvelon®

Cartelas ou carteiras de marvelon
Cartelas ou carteiras de marvelon®

Frente e verso da cartela ou carteira de marvelon
Frente e verso da cartela ou carteira de marvelon®
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

59 comentários:

  1. Boa noite,preciso urgentemente da vossa ajuda...eu estou tomar a pilula marvelon,eu queria uma pilula que me ajuda-se engoradar e não emagrecer mais:( pois estou a dar em maluca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      realmente as pilulas podem aumentar ou diminuir o peso depende de mulher para mulher, estilo de vida entre outros fatores... sugiro que fale com a sua médica para fazer uma avaliação, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Boa noite...preciso de uma ajuda se poder ser...tomo a marvelon e na 3 semana esqueci-me de tomar um comprimido,entao tomei 2 na noite seguinte e continuei a toma de outro blister sem fazer intervalo. So que vou ter uma consulta no SNS daqui a 2 semanas e nessa altura vou estar menstruada,sera que posso atrasar a menstruaçao uma semana,parando a toma deste blister? Quais as consequencias? É que nao queria pereder esta consulta por nada!! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se parar antes pode haver risco de engravidar, o melhor seria manter o outro blister seguido, desta forma adia mais uma vez a menstruação... depois retoma a toma com a pausa entre os blisters de marvelon, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Desde já obrigado pela resposta. Será que não há prejuízo para a saúde a toma de 3 blisters seguidos? E estar tanto tempo sem menstruar? Peço desculpa pelo incómodo.
      Obrigado

      Eliminar
    3. Olá,
      o uso da pilula marvelon continua aumenta o risco de complicações associadas ao uso da pilula e o aparecimento de efeitos secundários, como os escapes, como é uma situação excepcional creio que pode fazer sem receios, pelo fato de estar menstruada pode não ser possível a realização do exame ginecológico, mas seu médico pode pedir para observar noutro dia... se optar por não tomar seguida, a ausência de menstruação não representa perigo... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Hoje a tarde fiz amor com o meu namorado, usamos preservativo, ele veio-se, ele tirou o preservativo e passou uma toalhita no pénis. Depois ele colocou outro, ai voltamos a fazer e quando ele se estava para vir, tirou o pénis da minha vagina e vimos que o preservativo tinha ficado retido dentro da vagina. Ficou dentro uns 5min ate conseguir tirar. Ontem, ou seja, ainda hoje tomei a pilula as 4h da manha, porque tinha adormecido. Hoje tomei as 10h da noite. Poderei correr algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece pois usaram preservativo... em relação ao esquecimento, se ocorreu um atraso na toma superior a 12 horas corre risco de engravidar nos 7 dias seguintes... senão passaram mais de 12 horas pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. A minha ultima menstruação foi no dia 4 de Novembro . Retomei na quinta passada ( dia 06 ) hoje fiz amor com o meu marido , não usamos protecção . Há risco de haver uma futura gravidez ? Qual a probabilidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como já não é a primeira caixa està protegida, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Hoje fiz amor com o meu marido e não usamos protecção . A minha pílula é marvelon . Voltei a toma dia 06 de Novembro após a paragem dos 7 dias . Qual a probabilidade de engravidar ? Vale a pena tomar a pilula do dia seguinte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como já não é a primeira caixa està protegida, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Boa noite,
    tomo a pílula Marvelon e este mês tomei todos os dias, sem falhas, até que hoje deparo-me com o período. Isto é normal? O que é suposto fazer? Parar ou continuar a tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer... deve manter a pilula, esta situação é um efeito secundário da pilula, é o chamado spotting... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  7. Boa tarde tenho 42anos e tomo minigeste o mês passado tomei duas embalagens tive uma menstruação ptolongada, terminou sabado passado, hoje comecei nova embalagem sera u estou potegida uma vez que tlvez devia ter tomado mais cedo. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após terminar a embalagem, sábado, fez 4 dias de pausa, hoje... ao iniciar hoje mantém a proteção pode ficar descansada... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  8. Acho que não fui muito explicatjva sexta feira foi o ultimo dia de menstruação, hoje comecei uma nova embslagem, posso ter relações descsnsada ou temos que usar protecção, peço desculpa mas foi a primeira vez que aconteceu. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou a embalagem anterior corretamente está protegida, mesmo que tenha notado uma menstruação mais prolongada... pode confiar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  9. Tomo qlaira a mais de 4 anos e sem dar intervalos, mas em vez de começar a tomar uma nova cartela dia 19/01 tomei dia 20/01 e sem erros desde então. Tive relação sexual desprotegida dia 01/02 no dia q tomei a pilula 13, por isso gostaria de saber se corro o risco de estar gravida?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, pois já tinha tomado 13 comprimidos, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  10. Devo tomar pilula do dia seguinte ou continuar a cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de tomar, pois já tinha tomado 13 comprimidos, pode ficar descansada... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  11. Agradeço pelo esclarecimento!

    ResponderEliminar
  12. Na bula consta q o topiramato diminui a eficacia do qlaira, mas uma endrocrino(a q receitou o medicamento) diz q isso nao ocorre. Devo tomar o topiramato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode diminuir, mas se o seu médico lhe garantiu isso é porque tem uma dose baixa e não interfere, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa noite ! Qual e a diferença entre a pílula drosianelle e a marvellon ? Os compostos DS marvellon são mais saudáveis ? E que percebi que a drosianelle tem os mesmos compostos da Yasmin ! Estou preocupada obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as pilulas que fala têm diferenças, mas para mudar deve falar com seu médico... pois pode ganhar mas coisas ao mudar e perder outras... ambas têm a mesma dosagem hormonal de estrogénicos... ando por aqui...

      Eliminar
  14. Boa Tarde! Alguém me pode informar do valor correcto da pílula Marvelon? Embalagem de 3 meses e a de 1 mês para saber a diferença. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o preço para um mês é de 4,1 euros (1,7 com receita) e para três meses 8,20 euros (3,8 com receita), se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa tarde eu tomo regulon, estou no periodo de paragem, o primeiro dia da minha toma da pílula e ao domingo mas gostaria de saber se eu só comecar na segunda feira tem alguma consequencia na proteccao. Seria então atrasar a toma 1 dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se atrasar um dia, corre risco de gravidez, nesse caso teria que se proteger com método barreira ou evitar as relações até ao 7º comprimido... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá... na bula da pílula narvelon vejo tantos riscos para a saúde... fico com receio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim eu percebo... mas todas as pilulas têm riscos... embora seja raro acontecer... deve falar com seu médico e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Tenho 43 anos. Tomo a pilula Marvelon há mais de 20 anos. Em maio do ano passado a menstruação não apreceu nos dias de pausa. E nunca mais apareceu.Faz um ano. Fiz exames completos, ao sangue, hormonais, etc, ecografias, e está tudo bem, aparentemente, não é menopausa precoce, segundo diz a médica. Entretanto, disse-me para parar de tomar a pilula, o que fiz. Voltei a repetir os exames todos já sem o efeito da pilula. Voltou a estar "tudo bem". Então a ginecologista receitou-me Provera e disse para tomar durente 10 dias, que no final desse tempo, a menstruação viria e para no primeiro dia, começar a tomar uma outra pilula ( Cloromadinona+ etinilestradiol, 2mg+ 0.03mg). Os dez dias de Provera terminaram no dia 15 de maio, há 4 dias, portanto e nem sinal de nada. Só tenho consulta daqui a 6 meses, o que é que eu faço se entretanto não aparecer mesmo a menstruação? Continuo á espera, e não tomo mais nada? Continuo á espera e tomo Provera outra vez? Ou começo de imediato a tomar o novo anticoncepcional? Isto está a ser tão stressante, não sei o que se passa com o meu organismo, sinto-me desconfortável por saber que não estou protegida de uma gravidez (porque não quero engravidar, já tenho 2 filhos na faculdade!) e estou aqui sem saber o que fazer da minha vida. O meu marido não gosta de usar preservativos, tem medo que se rompam, e temos praticado sexo com interrupção, mas é muito perigoso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o fato de não menstruar não é grave pode acontecer devido ao anticoncepcional eu acho que deve manter a provera até à sua consulta e não se preocupar, desde que a faça corretamente está protegida, não corre riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Boa noite tomo minigeste há alguns anos... e queria mudar para a marvelon mas não falei ao meu médico. ..gostava de saber qual é a mais"saudavel" obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser a minigeste a melhor pois tem menor dosagem hormonal... deve falar com seu médico.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Ola, gostaria de saber se o medicamento strepfen (pastilhas para a garganta) interfere com a pílula Marvelon. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, pode ficar descansada, mantenha a pílula e as melhoras... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. boa tarde a pilula marvelon e a regulon sao a mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim são a mesma... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Boa Noite, Dr.

    Aos 15 anos iniciei a toma de Belara, devido ao tratamento de acne com roacutan. Dei-me bem com esta pílula até aos 20 anos, quando comecei a ter bastantes securas vaginais, infecções vaginais recorrentes, bem como o aumento dos níveis da tiróide.

    Com este susto, mudei para Mercilon, por ter conhecimento que se tratava de uma pílula de menor dosagem de hormonas e, rapidamente, os níveis da tiróide voltaram ao normal, nunca mais apareceram infecções (que tratei com flucazonol), consegui utilizar novamente lentes de contacto e as securas vaginais foram progressivamente resolvidas.

    Todavia, agora, aos 23 anos, estou com uma grande secura vaginal (completamente seca!), que resulta em relações sexuais que só resultam com lubrificante e com a utilização de cremes hidratantes vaginais, o que me transtorna muito a nível psicológico. Não tenho praticamente líbido e só consigo ter uma certa lubrificação com através de preliminares prolongadas

    Neste sentido, e após pesquisa, verifiquei que as securas poderiam ser resolvidas com um nível maior de estrogéneo e verifiquei que a Marvelon é extremamente parecida à Mercilon, em termos de composição hormonal, excepto no aumento do estrogéneo.

    Será uma boa ideia fazer a troca da Mercilon para Marvelon? Não terá efeitos como aumento da acne, dos níveis da tiróide (o que mais me assusta)?

    Muito agradecida pela disponibilidade e atenção para possível esclarecimento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o problema é que quando usou a belara (tinha mais estrogénios) também teve essas alterações, é provável que esteja mais indicado fazer uma pílula, das novas, com menos dosagem hormonal, sugiro por isso que fale com seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Muito agradecida pela resposta rápida! Acha que a minigeste era uma boa ideia para fazer a experiência? Como tem uma dosagem ainda mais baixa que a mercilon, não poderá afectar situações como aparecimento de acne é comprometimento da acção contraceptiva?

      Eliminar
    3. Olá, elas não são muito diferentes, mas é melhor falar com seu médico, me desculpe mas não posso sugerir um anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Tenho 18 anos e o meu ultima dia de menstruação foi dia 27/12 no dia 31 tive relações sexuais.. Posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, quem não se protege pode engravidar em qualquer altura do ciclo... ando por aqui...

      Eliminar
  23. Boa noite,
    Queria tomar duas cartelas seguidas da pílula para não ter menstruação esta semana. No entanto esqueci-me de tomar o primeiro comprimido seguido. Tomei dois no dia seguinte. A menstruação vai aparecer ou nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve aparecer, deve manter esta cartela seguida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Ola, tenho uma duvida. Comecei a tomar pela primeira vez a pílula no mes de janeiro começando com a Diane 35, entretanto agora estou na pausa dos 7dias, e hoje(no sétimo dia da pausa) tive uma consulta e a medico aconselhou me mudar de pílula dando me marvelon e aconselhou me começar a toma lá já hoje. A minha duvida é, mudando de pílula , tenho que voltar a esperar tomar a cartela toda ate que esta faça efeito , ou começa a fazer ja efeito ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para não ter riscos basta esperar 7 dias, como tem menor dosagem é melhor ter este cuidado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Bom dia, tenho aqui uma questão eu tomava a mercilon e agora fui ao médico e ele disse que tinha um pólipo no útero e que me ia alterar a pílula para a marvelon. Este procedimento é normal? A minha segunda questão é que desde que comecei a tomar marvelon, o meu peito aumentou, está dorido, o meu peso aumentou 2.5kgs, e não me sinto bem a nível intestinal, parece que a minha barriga aumentou...que me aconselha? Devo consultar novamente o médico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem sugerir isso por ter maior dosagem hormonal... está a tomar à muito tempo? É que nesta fase inicial é comum notarmos alguns efeitos adversos... deve manter e aguardar, se continuar tendo estas alterações fale novamente com ele... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Olá boa noite tomo a pílula marvelon há 4 meses e estou com dúvida, no momento que eu estivet a tomar posso fazer relações sexuais sem preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, desde que tome certinha não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Olá Boatarde, eu tomo Acetato de Medroxiprogesterona 150 mg E queria saber se tem que dar espaço pra menstruação vim ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem que dar deve fazer como seu médico recomendou, pode não causar menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. E pq estou amamentando E ja faz quase um ano que não vem , então queria saber se é por causa da enjessao ou por que estou amamentando?

      Eliminar
    3. Olá, pode ser as duas causas, desde que mantenha seu uso certinho não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.