quinta-feira, março 07, 2013

Pílula hormonal

Pílula hormonal

A pílula contracetiva combinada é constituída por dois tipos de hormonas femininas: estrogénios e a progesterona (hormonas produzidas pelos ovários). A pílula, através da grande quantidade de hormonas, impede a ovulação e dificulta a passagem dos espermatozoides, tornando o muco, que reveste a parede vaginal, mais espesso. Ao tomar a pílula passa a ter menstruações regulares, diminuição das dores menstruais, diminuição do acne e da pilosidade, menor risco de cancro do ovário e menor risco de quistos da mama e ovário. 

A pílula é apresentada em embalagens de 21 comprimidos e normalmente têm os dias da semana inscritos na parte de trás do blister (carteira) para facilitar as tomas. 

Iniciar a pílula: para iniciar a pílula, após conselho de um profissional de saúde, deve começar a tomar a pílula no primeiro dia do período menstrual (menstruação).
Exemplo: se a menstruação vier numa quinta-feira a pílula que toma deve corresponder à da quinta-feira.

Como se usa a pilula hormonal combinada

Após tomar os 21 comprimidos deve fazer uma pausa de 7 dias, na qual surgirá uma pequena hemorragia “menstruação”, com sangue muito escuro e em menor quantidade, após a pausa de 7 dias toma novamente a pílula e continuará este ciclo sempre para evitar uma gravidez indesejada. Não necessita de fazer pausas. Algumas pílulas apresentam embalagens de 28 comprimidos, nestes casos há uma toma contínua de contracetivo, não sendo necessário fazer pausas. 

A pílula e outros medicamentos

Alguns medicamentos alteram a ação da pílula como por exemplo: doxiciclina, cefodizima, cefuroxima (antibióticos), erva de São João ou hipericão (antidepressivos), modafinil (sono), ciclosporina, fenobarbital, carbamazepina, fenitoína (antiepiléticos), griseofulvina, anastrozol (tumores), amoxicilina e ampicilina (penicilinas). 

Os efeitos secundários

Ao optar pela pílula contracetiva a mulher terá que ter em conta que poderão surgir efeitos secundários de uma forma transitória, que passam sem ser necessário suspender a contraceção. Alguns efeitos secundários: náuseas e vómitos (comuns nos primeiros dias), alteração do fluxo menstrual (diminuição da quantidade e duração do fluxo), spotting (perdas de sangue entre as menstruações), tensão mamária, alteração de peso (pode ocorrer aumento de peso) e depressão. 

Pílula: composição, atuação e vantagens 

A pílula contracetiva combinada é constituída por dois tipos de hormonas femininas: estrogénios e a progesterona (hormonas produzidas pelos ovários). A pílula, através da grande quantidade de hormonas, impede a ovulação e dificulta a passagem dos espermatozoides, tornando o muco que reveste as paredes mais espesso. Ao tomar a pílula passa a ter menstruações regulares, diminuição das dores menstruais, diminuição do acne e da pilosidade, menor risco de cancro do ovário e menor risco de quistos da mama e ovário.

Perguntas frequentes sobre a pílula:

Como funciona a pílula?
A pílula hormonal através das hormonas femininas progesterona e estrogénio, estimula a hipófise resultando no impedimento da ovulação e no espessamento do muco cervical (muco que reveste a parede vaginal), dificultando a passagem dos espermatozoides.


Como devo iniciar a pílula?
A pílula deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, se tiver 21 comprimidos deve tomar durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora e fazer uma pausa de 7 dias, este esquema deve ser mantido. A menstruação surgirá na pausa. Se a pílula tiver 28 comprimidos deve iniciar no primeiro dia da menstruação e manter as tomas durante 28 dias, após os quais deve iniciar nova carteira sem fazer pausas. A menstruação surgirá durante a toma dos comprimidos placebo, normalmente brancos.

Se iniciar a pílula no 2º dia da menstruação estarei protegida de uma gravidez?
A pílula deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, se iníciou no segundo dia deve manter as tomas todos os dias, e fazer a pausa correspondente, após a pausa, ao oitavo dia deve iniciar outra caixa. Durante pausa terá a menstruação. Nos primeiros sete dias deve usar preservativo para prevenir uma gravidez indesejada.

Posso tomar a pílula pela vagina?
Não, apesar de a mulher poder fazer alguns tratamentos via vaginal, não pode fazer a pílula pois está preparada para ser tomada oralmente.

Quais são as vantagens e desvantagens da pílula?

Algumas vantagens da pílula: menstruações mais regulares, menstruações com menor fluxo, ausência de menstruação, diminuição das dores menstruais, diminuição do acne e do excesso de pelos, prevenção de uma gravidez, menor risco de cancro do ovário e do endométrio, menor risco de quistos da mama e do ovário.

Algumas desvantagens e riscos da pílula: toma diária sensivelmente no mesmo horário, não protege das doenças sexualmente transmissíveis, aumento do risco de doença tromboembólicas, aumento do risco de doenças cardiovasculares, aumento do risco de cancro da mama e aumento do risco de cancro do colo do útero.

O que é uma pílula combinada?
A pílula combinada é um contracetivo oral constituído por dois tipos de hormonas femininas: estrogénios e a progesterona (hormonas produzidas pelos folículos).

Sim, se tiver um esquecimento maior que 12 horas na toma da pílula, se vomitar ou tiver uma diarreia após 4 horas da toma e se fizer algum medicamento que interfira com a eficácia da pílula.

Posso ter relações sexuais durante a pausa da pílula que não engravido?
Sim pode, durante a pausa a mulher está protegida de uma gravidez indesejada desde que tenha tomado a pílula corretamente, sem esquecimentos e faça a pausa correta (normalmente 7 dias).

É normal não ter menstruação com a pílula?
Sim é normal, a mulher que toma a pílula tem uma tendência natural para ter menor fluxo, menos dias e menstruação mais escura. Numa mulher com poucos dias de fluxo a pílula pode causar ausência de menstruação (amenorreia).

Alguns efeitos secundários da pílula: intolerância às lentes de contacto, náuseas, dor de barriga, vómitos, diarreia, aumento dos lípidos no sangue (colesterol e triglicerídeos), aumento da tiroxina (hormona da tiroide), aumento ou diminuição do peso, retenção de líquidos, escurecimento da pele (pigmentação), dores de cabeça ou cefaleias, enxaqueca, depressão de humor, diminuição ou aumento da libido, dores na mama, tensão mamária, corrimento vaginal, corrimento mamário, intolerância às lentes de contacto, rash, urticária, eritema nodoso e multiforme.

O aumento de peso é um dos efeitos secundários da pílula. A pílula contracetivo cria maior tendência, em algumas mulheres, para aumentar de peso. Esta tendência depende de mulher para mulher, dos estilos de vida, entre outros fatores.

Quais os medicamentos que interferem com a pílula?
Os medicamentos que podem interferir com a pílula são os antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina), produtos à base de erva de S. João (hipericão).

Esqueci uma pílula, o que devo fazer?
A atitude a tomar depende da semana em que ocorreu o esquecimento assim se o esquecimento for na primeira semana deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, manter as tomas da pílula e usar proteção adicional durante 7 dias. Se o esquecimento ocorrer na segunda semana deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembrar, manter as tomas diárias e usar proteção adicional durante 7 dias. Se o esquecimento ocorrer na terceira semana deve tomar o comprimido esquecido e iniciar nova caixa sem fazer a pausa dos 7 dias, não terá menstruação e terá que usar preservativo nos primeiros sete dias.

Sim pode, quando terminar uma carteira deve iniciar logo outra sem fazer a pausa normal. Este procedimento só deve ser usado esporadicamente. Tomar a pilula continua.

Devo fazer pausa entre as carteiras de pílula?
Sim deve fazer a pausa recomendada de acordo com a pílula. A paragem ou interrupção da pílula, para descanso, não está indicada.

Por engano fiz uma pausa de 6 dias entre as carteiras, há algum problema?
Deveria fazer a pausa dos 7 dias, mas se só fez 6 dias não há problema, está protegida de uma gravidez indesejada. A menstruação surgirá um dia mais cedo.

Sim pode, se for uma pílula sem estrogénio. A pílula indicada é uma pílula progestagénica que atua na inibição da ovulação. A mulher deve iniciar a pílula na 3ª semana após o nascimento (21º dia). Outros contracetivos que pode usar durante a amamentação: preservativo, implante hormonal e DIU hormonal.

Que mulheres não devem tomar a pílula?
Algumas mulheres por motivos de doença, estilos de vida ou questões hereditárias não devem fazer a pílula para não terem maior risco de certas doenças. As mulheres que fumam, têm diabetes, excesso de peso, pressão arterial elevada, varizes, sofreram AVC, flebites, sofrem de enxaquecas, epilepsia, valores elevados de triglicerídeos e colesterol, doença do fígado, tumor hormonal ativo (mama), história familiar de cancro da mama, gravidez e hemorragia vaginal não diagnosticada, não deve usar a pílula hormonal como método contracetivo.

Qual é a pílula mais fraca?
Quando falamos de pílulas fracas, falamos de pílulas combinadas com baixa dosagem de estrogénios (uma das hormonas), assim as pílulas combinadas com menor dosagem de estrogénios são a minesse®, microgeste® com cerca de 15 mcg, seguidas das pílulas mercilon®, miranova®, minigeste®, harmonet®, evra®, yasminelle®, yas® e qlaira® (pílula com diferente dosagem ao longo do ciclo, mas a maioria dos comprimidos apresentam esta dosagem) com cerca de 20 mcg.

Posso beber bebidas alcoólicas tomando a pílula?
O consumo regular de bebidas alcoólicas causa um aumento do nível de estradiol, o que faz com que a pessoa possa ter mais efeitos secundários e complicações relacionadas com a pílula (tem maior concentração hormonal no sangue). A taxa de metabolização do etanol diminui com o aumento do estradiol. A mulher que toma a pílula tem maior dificuldade em destruir o álcool.

Uso lentes de contacto posso fazer a pílula como método contracetivo?
A pílula pode levar a maior secura do olho podendo levar a uma certa intolerância em relação à lente. A mulher que usa lentes de contacto pode usar a pílula como método contracetivo, mas deverá ter presente este possível efeito secundário. Peça umas lentes de contacto gratuitas para experimentar e posteriormente saberá se há uma boa adaptação.

Mudei da minha pílula habitual para uma genérica, disseram-me que era a mesma, devo fazer a pausa e iniciar ou devo tomar seguida?
Como mudou para uma pílula igual, com a mesma dosagem hormonal, não precisa de colar as carteiras e nem usar proteção adicional na primeira semana da nova pílula. Assim faz a pausa dos 7 dias e inicia nova carteira.

Posso ficar infértil com a pilula?
Não, a pilula ou outros anticoncecionais hormonais não interferem com a fertilidade da mulher, pode no entanto demorar  a menstruar ou até a engravidar após parar a pilula.

Existem pílulas sem lactose?
Não, uma mulher com intolerância à lactose pode tomar a pílula dependendo do seu grau de intolerância, se tiver diarreias e vómitos deve mudar de método contracetivo, algumas opções: implante hormonal, anel contracetivo, adesivo hormonal, DIU ou preservativo.


Partilhe

781 comentários:

  1. As bebidas alcoólicas interferem com a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim interferem, aumentam os níveis de hormonas presentes no sangue.... Não diminuem o efeito, mas aumentam o risco de complicações associadas à pílula.... fico ao dispor...

      Eliminar
  2. Uma pílula receitada para o acne também evita a gravidez?

    ResponderEliminar
  3. Sim evita, mas uma pílula receitada para o acne não deve ser usada como contraceptivo pois normalmente tem uma dosagem mais forte, pior para a saúde da mulher.... deve ser uma pílula usada durante um período de tempo.... um dos benefícios da pílula é a diminuição do acne.... fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  4. E os pêlos voltaram a crescer se mudar para uma pílula mais fraca?

    ResponderEliminar
  5. Sim podem aparecer alguns pêlos, mas com o tempo acabam por diminuir.... outro dos benefícios da pílula é a diminuição dos pêlos.... fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  6. Se vomitar depois de tomar a pílula posso engravidar?

    ResponderEliminar
  7. Sim, se vomitar ou tiver uma diarreia quatro horas após a toma a pílula perde o efeito.... se precisar disponha...

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde: tive um esquecimento na toma da pílula e a hemorragia veio + cedo. Posteriormente tomei as precauções necessárias, tomei nova carteira certinha e veio, novamente, a hemorragia. Não corro o risco de estar grávida? Ou poderei estar mesmo a tomar a pílula e a vir a hemorragia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tomou as precauções não deverá estar, ainda por cima teve menstruação... se precisar disponha... boa sorte.

      Eliminar
  9. Esqueci o contracetivo 1 dia e o período apareceu 2 dias depois. Continuei a tomar a pílula, pois ainda faltavam 7 para fazer a "verdadeira" pausa. Então tive período cerca de 11 dias, ou seja, hemorragia pelo esquecimento, seguida de hemorragia relativa à pausa. Isto foi normal? (embora alguns dias fosse pouco o fluxo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é normal, foi por causa da falha na pílula... não se preocupe... pode ficar descansada...

      Eliminar
  10. Esqueci de mencionar no comentário do esquecimento da pílula que durante os 11 dias de período tive dores de barriga (+ em alguns dias do q noutros sempre + fortes por volta das 12h, 13h).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é normal, foi por causa da falha na pílula... não se preocupe... pode ficar descansada...

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como é uma exposição muito pessoal de seu problema resolvi remover seu comentário, se quiser posso responder via google+, com mensagem privada... se precisar disponha...

      Eliminar
  12. oa tarde!
    Estou a iniciar agora o tratamento com a pílula Gynera. Uma caixa dá para três meses mas a minha dúvida é a seguinte: após esses três meses é suposto continuar a tomá-la? A minha médica não me disse para marcar consulta para quando acabasse uma caixa, mas sim para o ano seguinte. Fiquei sem saber se é suposto continuar a fazer o tratamento com a pílula passados três meses. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      em principio será para continuar sempre pelo menos até à consulta, só mesmo falando com ela, para continuar deve seguir sempre o esquema, 21+7+21+7 dias de pausa, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  13. A pilula marvelon pode tratar as minhas borbulhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode... uma das vantagens de qualquer pilula hormonal combinada é ajudar a melhorar o acne na mulher.. pode confiar na marvelon, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. O esquecimento de 1 dia do anticoncecional hormonal faz mal, corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corro risco de engravidar;, um mulher que tenha um esquecimento de pilula corre risco de engravidar, por isso deve tomar a pilula em atraso, manter as suas tomas e usar um método barreira (preservativo), se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. Se falhar um dia a pilula, corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corre, nestas situações a mulher deve tomar a ou as pilulas esquecidas e nos 7 dias seguintes usar proteção adicional (preservativo)... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  16. Comecei a tomar a pilula pela primeira vez este mês no dia 5 de março, até agora já me veio a menstruação duas vezes com um intervalo de 2 ou 3 dias... gostava de saber agora como faço as contas para saber quando vem a proxima menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      iniciou a pilula em Fevereiro, certo? Durante este período teve perdas por duas vezes, o que acaba por ser normal, é a adaptação do seu corpo à pilula... a sua menstruação deverá surgir na pausa da pilula entre as cartelas ou carteiras, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  17. Ah é verdade que faz mau tomar essas pilulas que não menstrua ??? Pois como vem muito pra mim eu optei por essa mas si realmente faz mau eu volto a tomar uma que tenha 21 comprimidos !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      as pilulas mais modernas podem não causar menstruação, mas é normal, não há problemas para a sua saúde... pelo contrario, pois têm menor dosagem hormonal e é melhor para a saúde da mulher... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  18. A pílula diminui o desejo sexual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pílula, como todos os medicamentos, pode causar efeitos secundários, tais como: dores de cabeça, vertigens, náuseas, rigidez mamária, dores de barriga, perdas de sangue (spotting), entre outros. A perda do desejo sexual ocorre numa 1 mulher em cada 1000 que utilizam a pílula como método anticoncecional. Apesar de ser um efeito possível da pilula na maioria das vezes a falta de desejo sexual tem outras causas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. Boa tarde. Tomo a pilula ha ano e meio, raramente esqueço a pílula por mais de 12h mas algumas vezes esqueço num atraso de 2-3h. Deve ser a pílula tomada rigorosamente há mesma hora para ser eficaz? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula não perde eficácia se for tomada com um atraso até 12 horas, no seu caso um atraso de 2 ou 3 horas não interfere com a eficácia da pilula hormonal, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  20. Boa noite, tomo a pilula Belara e vou á minha ginecologista e vou falar em mudar de pílula. ANdei a pesquisar e vi a Zoely. É mais fote ou mais fraca do que a Balara? Pelo que li interfer menos no nosso organismo. Eu tomei de dia 18 a 28 de Dezembro antibiotico, 3 dias claritromicina 500mg seguidos de 7 dias de moxifloxacina 400mg. No 3º dia da claritromicina vi risca de sangue no muco. Essas medicações retiram a eficácia contracetiva? Tomo a pilula ás 20h e na madrugada de 28 para 29 tive diarreia das 7:30h ás 15h, depois ás 19:30h e na madrugada de 29 para 30 tive diarreia das 4,30h da madrugada até ás 13h de dia 30 quando tomei imodium rapid e parou. Dia 1 de Janeiro terminei a embalagem e dia 9 recomecei nova embalagem. Dia 31 de Janeiro fiz teste de gravidez com sensibilidade apartir de 20micrograma de HCG. AInda assim posso estar grávida? Em Janeiro a menstruação veio com pouco fluxo e em Fevereiro atrasou 1 dias a vir e também com pouco fluxo, quando costumo ter mais fluxo.
    Grata antecipadamente pela atenção que possa dispensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula zoely é mais fraca que a belara e tem na sua composição um estrogénio mais semelhante ao da mulher.. ode é ter alguma dificuldade em seu corpo se adaptar, fale com sua médica..

      A família dos antibióticos claritromicina podem interferir com a pilula, embora o risco seja baixo, sugiro que use protecção adicional... especialmente por causarem muitas vezes diarreia...

      Como fez o teste e deu negativo, apesar de todas as situações que ocorreram, e teve menstruação penso que pode ficar descansada, a razão para ter menos menstruação pode ser pelo uso da pilula ou por questões de ansiedade... se precisar ando por aqui, boa sorte...

      Se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Boas, dia 24 deste mês fiz cenografia endocavitária e não estou grávida e ginecologista disse estar tudo bem. Por isso os antibióticos tomei até 28 de Dezembro e a diarréia ocorreu até0 de Dezembro. A 31 de janeiro o teste de urge deurina negativo e agora a eco endovaginal negativa,logo nnão estou grávida cedo?

      Eliminar
    3. Olá,
      os testes e exames confirmam que não está grávida, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  21. Boa tarde,

    Qual a composição e quantidades da pílula Zoely? É natural?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula zoely tem a seguinte dosagem: acetato de nomegestrol 2,5 mg + estradiol 1,5 mg

      Na sua constituição tem um estrogenio sintético muito semelhante ao natural do nosso corpo, o estradiol... pode conferir no artigo sobre zoely (barra ao lado)... se lembre que a pilula não é um medicamento natural... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  22. Boa tarde,

    A claritromicina 500mg e a Moxifloxacina 400mg interferem com a eficácia da pílula Belara? É que hà sites que dizem que não e outros que sim. Vi no folheto da belara que não faz referencia aos macrolideos e quinolomas na parte das interações, vi também que no folheto qer da claritromicina quer da moxifloxacina também não fala na interferência com a pílula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      na maioria das vezes este tipo de interferência é ligeiro, como causam um aceleramento do metabolismo do fígado pode originar maior depuração da pilula e como consequência uma diminuição da sua concentração no sangue, o que pode causar diminuição da eficácia, especialmente dos macrolidos... sugiro, por precaução, que nestas situações a mulher use preservativo ou evite durante o tratamento e nos sete dias seguintes (sete dias com toma de comprimidos)... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. Boa noite,li no fórum que a a pilula zoely é mas fraca que a belara, mas a belara tem 0,030mg de etinilestradiol e a pílula zoely 1,5mg de estádio. Logo tem mais dosagem. A minha ginecologista rejeitou- a zoely. Eu tomo a belara á três anos. Mas apareceram-me quintos e ondulações nos seios,mas segundo a médica não São preocupantes visto que tomo a pilula e tenho a minha mãe também com quistos. A pílula pode mesmo fazeraparecer esses quistos?tenho dois de 9mm,um de 9mm,um de 4mm e um de 5mm.
    Quais os efeitos que posso ter com a mudança da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      realmente a quantidade de hormonas é superior na zoely, mas ela é constituída por um tipo de hormona mais natural o seu pode trazer algumas vantagens para a mulher... em relação aos quistos, não me parece que a pilula irá melhorar os quistos nos seios, sugiro que fale com a sua médica para ir fazendo o seguimento e medição dos quistos, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Boa tarde, pode ter sido a belara que me fez aparecer os quistos?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim a pilula pode levar ao surgimento dos quistos na mama, podem passar a estar mais visíveis com a presença das hormonas da pilula, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  24. Boa tarde Dr. Carlos Eduardo

    Tomo a pilula Estinette desde Dezembro de 2012, hoje passei pelo meu medico de familia para lhe pedir uma receita e quando cheguei a casa verifiquei a me receitou ninigeste. Posso tomar esta ou devo comprar a anterior? Os efeitos secundarios são os mesmos?
    tambem gostaria de saber o seguinte: E normal ter apenas um periodo de 1 dia e meio e o corrimento ser pouquissimo e ser castanho escuro?
    Desde já lhe agradeço pela sua ajuda.
    Muito obrigada.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a estinette e a minigeste são a mesma pilula, pode mudar sem receios... é normal ter a menstruação dessa forma, menos dias e mais escura... fique descansada, ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
  25. Engravidar sem ejacular dentro e o penis estiver sem liquido lubrificante e tomando anticoncepcional á 2 meses é possivel?
    limpei varias vezes o penis dele, e ele ficou bem seco. penso que a relaçao ocorreu fez 7 dias quinta feira passada. e nao tive sangramento de nidaçao, nem corrimento com muco branco espesso, mas sim parecia que fazia xixi na calcinha. mas nunca com sangue.. tomo minigeste (ciclo 21), eu deixei cair 1 comprimido e eu tomei o dia seguinte. isso pode interferir com a menstruaçao?
    se nao fosse esse comprimido cair neste momento estaria no 2º dia de pausa.
    a menstruaçao vem sempre no mesmo dia de pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se toma o anticoncecional à dois meses não corre risco de engravidar, mas se teve um esquecimento corre... a eficácia de ciclo 21 se mantém se o esquecimento for menos de 12 horas.
      Ao tomar menos comprimidos a menstruação pode alterar de dia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  26. Boa tarde, gostaria de saber se o chás Verde e Cavalinha cortam o efeito da pílula. Tomo minigest. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os chás que refere não cortam o efeito da pilula hormonal minigeste... pode ficar tranquila, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  27. Boa noite
    Tomo harmonet faz cerca de 5 anos e desde então tenho notado que ganho mais infeções e irritações vaginais. A pílula também causa isso? Outro dos sintomas que tenho notado nos últimos meses é perda de líbido...existe alguma pílula que tenha menos tendências a causar este efeito? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim a pilula tem como efeitos adversos as infeções vaginais ou mesmo a perda da libido, embora saiba que existem muitos outros fatores para a mulher perder a libido, em principio quando maior for a dosagem hormonal da pilula menos são as possibilidades de surgirem estas alterações, depende de mulher para mulher... sugiro que fale com o seu médico para avaliar essa possibilidade... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  28. Boa noite. Tenciono parar de tomar a pílula. Neste momento estou na fase de pausa dos 7 dias e era para começar a tomar a pílula na proxima terça (dia 24). A menstruação vem no Domingo. Se não começar a tomar a pílula na terça como era habitual, a menstruação virá outra vez? Começo a contar o ciclo a partir de onde? Vou de férias do dia 28 Julho ao dia 1 de Agosto e gostava de não estar menstruada..=( Antes de tomar a pílula eu tinha um ciclo de 30 dias aprox., bastante certinho até..voltará ao que era quando parar de tomar a pilula? Obrigada pela atenção, cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após terminar a pilula pode demorar a surgir a menstruação ou até a ovular (engravidar), após a reposição hormonal do seu corpo voltara a ter menstruações como tinha, não consigo garantir para já que não irá menstruar no periodo de férias... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  29. Boa tarde,
    Tomo o Yaz faz mais de um ano, gostaria de troca-lo pelo Iumi, posso fazer a troca de um mês para o outro normalmente ? Acabar o Yaz e começar o Iumi depois da pausa. A eficácia sera a mesma durante os primeiros meses ? ou precisarei de usar preservativo?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode mudar de yaz para iumi sem receios, faz a pausa e inicia a iumi, como têm a mesma dosagem hormonal não perde a eficácia... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. Transei sem camisa um dia antes do previsto para minha menstruação, no dia seguinte minha menstruação não veio, uns três dias depois tive um corrimento rosado, pensei que era a menstruação e não foi, ontem minha calcina ficou com um melado escuro.. hoje minha menstruação praticamente chegou, mas de uma forma muito estranha, veio um pouquinho, horas depois mais um pouquinho. Fazem 8 dias que transei e 7 que minha menstruação está atrasada. Mesmo tendo chegado de forma estranha, posso está grávida? Se sim, quanto tempo devo esperar para fazer o exame e saber ao certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que menstruou, mas como teve relações e não se protege, corre risco de engravidar, sugiro que espera mais uma semana e faça o teste de gravidez... fale com seu médico para iniciar uma pilula hormonal... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Certo, obrigada!
      E qual pílula você recomendaria? Quero injetável!

      Eliminar
    3. No normal, no primeiro dia da minha menstruação, sinto muita dor na coluna e dessa vez não senti nenhum pouco até agora. Se não for a menstruação, o que será?

      Eliminar
    4. Olá,
      é melhor falar com seu médico para ver se o injectavel se adequa ao seu organismo... pode até ser uma infeção vaginal, confira o artigo sobre corrimento castanho ou marrom no blog... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  31. Boa tarde,
    Gostaria de saber se o antibiotico Furadantina mc, 100g corta o efeito da pílula ARANKA que continuo a tomar em simultaneo com o antibiótico para a infecção urinária.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corta o efeito da pilula hormonal aranka, pode ficar descansada... beba muita água, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  32. ola
    gostaria de saber se o antibiotico norfloxacino 400mg corta o efeito do QLAIRA? Se corta, por quantos dias depois volta a ter eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corta pode ficar descansada, quando tomamos um medicamento que interfere com a pilula hormonal somente após 7 dias de pilula após o tratamento se repõe a eficácia da pilula hormonal... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  33. Sobre a pílula stezza o que diz a respeito?
    Em qualidade no geral ql melhor yas ou stezza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula stezza é mais moderna e tem na sua composição um hormonio muito semelhante ao natural... é de fato um anticoncecional mais adaptado à mulher, mas nem todas as mulheres se adaptam bem e há mulheres que devem fazer yaz... deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  34. Olá,
    tomava o yasmin na forma genérica há algum tempo e consultei, e a médica me sugeriu o stezza. Minha dúvida é se nesse momento de troca de remédios eu fico realmente protegida ou devo utilizar um método de barreira? E também, se caso eu eventualmente esqueça de tomar o remédio stezza e engravide como fico sabendo se estou grávida já que o stezza, pelo que soube, bloqueia a menstruação? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      na mudança para stezza deve usar protecção ou evitar nos primeiros 7 dias (só para prevenir)... apesar de stezza poder bloquear a menstruação, há mulheres que menstruam embora menos... desde que a tome certinha não se deve preocupar com a gravidez, no entanto se notar algum sinal de gravidez pode fazer um teste... pode conferir no blog os sinais de gravidez... se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte...

      Eliminar
  35. Boa noite. Comecei a tomar anticoncepcional sem estar menstruada. Quando estarei protegida de uma gravidez? Já estou no final da terceira cartela.
    Obs.: Minha menstruação veio certinho nas pausas da 1ª e 2ª cartela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      já está protegida, pode ficar descansada, desde que a tome certinha está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  36. Dr, vc podia fazer um post sobre pilula do dia seguinte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      já existem, faça um pesquisa em cima do lado esquerdo (dia seguinte) e irá encontrar logo dois artigos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  37. Olá...em junho tomei a contracepção de emergência dia 27/06 e tive sangramento dia 08/07. Durante o mês de julho não usei pilula. No dia 02/08 tive sangramento e iniciei a cartela de mercilon. 8 dias depois tive relação desprotegida e tomei Diad, corro risco de gravidez, pois tomo remédios para a tireóide?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que corra riscos, pois quando teve relação já estava no 8º dia de mercilon e ao tomar a pilula diad mais protegida ficou... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  38. Bom dia, Li neste blog que as bebidas alcoólicas não reduzem a eficácia da pílula, apenas o consumo regular de bebidas alcoólicas causa um aumento do nível de estradiol, o que faz com que a pessoa possa ter mais efeitos secundários e complicações relacionadas com a pílula (tem maior concentração hormonal no sangue).

    Mas a questão que coloco: depois de tomar a pílula, passado alguns minutos, ingerir álcool, isso já reduz a eficácia da pílula?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não reduz mas pode ter vomitos ou diarreia, o que se acontecer nas 4 horas seguintes à toma pode interferir com a eficácia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. E caso, venha a ter esses sintomas, qual será o procedimento que se deve tomar, para a mulher estar protegida?

      Eliminar
    3. Mas, se tomar a pílula, e só depois das 4h da toma, tiver sintomas de diarreia, isto é, tomo à noite a pílula e só na manhã seguinte é que sinto sintomas, aí a pílula é na mesma eficaz?

      Desde de já, obrigada.

      Eliminar
    4. Olá, em caso de vomitos ou diarreia até 4 horas após a toma deve tomar outro comprimido de outra cartela para repor a eficácia... ando pro aqui...

      Eliminar
    5. Oi, se ocorrerem após as 4 horas a pilula não perde a eficácia... me desculpe a demora na resposta... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  39. Boa Tarde Dr. Bem minha saga com anticoncepcionais é longa. Aos 19 anos comecei a tomar o Diane, após 3 anos tive uma seria crise de enxaqueca e um aumento leve de pressão que já era suficiente pra me descabelar. (140x100mmHg a 150X100MmHg), sou magra, pratico atividade física.... Minha ginecologista trocou por Siblima... foram ótimos 3 anos sem dores de cabeça, pressão arterial na média de 100x70mmhg. No ano passado a saga voltou, dor de cabeça e aumento da pressão. Fui no neuro, no cardiologista e tudo OK, estava claro que a culpa era do remédio. Tentei Yas, Muraving... e td na mesma logo de cara. Ai iniciei o Cerrazete, em 3 meses engordei cerca de 4 kg e meu rosto encheu de acnes.... Parei por conta própria e os 4Kg se foram em menos de 15 dias. Voltei na médica e estou pensando seriamente em por o DIU, a duvida é o Mirena ou o de cobre.... já estou até com a guia da Unimed. Essa semana ela me ligou e falou sobre a Stezza... estou mto animada, e com esperança da dor de cabeça e do aumento da pressão sumirem, estou esperando apenas a menstruação chegar para dar inicio a cartela. Mas gostaria da sua opinião sobre qual melhor DIU, caso Stezza não de certo. Tenho 26 anos, nulípara. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como fez cerazette e não tolerou é melhor optar pelo diu de cobre, pois o diu mirena tem uma composição hormonal semelhante ao cerazette (método progestagénico)... inicie o stezza e aguarde, passe para deixar seu testemunho... me desculpa a demora na resposta, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  40. Boa tarde,

    Tomo a pilula há quase 8 anos, nos primeiros 3 tomei a miranova e nos restantes a gynera.
    Desde que tomo a pilula que sinto falta de desejo sexual, quer duma quer de outra e sinceramente estou a ponderar parar de tomar a pilula para sempre. Com esta pilula o periodo tem-me vindo cada vez mais tarde e isso dá-me imensa insegurança; voltou-me algum acne e as dores continuam.
    Quais são os efeitos secundários de parar com a pilula e para o que é que eu me tenho de preparar fisicamente? Estou agora na paragem dos 7 dias, posso aproveitar a paragem para não tomar mais?
    Vou ter mudanças em relação a dores, menstruação, quanto tempo tenho de esperar até voltar ao normal?

    Obrigada,
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode aproveitar a pausa e parar a pilula de vez, pelo diminuição de hormonas no sangue poderá ter algumas alterações menstruais, como ausência de menstruação ou sangramentos mais intensos, se era irregular antes de iniciar a pilula deverá voltar a sê lo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  41. Ola, minha ginecologista passou Stezza, tomo Diane 35, e fiquei surpresa com a quantidade de efeitos colaterais do stezza, principalmente em relação a falta de libido e depressão, a Diane 35 é melhor doq ue a Stezza..... ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      todas as pilulas podem causar esses efeitos secundários na mulher, que são mais comuns nos primeiros três ciclos (fase adaptativa), no seu caso é provável que sinta mais pois a mudança hormonal é grande de diane para stezza, para a sua saúde é melhor stezza pois é composta por um hormonio estrogénico mais natural e em menor dosagem... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  42. Boa tarde, sendo regular a tomar a pílula minigeste sempre por volta da mesma hora, tendo relações sexuais antes da toma habitual do cumprido, e depois tomar o cumprido à mesma hora, há qualquer problema? outra questão: caso a mulher tenha relações sexuais na semana anterior, e na próxima se esquecer por exemplo da toma da pílula por mais 12h, há risco. Mas se, tiver relações na concreta semana, ou seja, no dia que me esqueço de tomar o cumprido, ou tiver diarreia, entre outros sintomas, e depois tomar os cumpridos correctamente durante 7dias e protecção adicional, o risco é igual?
    Obigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há problema, pois está protegida... se as relações forem uma semana antes do esquecimento não corre risco... sim tem risco se tiver relações no dia do esquecimento, mesmo com todos os cuidados corre risco... após os 7 dias de pilula com proteção repõe a eficácia da pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Coloquei essa questão, porque li no folheto da minigeste o seguinte: " 1 cumprido esquecido na 1.º semana ..... se teve relações sexuais na semana anterior ao esquecimento do comprimido, há uma possibilidade em engravidar..." Assim, fiquei com a ideia que havia risco.
      Outra questão, na primeira semana da toma da pílula, havendo sintomas após a toma como diarreia, e nessa semana não houve ralações sexuais até quando a mulher volta a ficar protegida? Obrigada

      Eliminar
    3. Olá, uma semana antes não há problema... nessa situação deve fazer 7 comprimidos (7 dias de pilula) para repor a eficácia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  43. Boa tarde postei um comentário hoje de manhã mas não o vejo aqui, será que não recebeu? (era urgente)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, acabei de responder... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  44. minha ex-namorada usou durante 3 anos o Iumi, nunca usamos preservativos confiando no mesmo. Terminamos nosso relacionamento tem algumas semanas e ela decidiu interromper o uso do Iumi, porem, ta havendo sangramentos desde então e isso ja faz duas semanas. é normal? pode ta acontecendo porque ela interrompeu o medicamento? ela ta gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer isso, devido à paragem de iumi e não porque esteja grávida, como ela tomou sempre a iumi sem falhas não tem grandes chances de estar grávida... a não ser que tenha mantido relações após a paragem de iumi.. se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta! tenho mais duvidas: a cor do sangramento é marron (segundo ela), quer dizer algo? mesmo com ela utilizando o AC eu não ejaculava no canal, não tive relações com ela após o interrompimento do Iumi, porém, ela vem falando de enjoos (não sei se é pra chamar minha intenção, uma vez que, desde que terminamos ela não se alimenta direito) falou tb que fez um teste de farmácia e deu positivo, fez o teste dois dias depois da menstruação e que percebeu que não parava de sangrar. to meio confuso.

      Eliminar
    3. Olá,
      a cor marrom deve ser causada pelo o anti... não lhe sei dizer se sua namorada está grávida... como se protegiam com iumi não me parece possível, mas só mesmo lhe pedindo para ver o teste... pode me enviar uma foto do teste, através do google+ (partilha privada), para eu lhe ajudar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Prezado, fizemos o teste de sangue para gravides, e ela não está grávida. Agradeço pelas informações e pela ajuda prestada, foram de grande valia. Parabéns pelo trabalho.

      Atenciosamente!

      Eliminar
  45. Olá! Qual o anticoncepcional mais indicado para quem sofre de enxaqueca? Alguma sugestão? O que acha do Yasmim? É um remedio muito forte que pode piorar a enxaqueca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico, pois as enxaquecas podem ser uma contra indicação ao uso do anticoncecional hormonal combinado.. fale com ele é melhor... faz tratamento para as enxaquecas?

      Eliminar
    2. Ja fiz a um tempo atras dai melhorou, mas agora ta voltando e vou começar o tratamento novamente. Será que nao tem nenhum indicado para quem tem enxaqueca?

      Eliminar
    3. Olá,
      é melhor voltar a falar com seu médico para ele avaliar os efeitos do tratamento anterior e planear novo tratamento... se precisar ando por aqui... as melhoras...

      Eliminar
  46. Postei uma pergunta ontem dia 28 sobre o selene para excesso de pelos e não obtive ainda a resposta . Será que o Sr. não recebeu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tenho poucas repostas em atraso... vou conferir o artigo sobre selene... espero ter respondido... se não encontrar sua resposta me faça novamente a questão, me desculpe... ando por aqui...

      Eliminar
  47. Olá o minha pergunta ainda não foi respondia. Será que o Sr.não recebeu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tenho poucas repostas em atraso... se não encontrar sua resposta me faça novamente a questão, me desculpe... ando por aqui...

      Eliminar
  48. Boa noite.
    Hoje por volta das 22.30 tomei a pilula. Passado cerca de 1 hora, fi dejecções moles e diarreia. O efeito da pilula pode estar afectado? Devo tomar outra?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao ter diarreia (fezes liquidas) pode ter diminuição da eficácia da pilula, deve tomar outro comprimido, senão o fez deve manter a pilula e usar preservativo ou evitar as relações nos próximos 7 dias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Eu voltei a tomar um outro comprimido por volta das 12h de hoje. Hoje a noite devo tomar outro e continuar a toma normal? Haverá ainda assim risco?
      Muito obrigada pela resposta anterior e pela sua disponibilidade!

      Eliminar
    3. Olá,
      me desculpe não ter respondido antes, como tomou o comprimido com 13:30 horas de atraso em relação à hora habitual (22:30), o melhor é manter a pilula e usar preservativo nos próximos 7 dias, se estiver na terceira semana da cartela deve iniciar a próxima sem pausas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  49. olá. To com umas duvidas aqui. O período não me veio como o costume e eu sinto dores fortes na barriga e ela está muito inchada. Também n sei o que pode ser, pq eu acho que não tou gravida porque a relação que eu tive nao houve penetração, e eu tomo a pilula tambem. acha que posso tar grávida? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que seja gravidez pode ter outras causas, mesmo até a pilula... não sei se tem problemas de prisão de ventre, mas é outra causa possível... deve manter a pilula e aguardar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  50. obrigada por responder. n tenho problemas de prisão de ventre antes pelo contrário.
    Notei que a minha barriga está mais inchada na zona inferior e sinto um pouco de tonturas e ja tive enjoos . mas como tomo a pilula certa por isso gravidez n deve de ser. (até porque nao houve penetraçao), mas ja ouvi dizer que sem aver penetraçao que se pode ficar gravida

    Poderá ser alguma infeçao urinária? isso deixa a barriga mais inchada e dura?

    obrigada por responder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a ser infeção deveria ter outros sintomas... que não tem... pode estar ligado à pilula e a alterações hormonais... mantenha a pilula e aguarde... se não melhorar talvez deva falar com o seu médico, mais por causa das tonturas até por que não é muito agradável... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. ja tive diarreia mas ja nao tenho. e vomitos ja tive mas de momento nao tenho. E ao urinar ja senti ardimento e comichão na vagina. às vezes tenho a sensação que vou ficar com febre e tomo um comprimido para acalmar. Mas as dores passado um pouco voltam outra vez.

      Obrigada

      Eliminar
    3. Oi,
      pois pode é estar com uma infeção genital, é melhor falar com seu médico... para ser avaliada e melhorar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  51. Se a urina estiver com alguma infeção é possível realizar na mesma algum teste de gravidez para que possam encontrar o (hCG) ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é possível, pois a presença de uma infeção não interfere nem esconde a presença da hormona da gravidez (beta HCG)... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  52. Olá, Boa noite

    Tomo a pílula Marvelon e a minha última menstruação foi dia 27-09, tendo durado 5 dias.
    Entendo que tomando a pilula, naturalmente, não tenho período fértil, porém, a pílula não é a 100%.. Tendo tido relações no 14º no ciclo poderei, eventualmente, correr algum risco?
    Peço desde já desculpas por esta pergunta tão disparatada, mas às vezes precisamos de uma voz médica para nos dizer o que já sabemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      desde que tome a pilula corretamente não corre riscos de engravidar, pois está protegida em qualquer dia do ciclo e nas pausas entre as embalagens... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Agradeço desde já a sua resposta.

      Hoje é o 1º dia do novo ciclo e a menstruação veio de uma forma meio que estranha do que o normal... muito pouca, de tonalidade rosada e não tanto a tonalidade habitual de sangue.. não tive dores ( e no 1º dia tenho sempre dores horríveis de morrer).. queria saber o que poderá causar esta alteração.. stress?
      obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      sim pode ser o stresse que levou a alterações hormonais, embora com o tempo a pilula pode causar menos menstruação e menos sintomas pré menstruais... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  53. Ola, doutor
    Adorei a pagina
    Minha questão é sobre o stezza
    Meu primeiro anticoncepcional foi o Stezza
    Como recomendado comecei a tomar a pilula no primeiro dia da menstruação, e observei que ele reduziu rapidamente a menstruação (seu fluxo e intensidade) de modo que no terceiro dia já estava no finalzinho (e geralmente ela durava 5 dias). Bom, assim tomei todas as outras corretamente no mesmo horário, e mesmo nas relações utilizei camisinha. Cheguei aos comprimidos de placebo, e de acordo com a bula, a menstruação deveria descer neste intervalo (entre o segundo e o terceiro comprimido), tomei hoje o ultimo placebo, mas ate agora nada de menstruação. Estou preocupada (bastante!). Amanha já devo ter que recomeçar com outra cartela. O que me intriga também é que pedi a minha ginecologista que indicasse um anticoncepcional que me permitisse menstruar
    Gostaria de saber se mesmo com todos estes cuidados é possível que eu tenha engravidado (vai saber, né?) ou se o Stezza bloqueia a menstruação.
    Obrigada desde já pela atenção
    Abraços e parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      com stezza pode ter esta ausência especialmente nas primeiras cartelas... no futuro pode vir a menstruar durante a toma dos comprimidos amarelos... se tomou a pilula corretamente não corre risco de estar grávida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Olá tomei o antibiótico azitromicina q cortou o efeito do anticoncepcional neovlar. em qaunto tempo estarei protegida novamente, tomando duas cartelas de pílula já estará bom. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando tomamos um antibiótico que interfere com a pilula basta fazer 7 dias de pilula para repor a eficácia... este antibiótico não interfere, já está protegida após duas cartelas... as suas melhoras e se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  55. Antes demais queria dar os Parabéns pelo site. Está aqui um bom trabalho onde podemos esclarecer as nossas dúvidas!

    A minha pergunta é: Tomo a pílula Denille, e se, por acaso tiver diarreia ou vómitos após 4 horas da toma da pilula, o que faço nesse caso?

    Tomo outra logo de seguida ou deixo passar esse dia? Porque depois, quando a cartela acabar não vai acabar como nos outros meses. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tiver diarreia depois das 4 horas da toma da pilula não corre risco, basta manter a pilula, mas se for 4 ou 5 depois depois sugiro sempre que faça outro comprimido para repor a eficácia.... se precisar ando por aqui, obrigado pelas suas palavras...

      Eliminar
  56. Olá doutor!
    Fui à ginecologista e ela receitou-me a pilula Zoely, mas estou com algum receio porque um dos efeitos secundarios é a acne,poderia me ajudar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      todas as pilulas têm como efeito secundários a acne, que pode surgir numa fase inicial, mas depois acaba por passar, as pilulas são usadas muitas vezes para melhorar e tratar a pele... pode iniciar sem receios... se precisar ando por aqui, inicie no 1° dia da menstruação...

      Eliminar
  57. Boa tarde.
    Eu tomo anticoncepcional certinho... Nunca falhei um. Mas na bula da minha pilula diz que a mestruaçao vem sempre no mesmo dia do mes. Mas no meu caso nao.
    Pode-me explicar melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a menstruação normalmente vem no mesmo dia, mas com o tempo passa a vir em menos quantidade e menos dias... pode acontecer notar alteração do dia... desde que a tome sem falhas ou esquecimento não corre risco de engravidar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  58. Olá, comecei hoje a tomar a pílula e decidi tomar as 20:00 e gostava de saber se não há nenhum problema em tomar juntamente com a comida..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há problema... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  59. A menstruação desceu pouco, nem 2 dias. Passado mais de uma semana sinto ardimento na vagina e alguma coceira com liquido branco que parece nata. O que é estranho. O que poderá ser? Tomo a pílula certa.
    Ha uns dias doia-me muito a barriga também. E doía antes de ter isto na vagina. Agora parece que me apareceu uma hemorroída. Poderá ser alguma infeção? mas qual, para atingir a zona da barriga e ter ficado com diarreia?

    a pilula pode fazer isto? eu ja tomo ha muito tempo e nunca tive isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece estar com uma candidiase vaginal... uma infeção genital que merece ser avaliada e tratada pelo seu médico... me parece ser tudo relacionado com a candidiase, deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  60. Bom dia
    Comecei ontem a tomar a pilula e hoje reparei que a minha menstruação estava mais escura que o habitual, é normal??? desde já obrigada e gostei muito do site (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal.... pode até deixar de ter já hoje ou amanha a menstruação, não se preocupe... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui... boa sorte... :)

      Eliminar
    2. Por acaso nao aconteceu deixar de ter, continuo com a menstruaçao é normal ? ou era suposto deixar de ter 2 ou 3 dias depois de começar a tomar a pilula?

      Eliminar
    3. Olá,
      depende de mulher para mulher há algumas que continuam tendo... o importante é manter a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  61. Boa noite,

    há 2 semanas atrás mantive relações sexuais e com ejaculação dentro, porém, tomo anticoncepcional e usei a pilula do dia seguinte pq tive medo. No entanto, depois de 3 dias mais ou menos depois da relação, tive um corrimento transparente. Andei pesquisando e vi que isso pode ser um sinal quando há fecundação no óvulo. Corro risco de estar grávida mesmo tendo feito uso desses remédios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre, estava protegida pela pilula e como tomou a do dia seguinte mais se protegeu... não tem chance de ser gravidez... deve ficar calma e manter a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. e o que pode ter sido esse corrimento? estou preocupada. Tomo o anticoncepcional certinho, acho que não tem como haver falhas.

      Eliminar
    3. Olá, pode ser causado pela pilula do dia seguinte... como faz o anticoncecional não corre risco... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  62. Bom dia, tomo a pílula minigeste de modo regular, no entanto para atrasar a menstruação, tomei os 21 cumpridos, mais 7 cumpridos. Depois fiz a pausa e surgiu normalmente a menstruação. No dia que iniciei a toma da pílula, tive relações sexuais. Nesta situação há risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao tomar 28 comprimidos e fazer a pausa não perde a eficácia, continua protegida... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  63. Olá bom dia... Tenho 23 anos, meço 1.67 e peso 60 Kg, mas tenho um peito muito pequeno em relação á minha estrutura, uso apenas um 32 de soutien. Depois de varias pesquisas soube que era possível fazer um tratamento hormonal com pílula para estimular o crescimento do peito. Falei com a minha ginecologista para me trocar a minha pilula e ela só faltou dizer que eu estava doida. o certo é que eu vou troca-la por iniciativa propria, mas estou indecisa entre a Cilest e a Belara. O que me aconcelha??? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu acho que deveria mudar com sua compreensão, mas percebo sua frustração... e desejo de mudar... nalgumas mulheres, não em todas, a pilula pode causar um ligeiro aumento da mama, me parece que a belara tem mais acção no tecido mamário... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  64. tomo a pilula à sensivelmente 8 dias e começei no 1º dia da menstruaçao e a menstruaçao ja tinha acabado (mais ou menos antes de ontem) mas hoje sangrei é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, especialmente nesta fase inicial de adaptação... deve manter a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  65. Olá, eu gostaria de saber se só passados 3 meses é que a pilula começa a regular sem 'surpresas' a menstruação ? Ou se pode demorar mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      somente após 3 meses a mulher está adaptada ao novo anticoncecional, a menstruação também costuma estar já regular após as 3 primeiras caixas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  66. Olá!

    A última menstruação veio com pouco fluxo e durou cerca de 2 dias. Pensei que poderia estar grávida e decidi fazer um teste de gravidez. fiz um teste com 9 dias depois da minha ultima relação e deu negativo!

    Fiquei um pouco aliviada e decidi esperar pela próxima menstruação... ela já devia de ter vindo e não veio !!

    Posso estar grávida? Com 9 dias já não é um bom tempo para detectar uma gravidez? outra coisa...

    eu continuei a tomar na mesma a pílula, nao sei se fiz bem ou não. E se continuar a tomar, e estiver gravida, nos dias em que tem de me vir menstruação pode vir o periodo ? obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal tem menos menstruação com a pilula é um efeito da pilula.... se tem tomado a pilula não corre risco de estar grávida, se tivesse engravidado nessa relação, 9 dias depois, já daria positivo, como deu negativo pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Boa noite. A menstruação acabou por vir hoje, porém bastante escura e com coágulos e sempre com pouco fluxo.
      Ela sempre foi regulada e com bastante duração, cerca de 5 dias mais ou menos. Não sei o porquê de isto estar a acontecer. Mas muito obrigada pela a ajuda!!

      Eliminar
  67. Olá.

    Tenho 19 anos, nunca tomei a pílula mas estou a considerar tomar brevemente. Recentemente reparei que os meus ciclos tem andado um pouco constantes, isto é já não tem a mesma duração, eles estão sempre a variar e notei hemorragia entre ciclos, isto é possível regular com a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim irá regular, pois com a pilula deixa de ter grandes variações hormonais... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  68. Dá para iniciar a toma da pílula sem indicação médica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim da, mas o melhor seria falar com seu médico.... tem menos riscos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  69. Olá. Eu tomava anticoncepcional injetavel desde junho, mas decidi mudar por sentir muita dor depois dele. Agora estou tomando o comprimido Stezza, o iniciei tem 4 dias, e minha medica o passou sem que eu estivesse mestruada... o que aconteceé que me sinto muito inchada e minha mmenstruação que viria esta semana, nao veio. Posso estar gravida? Nunca deixei de usar o preservativo, mesmo tomando injetavel. O inchaço pode ser por causa da injeção? E o caso de nao menstruar pode ser pela troca do remedio? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como se protegeu com preservativo não corre risco de ter engravidado... o inchaço me parece ser por causa do injectavel... deve manter a stezza e aguardar, só deverá menstruar na pausa entre as cartelas (4 comprimidos amarelos)... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Isso causa mesmo um inchaço na parte inferior da barriga?
      Obrigada.. estava preocupada com o risco de gravidez mas sempre me preveni. No último mês a menstruação veio duas vezes seguidas.. e agora nada.

      Eliminar
  70. a pilula faz perder a lubrificação ou é so nos primeiros meses que isso acontece??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode causar essa alteração, é mais comum surgir numa fase de adaptação... toma a pilula à muito tempo?

      Eliminar
  71. Ahh pois, sim eu tomo a 3 semanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, pois ainda é pouco tempo, nesta fase inicial pode notar mais e depois melhorar... use um lubrificante e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  72. Olá, o Stezza de acordo com sua composição ajuda a melhorar a pele ou pode piorar provocando acne? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode notar melhoras na pele... siga as indicações de sua médica, pode demorar até 3 cartelas sua adaptação.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  73. Boa noite! Já experimentei diversos anticoncepcionais e o único que me adaptei bem foi o Yaz, mas depois de dois anos comecei a ter escape, foi quando minha médica sugeriu trocar de medicamento e estou há 4 anos em busca de um que me adapte, mas até agora sem sucesso. Os efeitos que tenho são enxaquecas e acnes, tenho tendência a esses dois problemas...Estou no 8º dia tomando o Stezza, mas as acnes começaram a surgir, minha testa e queixo já estão com cravos e acnes...Não sei mais o q fazer!!já troquei de médica pra ouvir outra sugestão, mas as respostas são sempre testes com anticoncepcionais!! Sei que ainda está no começo da cartela, mas sinto que a tendência é só piorar! O Stezza é sugerido como tratamento pra acne???SE eu voltar a tomar o YAZ posso voltar a ter escape? Muito obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ter benefícios com stezza, embora com a yaz note a pele melhor... eu acho que deve esperar mais outra cartela para além desta de stezza e depois falar com sua médica, se precisar ando por aqui... ainda é cedo...

      Eliminar
  74. Olá, desde que começei a tomar a pilula tenho menos desejo sexual, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, é um dos efeitos indesejáveis da pilula, mas como a libido pode ser influenciada por ta,tos fatores não lhe sei dizer se é esta a causa... fale com o se médico se mantiver esse desinteresse... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Boa tarde,
    Disse à minha ginecologista que queria começar a tomar a pílula. Nunca tomei e era virgem, daí as minha pergunta e se calhar receio infundado. No final receitou-me Daylette . Quando cheguei a casa fui ler e começaram as dúvidas! A sua eficácia tem início desde quando? Eu tomei a primeira pílula assim que surgiram os primeiros vestígios de menstruação (dia 8 de outubro). Fiz bem? Ou deveria ter esperado por um dia em que o fluxo fosse maior? Porque depois a minha menstruação não apareceu.(Fiquei a pensar que fosse corrimento de gravidez, apesar das hipotese serm quase nulas) Ficou-se por aqueles vestígios que me levaram a tomar a pílula. A minha menstruação começa sempre com uns vestígios e depois, horas mais tarde, vem o fluxo. Mas como isso implicava esperar mais um dia, tomei logo. o Que é certo é que me veio um vestigio, pus tampao e à noite saiu um pouco de sangue acastanhado, tomei a pilula e de manha tinha mais um pouco de sangue acastanhado. Só tinha feito amor duas vezes antes da toma da pilula e sempre com preservativo (27/9 e 4/10), por isso o corrimento de dia 8 foi menstruação certo? A minha anterior menstruação foi no dia 17 de setembro. Queria fazer tudo certinho e agora tenho uma confusão na cabeça.
    Por favor, ajudem-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a sua eficácia é plena após 7 comprimidos, se iniciou no primeiro dia da menstruação... sim fez bem em começar nesse dia... ao iniciar a pilula a menstruação ode parar logo... deve manter a pilula... a mudança na cor pode acontecer devido ao uso da pilula... sim foi sua menstruação que apareceu, só que iniciou a pilula e teve essas alterações... deve manter a pilula e não se preocupar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Muito Obrigado pela resposta. Eu sou um bocado paranoica com isto. Diga me só mais uma coisa: è um costume meu beber 3 litros de água por dia, por vezes até 1,5 bastante seguido. Tenho andado a evitar fazer isso porque depois vou á casa de banho e faço alguma feze liquida, devido á agua de certeza. só aconteceu uma vez desde que comecei a tomar a pilula, mas foi sempre na parte da manha (11.00) e eu tomo a pilula ás 21.40. Acha que há problema? Então se dia 8 de outubro foi menstruação, hoje já estou protegida não é? Mesmo assim vou esperar acabar a 1.ª cartela e continuar a fazer com preservativo. Apesar da ginecologista dizer q é logo eficaz, nas farmacias dizem que é mais seguro tomar um mes inteiro pelo menos. Obrigado mais uma vez

      Eliminar
    3. Sou eu novamente. Desculpe mas hoje limpei me e saiu me um sangue rosa o q será?

      Eliminar
    4. Olá, as fezes mais liquidas às 11 horas não interferem pois já tinha passado muitas horas... sim já está protegida... nas farmácias têm mais cuidado, mas sua médica tem razão, pode confiar...

      Eliminar
    5. Sou eu novamente. Desculpe mas hoje limpei me e saiu me um sangue rosa o q será?

      Pode ser um sangramento causado pela pilula... um efeito secundários... um spotting... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  76. Sou eu novamente do comentário anterior. Desculpe novamente mas diga me só mais uma coisa. A ingestão de álcool , claro que pouco e um dia ter tomado a pílula 1 hora mais tarde influência a eficácia da pílula para quem está a tomá-la pela 1 vez desde dia 8 de outubro ? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere pode ficar descansada... tenha cuidado para não correr risco de vomitar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Doutor tomei a pílula hoje as 21.40 mas parece que tenho a presa na garganta. Perde eficácia? O que faço ? A toma de batido herbalife ( uma vez desde a toma da pílula) e a toma de batido forma + do pingo doce influência a eficácia da pílula ?

      Eliminar
    3. Olá,
      não me parece que interfiram... tente comer um pouco de pão para ver se a impressão passa não a deve ter na garganta, deve ser um ligeira impressão... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    4. E a anestesia do dentista para remoção de um dente, afecta a eficacia da pilula?

      Eliminar
    5. Olá, não afeta, pois é muito localizada, não se preocupe... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    6. Doutor, não sei se será por estar a pilula pela 1.º vez mas ando muito assustada. conforme já disse iniciei a pilula no dia 8 de outubro, até hoje sem falhas. decidi que queria tomar toda a acartela e só depois iniciar relações sem, preservativo. acontece que dia 19 de manha tive relações e no fim vimos que o preservativo estava na cama. saiu, nao sem em que altura. como já estava a tomar a pilula há mais de 7 dias e ainda por cima desde o 1.º dia do periodo menstrual, nao tomei PDS, por acreditar estar protegida. Tem me saido de vez em quando sangue marrom, mas hoje, 4 dias depois do suposto acidente saiu me ujm pouco de muco transparente e sangue um pouco mais vivo. Será efeito da pilula, ou nidação? estou aterrorizada! pensei que ja estivesse protegida

      Eliminar
    7. Olá,
      como estava protegida quando aconteceu esse incidente, não me parece que tenha risco ou possibilidade de ser uma gravidez... me parecem ser alterações normais de adaptação da pilula... se tiver cheiro no corrimento ou outras alterações vaginais deve falar com seu médico, pois pode estar com um infeção genital... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  77. doutor comecei a tomar minigest quinta feira passada ,pela primeira vez....kundo posso ter relações sem preservativo e a vontade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 7 dias de pilula pode iniciar, pois já estará protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  78. Bom dia,
    iniciei a minha vida sexual faz pouco tempo e a partir dai começei a tomar a pilula mas eu tenho medo de engravidar mesmo sabendo que tomo a pilula certinha, nao ha mesmo nenhuma possibilidade de isso acontecer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não há, desde que a tome certinha e sem falhas está protegida.... situações que podem alterar a perda da eficácia:
      - esquecimentos de + 12 horas
      - vómitos ou diarreia até 4 horas após a toma do comprimido
      - alguns medicamentos

      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  79. Olá, gostaria de saber se o medicamento Zentiva (comprimido para enxaqueca) afeta a eficácia da pílula,
    desde ja obrigada (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não afeta... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  80. Bom dia

    Já tomei várias pílulas combinadas e fazem-me todas vomitar. Não aguento. Só tomei 2 dias, e não melhorando decidi parar. Disseram-me que devia ser intolerante a esse tipo de pilula, e que devia tomar sem estrogénio.
    O que acha? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ter intolerância á lactose ou ao estrogénios, quando bebe leite não vomita? Deve falar com seu médico para avaliar esta situação e pensar em usar outra pilula ou outro anticoncecional... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  81. Boa tarde,
    Mebocaína forte corta o efeito da pílula minigeste?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  82. Ola tomava o yasmin para diminuição da acne logo após mudei para o yaz mas agora me indicaram o stezza. Para a melhora da acne entre o yaz e o stezza qual o melhor? Obrigada !

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.