domingo, fevereiro 09, 2014

Multiload® Cu 250/ Cu375

Multiload® Cu 250/ Cu375

O DIU Multiload® é um dispositivo intrauterino de cobre, indicado na contraceção da mulher que não pode fazer anticoncecionais hormonais. Existem dois tipos de DIU Multiload®, o Cu 250, o dispositivo tem uma área superficial de 250 mm2, e Cu375 , o dispositivo tem uma área superficial de 350 mm2. 

Composição do Multiload®: braços laterais (mistura de polietileno, copolimero de vinilacetato de etileno e sulfato de bário); haste (fio de cobre e nylon).

Quando se coloca o DIU Multiload®
O DIU Multiload® deve ser colocado nos últimos dias da menstruação, para evitar a colocação em presença de uma gravidez não diagnosticada.

Como se coloca o DIU Multiload®:
A colocação do DIU Multiload® deve ser efetuada pelo seu médico, que deverá utilizar o kit de colocação para facilitar a introdução no dispositivo no interior do útero.
DIU Multiload com kit de colocação
DIU Multiload® com kit de colocação

Quando se muda o DIU Multiload®:
O DIU Multiload® deve ser mudado de 3 em 3 anos (Multiload® Cu250) ou de 5 em 5 anos (Multiload® Cu350).

As mulheres que não devem usar o Multiload®:

Contraindicaçoes do Multiload®
    • Mulheres com tumores do útero;
    • Hemorragia vaginal de causa desconhecida;
    • Suspeita de gravidez;
    • Gravidez;
    • Malformações do útero;
    • Alergia ao cobre;
    • Infeção pélvica;
    • Infeção sexual transmissível;
    • Infeção dos órgãos sexuais.

O Multiload® e outros medicamentos
O DIU Multiload® pode sofrer interferência por alguns medicamentos que interfiram com a imunidade (corticoides ou medicação após transplante) e antinflamatórios (não esteroides, aspirina, entre outros). 

O Multiload® e a amamentação
O DIU Multiload® pode ser utilizado durante a amamentação, embora deve ser evitado pelos movimentos de contração do útero.
DIU Multiload
DIU Multiload®

Cartões Multiload com lote e data de remoção
Cartões Multiload® com lote e data de remoção 
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

129 comentários:

  1. Bom dia,
    Tenho o DIU Multiload e tomei antibiotico Amoxicilina + Ac.Clavulânico, este tipo de antibiótico afeta a eficácia do DIU?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como o diu multiload é um diu de cobre, é um método anticoncecional não hormonal, os antibióticos não interferem com a sua eficácia, pode ficar descansada... as melhoras e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Boa tarde Dr Carlos
    Uso o MULTILOAD CU 350 á 4 anos e 9 meses e tenho que tirar este ano, mas estou com algum receio pois disseram-me que doi imenso.... Isto é verdade??
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não dói é falso, como será retirado com a menstruação o útero está mais "mole" o que facilita a remoção... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Dr Carlos
      Como estou á espera de marcação de consulta, se não coincidir com o período menstrual o que devo fazer.
      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      deve ir à consulta e em principio seu médico não vai colocar sem estar menstruada, deverá depois combinar consigo para colocar assim que menstrue, quando marcarem fale nesta questão... se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  3. Olá
    Coloquei na semana passada um DIU de cobre, mas agora fiquei com algumas duvidas.
    Será que antibióticos ou anti-inflamatórios "quebram" a eficácia do DIU.
    Outra duvida é que a minha GO disse que poderia usar Tampões á vontade.. Afinal devo usar ou não.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como é um DIU de cobre é um método barreira semelhante ao preservativo como não tem hormonas não sofre alterações nem perde eficácia com outros medicamentos, em relação aos tampões pode usar, embora deva ter os melhores cuidados de higiene para diminuir o risco de infecções e problemas com o DIU, a indicação em cima é só para as mulheres terem noção que devem ter mais cuidados de higiene. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Boa tarde, utilizei o Multiload 250 durante alguns anos, mas há cerca de dois anos retirei-o por motivo de estar a fazer vaginoses bacterianas e a potenciar infecções urinárias e cândida (de que padeço pontualmente). No entanto, dada a eficácia contraceptiva (e por não poder usar métodos hormonais) estou a reconsiderar voltar... Mas peço ajuda nisto: Há alguma forma de prevenir as vaginoses bacterianas? alguma higienização específica para portadoras de DIU? Terá a ver com os fios de nylon estarem demasiado compridos e acumularem bactérias (o meu parceiro inclusivamente queixou-se desde sempre que o sentia)? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      normalmente os fios só deixados muito curtos para não sentir, normalmente não se devem sentir... o fato de ter infeções está diretamente relacionado com a presença do diu... não tenho conhecimento formas para prevenir, pois a presença do diu causa lhe alterações e desequilíbrios no meio vaginal... e isso só se preveni se não tiver o diu... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
    2. Obrigada Dr Edgar... era o que eu temia... DIU=infecções...Vou explorar um novo território, uma vez que tenho o ciclo muito regular: sticks de ovulação para detectar os dias "perigosos" e usar preservativo nos mesmos... Já agora, tem alguns relatos de utilizadoras deste "método" dos sticks de ovulação?... Obrigada uma vez mais.

      Eliminar
    3. Oi, sim pode pesquisar por teste de ovulação tem um artigo no blog... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. Olá, tenho 24 anos e tomei pílulas anticoncepcionais desde os 16 anos. Nos últimos quatro anos, venho tendo problemas de spotting (mais ou menos intenso, durando vários dias) durante as cartelas de anticoncepcional, e já experimentei diversos tipos de pílula (Yaz, Gracial, Triquilar, Diane 35 e Qlaira) sem que o problema fosse resolvido (além disso, com algumas delas tive dores de cabeça e alterações de humor bem desagradáveis). Por isso, acabei parando de tomar a pílula e por enquanto tenho usado apenas método de barreira. Estou no meu primeiro ciclo sem a pílula, e por enquanto não tenho tido escapes.

    Minha médica observou que os sangramentos intermenstruais provavelmente ocorrem devido à atrofia do endométrio, relacionada ao hormônio da pílula.

    Assim, gostaria de perguntar se tu saberias qual a probabilidade de eu voltar a sofrer com estes sangramentos intermenstruais, caso eu colocasse um DIU de cobre, e se esta seria uma opção melhor para evitar o spotting do que um DIU hormonal ou algum outro método hormonal diferente da pílula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      provavelmente o diu de cobre seria melhor, pois não iria atrofiar o endométrio e passaria a ter as menstruações regulares, se era irregular antes de fazer a pilula... fale com sua médica, para ponderar este diu... o diu mirena como tem hormonios deverá ter também alterações... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Antes da pílula eram relativamente regulares, pelo que eu me lembro, vou ver melhor agora que parei de tomar a pílula e enquanto não me decido pelo novo método...

      Mas muito obrigada pela ajuda e pela rapidez na resposta! Parabéns pelo site, também, é bastante informativo!

      Eliminar
  6. Doutor depois que coloquei o diu fiquei com muitas espinhas !sera que posso fazer uso do diane 35 pra mim ajudar?ou isso pode fazer com que eu engravide? por favor mim ajude obrigada.ah as espinhas e dentro da pele,nao tem ponta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como usa o diu de cobre pode fazer uma pilula para tratar acne e os pelos... deve falar com o seu médico para ver qual é a mais indicada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. Boa noite,
    Tive uma embolia e estou a tomar tromalyt, disseram me k n posso usar nenhum contraceptivo hormonal, soube que existe um diu nao hormonal, devido a este problema e estando com esta medicaçao posso ou nao colocar o diu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode colocar esse diu, é um diu de cobre e não tem hormonas, fale com o seu médico para ouvir a sua opinião... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  8. Boa tarde Dr.

    Tenho 38 anos e sou mãe de 2 filhos. Coloquei o DIU hoje, apenas me avisaram que não posso ter relações nos proximos 5 dias.
    Não é necessário verificar se está tudo bem daqui a algum tempo ?
    Não preciso ter precauções nos primeiros tempos ?
    Obrigado
    Daqui a 5 dias posso fazer a minha vida sexual normalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, normalmente a mulher deve fazer uma consulta de controlo para confirmar se está tudo bem, e há até médicos que pedem uma eco ou ultrassom para confirmar... deve confirmar com seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. Boa noite dr,

    Pus hoje o Diu 375 a medica disse que só tiro em 2024, 10 anos, será possível?
    E já agora, disseram me que devo ter cuidado com esforços nestes primeiros dias para o Diu não deslocar, é verdade? A medica não me alertou.....estou preocupada e com algumas dores, que penso serem normais, não?
    Obrigado e parabéns pelo site, muito bom :-) boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode manter até as 10 anos, mas convém ter consultas periódicas... nos primeiros dias é sugerida o uso de proteção para prevenir até confirmar que o diu está no local e bem colocado... as dores são normais... não faça anti inflamatórios pois podem interferir com a eficácia do diu... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Dr. Edgar qual a diferença entre o DIU Multiload CU 250 e CU 375, é somente tamanho? Vou colocar o Multiload CU 375 e nunca engravidei, você acha que tem contraindicação? Estou com receio de colocar e ter problemas. Parei de usar pílulas devido a tratamento de varizes. Vou colocar amanhã :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim a diferença é no tamanho... pode colocar mesmo não engravidando.. deve confiar em seu médico.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  11. Dr. Edgar quero colocar o Diu Multiload CU 375, mas verifiquei que tem dois tamanhos, vou estar marcando com minha ginecologista mas ele é do SUS e não sei quando vou conseguir a consulta. Eu quero comprar para fazer o uso mas tem o Multiload 375 Standard é de 35 mm e o Multiload 375 SL mede 30 mm. No meu exame da transvaginal aparece:
    Utero pos AVF, Forma: Reg Long 59, AP:26 Transv: 27 mm seria no caso o Multiload 375 SL mede 30 mm?
    Ou eu teria que fazer um exame de ultrassom para saber o tamanho certo?

    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de fazer ultrasssom, o médico é que tem que medir a dimensão com um estilete, objecto de metal que mede o tamanho do interior do útero e após isso é que define o tamanho... como já tem ultrassom e tem as dimensões me parece que o diu é o 375 SL, mas o melhor seria confirmar com seu médico...

      Eliminar
  12. boa tarde
    tirei o Diu multiload agora no dia 27 de Março a minha ultima menstruação foi a 20 de Março e a próxima será a 17 de Abril não usei qualquer tipo de protecção pois quero muito ter um filho. será que ja posso estar gravida?? estou com sintomas de cançasso e sono e urino mais vezes. posso estar já grávida???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, faça um teste para confirmar... depois diga o resultado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá Bom dia Dr
    Coloquei o DIU 250 multiload em Janeiro de 2012, fui ao médico (CSS) para retirar depois dos 3 anos de validade, conforme consta na brochura e no cartão que me foi dado pelo médico que colocou.
    Mas a médica disse que não havia necessidade de retirar porque a validade passou a ser 10 anos.
    Posso acreditar indo contra a brochura e cartão
    Estou confusa e receosa, qual a sua opnião.
    Obg
    Cumprimentos, parabéns pelo blog e vamos andando por aqui....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      :) sim pode confiar os últimos estudos revelam que o diu é eficaz durante esse tempo, é importante que todos os anos faça o controlo nas consultas... se precisar :)

      Eliminar
  14. Boa tarde, tomo esta pilula à 1 mês e no periodo de descanso tive relações sem proteção. Corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou a pilula corretamente está protegida na pausa entre as cartelas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa noite Dr . Ontem coloquei o Diu Multiload e no início estava tudo bem. No entanto, com o passar das horas comecei a sentir desconforto na entrada da vagina, picadas e roçadelas que penso serem dos fios de nylon. Será normal? Tenho andado em baixo à conta disto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      sim pode acontecer, se mantiver deve falar com seu médico... vai ter consulta brevemente, certo? Ando por aqui....

      Eliminar
  16. Boa tarde, tomei a pilula durante 30 anos (minigeste) e há 1 ano decidi começar a usar o diu de cobre sem hormonas e deixei a pilula. Passados 3-4 meses o cabelo começou a cair de forma abrupta.
    Fiz exames à tiroide, e todas as análises possíveis para poder identificar deficiências e estão todas normais. Poderei ter começado a perder cabelo devido a ter deixado de tomar a pílula e à queda dos níveis hormonais (estrógenios). Poderei ser alérgica ao cobre que está a interferir com o meu organismo e a provocar a queda do cabelo assim alterações da sua estrutura (eu tinha cabelos encaracolados e fortes, desde a colocação do DIU encontram-se frisados e finos). Gostaria de continuar com o diu pois é mais seguro mas estou sériamente a considerar retomar a pílula por causa desta situação que me deixa muito desconfortável e triste. Tomo suplementos para o cabelo e nada funciona. Gostaria de saber a sua opinião. Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é possível por causa da quebra hormonal... eu acho que a quebra hormonal é a causadora, assim que seu corpo estabilize os valores de hormonios deve notar melhorias... mas talvez fosse boa ideia falar com seu médico e ponderar voltar à pilula durante um tempo, mesmo usando o diu de cobre, fale com ele... para ele avaliar essa queda excessiva... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá boa noite coluquei o aparelho ontem desde então tenho tido dores no fundo da barriga e sangramento será por ter colucar o aparelho por não estar menstruada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser pelas duas causas, aguarde mais uns dias e se precisar ando por aqui... :) boa sorte.

      Eliminar
  18. Boa tarde,

    Coloquei o MULTILOAD no dia 21 de Julho. Desde essa altura que ando em permanente perdas de sangue e com dores abdominais. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      já deveria ter melhorado, as perdas não diminuíram de quantidade? O diu multiload como não tem hormonas deve manter seu ciclo menstrual inalterado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Boa noite, queria saber quais os medicamentos que interferem com o multiload, uso o diu hà 2 meses e desde que coloquei tenho tido vontade de fazer xixi mais vezes que o normal, devo preocupar-me? Antes do diu a minha menstruação era 2 dias agora é de 8 dias e com muitas dores antes não tinha, isto está relacionado com o diu?
    Se tomar benurom ou brufen pode cortar o efeito do diu?
    e antibióticos cortam efeito?
    O multiload é hormonal ou cobre?
    Obrigado por me ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, teve consulta de revisão? Pode notar alguns desses efeitos, o paracetamol não interfere, o ibuprofeno não deve ser tomado sem conselho médico... os antibióticos não interferem com este diu por ser uma diu de cobre, sem hormônios... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. boa noite
      tenho eco de revisão dia 11.
      Tenho de tomar "FURADANTINA" para tratar infeção urinária e fazer prevenção para as mesmas, a toma é 3 vezes ao dia durante 3 dias e depois 1 vez (à noite) durante 30 dias, posso estar descansada ou pode interferir com o diu? Mais uma coisa, posso usar tampões durante o período?
      Obrigada pele ajuda.

      Eliminar
    3. Olá, sim pode ficar descansada que não interfere... os tampões também pode usar mas não se esqueça de mudar regularmente para evitar as infecções... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  20. Bom dia, coloquei o Diu ML375 dia 09/09, no ultimo dia da menstruação, sendo que tomo a zoely. Acontece que depois tive cólicas 2 dias e perdas acastanhadas, depois passou. Mas uma semana depois apareceu o período (apesar de ainda estar a tomar a zoely até dia 29, conforme indicação da médica) e já está assim há uma semana, sem sinal de abrandar .. Acha que é normal? Também não sei se devo parar de tomar a zoely. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve seguir as indicações de sua médica... e manter a pílula até ao fim do mês... as perdas me parecem ser causadas pelo diu, por vezes as mulheres referem isso... aguarde com calma e se não abrandar deve falar novamente com sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá, coloquei esse DIU semana passada. Meu médico me deixou um pedido de ultrassom p fazer depois da próxima menstruação e voltar na consulta para ver se está no lugar. E até lá usar preservativos. Mas esqueci de tirar algumas dúvidas. Depois de qtos dias posso ter relação sexual? Posso usar esses " brinquedos " de sexshop? Como vibradores, bolinhas? O que é proibido p quem usa esse Diu? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 7 dias pode ter... sempre com protecção, esses brinquedos não estão contra-indicado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Boa noite dotor,tenhio multiluat 375 a 2 anos,depois de ter colocado a 3 meses comesei a ter accne,ja noa aguento
    mais e quiero retirarlo.Vose acha quie pode ser causada por ter o diu.Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é essa a causa pois não tem hormônios, se usava anticoncepcional hormonal antes e parou pode ser essa a causa, deve falar com seu médico para tratar o acne... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá dr. Carlos Edgar, como vai? Tenho 26, tomo pílula há 10 e nunca tive filhos ou sofri abortos. Gostaria de saber qual tipo de Multload é mais aconselhável para mim. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, talvez o novo diu hormonal que é mais pequeno, mas deve falar com seu médico para ele avaliar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá tenho o multiload cu 350 já á 4 anos e pouco, smp m dei bem. No início do mês tive de fazer uma conizacao por causa de uma lesão no colo do útero. Desde aí tive smp perdas de sangue Q disseram ser normal até 4 semanas, já faz 4a feira 4 semanas e ainda tenho, o prob é Q já tive 2 episódios de hemorragias mto mas mto abundantes ao ponto de na 2a Q foi ontem fui ao hospital, tiraram mtos coágulos e puseram 2 spongostan tive a soro fizeram vários exames ao sangue. Estava tudo bem. Não souberam dizer a causa da hemorragia pela segunda vez daquela forma. O diu esta bem colocado Tbm. O médico Q m deu alta disse Q podera ser o diu Q esteje a causar estas hemorragias abundantes. O Q é certo é Q nca aconteceu em anos e só dps da conizacao Tou com estes prob. Vou viajar dia 10 para Angola e não estou descansada de ir assim se volta a acontecer. O Q me diz? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar e o melhor é ter uma consulta antes de ir para confirmar que está tudo bem.... visto ter maior dificuldade em cuidados de saúde em Angola... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Boa noite dr,tirei o meu Diu Multiload dia 30-11-2015,mas já não sangrava porque andava já ás uns meses a perder sangue, quando tirei já não perdia sangue á dois dias, desde a e ainda não menstruei. gostaria de saber quais as probabilidades de engravidar, porque tenho estado a tentar sem protecção nenhuma.Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances de engravidar rapidamente... deve manter as relações, ter consulta de preparação de sua gravidez e ter calma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. DR.acha que deveria fazer um teste ou ainda é sedo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda é cedo... faça quando notar algum sintoma de gravidez... pode encontrar no blog... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Dr, eu sou a diana,notei agora água dila quando espremi, porque tenho centido umas picadas nos seios de vez enquanto,será que é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usa o diu hormonal? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. não dr eu tirei o multiload a quase 1 mês e estou a tentar engravidar

      Eliminar
    3. Olá, podem ser alterações hormonais, deve falar com seu médico para ele avaliar... mas é comum isso acontecer, não estimule as mamas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Ola boas tardes Dr.
    Coloquei o multiload no dia 17 de dezembro de 2015, só que tenho andado com dores de cabeça e muita moleza isso é normal ou tenho que recorrer a médica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece estar relacionado, tem consulta de revisão e controlo agendada? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Dr coloquei o Diu dia 17 de julho pq fiz bariátrica e me disseram Q seria o melhor método de prevenção,mas Ñ tinha tido relações ainda,queria saber se tem algum risco de engravidar pois Ñ estou usando preservativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem o diu está protegida, me diga fez controlo após a colocação e estava tudo bem? Tem menstruado? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Ola Doutor,estou para colocar o diu de cobre no próximo mês, gostaria de saber se o fio de nilon fica no canal vaginal ,e se da para sentir na relação sexual?
    Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fica bem curto e não deve sentir na relação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Dr, coloquei o diu multiload no dia 15 de dezembro ( antes usava o nuvaring), minha gineco não me deu nenhuma orientação sobre ficar sem ter relaçoes, apenas que usasse camisinha ate fazer a ultrasson de confirmação da posição. Tive minha primeira relaçao 5 dias apos a colocação do DIU, com camsinha, as demais foram sem camisinha porém ejaculando fora. Hoje fazem 23 dias que estou com o DIU,quando toco sinto os fios no lugar, mas ainda n fiz a ultrasson pois ainda não menstruei, sinto apenas leeeves colicas as vezes, mas nenhum sangramento. Estou muito preocupada, posso ter engravidado? Ou sentir os fios indica que ele esta em posição eficaz? Se eu estivesse usando o nuvaring menstruaria dia 11/12/2016

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria manter o uso de preservativo até ser liberada por sua médica... com este diu deverá passar a menstruar como era antes de usar o anel.. se proteja, mantenha o preservativo, faça o ultrassom e fale com sua médica, ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Mas tomo os dois comprimidos juntos agora e retorno ao horario normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve esquecimento deve fazer isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. A minha médica recomendou me comprar o DIU Multiload CU 375. para 5 anos. Fui a farmácia e disseram-me que a venda foi descontinuada em Portugal em Novembro de 2015. Que DIU comprar em substituição? sou hipertensa e não posso fazer terapêutica hormonal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a indicação que tenho é que iria mudar de nome e passaria a ser chamado Diu ML, mas existem outras opções, vou me informar melhor e depois lhe digo neste post... até amanha... :) ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Esqueci me de tomar dois comprimidos no inicio da segunda semana , retomei ao normal depois, nao tomando esses dois comprimidos que me esqueci, durante sete dias nao tive relacoes , a cartela acabou dois dias depois ou seja no nono dia , iniciei a pausa e tive relacoes no 10 dia ja nao tomava a pilula , so a tomei durante nove dias, posso estar gravida pois falhei aqueles dois comprimidos no inicio da segunda semana ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como foram dois dias pode ter riscos... deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Nao entendi o que me quis dizer. Eu tomei a pilula certinha durante sete dias depois do esquecimento dos dois comprimidos, o problema e que a cartela ja acabou nove dias depois do esquecimento sempre tomei certinha depois disso, fiz a pausa para o periodo , como o habitual mas receio nao tar protegida porque nove dias a tomar a pilula certinha pode nao ser o suficiente

      Eliminar
    3. Olá, pode não se o suficiente por ter esquecidos dois comprimidos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Boa noite coloquei o Diu não tem hormonas, quando posso ter relações? Tenho tido perdas de sangue e algumas cólicas. Tenho usar outro método contraceptivo se tiver relações. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem que usar até ao 15 dias de uso... se se médico marcou revisão deve aguardar até la... ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Usei o Diu há alguns anos atrás porém o mesmo saiu do lugar e tive que retirar. Estive lendo que durante a amamentação ele não é recomendado por conta da contração uterina. Então se a mulher tiver orgasmo que sabemos promove contracoes uterinas o diu não é recomendado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o diu pode ser usado durante a amamentação... fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Ola uso diu de Cobre a 2 meses ja fiz uma ultrassomcom 1 mes e estava no lugar mas depois disso parei de menstruar fiz exames de farmacia deu negativo minhas mamas estao doloridas e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é habito notar, mas pode acontecer, por não ser habito faça um teste de sangue para conferir.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Olá Dr. Edgar Silva.
    A minha médica recomendou me comprar o DIU Multiload CU 375 para 5 anos. Fui a farmácia e disseram-me que a venda foi descontinuada em Portugal em Novembro de 2015. Que DIU comprar em substituição? Sou hipertensa e não posso fazer terapêutica hormonal.
    Será que me pode indicar um DIU de cobre, sem hormonas à venda em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, basta pedir na farmácia outro diu de cobre... pode ser um monalisa ou diu nova-T (mas deve conferir junto de sua médica)... ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Olá! Fiz uma ecografia recente e consta as medidas: DL=6,9 cm x DAP=3,3 cm x DT = 4,4 cm do meu útero. Irei colocar o Diu de cobre e, conforme orientação da minha médica, comprei o Multiload CU 375. Porém, na hora de comprar não sabia qual opção exata de tamanho. Comprei o small, pois nunca tive filhos e nunca abortei. Seria o tamanho ideal para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está indicado, mas confira com sua médica... ando por... :)

      Eliminar
  40. Olá , meu medico me receitou o diu multiload, porem tem dois tipos , e não estou encontrando pra comprar, a não ser site , o tamanho do meu utero é 5,13 cm . Qual é indicado ? e qual site posso está comprando ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em Portugal este diu deixou de ser comercializado não deve comprar em sites fale com seu médico... ando por aqui. :)

      Eliminar
  41. Dr., bom dia!
    Estou no meu primeiro período menstrual desde a colocação do DIU de cobre e gostaria de saber se é normal o diu adiantar a menstruação. Ela adiantou 4 dias e o fluxo no terceiro e quarto dia foram MUITO intensos. Quanto à intensidade, sei que é normal, mas o diu de cobre pode fazer a menstruação adiantar? Existe essa relação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode haver alterações pois o diu está inflamado e pode sangrar mais vezes ou mais intensamente... deve seguir os conselhos de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Olá, poderia me informar se com a relação sexual aquele fio do diu que fica na entrada no colo do útero pode forçar o DIU a se mover?

    Pq o fio tem que ficar na entrada do colo do útero? Fico com receio de sem querer mexer nele e acabar puxando.
    Corro esse risco ou é não é tão simples assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem esse risco, serve para confirmar que está bem, na posição certa, e serve para retirar é mais fácil... ando por aqui, não tenha receio... :)

      Eliminar
  43. Boa noite. Coloquei o siu ha 3 semanas e nao sei como devo ter perdido o meu livro de registo. Como devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico, ele deve ter esses dados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Coloquei siu há 4 semanas. Tenho tido dores pélvicas durante o dia e quando tenho relações com o meu marido sinto me desconfortável com as dores. Também tenho dores mamárias e perdas de sangue.é normal? Só tenho consulta Dentro de 3 meses para fazer a eco. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece serem efeitos normais da adaptação... deve aguardar... se piorarem os efeitos deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Dr., tenho 2 meses de DIU de cobre e percebi que nas duas menstruações o fio do DIU ficou mais longo. Isso é normal? Uso coletor sempre e presto atenção para não correr o risco de prender o fio na parede vaginal e o coletor.
    Porém... ando preocupada com essa variação do aumento do fio.
    Pode me ajudar? É normal isso acontecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, pois na menstruação o diu desce um pouco devido ao útero ficar mais "mole"... pode ficar tranquila... ele continua no local... ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá coloquei o diu 375 em 2011, na época a médica me disse que era válido por 5 anos, mas nós comentários vi que ele foi validado para 10 anos. Posso continuar com o meu por mais cinco anos realizando periodicamente meus exames preventivos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode manter até 10 anos, mas deve manter a vigilância e falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Boa tarde.
    A médica anotou na minha receita Diu de multiload. Falou que era pra comprar esse pois acha melhor que o de cobre. Gostaria de saber se multiload é marca, ou é um modelo que não é de cobre? Pois fui onde ela me indicou, e não tinham esse tipo, apenas um de cobre.
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir junto dela se pode comprar esse de cobre, me parecem semelhantes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Boa noite estou com um Diu da multiloard 375 e o meu organismo rejeito isso é normal a minha médica vai tira eu gostaria de saber se vou poder usar outro e se esse procedimento doe muito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim vai ser possível colocar outro... mas deve falar com sua médica para ela avaliar... é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Qual a diferença do DIU de cobre com o DIU multiloard? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a diferença está no tamanho, e na composição (hastes), deve falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Olá, meu Diu completou cinco anos de uso, e eu tenho que tirá-lo, gostaria de saber por quanto tem ainda posso permanecer com ele após o prazo de validade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, há estudos que apontam para uma eficácia de mais anos... deve falar com sua médica para mudar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Boa noite! Meu útero mede 8,2 cm, nulipara. Minha médica recomendou o multiload SL, mas fui olhar a bula e esse é pra útero de até 8 cm. Minha dúvida é se estarei protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim vai estar, pode confiar em sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Bom dia ... estou com uma duvida gigantesca uso o diu de cobre cu 375 milultiload .. estava tomando agua com gengibre e descobri que o gengibre é antinflamatorio, fiquei desesperada tive relacoes na sexta e na terca minha menstruacao desceu so q adiantada 10 dias. Sera que houve possibilidade de gravidez nao houve ejaculaçao dentro. Por favor aguardo uma resposta. Uso o diu completados em outubro tres anos. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o seu efeito não é assim tão grande, pois a concentração é baixa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Boa noite Dr. Eu tenho o diu cu250 desde fevereiro de 2014 ja é o 2o que ponho. Esta semana senti os fios do diu pelo que sei ha a possibilidade de este se ter deslocado eu não sinto dores nem nada. A minha médica está de ferias e so volta em Setembro posso esperar ate ela volte ou convem ir ver se esta tudo bem com alguma urgência? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, está menstruada ou para menstruar, é que nessa fase do ciclo ele pode descer um pouco... ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Estive na semana passada, comecou no dia 1 de agosto cm 5 dias de menstruação tudo normal obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, nessa fase é normal, ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Boa noite Dr. Continuo com uma duvida muito grande, estava tomando agua com gengibre no processo do meu emagrecimento, tds os dias cerca de 3 litros de agua estava indo bem. Porem descobri q o gengibre é antinflamatorio. Gostaria de saber se posso continuar tomando normalmente ou devo suspender, pois na vdd nao sei se o gengibre interge de forma no utero e no diu por causa do meu uso prolongado. Muito obrigada desde ja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem esse risco pois as concentrações e quantidade de gengibre são pequenas... ando por aqui...

      Eliminar
  56. Olá, boa noite, tenho o multiload desde 2014. Uma semana antes da menstruação fico com o peito inchado e mto dorido, tb tenho feito mtas infecções urinárias. Estes problemas podem ser por causa do Diu? Acha melhor retirar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o diu de cobre não causar sintomas de tpm, pré-menstruais, como por exemplo dor nos seios, em relação às infecções urinarias pode ser uma causa, deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Olá boa tarde, coloquei DIU de cobre em 26 de Setembro 2016, continuo a fazer a pilula durante o 1º ciclo, conforme indicação da minha médica (a menstruação deveria descer a 19/20 Out), no entanto, desde à 4 dias que tenho um fluxo bastante grande. Será a menstruação? Ainda não acabei a cartela da pilula...será o corpo a habituar-se ao DIU? Não tenho dores, apenas bastante fluxo...

    Obrigada desde já pela sua ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ser a adaptação de seu corpo, siga as indicações de seu médico.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Bom dia. Sabemos que é necessário estar com o período para a colocação do DIU, mas fica difícil calcular esse momento após o parto. Poderá ser inserido com segurança quanto tempo depois e se durante a amamentação não é problemático?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o diu que vai colocar é hormonal ou somente de cobre... ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Cobre. Já utilizei no passado e lidei muito bem pois sou intolerante a qq tipo de anticoncepcional (agora estou grávida e pretendo voltar a colocá-lo após o parto) mas não sei qual melhor altura. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, normalmente não se coloca logo, temos que dar umas semanas, deve conferir com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.