terça-feira, fevereiro 12, 2013

DIU – Dispositivo Intra-uterino

DIU – Dispositivo Intra-uterino

O DIU é um método contracetivo de longa duração, trata-se de um pequeno dispositivo que é colocado dentro do útero evitando assim a fecundação.

Existem três tipos de DIU, DIU com cobre (Gine-T®, Multiload®, Monalisa®, Gravigard®), DIU de cobre e prata (Nova-T®) e DIU hormonal (Mirena® ou Jaydess®). O dispositivo deve ser colocado por um profissional experiente e dependendo do dispositivo a sua duração pode durar de 5 a 10 anos. carlosedgar.com

Perguntas frequentes sobre o DIU:

O que é um DIU?
Um DIU é um dispositivo que se introduz no interior do útero feito de plástico, em forma de T, o plástico está enrolado com um fio de cobre e um fio para facilitar a remoção. Existem dois tipos de DIU, DIU de cobre e DIU hormonal (têm pequeno depósito de hormonas). O DIU pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos, após os quais deve ser mudado.

Que tipos de DIU posso colocar?
Existem dois tipos de DIU, o DIU de cobre e o DIU de cobre e hormonas. O DIU de cobre afeta o movimento do esperma e dos óvulos, inibindo a fertilização e o DIU hormonal progestativo inibe a saída dos óvulos e afeta o movimento do esperma e dos óvulos, inibindo a fertilização.

Que mulheres devem usar o DIU?
O uso do DIU está mais indicado para mulheres que já tiveram filhos, que se esquecem da pílula facilmente, que não têm infeções pélvicas, não valorizem as alterações menstruais (mais abundantes no DIU de cobre e ausentes no DIU hormonal), não possam fazer contracetivos hormonais (DIU de cobre) e não tenham múltiplos parceiros.

Quais são as contraindicações do DIU?
O DIU está contraindicado nalgumas situações tais como: gravidez, presença de miomas e alterações da forma do útero, mulheres alérgicas ao cobre, com doença inflamatória pélvica, mulheres sem filhos, menstruações intensas (no DIU de cobre), anemia, corrimento vaginal, tratamento com corticoides e tumores do útero.

Quais as vantagens e desvantagens do DIU?
As vantagens do DIU são: grande eficácia na proteção da gravidez, não interfere com a relação sexual, pode ser usado na amamentação, é um método reversível, controla as menstruações abundantes (DIU hormonal) e não necessita de tomas diárias.

As desvantagens do DIU são: complicações no útero (perfuração/ muito raro), não protege das doenças sexualmente transmissíveis, menstruações mais prolongadas (DIU de cobre), maior suscetibilidade a infeções vaginais, a mulher não deve usar tampões, não deve usar técnicas de emagrecimento por ultrassom e a sua colocação ou remoção têm que ser feitas por um médico.

Como posso colocar um DIU?
Um DIU deve ser colocado pelo médico, após ecografia para confirmar se a forma do útero da mulher pode receber o dispositivo. A escolha do dispositivo deve ser feita de acordo com o estado de saúde da mulher.
O DIU é colocado no início do ciclo menstrual, durante a menstruação e deverá ser mudado após 5 a 10 anos. O DIU é colocado com auxílio de um espéculo e uma cânula, num procedimento indolor. A mulher 2 a 3 semanas após a introdução deverá ter uma consulta de controlo onde se confirmará a posição (ecografia) e se cortarão os fios do dispositivo. Durante este período deve usar preservativo.

Posso colocar o DIU sem estar menstruada?
Sim, mas é colocado quase sempre durante a menstruação para facilitar a colocação, pois o colo do útero está mais aberto, flácido e temos a certeza que a mulher não está grávida.

Quais os efeitos secundários do DIU?
Os efeitos secundários mais comuns do DIU são: hemorragia vaginal, spotting, períodos irregulares, ausência de menstruação (DIU hormonal), formação de quistos nos ovários, nervosismo, depressão, dores de cabeça, redução do apetite sexual, dor abdominal, náuseas, acne, corrimento vaginal, vaginites, dor mamária, anemia e inchaços.

Que complicações pode causar o DIU?
Algumas complicações que o DIU pode provocar: infeções, expulsão do dispositivo, perfuração do útero, gravidez extrauterina, gravidez, debilidade ou fraqueza após a colocação, hemorragias vaginais (DIU hormonal), anemia e aumento dos folículos.

O DIU é eficaz?
O DIU é um método contracetivo muito eficaz desde que esteja colocado corretamente, a sua taxa de eficácia aumenta com a idade e é superior a 99%.

O DIU pode sair? Como sei se está no sítio?
Sim pode, especialmente após ser colocado ou mudado. Para evitar esta situação, faz parte do procedimento uma ecografia de controlo após 2 a 3 semanas da colocação ou mudança. Se o DIU sair deve recorrer de imediato ao seu médico e evitar relações sexuais sem proteção.

O DIU pode desaparecer no meu corpo?
Não, se o DIU não surge numa ecografia é sinal que saiu e a mulher não se apercebeu, como é um dispositivo muito pequeno pode sair numa ida à casa de banho e a mulher não se aperceber.

Que medicamentos interferem com o DIU?
O DIU de cobre como é um método contracetivo físico não sofre interferência de medicamentos, o DIU hormonal pode sofrer alterações dos seguintes medicamentos: antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de VIH (ritonavir ou nevirapina), antibióticos (tetraciclinas, ampicilina, griseofulvina), produtos à base de erva de S. João (hipericão).

Estou a tomar um antibiótico (amoxicilina), será que interfere com o DIU de cobre?
O DIU de cobre é um método contracetivo físico (não tem hormonas), logo não interfere com a amoxicilina, este tipo de DIU não sofre interferências dos antibióticos.

Já coloquei o DIU por duas vezes tendo sempre saído, estou a sentir o DIU outra vez na vagina é normal?
Não, mas nalgumas mulheres o DIU não consegue “fixar-se” dentro do útero pois este pode ser demasiado pequeno ou ter mirrado. Nesta situação deve suspender as relações sexuais e falar com o seu médico.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar

Partilhe

783 comentários:

  1. boa tarde
    Estou a tomar antibiotico (amoxicilina)e tenho o diu (novat380) queria saber se o antibiotico corta o efeito do diu.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      o DIU NovaT380 é um método de barreira, como é feito de cobre funciona como método físico, não tem hormonas logo não interfere com a amoxicilina, este Diu não sofre alterações devido aos antibióticos; pode ficar descansada.
      Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  2. Tenho um DIU Mirena e estou no estrangeiro, posso adiar a substituição, mantêm a sua eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o Diu mirena deve ser mudado de 5 em 5 anos, no entanto há estudos que provam que mantêm a sua eficácia mais tempo, podendo ser mudado até um anos depois… o ideal é mudar de 5 em 5 anos.
      Ando por aqui...

      Eliminar
  3. acabei de colocar o dispositivo, no inicio estive com algumas dores abdominais mas passado 2 dias não sinto nada.
    gostaria de saber se nos primeiros 2 meses posso tommar a pilula. porque quanto sei corro risco de engravidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o DIU evita a gravidez se tiver bem colocado, pode tomar a pílula durante um ciclo, entretanto deverá ter a consulta de controlo para confirmar que o DIU está bem colocado, se tiver bem colocado não irá engravidar, pois o DIU está dentro do útero, não deixa que ocorra a fecundação e nidação (fixação do óvulo e espermatozóide no útero). Se não tem consulta marcada deve marcar, normalmente faz-se também uma ecografia. Ando por aqui...

      Eliminar
  4. tenho colocado um diu monalisa e gostava de fazer a lipo não evasiva
    vi que com certos dius não é possivel.
    será que posso com este, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não é aconselhável fazer a lipoaspiração com DIU. Eis algumas contra-indicações: colesterol e triglicéridos elevados, doença do fígado ou rins, ter um pace maker ou próteses, ter um DIU (zona a tratar), grávidas, alterações na sensibilidade auditiva, neoplasia ou tumores, entre outras. Ando por aqui...

      Eliminar
  5. Amoxilina corta o efeito do DIU mirena...tomei em outubro....e em janeiro senti que meu corpo mudou...sinto enjoo...azia...dor nos seios...todos sintonamas de uma gravidez...fiz um teste de farmacia e deu negativo...posso ter engravido...mesmo com Diu...vai fazer sete meses que coloquei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de sentir os sintomas, como o teste deu negativo em principio não estará, mas deve repetir o teste dentro de 7 dias, se mantiver esses sintomas deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  6. Boa noite Dr.,
    Tenho o DIU Monalisa desde o dia 20 de Janeiro de 2009, mas, tinha quase a certeza que este DIU durava 10 anos (Cu375) ,ontem fui ler por acaso e verifiquei que eram apenas 5 anos.
    Hã um risco muito elevado de engravidar? Estive totalmente desprotegida,desde o dia que prefez 5 anos?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não está desprotegida, pois o diu dá proteção mais algum tempo, há estudos recentes que revelam que pode ficar mais alguns anos, mas como a recomendação é mudar de 5 em 5 anos, deve falar com o seu médico para mudar, lembre se que deve ser mudado com a menstruação... se precisar ando por aqui. Boa sorte.

      Eliminar
  7. Olá Dr. Boa Noite

    Tenho DIU de Mirena há 04 anos não tenho fluxo menstrual desde a colocação, desde setembro estive fazendo fazendo tratamento com pisiquiatra tomando remedio antidepressivo e para TOC, dentre ele estava topiramato ( tomei 1 mês 160 mg/dia acabou faz uma semana) , luvox (ainda tomo) daí li hoje que o topiramato interfere no diu é verdade? Mais neste caso o que acontece? Estou desprotegida? O diu de mirena o efeito só perderá quando ocorrer a mestruação? Me orienta Estou assustada Muito obrigada Dr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      no caso do diu mirena, apesar do topiramato interferir com as hormonas, ele continua dando protecção pelo facto de estar dentro do útero e causar ligeira inflamação do útero, um útero inflamado não permite que ocorra uma gestação, está protegida, as hormonas neste caso servem para tratar as menstruações abundantes ou hemorragias fora da menstruação, que com o diu mirena acabam por diminuir ou desaparecer... se precisar ando por aqui. Pode ficar descansada, as melhoras.

      Eliminar
  8. Olá. Estou fazendo tratamento para depressão pós-parto com Venlift OD 75 mg e gostaria de colocar o Mirena. O medicamento vai interferir na eficácia do DIU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não vai interferir pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. Olá, peço desculpa pela pergunta frequente mas gostaria de saber se o antibiótico Cefuroxima também não interfere com o DIU Mona Lisa Cu375.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere como são diu's de cobre a sua eficácia não fica comprometida... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. Vou colocar o DIU mirena, pois estou fazendo tratamento para narcolepsia e o Stavigile corta o efeito da pilula anticoncepcional, mas na bula diz que o DIU pode não ser eficaz junto com o remédio, agora estou em duvida, é confiável utilizar DIU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode confiar no diu mirena pois a sua ação é sobretudo local o que garante eficácia contra a gravidez.. as melhoras, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  11. Olá uso mirena ha 1 ano e meio. Estou tomando antibióticos por 14 dias amoxicilina+clavulanato de potássio. Corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a absorção do mirena se faz no útero há pouco risco deste antibiótico interferir com a eficácia do diu mirena, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  12. Olá, uso Mirena há 3 anos, em dezembro fui na GO pq estava há 2 meses com o corrimento quando está no período fértil, foi prescrito o anti Elani 28 uso há 8 meses, há duas semanas tive que tomar o antibiótico Moxifloxacino por 10 dias, durante este período eu tomei o antibiotico as 20:00 e o anti as 22:00, no segundo dia tive diarréia e durou até após 5 depois do termino, na sexta(15) esqueci de tomar o anti e tomei no sábado a noite dois anti e domingo esqueci novamente e segunda logo cedo tomei o anti, mas já veio a cólica antes muito forte e com um pouco de sangramento, estou insegura se posso estar grávida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve esquecimento ou diarreia e teve relações corre risco pois nestas duas situações a pilula pode perder a eficácia e engravidar... deve fazer um teste de gravidez e manter a pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Mesmo usando o DIU Mirena? eu fiz o teste de farmacia e deu negativo, será porque e muito recente?.. eu ainda estou com o Diu e tomando o anti... tomo anti para aliviar as cólicas...

      Eliminar
    3. Olá, se use os dois não deve engravidar, pois está protegida, pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. Boa noite ... Tenho o diu de cobre posso usar a pomada nistatina ? Grata.

    ResponderEliminar
  14. Ola,coloquei o mirena a 2 meses,ja é o segundo que coloco visto que o pimeiro saiu,agora estou com o periodo e o fio do mirena ta saido e sinto a ponta do mirena na vagina mesmo na ponta.Gostaria de saber se é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      nalgumas mulheres o DIU não consegue "fixar-se" dentro do útero por este ser demasiado mirrado ou mirrar.

      Sentir os fios é normal, mas sentir picar ou sentir o dispositivo na vagina não é normal. Deve entrar em contacto com o seu médico para saber se o DIU está colocado correctamente. Tenha atenção quando vai à casa de banho pois pode libertá-lo sem sentir e passar a não estar protegida. Evite as relações até falar com o seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. Bom dia ... Tenho outra duvida ... Tenho o diu de cobre ha quase um ano, faço as manutençoes regularmente, gostaria de saber se é comum ocorrer sangramento de escape entre as menstruaçoes ... Atenciosamente !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, muitas mulheres têm o mesmo padrão normal, que tinham, mas realmente podem ocorrer pequenas perdas... deve aguardar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. Boa tarde, ja escrevi algumas vezes e tenho mais uma duvida .. Uso o diu cu 375 multiload, fiz o controle na sexta dia 19/09, ele esta bem posicionado. Quais sao as possibilidades de gravidez do diu cu 375, o tenho ha quase 1 ano. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      são muito baixas, pois como tem o diu no local não será possível engravidar, pode confiar... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  17. Outra duvida ... A prednisona que contem corticoide altera o efeito do diu de cobre ? Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode interferir se for doses elevadas ou tratamentos prolongados... pois combate a inflamação do utero... ando por aqui...

      Eliminar
    2. Muito obrigada, tome prednisona de 20 mg por 4 dias, minha menstruaçao adiantou, falei com o meu medico q disse que foi o corticoide, porem nao me disse nada sobre alterar o efeito do diu . Muito obrigada, estou mais tranquila. Grata.

      Eliminar
    3. Oi, pois foram poucos dias... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  18. Boa tarde.
    Tenho o DIU Mirena e estou a tomar antibiotico pois estou com uma pneumonia. Gostaria de saber se o antibiotico corta o efeito do Diu e posso engravidar?!
    Obrifada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      alguns antibióticos podem cortar o efeito do diu mirena, como a eficácia é garantida com a absorção hormonal no útero o risco é baixo, embora existam antibióticos que podem cortar o efeito... deve usar proteção durante o tratamento e nos 7 dias seguintes a ter terminado... se precisar ando pro aqui...

      Eliminar
  19. Bom dia, Dr. Carlos!
    Desde já, dou-lhe os parabéns pela sua página e pela disponibilidade em esclarecer todas as dúvidas.
    Eu tomei durante 12 anos a pílula (minigest), recentemente começou a “atacar-me” o fígado com valores elevados das transaminases (parece estranho mas foi o que aconteceu). Optei por colocar um DIU de cobre (Multiload), uma vez que não foi aconselhado um DIU hormonal, à semelhança da pílula. Contudo aumentou muito o meu ciclo menstrual e como tive princípios de anemia durante as minhas gravidezes tenho receio em manter este contracetivo (uso à cerca de 4 meses e vou procurar vigiar com análises), por isso gostaria de saber mais informações sobre o DIU com prata (penso que poderá levar menos cobre e reduzir o fluxo da menstruação comparativamente com aquele que é só de cobre).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que com o diu de prata tenha menos periodo, esse efeito só se consegue com o diu hormonal, alias ele está indicado em mulheres com grande fluxo, por vezes a mulher pode fazer algum medicamento hormonal para controlar e diminuir o sangramento... mas como tem essa condicionante, é melhor falar com sua médica e controlar a sua anemia... se precisar de ajuda ando por aqui..

      Eliminar
  20. Dr. Bom dia ! Gostaria que por favor me tirasse mais uma duvida ... Sempre que tenho dores na garganta meu medico me passa o Antiflamatorio Nimesulida ... Porem sempre esqueço de perguntar se esse medicamento interfere na açao do DIU de cobre. Minhas duvidas sao : O nimesulida corta o efeito do DIU de cobre e por quanto tempo ? Agradeço desde ja ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode alterar, o melhor é usar proteção adicional ou evitar as relações durante o tratamento.... se precisar ando por aqui, não tome nimesulida sem indicação médica... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  21. Bom dia, gostaria de saber se o antiflamotorio nimesulida altera a eficacia do diu de cobre ? E por qto tempo. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode alterar, o melhor é usar proteção adicional ou evitar as relações durante o tratamento.... se precisar ando por aqui, não tome nimesulida sem indicação médica... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  22. Dr. Eu uso o Diu mirena e na ultima revisão que fiz em agosto estava tudo certo. Faz umas duas semanas que tenho sentido tremores no ventre, como se fosse movimentos do feto na gestação, Pode ser do DIU. Menstruei bem pouquinho no dia 17/10. Fiz um teste de farmácia a duas semanas e deu negativo. Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      podem ser cólicas relacionadas com o diu, como estava tudo bem na revisão e os testes deram negativo não me parece que tenha possibilidade de estar grávida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  23. ola dr coloquei o diu optima e fiz o ultrasson com dois dias depois mas no terceiro dia não sinto o fio e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, mas sentia os fios e deixou de sentir? Foi isso?

      Eliminar
  24. Boa noite,coloquei o diu há dois meses,optei por ele pq tem cinco meses que tive uma bebê ,porém venho sentindo ,cansaço ,náuseas ,e desceu um líquido pouco e marrom .
    Minha mestruaçao veio durante esse mês ,pouca .Estou preocupada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parecem alterações normais só uso do diu, mas pode sempre falar com seu médico para ser avaliada e ver as causas... se o corrimento marrom tiver odor pode ser uma infeção, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. O diu é o de cobre .Recorri ao senhor por que minha doutora não responde .
      Desculpe-me esqueci de falar da constante vontade de fazer xixi.Posso estar grávida doutor? :/

      Eliminar
    3. Oi, sendo diu de cobre não é tão normal essas alterações, pensei que fosse diu hormonal, faça um teste para ter a certeza... é melhor para ficar mais tranquila e ter certezas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Só mais uma dúvida Dr. O diu se cobre altera no teste de farmácia ? Em qual estado o senhor atende ?

      Eliminar
    5. Olá,
      não altera, eu sou de Portugal e sou somente enfermeiro... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  25. O mofetil e a fluoxetina corta o efeito do mirena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere... se precisar ando por aqui. Boa sorte.... :)

      Eliminar
  26. Boa noite , uso o mirena e tomando tamiram , pd cortar o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  27. boa noite! tenho o diu monalisa, gostaria de saber se o antibiotico pode cortar o efeito. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem pode ficar descansada,,, se precisar ando por aqui,,,

      Eliminar
  28. olá,coloquei o diu de cobre,e o resultado deu diu normoinserido,o q significa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quer dizer que está bem colocado, está colocado no sitio normal... se precisar ando por aqui, fale com o seu médico... :)

      Eliminar
  29. Bom dia, gostaria de tirar uma duvida ... A mulher que possue o diu, pode usar tampax ou o.b, sem correr o risco do absorvente mexer na posiçao do diu ?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode usar, embora deve mudar mais vezes e ter os cuidados de higiene intima normais... pois pode ter risco aumentado de infeções... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. Coloquei o Mirena em Setembro, este mês tive só spotting e não veio o período. Tentei sentir os fios, mas não sinto nada... Poderei estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em principio não deve estar, sentia os fios e agora não os sente? É isso?

      Eliminar
  31. Bom dia, gostaria de saber se algum tipo de remedio para emagrecer interfere na eficacia do d.i.u ? Nesse caso especifico o orlistat. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci de colocar que é o d.i.u de cobre ... Obrigada !

      Eliminar
    2. Olá,
      não interfere, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  32. Oi! Sou uma brasileira que mora no Japão e coloquei o diu em novembro de 2014 !!! Coloquei pois minha menstruação era em grande quantidade e me dava muita fraqueza e eu não consegui trabalhar direito , coloquei o diu dia 27 de novembro é dia 17 /12 veio a menstruação na data certa mas desceu por 2 semanas e meia mas com bem menas quantidade e não me deu fraqueza alguma fiquei super feliz !!! Mas agora dia 8/1/2015 foi fazer minha primeira consulta pra ver se está tudo certinho , e minha médica disse que o diu está um pouco a baixo do lugar ideal , mas parece estar funcionando direito e pediu pra mim esperar !!! E agora !? Será que o diu vai se deslocar !? Será que devo me preocupar ? Aqui não é comum as mulheres colocar esse diu então as médicas aqui não é tão experiente ! Por favor me ajude ! Você que viu algum caso que o diu se localizou um pouca a baixo mas ficou funcionando tudo certinho rs ! Desde já obrigada ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim funciona... ao estar dento do útero ele funciona, deve manter a vigilância regular e talvez fazer ultrassom regularmente para confirmar ou consulta de rotina para sua médica confirmar a sua presença... como já o tem à algum tempo parece que ele não se vai deslocar mais... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. Boa tarde, onde devemos sentir os fios do diu, quando coloquei meu medico nao me explicou absolutamente nada. Tenho 35 anos e uso o multiload cu 375, no momento nao pretendo ter mais filhos, qual a eficacia dele ? Qdo introduzo o dedo para verificar a posiçao sinto os fios ... Queria saber se é normal ? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal sentir os fios quando coloca os dedos... desde que o diu esteja colocado está protegida e não corre riscos de engravidar... sim é normal... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  34. Bom dia ... Estou com uma grande afliçao ... Tenho 35 anos, e ha 1 ano e 2 meses uso o diu de cobre multiload cu 375, mes passado tive relaçoes sem coito interrompido, sou regulada era pra ter vindo domingo, mas a unica coisa que acontece é um sangramento que nao chega na calcinha. Estou desesperada, fiz um teste de farmacia e deu negativo o sangramento persiste mas nada da menstruaçao. Ha alguma possibilidade de gravidez ? Agradeço desde ja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem risco, pois está protegida com o diu, e como provam o teste pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Muito obrigada, parece que agora o sangramento esta aumentando ... E as cólicas tambem ...

      Eliminar
  35. Coloquei o diu multiload 375 em novembro de 2014. O que acontece é que tenho vindo a sentir uma dor nas virilhas.Pode estar associado ao diu? Outra questão, não sinto os fios, é normal? Podem estar mais curtos que o normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ser por causa do diu, os fios podem estar mais curtos e não sentir, se mantiver essa dor deve falar com seu médico para ver se está tudo a corre bem... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  36. dor nas virilhas podem estar relacionadas com o uso do diu multiload 375? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode embora não me pareça.. deve falar com seu médico para confirmar se está no local e fazer uma avaliação a essa dor.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Olá, faço uso do Mirena a 4 anos meu peso era 55 e até hoje não mais consego voutar ao meu antigo peso já tentei de td! No momento estou fazendo uso do HCG a 9 dias e até agora fazendo a dieta restrita td como se deve só pedir 2k 100gr hoje fui pesar novamente como tenho feito todas as manhas engordei 1, KL . seravque o Mirena esta me atrapalhado na perda de peso ? O sr pode me ajudar me dando alguma sugestão? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não posso dizer com toda a certeza que a culpa é do mirena, embora os anticoncepcionais hormonais podem levar a retenção hídrica e aumento de peso.... de qualquer forma penso que deve manter a dieta e pensar em fazer exercício físico, faz exercício? Ando por aqui.

      Eliminar
  38. ola, uso o diu mirena a 4 meses e agora estou querendo fazer a dieta do HCG injetavel. Há alguma restriçao quanto ao uso do HCG, ou posso fazer o ciclo tranquilamente? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que interfira, mas como é um tratamento hormonal não aconselho sem falar com seu médico, pois pode notar alterações em seu ciclo menstrual... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  39. Olá, Doutor, tudo bem?

    Uso Mirena há 5 meses. Tenho muitas dores de cabeça, cólicas fortíssimas e sempre fico com muco e fluído, que me incomodam sobremaneira, pois a peça íntima sempre fica molhada e causa desconforto. Será que pode melhorar com o tempo?

    No mais, estou preocupada também porque tomei amoxicilina e nem me dei conta que pudesse interferir na contracepção... Estou aflita, e achando que posso estar gestante... Continuo com dores, seios inchados, mas tive o fluído do período fértil (tipo uma gelatina transparente), e ainda estou com cólicas.

    Outrossim, penso também que o DIU pode ter saído do lugar; isto acontece muito? Qual o percentual de chance de isto ocorrer, por favor? O que pode fazer com que o DIU saia do lugar e desproteja a mulher?

    Muitíssimo obrigada.

    G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como está usando à 5 meses e continua a ter algum desconforto deve falar com sua médica... estes efeitos são a prova que o diu está no lugar... pode confiar... marque então a consulta e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  40. Ola eu sinto me enjoada mal disposta mas eu tenho o Diu no utero e normal ou terei de ir ao medico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer se for um diu hormonal... :)

      Eliminar
  41. Como posso ver se o Diu esta no sitio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim através da presença dos fios.... que tipo de diu usa? Ando por aqui...

      Eliminar
    2. E no utero o mirena

      Eliminar
    3. Olá, se é o mirena tem alterações no seu corpo relacionado com os hormonios, que provam estar no local... mesmo não sentido os fios... ando por aqui.

      Eliminar
  42. Eu já tentei meter os dedos mas n sinto o fiu estou a ficar assustada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se é o mirena tem alterações no seu corpo relacionado com os hormonios, que provam estar no local... mesmo não sentido os fios... ando por aqui.

      Eliminar
  43. Ola, coloquei o DIU DE COBRE e minha medica pediu para que eu ficasse sem relacoes sexuais para os 10 dias seguintes... eu e meu noivo tentamos, mas no setimo dia "brincamos" um pouquinho sem penetracao, ele ejaculou proximo a minha vagina. Corro risco de gravidez? Minha medica tinha me dito que depois do decimo dia eu poderia ter relacoes despreocupada, mesmo antes de fazer o check up. Desde quando o DIU comeca a fazer efeito e proteger? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o diu começa logo a fazer efeito, embora se deve esperar 10 dias como sua médica sugeriu... mas como não ouve penetração pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. meti o DIU a coisa de um mês mas tenho muitas dores dores que não para, corro algum risco?'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre... já está protegida... :)

      Eliminar
  45. Ola Dr, coloquei o Diu em dezembro 2014,esqueci de ir fazer a revisão????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tem que falar com seu médico para fazer a revisão... é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. boa tarde, tenho diu de cobre e estou a tomar prednisolona 30mg/dia e vou passar para 60mg. devo retirar o diu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve... deve falar com sua médica para saber como deve proceder, mas para já deve se proteger com preservativo.... para não correr riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Coloquei o diu de cobre e to sentindo um dorzinha na regiao do umbigo e normal tem 6 meses que coloquei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, não nota outras alterações? Tem menstruações regulares? Está para descer sua menstruação? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. O medicamento azitromicina corta o efeito do diu de cobre?

      Eliminar
    3. Olá, não interfere, as melhoras, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Você conhece algum caso recente de pessoas q engravidaram com o diu de cobre?teve algum sintoma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao engravidar com diu de cobre tem grande chance de ter gravidez ectópica, fora do útero, o que para além dos sintomas de gravidez pode causar dores abdominais e sangramento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Olá....o medicamento Azitromicina interfere no efeito do DIU de cobre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, as melhoras, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. ola doutor td bem... eu tenho o diu mirena a dois anos fasso revisao todo o ano, e ontem saiu uma gosma, essa gosma é o coito cervical, e é normal, e outra pergunta, comecei a fazer academia e exercicis aerobicos, isso pode desloca o diu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode notar corrimento em maior quantidade, em principio não se desloca, pois está bem fixo, não me parece que possa ter problemas e chances de sair... se precisar ando por aqui, continue indo à academia... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. eu de novo hehehe doutor a revisao que eu fasso é uma vez por ano esta correto ou tem que ser em cada seis meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está correto... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Olá! O diu mirena pode piorar ou causar depressão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode alterar o nosso estado de humor e ficarmos mais depressivos... fale com sua médica... ando por aqui.... :)

      Eliminar
  53. FORA A ECOGRAFIA, COMO SABER SE O DIU SE DESLOCOU, QUAIS SAO OS PRIMEIROS SINTOMAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, somente com eco... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. OK ACHEI QUE A MULHER COMEÇAVA A MENTRUAR PQ DESDE QUE EU COLOQUEI NAO MENTRUO MAIS, E ASSIM FIZ UMA ECO FAZ SETE MESES, MAIS MORRO DE MEDO DE ENGRAVIDA, POIS JA TENHO DOIS FILHOS, JA FAZ DOIS NOS QUE COLOQUEI O DIU MIRENA, E MEU MARIDO NUNCA EJACULOU DENTRO POIS TEMOS MEDO, FIZ ATÉ UM TESTE DE FARMACIA E DEU NEGATIVO, MAIS EU PIRO MUITO COM ISSO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, eu percebo-a, deve manter a confiança o facto de ao menstruar é a prova que o diu está funcionando e no local, é um efeito da composição hormonal.... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  55. Uso Mirena há 2 anos e 4 meses. Desde que coloquei de vez em quando tenho alguns efeitos como dores nas pernas e costas, cólica, enjoo. Mas passa, por isso aguentei até agora. Hoje fiz um ultrassom e confirmou que o DIU está bem posicionado sem nenhum outro problema. Porém, faz 2 semanas que sinto enjoo e pressão baixa. Obs- Tomei um antibiotico Norfloxacino por 3 dias há 1 semana e meia por conta de uma infecção urinária.
    Esse enjoo e pressão baixa (tontura) pode estar relacionado ao antibiotico mesmo tanto tempo depois, ou ao Mirena? Obs 2- Ja refiz o exame de urina e já não tenho infecção urinária.
    Outra coisa, estou pensando em tirar o Mirena, mas a Ginecologista falou que os fios sumiram. O procedimento para retirar será doloroso por conta disso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que possa ser o mirena o causador, embora precisasse de confirmar, apesar dos sumiço dos fios o diu pode ser retirado sem grandes problemas ou dor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Boa noite,Carlos . Uso o Mirena há dois meses e coloquei quando estava no Brasil ... Hoje estou morando na Escócia e minha menstruação começou no sábado. Hoje pela manhã quando fui tomar banho senti os fios do mirena e estou preocupada porque em alguns momentos sinto um incomodo, principalmente quando estou andando. Estou meio sem chão e saber o que fazer pois ainda não consegui falar com meu médico no Brasil (feriado por lá )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que seu diu possa estar saindo... deveria falar com um médico para conferir... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Olá boa tarde, coloquei o Diu mirena hormonal e tenho consulta já amanhã para fazer uma eco afim de saber se está bem colocado. A minha questão é ...é mesmo necessário fazer a eco? porque não tenho disponibilidade para lá ir . Está em causa o meu trabalho e estou meia indecisa .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me desculpe não responder antes mas era importante para confirmar se est tudo correto, se precisar ando por aqui.... ;)

      Eliminar
  58. Olá...os medicamentos Prednisona e Nimesulida diminuem/cortam o efeito do DIU de cobre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode diminuir a inflamação uterina e diminuir a eficácia do diu, fale com o seu médico... está a tomar muito tempo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Boa noite..
    Dr. Coloquei o diu mirena há um mês. .
    Só que tem uns três dias que estou com escorrimento marron clarinho e coça muito dotor; sinto até ela enchada...
    Será que é normal?!?
    Eu posso usar pomada ginicologica estando com o diu?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim me parece que seja alterações causadas pelo diu... me parece que deva manter e deve falar com seu médico se mantiver esses sintomas ou piorar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Boa noite Dr..
    Procurei o meu médico e ele diagnósticou como candiase..
    É normal; ter esse tipo de bactéria estando com o diu..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter essa infecção, como todas as mulheres... podem ter... siga as indicações de seu médico e faça o tratamento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Eu tenho o diu de cobre ha uma ano e um mes...e sempre tive menstruação abudante e este mes ainda nao me veio será que estou gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem o diu não tem grandes chances... deve aguardar e se mantiver esta ausência faça um teste de gravidez somente para ficar mais calma e tranquila.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Olá, coloquei o meu diu faz 2 dias, a doutora me aconselhou o mirena por ser mais eficaz, minha 1a preocupação foi perguntar-lhe se iria fazer alteração no peso visto k era harmonal ela disse que não porque era a nível de útero, mas com as pesquisas tenho vindo a fazer vejo k não é totalmente verdade... estou com muito medo pois eu já tenho excesso de peso e muita facilidade em aumentar o k fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve aguardar, ter uma dieta menos calórica e fazer exercício... como é um efeito raro tem poucas probabilidades de aumentar... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  63. Olá
    Eu coloquei o DIU tem 15 dias.
    Os dez primeiros dias sangrou. Agora os últimos cincos dias está saindo uma baba amarelada. O que pode ser? Estou preocupada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece ser sinal de infecção... se mantiver deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Ola colequei o diu nova t380 no dia 26 de março dia 26 de maio farei 2 meses e sera o dia da minha consulta pra saber se esta tudo bem comigo quando colequei no dia 26 de março pus no ultimo dia da menstruaçao quando minha menstruçao terminou regressei ao medico pra ver se estava bem inserido e estava tenho me dado super bem mas estou muito preocupada e nao quero esperar ate dia 26 para fazer a consulta voce podia me explicar? meu marido nos ultimos dias tem sentido o fio eu sinto poucas vezes so quando ele faz força sera que corro o risco de engravidar? é normal sentir o fio? tenho medo que ele rompa a mola e me engravide

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como está bem colocado não tem risco de engravidar ele pode sentir os fios por terem ficado grandes, na consulta deve pedir ao seu médico para cortar mais, não tem riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Oii boa noite, coloquei diu mirena há 30 dias, depois de uns 10 dias senti os fios, agora nao sinto mais, desde o dia que coloquei estou tendo pequenos sangramentos... Dizem que voce sentir um dia e outro nao é normal, é verdade? Ou ele saiu do lugar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter saído... mas como nota os sangramentros é prova que ele ainda deve estar no local pois é um efeito secundário comum... deve falar com seu médico, fez algum controlo com exame? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Oii, boa noite tem 30 dias que coloquei o diu mirena, desde a colocação que agora venho apresentando sangramentos interruptos mas sao fracos.. Depois de uns 10 dias mais ou menos eu senti o fio, hoje nao sinto mais.. Dizem que é normal um dia sentir e outros nao, é verdade? Ou ele pode ter saido do lugar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter saído... mas como nota os sangramentros é prova que ele ainda deve estar no local pois é um efeito secundário comum... deve falar com seu médico, fez algum controlo com exame? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Oii, boa noite! Tem 30 dias que eu coloquei o diu mirena, desde entao ate agora, venho tendo pequenos sangramentos todos os dias.. Além disso, apos uns 10 dias mais ou menos da colocação, eu senti os fios hoje nao sinto mais. Dizem que é normal um dia sentir e outros nao, é verdade? Ou ele saiu do lugar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter saído... mas como nota os sangramentros é prova que ele ainda deve estar no local pois é um efeito secundário comum... deve falar com seu médico, fez algum controlo com exame? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Dr. Coloquei o DIU de cobre há pouco mais de um mês e estava correndo tudo bem, apesar de eu só estar tendo relação com camisinha com meu namorando, porque o gineco falou que era preciso esperar um mês até o DIU começar a soltar o cobre criando um ambiente hostil para a fecundação, e pra dar tempo de eu fazer o ultrassom pra saber se ele ficou no lugar certo. Fiz o ultra 4 dias antes de fechar um mês da colocação e a médica que fez o exame disse que estava tudo direitinho. Então eu perguntei se estava liberada pra usar o DIU como anticoncepcional e ela disse que sim. Ai, fui eu bem feliz e contente pra casa do meu namorado e fizemos tudo que tínhamos direito. Ocorre que só levei o exame pro meu gineco ver 4 dias depois, ou seja, quando fechava exatamente um mês da colocação. Nesse dia eu estava com uma cólica danada, e ele olhou o ultra e disse que pelo formato da minha trompa eu tinha ovulado no dia do exame, e consequente no mesmo dia que tive relação desprotegida. Fiquei meio grilada e perguntei pra ele dos riscos, mas como eu estava sentindo que ia menstruar ele disse que achava improvável que tivesse rolado uma gravidez, deu uma olhada na situação do meu colo e disse que já estava começando a sangrar. No mesmo dia saiu un sanguinho no papel, mas parou, depois as cólicas também pararam, e agora estou eu com 7 dias de atraso na menstruação, sem nem sinal dela, e com muito medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha riscos, pois o diu estava no interior do útero e não permitiu que ocorresse a gravidez, pode ficar descansada... aguarde por sua menstruação, a ansiedade pode causar atraso... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Oi Coloquei o Diu de cobre apos o parto. Ha faz 1 ano e 9 meses , mais sinto muita colica mesmo sem ta no periodo de mestruar. Fiz um preventivo e a gino nao conseguia ver o fio isso e normal? Tenho o utero retrovertido sera qye isso tem alguma coisa a cer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, pela posição do útero não ver, especialmente se foram cortados mais curtos... vai fazer algum exame ou eco? Se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Olá Dr. tenho o Diu Novat 380 desde de 2011 nunca me causou problemas mas este mês esperava o período entre o dia 18 a 20 já passaram 10 dias e nada . Á uma semana que estou a tomar PHEN 375 para emagrecer será que tira o o efeito do DIU ou faz o período desaparecer . Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tira o efeito pode é alterar seu metabolismo, como acontecem com as grandes dietas e perdas de peso... e sua menstruação não descer... deve aguardar, como tem o diu está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Dr. esqueci me de dizer q á dois dias atrás tive dores nos seios o q me acontece quando estou a espera do período mas agora já não tenho acha q deva fazer o teste senão menstruar nos próximos 5dias .obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer, para não ter mais duvidas... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  72. Ola Doutor...ando com corrimento verde , espesso e sem cheiro na vagina e nem coceira ou ardência . Tem algo relacionado ao Diu Morena que uso a 2 anos . Não menstruo a 2 anos , mas depois desse corrimento verde que durou uma semana ,esse corrimento ficou marrom igual quase borra de cafe . O que pode ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que esteja com uma infecção vaginal, deve procurar seu médico, a mulher que usa o diu pode ter maior risco de infecções vaginais, embora as causas possam ser outras... se precisar ando por aqui... boa sorte... :)

      Eliminar
  73. Olá doutor, coloquei o Mirena a 2 meses, e desde então tive sangramento todos os dias, minha menstruação veio no dia 8 do mês passado e mesmo depois dela acabar os sangramentos continuaram em pouca quantidade, tive relações sexuais com meu marido no dia 12 e 13(esses dias somente porque ele está em outro país a trabalhar), e após uma semana e meia comecei a sentir enjoos e desde então continuo a ter enjoos contínuos e muito sono,esse mês não menstruei, e o sangramento parou a pouco mais de 2 semanas depois de descer um sangue marrom, fiz o teste de farmácia e deu negativo, mas ainda tenho suspeitas de poder estar grávida, antes de ter relação eu nao senti nenhum enjoo por causa do DIU, os fios eu nunca senti, minha médica disse que não é preciso verificar. Poderá ser mesmo uma gravidez ou só efeito do DIU, já tive uma gravidez ectopica e tenho receio que aconteça novamente. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece seu efeito do diu no seu corpo e a adaptação comum nestas situações... deve aguardar, se tivesse grávida o teste daria positivo... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  74. Ola! Gostaria de saber se o diu de cobre causa depressão, ansiedade, desde que eu coloquei tenho me sentido angustiada, sem contar com períodos de cólica no dia e corrimento marrom .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que seja ele a causa pois não tem hormonios... as cólicas e corrimento marrom podem ser causadas por não fazer anticoncepcional hormonal... deve falar com seu médico para avaliar estas alterações... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Boa tarde Enf.Carlos,

    Uso diu de cobre multiload cu375, tomei maxilase na altura do meu período fértil e tive relações,o maxilase interfere? Após uma semana estou com tonturas e corrimento esbranquiçado com sangue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os antiinflamatorios podem diminuir sua eficácia, tomou muitos dias? Foi seu médico que sugeriu? Que quantidade tomou (comprimidos e dosagem)?

      Eliminar
    2. Tomei maxilase 3000 dois dias, 2 comprimidos. Não foi o medico que sugeriu, tomei por causa de uma dor de garganta... há alguma lista de medicamentos que afectem o diu de cobre?

      Eliminar
    3. Olá,
      os anti-inflamatórios podem afectar pois diminuem a inflamação no útero daí serem desaconselhados ou a mulher se proteger com outro método durante a toma... tem alguns riscos de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Obrigada. Ainda não tive nenhum Sporting habitual da menstruação, é suposto aparecer amanhã. Obrigada.

      Eliminar
    5. Já agora quando devo fazer o teste de gravidez? Mais uma vez Obrigada

      Eliminar
    6. Olá, sim pode fazer... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Boa noite! tenho o mirena (levonorgestrel 52 mg, 20 mcg/24h - endoceptivo). Lavei a minha vagina com Permanganato de potassio. Quero saber se tem algum problema, se pode perder a "função"? Posso engravidar?


    Grata!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha riscos, foi seu médico que indicou essa lavagem, foi uma irrigação vaginal mesmo dentro? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. bom dia.. coloquei o diu de cobre ontem e quando fui tomar o anticoncepcional tive vomito, quer dizer perdi o comprimido do 16º dia (qlaira) o que devo fazer ? seguir a cartela ou começar outra ? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve tomar o comprimido esquecido, manter os seguintes e se proteger com preservativo nos próximos 9 dias... se precisar ando por aqui, boa sorte... :)

      Eliminar
  78. Olá, faz uns quinze dias que coloquei o diu de cobre, no começo não senti nada e agora comecei a ter cólica e sangramento, isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... esta perto de sua data da menstruação? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Na verdade só ia descer a minha menstruação no dia 15 agora de julho, e que eu tinha feito esforço físico, pois tenho uma horta e estava plantando algumas coisas. Será que foi pela posição que eu fico para plantar que forçou a barriga e me faz sentir dor e sangrar?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode ter sido essa a causa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Olá De. Carlos!
    Uso o Diu Mirena e tive uma ótima adaptação, mas terei de tomar um remédio que contém antibiotico, o Pyloripac, o qual possui os seguintes componentes:cápsulas de liberação retardada de lansoprazol 30 mg, 2 comprimidos revestidos de claritromicina 500 mg e 4 cápsulas de amoxicilina 500 mg.
    Ele pode interferir na eficácia do DIU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é o diu de cobre? Não interfere... se precisar ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  80. Olá De. Carlos!
    Uso o Diu Mirena e tive uma ótima adaptação, mas terei de tomar um remédio que contém antibiotico, o Pyloripac, o qual possui os seguintes componentes:cápsulas de liberação retardada de lansoprazol 30 mg, 2 comprimidos revestidos de claritromicina 500 mg e 4 cápsulas de amoxicilina 500 mg.
    Ele pode interferir na eficácia do DIU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é o diu de cobre? Não interfere... se precisar ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  81. Bom dia.
    Usei o DIU de cobre por 10 anos. Em abril troquei por outro de cobre e ficou fora do lugar, daí retirei e coloquei outro, que tb ficou abaixo do lugar.

    Enfim, coloquei outro dia 30/06. Minha pergunta é:
    Quando coloquei os outros 2, fiz academia e tive relação sexual com meu esposo 4 dias depois. Foi por isso que eles ficaram fora do lugar? Com quantos dias posso fazer academia e ter relação sexual?

    Grata,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem ter sido por isso, embora possa ser outras as causas... não faça academia e relação durante uma semana... é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Bom dia, fui mãe em Março, na cnsulat revisão pós parto e meu médico aconselho a colocar um DIU, coloquei o DIU Nova T380 no passado dia 29 de Junho estava no segundo dia de mestruação, desde esse dia a mestruação foi menos ambundante, mas sempre com algum corrimento, esta semana continuo com mestruação e mais ambundante sempre que me levanto de manhã vou á casa de banho e tenho sangue vivo, Isto ainda é sinal de mestruação? Sei que vou ter mais mestruação com este Diu e prolongada. O meu médico disse para ir a consulta novamente daqui por seis meses, mas tenho pesquisado que deveria controlar daqui por 4 a 6 semanas, quando colocou o Diu fez eco e relatório e estava bem. Acha que devo falar com ele para fazer a consulta para ver se está tudo bem? Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve marcar consulta antes para controlar e avaliar essas perdas... ao manter essas perdas pode ter risco de anemia, e nesta fase da amamentação tem mais risco... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Olá coloquei ontem o Diu e tive poucas dores, hoje estou com muitas dores é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve aguardar, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Oi bom dia!Tenho o DIU mirena há 1 ano e meio minha menstruação vem todos meses ainda,bem pouquinho,mas vem!Esse mês ela não veio!No mês passado veio normal e 15 dias depois tive um pequeno sangramento de 2 dias ,e agora estou com todos sintomas de gravidez !Sinto muito enjoo,dores de cabeça ,cansaço,mamas inchadas ,azia ....Fiz o teste de farmácia ontem e deu negativo ,mesmo assim estou preocupada !Corro o risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem o diu não tem risco de gravidez, esses sintomas podem ser causados pelo diu, são efeito secundários que muitas vezes podem se confundir com uma gravidez, como o teste deu negativo tem a certeza disto... deve aguardar e se mantiver essas alterações deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  85. Oi
    Já tenho 7 meses que coloquei o DIU de cobre e até á alguns dias atrás, quando enviava o dedo sentia os fios e agora não estou sentindo, será que saiu do lugar? se eu ter relação posso engravidar?
    Minha consulta com a ginecologista é no inicio do próximo mês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao deixar de sentir os fios pode ser sinal que ele saiu ou até que se deslocou ligeiramente, deve aguardar pela consulta e até lá se proteger com outro método, por exemplo preservativo para não correr riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  86. Olá doutor,
    Coloquei o DiU no dia 15 de julho, senti muitas dores nesse dia, depois foram passando, no dia 18 senti-me muito bem, pensei que as dores tinham passado, mas no dia seguinte tive dores horríveis e perdi um bocadinho de sangue, na 2.ª feira dia 20 fui à médica de família e ela mandou-me para as urgências do hospital por não achar normal ter dores fortes e perda de sangue, no hospital disseram que era normal, que tinha de aguardar fizeram eco e estava tudo direitinho.
    Mandaram tomar BUSCOPAM. Hoje dia 23, já passaram 8 dias que coloquei o DIU e voltei a ter uma pequena dor e voltei a perder sangue, é normal?
    A minha ´menstruação antes de ter DIU foi dia 5 de Julho, ainda é cedo para voltar, devo ficar preocupada ou aguardo, já estou com vontade de retirar o DIU.
    O que me aconselha doutor?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter e aguardar, seu corpo está se adaptando... deve aguardar, antes de colocar sua menstruação era prolongada? O diu é hormonal? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Dr. o diu é MULTILOAD, não sei se é hormonal a médica não disse.
      Antes de colocar a minha menstruação era de 1ou 2 dias no máximo.
      Já agora quanto tempo devo esperar para voltar a ter relações sexuais?
      Obrigada por responder.

      Eliminar
    3. Olá,
      ok não tem hormônios, é um diu físico, deve aguardar e pode ter relações pois lhe confirmaram que o diu está bem colocado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.