Problemas nas mamas durante a amamentação

Ingurgitamento


Quando se dá a descida do leite (2º ou 3º dia) as mamas ficam dolorosas e quentes, a temperatura da mulher pode subir durante 24 horas. Para prevenir o ingurgitamento a amamentação deve ser iniciada logo após o parto e colocar o bebé a pegar bem na mama. 

Como deve tratar: massajar a mama com compressas quentes ou com chuveiro com água morna, colocar o bebé a mamar na mama mais cheia, se a mama estiver congestionada deve esvaziar a mama manualmente e no final da mamada aplicar compressas de água fria.

Mamilos gretados ou fissurados

O mamilo pode ficar gretado e com fissuras durante o período de amamentação. Para prevenir as fissuras e as gretas deve-se evitar a utilização de discos absorventes, deixar que seja o bebé a interromper a mamada, colocar o bebé a pegar bem na mama, aplicar algumas gotas de leite materno no mamilo após a mamada e lavar os mamilos uma vez por dia durante a higiene diária.
Disco mamarios hidrogel
Disco mamarios hidrogel

Como tratar: iniciar a amamentação pelo mamilo não doloroso e aplicar algumas gotas de leite materno no mamilo e esperar que seque.
Pomada de lanolina
Pomada com lanolina
Mastite

A mastite pode ser de origem infeciosa ou não infeciosa. 
De origem infecciosa é causada, pela entrada de microrganismos nos dutos (canais por onde passa o leite) a não infeciosa pode ser um bloqueio nos dutos. A mama fica inchada, dolorosa, vermelha e a mulher tem febre alta.
Na mastite não infecciosa os sinais desaparecem após 24 horas na infeciosa há um agravamento. Para prevenir a mastite deve tratar-se o ingurgitamento e os mamilos gretados e evitar a compressão excessiva da mama. 

Como tratar: continuar a amamentar, esvaziar manualmente ou com bomba a mama infetada, aplicar compressas de água fria, consultar um profissional de saúde e repousar.