sexta-feira, março 14, 2014

Assaduras das fraldas

Assaduras das fraldas

As assaduras das fraldas ou dermatites são um problema bastante comum no primeiro ano de vida do bebé. São erupções inflamatórias da pele, que está em contacto com a fralda. 

Causas

As dermatites ocorrem no bebé pois a sua pele é mais sensível. O facto de a pele estar sempre húmida, quente, sujeita a fricções (pelos movimentos do bebé) e na presença de fezes e urina pode causar maceração – dermatite. 

Sintomas

As dermatites são denunciadas pela vermelhidão da pele, borbulhinhas, prurido intenso (comichão) e em casos mais graves o bebé chora quando faz defeca ou urina. 

Como prevenir
  • Evite a lavagem excessiva do rabinho.
  • Mude a fralda com frequência para o bebé permanecer sempre seco. A fralda deve ser mudada a cada 2 a 3 horas ou sempre que o bebé esteja sujo.
  • Use fraldas muito absorventes.
  • Faça uma higiene correcta a cada muda da fralda, limpe todas as zonas especialmente as pregas, os genitais (parte interior) e restos de creme.
  • Deixe secar a pele ante de colocar outra fralda.
  • Aplique um creme hidratante, espalhe bem na pele.
Tratamento

Regra geral a dermatite cura-se com os cuidados habituais de higiene e conforto, por vezes quando ocorre uma infecção decorrente da presença de um microrganismo o tratamento médico poderá demorar até duas semanas. 

Fontes bibliográficas
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.