segunda-feira, março 03, 2014

Trinordiol® (etinilestradiol + levonorgestrel)

Trinordiol® (etinilestradiol + levonorgestrel)

A pilula hormonal combinada trinordiol® é um contracetivo oral trifásico com três dosagens diferentes de estrogénio (etinilestradiol) + progestagénio (levonorgestrel). A pilula trinordiol® está indicada na prevenção da gravidez e tem a seguinte composição:

Composição da pilula trinordiol®


Dosagem hormonal da pilula trinordiol®: comprimido castanho claro contém 0,03 mg de etinilestradiol + 0,05 mg de levonorgestrel, cada comprimido branco contém 0,04 mg de etinilestradiol + 0,075 mg de levonorgestrel e cada comprimido ocre contém 0,03 mg de etinilestradiol + 0,125 mg de levonorgestrel.

Outros excepientes:

Comprimidos castanhos
Lactose mono-hidratada, amido de milho, povidona 25, estearato de magnésio, talco, sacarose, polietilenoglicol 6000, carbonato de cálcio, povidona 90, glicerol 85%, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho-acastanhado, cera E.

Comprimidos brancos
Lactose mono-hidratada, amido de milho, povidona 25, estearato de magnésio, talco, sacarose, polietilenoglicol 6000, carbonato de cálcio, povidona 90, cera E.

Comprimidos ocres
Lactose mono-hidratada, amido de milho, povidona 25, estearato de magnésio, talco, sacarose, polietilenoglicol 6000, carbonato de cálcio, povidona 90, glicerol 85%, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, cera E. 

Como tomar trinordiol®

A pilula trinordiol® deve tomada todos os dias, durante 21 dias (21 comprimidos), 1 comprimido por dia, à mesma hora, seguindo a ordem da cartela ou carteira, após os 21 dias a mulher faz uma pausa de 7 dias (semana da pausa), durante a qual surgirá a menstruação, após a pausa, no oitavo dia deve iniciar nova carteira ou cartela.

Como iniciar trinordiol®

Para iniciar a pilula trinordiol® a mulher deve esperar pelo primeiro dia da menstuaçao, e iniciar a pilula pela primeiro comprimido da cartela ou carteira, seguindo a ordem dos comprimidos.

A pilula trinordiol® e outros medicamentos

Medicamentos que interferem com a pilula trinordiol®: ampicilina, penicilinas, tetraciclinas, barbitúricos, rifampicina, fenitoína, rifabutina, primidona, fenilbutazona, dexametasona, griseofluvina, topiramato, ritonavir e hipericão.

Efeitos secundários ou adversos da pilula trinordiol®

Efeitos secundários ou adversos muito frequentes da pilula trinordiol®
  • Dores de cabeça
  • Hemorragias intermenstruais
Efeitos secundários ou adversos frequentes da pilula trinordiol®
  • Retenção de líquidos
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Dores de estômago
  • Alterações do peso corporal 
  • Alterações do humor
  • Alterações da vontade sexual
  • Nervosismo
  • Tonturas
  • Acne
  • Dor nas mamas
  • Aumento do volume das mamas
  • Corrimento nos mamilos
  • Dor durante as menstruações
  • Menstruação irregular
  • Falta de menstruação
  • Corrimento vaginal
  • Vaginite
Efeitos secundários ou adversos pouco frequentes da pilula trinordiol®
  • Aumento da pressão arterial
  • Alterações dos valores de gorduras no sangue
  • Alterações do apetite
  • Queda de cabelo
  • Efeitos secundários ou adversos raros da pilula trinordiol®
  • Urticária
  • Intolerância à glucose
  • Intolerância às lentes de contacto
  • Agravamento das varizes
Os vómitos, diarreia e a pilula trinordiol®

Se ocorrerem vomitos ou diarreia até 4 horas após a toma da pilula trinordiol®, deve tomar outro comprimido da mesma cor (de outra cartela ou carteira), para manter a eficácia. Se tomar o segundo comprimido com mais de 12 horas de atraso (hora habitual) a eficácia fica comprometida.

Os esquecimentos da pilula trinordiol®

Se o esquecimento ocorrer até 12 horas deve tomar o comprimido esquecido e manter os restantes, pois eficácia da pilula trinordiol® não é alterada.

Se o esquecimento for superior a 12 horas, deve tomar o comprimido assim que se lembre e se tiver mais de 7 comprimidos no blister ou cartela, deve continuar tomando os comprimidos e usar preservativo nos 7 dias seguintes. Se tiver menos de 7 comprimidos no blister ou cartela, deve iniciar nova cartela ou carteira e usar preservativo nos 7 dias seguintes.

Cartela ou blister da pilula trinordiol
Cartela ou blister da pilula trinordiol®

Caixa de trinordiol
Caixa pilula trinordiol®

Trinordiol - 21 comprimidos
Trinordiol® - 21 comprimidos
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

55 comentários:

  1. Qual é o preço da pilula trinordiol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o preço da pilula trinordiol é 2,35 euros... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Bom dia sr Carlos gostaria de saber se trinordiol engorda ,e qual o melhor catraceptivo para mim ,que sou magra e tenho dificuldade em engordar ,e ja tomei diane 35 generico e senti diminuacao de peso ,muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se toma a diane 35 deveria mudar para uma pilula mais fraca, com menor dosagem de estrogénios, pois diminui o risco de problemas tromboticos, sugiro por isso que não mude para a trinordiol, o facto de emagrecer com diane pode não acontecer com outra mais fraca, pois com menor dosagem em principio sentirá menos efeitos secundários... fale com o seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. gostava de saber se está pilula está indicada e pessoas como eu que fazem muita retenção de líquidos e engorda!
    infelizmente já experimentei muitas e esta será mais uma.
    qual a sua opinião?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      penso que deve falar com o seu médico, a pilula trinordiol, como tem uma grande dosagem hormonal está desaconselhada, as mulheres devem optar por pilulas mais fracas, com dosagem de estrogénios mais baixa... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. qual na sua opinião a mais fraca?
      infelizmente estou farta de experimentar pilulas com o acompanhamento médico e até agora nada ainda se acertou.
      cada troca que faço e experimento para mim é uma tortura...
      foi-me já também aconselhado o dispositivo mirena mas tenho muito medo!
      qual a sua opinião?
      obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      se pensar em colocar o diu mirena, pode surgir novamente alguma retenção de liquidos, quando disse para falar com o seu médico foi para juntamente com ele ponderar o uso de anticoncecionais hormonais ou barreira, como o DIU de cobre por exemplo, pois seu corpo pode ter sempre retenção de líquidos se fizer anticoncecionais com hormonas... fale com ele.

      Eliminar
    4. e até pensar no dispositivo a colocar qual a pilula mais fraca que poderei usar?

      Eliminar
    5. Olá,
      como o diu mirena não tem estrogénios é um anticoncecional fraco... mas pode conferir mais sobre as pilulas fracas, se fizer uma pesquisa no blog... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  4. Como faco pra comprar o médico passou e não encontro quanto custa e eu preciso urgente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não consegue encontrar trinordiol na farmácia? Se não encontrar deve falar com o se médico novamente para sugerir outra, pois terá sempre essa dificuldade em encontrar para comprar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  5. Olá, boa noite! Neste momento estou a estudar nos Estados Unidos, mas estou de férias em Portugal. Mas a minha cartela está a acabar e só irei conseguir outra cartela da mesma marca em Setembro. Sabe de alguma pílula com os mesmos componentes que esta que ando a usar e que se venda em Portugal? (nome: Tri-Sprintec). Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em Portugal não temos nenhum medicamento equivalente, ao tri-sprintec.... o melhor é optar por outra ou para não estar a mudar usar preservativo... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. Olá, o kestine 10 mg reage com a pilula trinordiol ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere com a eficácia de trinordiol... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  7. Faz muito tempo que não uso..contraceptivos. ..usava trinordiol. ..mas tenho medo de efeiti colateral como engordar. ..qual melhor opção pra mi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve optar por um anticoncecional com menor dosagem hormonal, fale com seu médico e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Boa Noite, comecei a tomar a pílula no dia 21/12/14 e no dia 24 por às 4.30h da manhã senti-me indisposta e vomitei (tomo a pílula sempre às 23h sem falhas) e para além disso bebi chá de hipericão nos dia 24. Corro o risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o mais importante, tive relações sem preservativo no dia 25.

      Eliminar
    2. Olá, sim corre, deveria usar método barreira e tomar outro comprimido depois de ter vomitado... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  9. Bom dia, tomo a Yasminelle ja há cerca de 5 anos e dou-me muito bem, mas ultimamente tenho tido muita secura vaginal, causando ate feridas, e perda de libido. Será que deveria mudar de pílula? Também gostaria de ter algum aumento de volume mamario, será que com uma pílula com dosagem mais forte de estrogenio teria este efeito? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      estas alterações podem ser causadas pela pilula deve falar com seu médico para avaliar e ponderar a mudança... com uma pilula mais forte poderia notasse aumento da mama, mas tinha maior risco de notar as alterações que fala... deve manter a pilula até à consulta... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  10. Ola dr. Estou tomando a pouco mais de uma semana o microvlar, ele é anticoncepcional de alta ou baixa dosagem? Tenho medo de engordar, conntinuo com ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é de maio da tabela, deve seguir o que sua médica lhe sugeriu, mantenha a pilula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá. Tenho muitos problemas com escape menstrual. Qual seria o anticoncepcional mais adequado nesse caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, talvez um sem estrogénios, usado normalmente durante a amamentação, mas que também é eficaz na mulher que não amamenta, fale com sua médica é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. ola Dr. tudo bem??? ja tomei todos os anticoncepcionais que existem, e todos me dão escapes mto fortes...o que deu certo foi o cerazzete ( só progesterona ), porém, na oitava catela tive um sangramento forte. Continuei tomando, ele parou, mas 4 dias depois, ele voltou. minha médica mandou que eu parasse e recomeçasse na proxima menstruação. mas estou com medo de voltar com ele e menstruar de novo. As unicas opções que restam são: Trinordiol e os injetáveis. Qual opção vc acha que tem mais chances de dar certo? não aguento mais sangrar tanto...obrigada =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que deve manter a cerazette, siga o conselho de sua médica, com trinordiol deve ter também escapes... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa Tarde, tomo Novynette mas devido ao spotting a minha médica alterou me a pílula para trinordiol. As recomendações para a alteração foram:
    tomar Novynette até ao fim da cartela e, no 2º/3º dia de pausa, no 1º dia da menstruação, iniciar trinordiol... Estarei protegida nessa altura ou terei que usar algum método barreira?
    Esta pílula, trinordiol, será a aconselhada? As dosagens diferentes devido às cores não altera nada? é que faz me alguma confusão...
    Sou magra tenho 19 anos...
    Obrigada,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciar dessa forma mantém a protecção... não precisa de usar outro método... deve seguir as indicações de sua médica e tomar corretamente, seguindo as direçoes das setas inscritas no versos da cartela... confie e vá falando com sua médica, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa tarde, a minha menstruação ocorreu a uma quarta, na pausa da pílula como normal, tive diarreia e usei preservativo nos 7 dias seguintes... tive relações sexuais 3 dias antes da diarreia (domingo)...
    ha risco de gravidez? Tomo trinordional ... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, teve diarreia na pausa entre as cartelas? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Sim foi isso, queria saber se pode interferir com a eficacia da pílula, e tive contato sexual 3 dias antes, ha risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como foi na pausa não tem riscos... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, gostaria de saber se é possível fazer uso contínuo do trinordiol (sem pausas, para o caso de querer adiar o período), se sim, como fazer, visto que as pílulas têm diferentes concentrações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é... mas não deve fazer por rotina, pois tem mais riscos de efeitos adversos, continua protegida se o fizer... ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  17. Preciso comprar o medicamento trinordiol aguardo sua resposta obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, falou com seu médico? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Boa noite, gostaria de perguntar se há algum problema pra saúde em o homem ejacular dentro da vagina da mulher? (ou seja de forma contínua, porque sempre que tive contacto sexual foi isso que aconteceu)
    Tomo a pílula como contracetivo, isto é um comportamento de risco?
    tomo a pilula à pouco mais de um ano e nunca tive problemas mas surgiu a dúvida...
    Aguardo resposta
    Obrigada doutor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, dessa forma só está protegida da gravidez e não das doenças sexuais... o fato de ejacular dentro não altera esse risco... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Estou com alergia e foi me receitado "aerios" gostava se saber se interfere com a pílula? E ainda "caladryl" (difenidramina + óxido de zinco+ canfôra) pra chegar à pele... estes medicamentos cortam o efeito doutor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Gostaria de saber se a pílula Drosure engorda ?? Falei com minha ginecologista o que ela me respondeu foi que isso é da cabeça das mulheres . mas desde que tomo essa pilula engordei 9kg e mesmo mudando radicalmente minha alimentação não consigo emagrecer. Me ajude . obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pela sua composição tem menor riscos, mas realmente varia de mulher para mulher e tem grande relação com os nossos hábitos, alimentação e exercício... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Ola, pode me ajudar? Estou com escape há mais de 3 meses, meu médico me receitou o Level, deu escape, troquei pelo Diclin, nada adiantou. Não sei qual pílula, composição tomo, com alto estrogênio ou nenhum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, 3 meses é pouco tempo... deveria ter mantido a level, pois ao mudar para diclin, como tem maior dosagem tem mais riscos... fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Boa noite Dr. No momento estou sem convênio e para eu esperar uma consulta no hospital público irá demorar mais de 2 meses. Não aguento mais ter escape, está sendo incomodo. Como eu vi nesse site que o Diclin é alta dosagem e faz mal, vou parar de toma lo e começar o Cerazete pra ver se adianta. É uma escolha melhor em nível de dosagem e para a saúde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor para a saúde, mas seu corpo pode não se adaptar bem e precisar de acompanhamento médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boa noite, tomo trinordiol à algum tempo e deparei me com uma situação que ainda nao me tinha acontecido. Inicei o atual blister dia 3 deste mês (domingo), no qual tive relaçoes sem barreira, no dia 9, uns 5min após ter tomado a pilula, tive diarreia... a eficacia da pilula ficou comprometida? corro risco de ter engravidado?
    Nao tive qualquer contacto sexual entretanto... tenho continuado a toma da pilula normalmente, quando posso voltar a ter relaçoes sem metodo barreira?
    Estou preocupada!
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando ocorre diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido temos riscos, deve manter a pílula e se proteger nos 7 dias seguintes... se estiver na ultima semana da caixa de trinordiol, deve se proteger até ao 7º comprimido da próxima caixa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá dr. Boa noite tomo a pilúla trinordiol há 7anos antes tomei triquilar durante 3 anos. Minha dúvida é: caso queira engravidar um dia... Teria alguma dificuldade,visto que tomo a pilúla há 10anos seguidos??? E tbém se o trinordiol é uma pilúla de alta dosagem? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não terá riscos, pois ela não altera sua fertilidade... deve manter a pílula e procurar seu médico quando pensar em dar esse passo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Boa noite Dr. Tomo o anticoncepcional Triquilar(trifásico).Este mês, por um descuido tomei a cartela de trás pra frente, corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim teve riscos... deve continua mantendo a cartela pela ordem correcta... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.