quarta-feira, março 05, 2014

Pílulas hormonais com levonorgestrel

Pílulas hormonais com levonorgestrel

A levonorgestrel é uma hormona sintética da família das hormonas progestagénicas que está indicada na prevenção da gravidez, normalmente associada aos estrogénios (etinilestradiol).

Como atua a levonorgestrel

O levonorgestrel bloqueia a ovulação e evita a implantação no ovo no útero (nidação).


Eliminação da levonorgestrel

O levonorgestrel é excretado por via renal (60-80%) e hepática (40-50%). 

Pilulas hormonais com levonorgestrel


Outros anticoncecionais com levonorgestrel


Pilulas do dia seguinte



Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
infarmed.pt
procuromaissaude.com
Partilhe

14 comentários:

  1. Se a mulher estiver no período fértil, mais exatamente no 14º dia após a menstruação e tomar a PDS com o hormonio levonorgestrel, corre grande risco de engravidar?? Caso não tome nenhum anticoncepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao tomar a pds, mesmo que esteja no periodo fertil, fica protegida, desde que faça a pds no período indicado após a relação (até 72 horas - embora a eficácia aumente com a maior proximidade da hora da relação)... pense em usar um anticoncecional regular, para não necessitar de usar a pds... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Obrigada!e agora continuo a cartela ou devo para?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode me explicar, não conseguir perceber... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Esqueci 3 dias de pílula na última semana da cartela de 21 dias no 4 dia tomei todas juntas. Mas ele gozou para dentro e depois tambem esqueci o último comprimido e não o tomei e voltei a fazer nesse mesmo dia e ele voltou a gozar. Poderei estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Esqueci uma pilula so percebi depois de 8 dias no fim da cartela devo para ou continuar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve continuar, como não sabe quando foi, não consegue prevenir a gravidez com a pílula do dia seguinte, por exemplo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá,
    tenho uma dúvida
    Eu acabei a carteira da pílula hoje e agora vai começar a pausa
    E ontem penúltimo dia (sexta)esqueci me de tomar a pílula e tive relações na noite anterior (quinta) e hoje tomei a ultima de hoje e a esquecida de ontem resumindo tomei as duas juntas últimas da carteira.
    Eu corro risco de engravidar?
    Se corro as chances são grandes ou pequenas?
    Visto que só foi uma que esqueci.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre, se deveria proteger até ao 7º comprimido da próxima cartela, pois precisa de 7 dias seguidos de pílula para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Carlos,
    Tomo anticoncepcional a quatro meses e atrasei a pírula na terça-feira (17) ainda tinha 4. Tomo ela diariamente as 23hrs, mas então tomei na quarta, as 11hrs da manhã e continuei a cartela normalmente. Tive relação apenas na sexta e com preservativo, como orientada e fiquei tranquila pois o atraso foi dentro do prazo. A minha dúvida é que lendo alguns artigos, vi que existe a alternativa de emendar cartela. Mas não emendei. Fiz o correto? É obrigatório emendar mesmo usando preservativo? Corro risco de engravidar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode emendar, ou fazer a pausa e manter, deve é usar o preservativo até ao 7° comprimido da cartela seguinte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá esqueci de tomar as pílulas 3, 9 e 14 de 21 tomei assim que lembrei tive pausa de sete dias e tive relações desprotegidas na terceira pílula da nova cartela, corro grandes riscos?? Responda este comentário ao invés do anterior enviado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos... pois se deveria proteger até ao 7° comprimido da nova cartela para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.