Perguntas sobre o bebé/ recém-nascido

Perguntas sobre o bebé

Qual é o peso normal de um recém-nascido?

O peso normal de um recém-nascido deve ser entre os 3 e 3,5 kg.

Quando é considerado que o bebé nasceu prematuro?

É um bebé que tenha nascido antes das 37 semanas de gravidez (37 a 40 semanas é considerado bebé com o tempo todo - bebé de termo).

Como devo colocar o bebé a dormir?

O bebé deve dormir de barriga para cima com a cabeceira ligeiramente elevada e na sua cama. A cabeça do bebé não deve ser tapada, devemos evitar as almofadas, peluches e outros objetos, o quarto deve ter boas condições de higiene, temperatura entre os 18 a 22ºC, luz natural, sem fumo de tabaco e sem humidade. A posição da cabeça do bebé deve ser alternada para evitar que o bebé fique com a nuca deformada.

O meu menino nasceu com uma mancha no rabinho, irá desaparecer?

Sim, a mancha que fala chama-se mancha mongólica. Estas manchas são comuns nos bebés asiáticos ou do sul da Europa e por norma aparecem ao fundo das costas. Estas manchas desaparecem no primeiro ano de vida.

Que cadeira devo comprar para trazer o meu bebé da maternidade?

Deve comprar uma cadeira com a classificação - grupo 0+ - 0 a 13 quilos e com o selo de garantia da União Europeia, norma EU03 ou EU04. A cadeira deve ser colocada no sentido inverso da marcha, afastada dos airbags, no banco traseiro e os cintos devem estar ajustados.

Quantas vezes devo dar banho ao meu bebé?

O bebé não deve tomar banho todos os dias para evitar a secura e irritação da pele, assim sugiro que dê banho ao seu bebé de 2 em 2 dias. A cara, as mãos e o rabinho devem ser lavados todos os dias ou sempre que estiverem sujos.

Quantas horas deve dormir um recém-nascido?

Um recém-nascido deve dormir 16 a 18 horas por dia.

O meu menino tem um sinal vermelho na coxa, disseram-me que ia desaparecer, é verdade?

Sim, o sinal é um hemangioma e resulta da dilatação das veias. Os hemangiomas devem ser controlados pelo seu médico e é normal demorar a desaparecer.

O meu bebé está muito amarelo, porque será?

Este fenómeno que descreve é a chamada icterícia fisiológica que pode surgir por volta do terceiro dia de vida e é devido à presença de um grande número de glóbulos vermelhos no sangue, que são destruídos pelo fígado levando à produção de um pigmento amarelo-avermelhado (bilirrubina), que se acumula tornando a pele e olhos do bebé amarelos. Se nota que o bebé passou a estar amarelo ou ficou mais amarelo deve recorrer ao seu médico.

Como posso parar os soluços de um bebé?

Os soluços no bebé são normais e podem ser causados pela deglutição de ar na mamada ou pela imaturidade do seu organismo. Os soluços acabam por desaparecer, se o seu bebé tiver vários episódios de soluços deve falar com o seu médico.

Quais são as vacinas que um recém-nascido faz?

Ainda na maternidade o bebé faz as primeiras vacinas, vacina contra a hepatite B (administrada na cocha) e BCG (administrada no braço esquerdo).

Como devo cortar as unhas do meu bebé?

Para cortar a unhas ao bebé deve usar uma tesoura de pontas redondas ou corta-unhas com mecanismos de segurança (coloque um brinquedo à frente do bebé para ele se distrair). O bebé deve estar ao seu colo. Se o bebé ficar muito agitado espere que ele adormeça ou opte por cortar as unhas logo depois do banho. Para evitar os aranhões as unhas do bebé devem ser cortadas todas as semanas, pois tem um crescimento muito rápido.

Posso levar o meu bebé à praia?

Não, os bebés até aos 12 meses não devem ir à praia. Depois do primeiro ano de idade deve ter alguns cuidados como: aplicar um protetor de fator 50 de origem mineral com proteção dos raios UVA e UVB várias vezes ao dia, evitar a exposição direta entre as 11 e 16 horas, vestir roupas claras como t-shirts, chapéus de abas e óculos de sol, dar muitos líquidos ao longo do dia e permanecerem resguardados à sombra.

Em que idade nascem os primeiros dentes do bebé?

O rompimento dos primeiros dentes podem surgir entre os 4 e os 8 meses, dependendo de criança para criança.

Quais são os sintomas do rompimento dos primeiros dentes?

Os sinais e sintomas associados ao rompimento são: o bebé baba-se mais, pode ter febre ligeira, perda de apetite, gengivas inchadas, vermelhas e com dor, choro e alteração no padrão do sono. Os pais para aliviar estes sintomas podem fazer a massagem da gengiva com gel, anel de borracha (colocado previamente no frigorífico) e dar analgésico ou antipirético (paracetamol ou ibuprofeno).

Quando é que um bebé deve iniciar a escovagem dos dentes?

Devemos iniciar a lavagem dos dentes assim que o bebé tiver dentes. Os primeiros dentes devem ser limpos com dedeira ou compressa húmida, a partir dos 15 meses os bebés devem utilizar escova com pasta de baixo teor de flúor. Como estratégia pode levar o bebé a imitá-la na sua higiene oral, dar-lhe uma escova para lavar os dentes aos bonecos e iniciar a escovagem com água.

Que tipo de cremes devemos aplicar no bebé após o banho?

A aplicação de cremes e loções hidratantes não é aconselhada por alguns profissionais de saúde. Sugiro que aplique uma loção hidratante (não pastosa e pouco gordurosa), após o banho, com a pele húmida, para prevenir a descamação e promover o conforto do bebé.

Nasci na Venezuela, gostaria de dar, ao meu menino, um nome estrangeiro é autorizado?

Sim é, aos bebés que tenham um dos progenitores com outra nacionalidade é permitido ter um nome estrangeiro. Aos bebés com progenitores de nacionalidade portuguesa só são permitidos nomes inscritos na lista oficial que pode consultar na página do Instituto dos Registo e Notariado.

Que tipo de roupa deve ser vestida ao bebé no verão?

A roupa com que vestimos o bebé deve ser adaptada à estação do ano, assim os pais devem optar por roupas mais leves e claras no verão. O bebé tem mais frio que nós e como a sua cabeça é uma grande superfície exposta também deve ser protegida.

O meu bebé tem uns tremores nas pernas quando está a dormir, é normal?

Sim é normal, estes tremores ou espasmos surgem devido à imaturidade do sistema nervoso, chamam-se mioclonias benignas do sono, aparecem por volta do 10º dia e desaparecem aos 6 meses.

Fontes bibliográficas