Aleitamento do bebé

Quais são as vantagens do leite materno?

Alimentar o bebé com leite materno tem vantagens para a mãe e para o bebé, vantagens para a mãe: ajuda o útero a voltar à sua posição e volume normais, contribui para o retorno ao peso normal, diminui o risco de hemorragia, anemia, cancro da mama, osteoporose e depressão pós-parto. Para o bebé as vantagens são: contém todos os nutrientes que o bebé precisa nas quantidades exatas, facilmente digerido e absorvido, ajuda o trânsito intestinal, contém anticorpos que protegem contra alergias e infeções, proporciona melhor adaptação a novos alimentos, encontra-se à temperatura ideal e em ótimas condições de higiene e reforça o vínculo afetivo mãe - filho.

Quantas vezes por dia o recém-nascido deve mamar? Quanto tempo deve durar a mamada?

Para o bebé mamar leite suficiente deverá mamar mais de 8 vezes por dia, não é necessário ter horários rígidos e a duração da mamada não é importante, 10 a 15 minutos podem ser suficientes. A mama onde se inicia a mamada deve ficar vazia, deve começar a mamada seguinte na mama que não ficou completamente vazia. Depois da mamada a mãe deve colocar umas gotas de leite no bico e aureola deixando-os secar antes de colocar o soutiã de amamentação.

Qual é a posição correta para dar de mamar?

A mãe deve estar sentada de uma forma confortável, o bebé deve estar próximo da mama, com o queixo a tocá-la, a mão agarra na mama fazendo um C com os dedos. O bebé deve pegar na mama de forma correta, o queixo do bebé deve tocar a mama, o lábio inferior deve estar para fora, deve-se ver mais aréola de cima do que de baixo, o reflexo de sucção deve ser lento e ruidoso e a deglutição audível.

Até que idade devo dar o meu leite?

O leite materno pode ser dado até aos dois anos sem receio, o bebé que se alimenta com leite materno deve começar a diversificação alimentar (introdução de novos alimentos) por volta dos 6 meses. Não inicie um leite de lata sem falar com o seu médico ou enfermeiro.

Será que o meu leite é bom? Devo iniciar um suplemento?

O leite materno tem as melhores características possíveis, desde que a mãe se alimente e beba muitos líquidos, deve falar com a equipa que faz o seguimento do seu bebé antes de iniciar um leite artificial.

Posso tirar o leite com uma bomba?

Sim pode, para retirar o leite da mama deve usar um extrator com um funil, o mamilo deve ficar dentro do funil, para promover a correta compressão dos canais, garantido o esvaziamento da mama e máxima recolha de leite.

Como retirar o leite da mama: coloque o extrator centrado com o mamilo dentro do funil, o mamilo deve mover-se dentro do funil, deve sentir o movimento rítmico do extrator, não deve ter dores no mamilo e o peito deve esvaziar totalmente. Os extratores podem ser mecânicos ou elétricos, os funis devem ser escolhidos de acordo com o tamanho da mama (mamilo). Existem funis do tamanho S, M, L ou XL. Após utilizar limpe bem as peças e ferva o biberão e o funil.

Posso guardar o leite materno? Durante quanto tempo?

Sim pode guardar o leite materno. O leite à temperatura ambiente pode ser conservado até 4 a 6 horas, no frigorífico 24 a 48 horas, no congelador 2 semanas e na arca congeladora até 6 meses (-20ºC). O leite materno pode ser guardado em sacos plásticos, recipientes de vidro ou de plásticos esterilizados. A congelação deve ser feita de forma rápida e os recipientes devem ser etiquetados com a data de extração. A descongelação deve ser feita de forma lenta, o leite deverá ser aquecido em banho-maria e consumido nas 24 horas seguintes, não utilize micro-ondas e não volte a congelar depois de descongelar.

Estou a amamentar o meu bebé, que alimentação devo fazer?

Durante a gravidez ocorre um armazenamento de 2 a 4 quilos de gordura nas nádegas e coxas com o objetivo de providenciar um aleitamento materno eficaz. A puérpera que amamenta está condiciona, por um lado tenta recuperar a sua silhueta e perder peso e por outro tem que se alimentar para amamentar. É possível atingir os dois objetivos sem interferir com o desenvolvimento do recém-nascido, siga os seguintes conselhos: faça exercício regularmente, prefira cozidos e grelhados, evite alimentos e bebidas açucaradas, beba cerca de um litro de leite meio gordo (1 chávena de leite de 240 ml = 2 iogurtes magros = 30 g de queijo pouco gordo), ingira 150 g de carne ou peixe por dia, faça três refeições de peixe por semana (atum e espadarte quinzenalmente), ingira 300 a 500 g de fruta e verduras, beba cerca de 2 litros de água por dia (1 copo a cada mamada), consuma moderadamente gorduras insaturadas e hidratos de carbono complexos (batata, leguminosas secas e cereais compostos).

Que tipo de acessórios posso usar para facilitar a amamentação?

A amamentação pode ser facilitada com o uso de alguns acessórios como os soutiãs (os soutiãs de amamentação são úteis para facilitar o acesso à mama e para suportar o aumento de volume e peso da mama), discos de hidrogel (discos para aliviar inflamação e gretas nos mamilos, devem ser colocados no frigorífico antes de aplicar), creme de lanolina (cremes para aplicar nos mamilos quando apresentam gretas e fissuras), bombas de extração de leite, sacos e recipientes para armazenar leite, copinho de aleitamento (copinho para dar ao bebé o suplemento) e almofada de amamentação (almofada para promover o conforto).
Discos de hidrogel
Discos de hidrogel

Que quantidade de leite precisa um bebé?

As necessidades de leite do bebé, no primeiro ano de vida, podem ser calculadas mediante a seguinte fórmula: 120 ml por quilo de peso e por dia, um bebé com 4 kg, deverá mamar cerca de 480 ml por dia divididos pelas mamadas (os horários das mamadas não deverão ser rígidos, cada bebé tem o seu ritmo).

O bebé precisa de água?

Não, o bebé que é amamentado ao peito não precisa de beber água, pois o leite materno tem na sua composição cerca de 88,1% de água. Um bebé com mais de 3 meses, que mame leite artificial, pode ser hidratado em situações de calor, obstipação ou temperatura elevada (+38ºC).

Que aumento de peso por dia deve ter um bebé?

Após o nascimento o bebé perde 5 a 10% do seu peso, perda fisiológica (adaptação à vida extrauterina), que é recuperado após 8 a 10 dias. Nos primeiros seis meses de vida o bebé aumenta, em média, cerca de 20 gr por dia.

O meu bebé tem os mamilos encaroçados, como devo tratar este problema?

Os bebés que são amamentados com leite materno é normal ficarem com os mamilos endurecidos, inchados e umbilicados. Não deve espremê-los, pois pode criar infeções nos mamilos. Esta alteração deve-se à presença de hormonas femininas no leite materno. É um problema que acaba por desaparecer sem serem necessárias grandes medidas.

Um bebé que mame leite materno tem que fazer as gotas de vitaminas?

Sim tem, as vitaminas que fala tem como objetivo fornecer ao bebé vitamina D, que não se encontra na alimentação. Deve dar 1 gota/dia até aos 12 meses de idade, iniciando na 2ª semana de vida.

O bebé deve usar chupeta?

Não, a introdução da chupeta no recém-nascido pode levar a um aumento da incidência de doenças da boca e até de otites. De acordo com alguns estudos o uso da chupeta pode diminuir a duração do aleitamento materno. Os pais ao optarem pela sua introdução devem garantir que a chupeta está em boas condições de higiene. Devem lavá-la com frequência com água, especialmente se cair no chão, e substituí-la de 3 em 3 semanas. Estas medidas fazem parte da higiene oral do bebé. Os pais não devem colocar a chupeta do bebé na sua boca.

Que direitos tem a mãe que amamenta?

A lei portuguesa confere licença de maternidade para a mãe e pai, licença só para a mãe - 4 meses de licença auferindo 100% ou 5 meses de licença auferindo 80%. Para a mãe e pai - 5 meses de licença auferindo 100% (4 meses para a mãe e 1 mês para o pai) ou 6 meses de licença auferindo 83% (5 meses para a mãe e 1 mês para o pai).

A mãe no primeiro ano de vida do bebé tem direito a uma redução de horário em dois períodos de 1 hora, após o primeiro ano de vida pode prolongar esta redução por mais 1 ano se se comprovar que está a amamentar, é obrigatório a apresentação de uma declaração médica trimestral que ateste que o bebé é amamentado ao peito.

O que devo fazer para secar o leite?

Apesar de existir medicação para secar o leite, habitualmente não é usada, a mulher que deixa de amamentar irá produzir menos leite pois a mama deixa de ser estimulada. O leite acaba por secar. Para facilitar a mulher deve aplicar toalhas molhadas em água quente e fria (alternadas) para evitar que a mama fique congestionada.