quinta-feira, maio 15, 2014

Cancro do colo do útero (HPV)

Cancro do colo do útero (HPV)

O que causa o cancro do colo do útero?

O cancro do colo do útero é causado pelo papiloma vírus humano (HPV), um vírus que se transmite por contacto sexual e que se aloja no colo do útero levando a alterações nas células cervicais. O HPV é o vírus responsável pelo surgimento de tumores no colo do útero, ânus, vulva e vagina, verrugas genitais e condilomas.

Quais são os sinais de alerta do cancro do colo do útero?

O cancro do colo do útero em estados precoces não dá sintomas ou sinais, em estados mais avançados podem surgir alguns sinais como: hemorragia vaginal (entre as menstruações, após as relações sexuais), períodos menstruais mais prolongados, aumento do corrimento vaginal, dor na bacia e dores nas relações sexuais.

Como posso prevenir o cancro do colo do útero?

Pode prevenir o cancro do colo do útero através da vacina do HPV e da citologia anual.

Fiz a vacina contra o HPV tenho que fazer a citologia?

Sim tem, por duas razões: a vacina protege somente contra 2 ou 4 estirpes do vírus e as mulheres que iniciaram a vida sexual e fizeram a vacina posteriormente já podem estar contaminadas com o papiloma vírus.

Que tipo de lesões o colo do útero pode ter? Que exames podem ser feitos?

O colo do útero quando é rastreado com a citologia pode revelar lesões cancerígenas, estas lesões podem ser de baixo grau (LSIL) ou de alto grau (HSIL). Alguns exames: citologia, colposcopia e biópsia.

Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. O que são condilomas? Como posso tratar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os condilomas são verrugas genitais são uma doença sexualmente transmissível (DST) que se caracteriza pela formação de verrugas nos genitais e períneo, conhecidas popularmente como crista de galo ou jacaré.

      Os condilomas são causados pelo vírus HPV (responsável pelo cancro colo do útero). A transmissão do vírus é sobretudo na relação sexual, mesmo que não haja penetração.
      O tratamento cinge-se à aplicação de produtos para queimar, cerca de 20% dos casos de verrugas acabam por desaparecer. Sugiro que faça a auto-observação da vulva se notar um aumento no número marque uma consulta com a sua médica. Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  2. Ola Doutor. Estou com coceira nos lábios da vagina e tem umas bolhas pequenas "transparentes" que coçam muito pode ser hpv???? tenho relação a 3 anos com o meu namorado nunca outro e sempre sem proteção pois tomo anticoncepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não lhe sei dizer, o melhor é fazer consulta com ginecologista para confirmar, é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Fiz uma citologia 6 semanas depois de estar com o meu novo namorado. Se tivesse contraído o virus do HPV, já acusaria no resultado da citologia (que veio negativo)?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o resultado negativo quer dizer que não tem lesões no colo do uterino, portanto lesões de tumor... pode no entanto ser portadora do vírus hpv, até de outra relação e não ter sintomas... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.